Por Nayara Santos em 16.11.2023

Posso tocar música na minha loja? Saiba quais são os benefícios

Por Nayara Santos em 16.11.2023

Muitos varejistas se perguntam se eles podem tocar música na loja e quais os benefícios que a música pode oferecer. Se você é um desses varejistas ou acredita que música serve apenas para preencher o silêncio que ficaria na loja, então esse artigo irá te ajudar!

Isso porque, a música ambiente na loja é muito mais do que isso, ela te ajuda a estimular as vendas, se conectar com o cliente, oferecer um ambiente de compras mais agradável e até mesmo a fidelizar os consumidores. E não, isso não é nenhuma pegadinha, é a mais pura realidade e vamos te explicar o porquê aqui.

Se você também tem dúvida, ficou curioso para saber sobre essa estratégia ou está pensando em implementar música ambiente na loja, continue com a gente que falaremos sobre todos esses pontos. Boa leitura!

Mas afinal, posso tocar música na minha loja?

Sim, você pode. Inclusive, você deve e vamos te contar todos os benefícios em breve. Mas antes, precisamos falar sobre a parte legal dessa estratégia: os direitos autorais. O ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), órgão que existe em razão da Lei de Direitos Autorais e que é responsável por arrecadar valores pela execução de obras intelectuais em estabelecimentos que recebem algum tipo de retorno financeiro ao executar a música.

De acordo com o ECAD, qualquer estabelecimento comercial que faz uso de música (seja ambiente ou ao vivo) deve pagar os devidos direitos autorais aos compositores — direito garantido aos artistas pela Constituição Federal (art. 5º, alíneas, XXVII e XXVIII, alínea b).

Ou seja, uma loja que utilize música ambiente deverá efetuar o pagamento dos direitos autorais. O valor a ser pago depende da região em que o estabelecimento está localizado, qual é a metragem sonorizada da loja, o tipo de música, ramo de atividade e grau de utilização. 

Por isso, é fundamental consultar o ECAD para saber qual é o valor atualizado para cada estabelecimento

Mas o que eu ganho tocando música na minha loja?

Se você acabou de ler o tópico anterior, pode até ter ficado preocupado e pensando em desistir das estratégias de ter som ambiente na loja. Calma, não desanime ainda. A música faz parte da estratégia de marketing sensorial que inúmeros estabelecimentos utilizam e com grande sucesso.

Esse ramo do marketing tem o intuito de estimular os sentidos dos consumidores, proporcionando uma experiência única. Seria algo como se o cliente entrasse no universo da marca assim que ele passa pela porta da loja.

Quer um exemplo para entender? Praticamente todo mundo já ouviu falar na marca de roupas Levi ‘s. Atuando há mais de 150 anos no mercado têxtil, ela é muito conhecida pelas suas peças produzidas em jeans, principalmente as calças. Inclusive, muitos clientes gostam de comprar seus produtos justamente pelos cortes clássicos que eles apresentam.


Mas, isso não significa que a marca parou no tempo, muito pelo contrário, a intenção é continuar com peças atemporais, mas também incluir um pouco de novidade para os clientes. Neste caso, a trilha sonora da loja acompanha essa característica da marca, incluindo músicas consideradas como “clássicas” e outras mais recentes.

Dentro do marketing sensorial, a aromatização também pode ser utilizada para encantar os consumidores. Um excelente exemplo é a marca de calçados Melissa. Quem já usou ou conhece alguém que usava provavelmente ainda se lembra do cheiro da loja e dos produtos. Ou seja, ficou marcado na memória do cliente.

Entendeu agora porque não dá para simplesmente ignorar o poder dessas estratégias? Neste artigo trataremos unicamente da música, mas se você quiser conferir mais, confira o nosso Guia completo sobre marketing sensorial no varejo.

Consumidores passam mais tempo na loja

As pessoas gostam de ficar em ambientes agradáveis, isso é um fato. Por isso é tão importante manter a loja organizada, limpa, com a iluminação certa e com a música adequada. 

