Por Nayara Santos em 03.05.2023

Entenda a diferença entre Spot, Vinheta e Jingle

Por Nayara Santos em 03.05.2023

Você sabe o que é um spot? E uma vinheta? E a diferença deles para o jingle? Se você respondeu não para alguma dessas perguntas então você está no lugar certo. Essas são diferentes ferramentas que você tem a seu dispor para divulgar a sua marca em rádios, seja ela personalizada ou convencional.

Inclusive, você sabia que no Brasil, mais da metade da população ouve rádio? Cerca de 86% dos brasileiros ouvem essa mídia, seja na região rural ou nos grandes centros urbanos. Por isso, a publicidade sonora tem cada vez mais espaço nesses canais e deve ser considerada para a sua empresa.

Uma das grandes vantagens da publicidade em rádio é a possibilidade de falar com milhares de pessoas ao mesmo tempo. Além da comunicação direta com o seu público, você fica conhecido por potenciais clientes e ainda incentiva a divulgação boca a boca. E tudo isso, geralmente, com um investimento relativamente baixo.

Conhecer bem qual é a diferença entre spot, vinheta e jingle é essencial para não errar na hora de escolher a sua campanha de varejo. Se você acha que é tudo a mesma coisa, não perca o nosso conteúdo a seguir! Saiba diferenciar esses três tipos de anúncios em áudio agora mesmo!

Diferença entre Spot, Vinheta e Jingle

Confira a seguir a diferença entre spot, vinheta e jingle e veja qual deles você vai usar para  sua empresa, ou se vai apostar em todos eles.

O que é Spot publicitário (anúncios)?

Spot é um anúncio em rádio que é realizado por um locutor profissional em um estúdio de qualidade e que possui uma música de fundo cuja finalidade é divulgar qualquer assunto de uma forma mais assertiva para seus clientes. Os spots podem ter 15, 30, 45 ou 60 segundos, ou seja, a mensagem deve ser o mais direta possível. Portanto, quem for preparar esse spot precisa se concentrar nisso para não fazer aqueles spots em que o locutor fala tudo muito rápido e o ouvinte mal entende o que está sendo dito.

Os spots podem ser utilizadas para divulgar diversos aspectos e ações do seu negócio, tais como:

  • Promoções especiais;
  • Informar sobre o cartão fidelidade da loja;
  • Sobre a inauguração de uma nova unidade;
  • Contar sobre a nova sobremesa de seu restaurante;
  • Sobre as formas de pagamento disponíveis no estabelecimento;
  • Ofertas relâmpago em supermercado;
  • Divulgar um novo produto ou serviços;
  • Fazer comunicados aos seus colaboradores;
  • Informar os clientes sobre o horário de fechamento do caixa;
  • Informar sobre sorteios e distribuição de brindes, e muito mais.

Com o spot, o importante é fixar a mensagem pretendida na memória do cliente, de modo que ele se lembre depois e ainda comente com os familiares e amigos.

Resumidamente, os spots são anúncios de produtos e serviços, podendo ser apenas narrados ou com adição de músicas. Veiculados tanto na rádio de seu negócio quanto em canais de mídia sonora, a sua intenção é divulgar promoções, ofertas de sua loja e novidades do seu negócio.

O que é uma Vinheta (assinatura da marca)?

A vinheta é a assinatura da sua marca. A vinheta também tem a função de tornar conhecido seu slogan comercial ou institucional. Para aumentar a memorização da marca, a vinheta deve ser gravada por um locutor profissional e ressaltar o seu slogan, pois se trata da assinatura sonora da sua marca.

A vinheta é comumente veiculada na rádio personalizada de uma loja. Afinal, ela tem como função mostrar ao seu cliente que ele está ouvindo uma rádio exclusiva do seu negócio. Feita pensando nele e oferecendo a ele uma experiência incrível.

Portanto, vinheta é a assinatura musical de seu negócio. Slogans de campanha ou institucionais são uma forma bem efetiva de produzir a sua vinheta e torná-la conhecida por clientes e prospects.

O que é Jingle (publicidade cantada)?

O jingle é uma publicidade cantada, ou seja, uma peça musical em que a marca e seus atributos são cantados em letras de músicas. Mas, não é só a música que deve ser animada e repetitiva, as palavras devem ser fáceis de decorar e ter um objetivo claro.


Geralmente, as pessoas têm mais facilidade de lembrar quando algo é cantado, por isso o jingle é feito para criar empatia e ficar na memória das pessoas. Para entender isso, basta lembrar de jingles famosos que muitas marcas utilizaram, como é o caso do Big Mac do McDonald ‘s, ou mesmo da pipoca com Guaraná Antarctica. 