Da mesma forma que um local com caixas espalhadas por toda parte, atrapalhando a circulação dos clientes não faz com que o cliente queira passar muito tempo na loja. Um local com música alta, dificultando a conversa com o vendedor, também passa longe de ser ideal.

Uma loja que utiliza músicas e playlists adequadas ao seu público e relacionadas à sua marca, consegue oferecer um ambiente de compras mais agradável. O resultado disso é que os clientes vão querer ficar mais tempo na loja, ou nem sequer notarão o tempo passando.

Para você ter uma ideia, segundo o HeartBeats International, quando a música da loja é agradável, 35% dos consumidores aumentam o tempo de permanência no estabelecimento. Ou seja, é a oportunidade perfeita para que ele fique exposto a mais produtos e a outras estratégias de marketing que você implementou.

Influencia a atmosfera da loja

A história da música ambiente teve início no começo da década de 1920. Na ocasião, esse tipo de som ficou conhecido como “música de elevador”, uma vez que um de seus primeiros usos se deu em grandes prédios. 

Nesta época, o uso da música em elevadores de arranha-céus tinha como objetivo justamente acalmar as pessoas que o utilizavam. Pode parecer besteira hoje em dia, mas na época era uma grande novidade e as pessoas não estavam familiarizadas com a nova tecnologia.

Já nos anos 1940 a música começou a ser utilizada como um meio de relaxar os trabalhadores e, como consequência, aumentar a sua produtividade. Esse mesmo tipo de situação, percebida há tantos anos, dura até os dias atuais.

Entretanto, hoje em dia já se sabe que a música pode influenciar a atmosfera do estabelecimento. Portanto, se a intenção for despertar outro sentimento no cliente, a música é uma excelente ferramenta para isso. 

Um bom exemplo disso são as lojas de produtos esportivos. Provavelmente você não escutará uma música tranquila quando entrar na loja, a tendência é utilizar playlists com níveis de energia maiores. Por outro lado, em uma loja de produtos para bebês, a playlist terá um nível de energia menor, criando um ambiente mais aconchegante e tranquilo.

Melhora o desempenho da sua equipe

O dia a dia de um vendedor e das pessoas que trabalham em lojas com atendimento ao público, muitas vezes, pode ser estressante e cansativo. Com o tempo é natural que a sua equipe comece a se sentir desanimada, resultando em uma queda nas vendas e na qualidade do atendimento oferecido.

Entretanto, a música ambiente pode dar um ânimo extra para a sua equipe. Afinal, ela não vai influenciar apenas os consumidores, mas sim todas as pessoas que estão na loja. Esse fato se dá porque ao ouvir músicas a tendência é que as pessoas se sintam mais animadas e felizes, uma vez que há uma melhora do humor e diminuição dos níveis de ansiedade.

Esse tipo de prática é importante, principalmente, em estabelecimentos em que os funcionários ficam em pé por muitas horas. Afinal, ajuda a transmitir a sensação de que o tempo está passando mais rápido e, como consequência, melhora toda a experiência de trabalho.

Desta forma você conseguirá ter uma equipe mais animada, mais focada, que atende melhor o cliente. Claro que a música não irá resolver todos os problemas com relação à motivação da equipe de vendas. 

A música te ajuda a oferecer um bom ambiente de trabalho, mas é fundamental criar metas alcançáveis para os vendedores e retribuir quando essas metas forem batidas. Além disso, envolver os vendedores na tomada de decisões que refletem na loja e no atendimento ao cliente, pode ser uma boa forma de ter uma equipe motivada.

Aumento das vendas

Esse benefício é, na verdade, uma consequência dos benefícios que mencionamos anteriormente. Afinal, se o cliente passa mais tempo na loja, que oferece um bom atendimento e um ambiente de compras agradável, então ele poderá considerar comprar mais do que o inicialmente planejado.

Vale ressaltar ainda que um estudo feito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) demonstrou que a presença de um som agradável é capaz de alterar o estado emocional das pessoas e interfere no comportamento das pessoas. Os clientes passaram a permanecer por um maior tempo na loja e tiveram uma imagem positiva em relação à empresa.

Por isso é tão importante saber quais as melhores músicas para tocar na sua loja. Afinal, você não vai querer errar na escolha e acabar com uma playlist que espante os clientes. Não acredita? 

No mesmo estudo da HeartBeats Internacional que mencionamos anteriormente, 44% dos clientes deixam a loja sem comprar nada quando a música reproduzida é ruim. Aqui falamos mais sobre a influência da música na sua loja.

Mas, voltando à escolha das músicas. Isso precisa ser feito com base na identidade da sua marca, e no gosto dos clientes. Lembre-se, a música também é uma forma de se comunicar com o cliente, ou seja, de se conectar com ele. Portanto, cada detalhe deve ser pensado.

Ficou preocupado? Não tem problema. Temos um Guia completo para montar a playlist certa para o meu negócio. Faça o download agora mesmo, é gratuito!

Melhora a experiência de compras do cliente

O simples fato de não tocar música na loja, não significa que ela ficará em silêncio, muito pelo contrário, ela pode ficar imersa em ruídos. O que é péssimo para o cliente, para a sua equipe de vendas e para a imagem da sua loja.

Esse tipo de ambiente afasta as pessoas, ao invés de atraí-las, e isso é tudo o que você não vai querer que aconteça. Afinal, loja vazia é sinônimo de poucas vendas e pouco (ou até mesmo nenhum) lucro.

Precisamos ainda somar a tudo isso o fato de que o consumidor brasileiros é o que mais valoriza a experiência de compras. Ou seja, ter de ficar em uma loja em que o ambiente não é agradável, pode não apenas fazer com que o cliente desista das compras, mas que ele nem sequer considere a possibilidade de voltar ou mesmo fale negativamente da sua loja.

Isso mostra como é fundamental encarar a música na loja como uma ferramenta útil, versátil e que pode te ajudar em diversas frentes a oferecer o melhor ambiente para os seus clientes.

Mais clientes fidelizados

Com tudo isso que falamos, fica fácil de entender porque os clientes ficarão com uma imagem positiva em relação ao seu negócio. Por isso, podemos afirmar que a música ambiente ajuda as lojas a fidelizarem os consumidores. 

E a sua empresa só tem a ganhar com isso, afinal, fidelizar clientes é bem mais barato do que conquistar novos consumidores. Isso sem falar que, um cliente fidelizado retorna para novas compras e ainda indica a sua loja para amigos e parentes.

Vale a pena dizer que, consumidores fidelizados nem sequer pensam em comprar com o concorrente. Afinal, ele sabe que na sua loja ele vai encontrar o que precisa, com um bom atendimento e um excelente ambiente de compras. Isso faz com que ele pague até mesmo um pouco mais, apenas pela comodidade de saber que com você ele não terá problemas.

Rádio indoor para lojas, a melhor solução de música ambiente

Entendeu agora porque tocar música na sua loja é tão importante? Então você deve estar pensando como fazer isso, não é mesmo? Nós temos a solução que você precisa: Listenx, música e comunicação estratégica para vender mais e impulsionar os resultados!

Ela é uma ferramenta de marketing completa que te ajuda a ter playlists tocando na loja sempre que necessário. Basta escolher uma entre as mais de 100 playlists disponíveis. Elas estão catalogadas por ritmos musicais e níveis de energia. Assim, você poderá escolher qual se adequa melhor à sua marca, e ao gosto dos seus clientes.

Mas, as vantagens de ter uma rádio indoor não páram por aí. Com a Listenx você ainda terá acesso a anúncios pré-gravados que te ajudarão a se comunicar com os clientes que estão na loja de maneira rápida e prática. 

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Tenha a playlist ideal para melhorar o ambiente de compra e aumentar seus resultados

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Com a Listenplay você terá acesso a diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios, atualizadas mensalmente e livre de repetições, criando o ambiente perfeito de compra. 

Além disso, te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo e em tempo real. Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais e assistente de Inteligência Artificial para criar suas campanhas.

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