Desta forma, o jingle é uma peça publicitária em forma de música. De modo geral ele deve ter muitas repetições, de tal forma que auxilie o público a memorizar a melodia e a letra. Sabe as músicas chiclete que exaltam um produto ou comércio? São os jingles, que também podem estar presentes em outros canais, como a televisão.

Dicas para fazer spot, vinheta e jingle de qualidade

Agora que você já sabe qual é a diferença entre spot, vinheta e jingle, vamos à parte prática deste artigo, que é te dar algumas dicas de como preparar cada um deles. Embora os três sejam muito diferentes, as etapas para realizá-los não diferem tanto. 

Mas, se você quiser entregar um produto de qualidade para o seu público, que atinja o objetivo principal, ou seja, atrair o seu público e divulgar sua loja e produtos, é essencial ficar de olho nessas dicas que daremos a seguir.

Roteiro bem definido

O primeiro passo para ter um spot, vinheta e jingle de sucesso é ter um roteiro bem definido. Não importa se você planeja fazer isso em uma mídia visual ou sonora, saber o que precisa ser dito é essencial para conseguir transmitir a mensagem desejada, dentro do período de tempo que você tem.

Essa é também outra forma de encontrar alguns erros e acertos da produção, se ficou faltando algo e até mesmo se será necessário destacar alguma parte. Sem falar que, no papel, fica mais fácil de saber se o objetivo está claro antes que ele seja gravado pelo locutor.

Você pode inclusive compartilhar a sua ideia com a sua equipe de vendas ou com outros colegas e colaboradores para saber se a mensagem que você queria transmitir está clara. Assim, você terá tempo de fazer todos os ajustes necessários.

Apresentação profissional

O próximo passo para ter uma vinha, spot e jingle de qualidade é certificar-se de que tudo será feito de forma profissional. Portanto, é essencial ficar atento para que o áudio seja claro e limpo, que a locução seja interpretativa de acordo com a marca e o produto e consiga transmitir a identidade da sua marca. Além disso, no caso da vinheta, que possui música de fundo, é importante que você escolha qual será a trilha sonora

Lembre-se que ela precisa fazer sentido com o que está sentido dito. De nada adianta ter uma locução super animada, e uma música tranquila de fundo. Portanto, esses detalhes precisam ser sempre pensados. O segredo está nos detalhes, eles são essenciais e podem fazer a sua campanha alavancar ou afundar.

Para que a produção seja de qualidade, você deve sempre focar em contratar profissionais qualificados. Por isso, resista à tentação de gravar os spots e as vinhetas você mesmo ou pedir a algum dos seus colaboradores para fazer isso. Trabalhar com profissionais qualificados pode ser um grande diferencial para a sua empresa e os clientes percebem isso.

Tom de voz adequado ao público

O próximo passo para ter o seu spot, vinheta e jingle bem feitos é definir qual será o tom de voz. Ele pode ser sério, descontraído, grave, agudo, rápido, lento, alto ou baixo, tudo vai depender da identidade da sua marca e do seu público-alvo.

Portanto, determinar qual será a narração ou interlocução que mais combine com a sua peça sonora é essencial. Além disso, você também precisa determinar se a locução será feita em voz masculina ou feminina. Por exemplo, se você possui uma loja de roupas femininas, então uma locução feminina seja mais adequada, para conseguir se comunicar com as suas clientes.

Escolher o tom de voz certo pode aumentar a credibilidade e confiança em seu negócio, ao ter um personagem que combine com ele e com o seu público. Caso contrário, o cliente pode estranhar, simplesmente não se identificar com o que está sendo dito e acabar não ouvindo o que você preparou.

Para entender qual é o melhor tom de voz a ser utilizado é importante que você conheça bem o seu cliente e saiba exatamente o que ele quer e espera da sua marca. Para saber mais como ter uma marca que os clientes lembrem? Confira o nosso guia completo aqui.

Música e efeitos na medida certa

Outro cuidado que você deve ter é com relação à música e aos efeitos sonoros que você irá utilizar no seu jingle. Ou seja, você precisa pensar no roteiro musical e certificar-se de que ele seja envolvente e seja capaz de chamar a atenção das pessoas e fazer com que elas ouçam a mensagem e guardem na memória. 

Caso seja uma música de fundo, é importante que ela combine com o que será dito na narração. Confira também se a concorrência não usa a mesma música ou se já a usou, para não ser acusado de plágio. Além disso, se a música for muito parecida os clientes podem ficar confusos e não conseguir separar a sua marca da concorrência.

No caso dos efeitos sonoros, é importante ficar atento para não serem exagerados e distraírem a atenção do público para o que realmente importa, ou seja, a sua mensagem. No roteiro, deixe claro quais serão eles, por exemplo, ao invés de sons de gritos, coloque um grito feminino assustado.

Abertura e encerramento impactantes

Outra forma de conseguir ter o sucesso desejado com o seu spot, vinheta e jingle é começando a peça publicitária de forma impactante. Esses primeiros segundos são essenciais para conseguir captar a atenção do cliente e fazer com que ele preste atenção ao que você vai dizer.

Outro ponto essencial é o encerramento, já que é ele que vai incentivar o cliente a tomar uma atitude e comprar o produto que você está anunciando, ou acessar o site da sua loja para conferir o que vende, e assim por diante. Por isso, planeje um final que também seja impactante.

Ainda, vale a pena dizer que, no caso do jingle, você deve fazer com que ele fique na cabeça das pessoas. Assim, mesmo que ele ouça a rádio o dia todo, ele vai se lembrar da tal musiquinha da propaganda.

Estimule a imaginação do seu público

O ser humano é muito visual, ou seja, as pessoas prestam mais atenção às coisas que elas conseguem ver, da mesma forma que são essas coisas que ficam gravadas na memória. Vale a pena dizer que essa lembrança pode ser ainda mais forte quando associada com alguma emoção.

Por isso, na hora de preparar o spot, vinheta ou o jingle você pode apelar para a imaginação das pessoas e estimulá-las a criar a sua própria memória. A entonação que será utilizada pelo locutor, os efeitos sonoros e a música são essenciais para conseguir fazer isso com maestria.

Estimulando a imaginação do seu público de maneira certa, as chances dos consumidores criarem vínculos com a sua marca aumentam consideravelmente. Sem falar que também permitirá que o seu público reconheça o seu produto e a sua marca sem grandes problemas.

Identificação imediata da marca

Por falar em identificação imediata da marca, esse é o próximo tópico que vamos abordar. Um erro bastante comum de algumas marcas é investir tanto na música chiclete de um jingle e esquecer de colocar o nome da marca nele. 

Pode parecer exagero, mas acredite, isso acontece. Claro que algumas vezes isso pode ser proposital, mas no final das contas, o consumidor pode até lembrar do jingle, mas esquece da marca. E, definitivamente, não é isso que você vai querer que aconteça.

Vamos a um exemplo para você entender do que estamos falando. Lembra da musiquinha dos pôneis malditos? Claro! E a marca que desenvolveu o comercial? Não, o nome Nissan nem veio à sua cabeça, certo? Então não esqueça de acrescentar ao seu roteiro o nome da sua marca e o seu produto, para a propaganda ser totalmente eficaz.

Um erro bastante comum é a falta de uma chamada para ação ao final dos spots. Afinal, se você está anunciando uma promoção em sua loja, o que custa acrescentar um “compre agora mesmo” ao final? No próprio spot, deixe claro o que você espera do cliente depois que ouvir a música. Muitas vezes, o cliente nem conhece o produto ou serviço que você oferece, então aproveite a rádio e o divulgue!

Dessa forma, tenha sempre em mente os seus objetivos ao criar uma campanha publicitária. Mesmo com a diferença entre Spot, Vinheta e Jingle, veja qual melhor se encaixa em sua meta e mantenha o foco. Lembre-se que são peças curtas de, no máximo 60 segundos, então transmita a sua mensagem o mais claro possível, de modo que a campanha seja completada pela imaginação do público e ele faça o que você deseja.

Seja constante

Depois que criar o seu spot, vinheta e jingle, você precisa ter outro cuidado que é a constância. Afinal, de nada adianta fazer isso uma única vez. Portanto, não importa se você está preparando uma campanha para a sua interna ou para as rádios convencionais, é preciso ter constância.

No caso das rádios convencionais, compre horários variados na grade de publicidade da rádio, para que seu público ouça sempre a sua propaganda, mas não de maneira muito seguida, para não enjoar. Saiba mesclar publicidade de rádio, televisão e em mídias sociais de forma que o cliente sempre a encontre, independente do canal utilizado.

Se for a rádio interna, também intercale a música com os anúncios, tomando o mesmo cuidado para não ficar repetindo sempre a mesma coisa com um intervalo muito curto. Lembre-se que não apenas os clientes estão ouvindo a rádio indoor, mas os seus funcionários também. E, ficar ouvindo a mesma coisa seguidas vezes pode deixá-los bastante irritados e comprometer o atendimento.

Não se esqueça de que para se tornar conhecido é sempre interessante contar com bons parceiros. não importa se eles são fornecedores ou colegas de investimento, quanto mais parceiros você tiver, melhor. 

E as parcerias podem ficar ainda mais interessantes se forem outras empresas do varejo, já que você pode alcançar um público um pouco diferente daquele que você teria como alvo nas suas campanhas. Peça para eles divulgarem a sua publicidade sonora lá também! Em troca, divulgue-os também em sua loja. Assim, todos ganham, afinal, o investimento em parcerias pode ser bastante recompensador!

Não só na rádio e na playlist de sua loja, mas expanda as suas possibilidades! Conhece algum outro comércio complementar ao seu? 

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