Por Nayara Santos em 08.11.2022

Degustação em supermercados: 7 dicas para aumentar as vendas

Por Nayara Santos em 08.11.2022

A degustação em supermercados é uma excelente estratégia para conseguir aumentar as suas vendas e melhorar a saída de determinados produtos. Por mais que essa pareça ser apenas uma distribuição de pequenas porções de produtos para os clientes, ela é muito mais do que isso. 

Isso porque, a degustação não apenas pode levar o cliente a comprar por impulso e mesmo a se tornar um grande fã de algumas marcas de produtos. Mas também porque pode deixá-lo aberto a experimentar outras marcas e outros itens que geralmente ele não compraria. Sem falar que também pode ser uma excelente forma de fazer com que o seu cliente conheça mais sobre os itens de fabricação própria.

Fazer essa estratégia funcionar e ter o efeito desejado requer planejamento, já que além de produtos de qualidade, também é preciso oferecer ao cliente uma boa experiência de degustação. Por isso, a seguir vamos te contar quais são os benefícios de oferecer a degustação em supermercados e ainda daremos algumas dicas essenciais de como você pode fazer isso do jeito certo. 

Aproveitando que estamos falando sobre oferecer ao cliente uma experiência de compras interessante, daremos também mais algumas dicas de como investir nisso e encantar ainda mais os consumidores. Confira!

Quais os benefícios da degustação em supermercados?

Provavelmente você já degustou algum produto durante as suas compras e depois de provar gostou tanto e resolveu levar pelo menos uma unidade daquele produto para casa, certo? Pois, esse é justamente um dos benefícios que a degustação em supermercados tem.

As pesquisas apontam que, quando o supermercado oferece a degustação de produtos para os seus clientes, o valor das compras aumenta em até 10%. E esse aumento vai além disso, já que ele ocorre sobre o valor total das compras e não apenas um aumento pontual, no produto que estava sendo ofertado na degustação.

Isso ocorre porque, quando o cliente degusta um produto novo ele fica mais disposto a experimentar outros itens e marcas que provavelmente não seriam comprados antes. Ou seja, o cliente vai acabar comprando mais no supermercado, por isso que ocorre esse aumento nas vendas. Melhor do que isso, caso o cliente goste do produto novo, ele passará a fazer parte da lista de compras nas próximas idas ao supermercado.

Vale a pena mencionar que essa é uma das ações que podem ser feitas dentro da estratégia de marketing sensorial. Os supermercados que adotam essa estratégia estão preocupados em despertar os sentidos dos clientes, proporcionando um ambiente mais agradável. 

Se quiser conferir mais dicas de marketing, veja o nosso e-book gratuito Marketing para supermercados: 7 ações essenciais para o seu negócio.

7 dicas para aumentar as vendas com degustação em supermercados

Para que a degustação em supermercado seja capaz de surtir o efeito desejado e aumentar as vendas é preciso proporcionar uma boa experiência para o cliente. E esse processo inclui a escolha de um bom profissional para apresentar o produto, a escolha dos produtos corretos, oferecer uma boa diversidade, as datas e horários adequados e até mesmo a localização dentro do supermercado. 


A seguir, falaremos em detalhes sobre cada um desses itens para que você saiba o que precisa ser feito para conseguir obter bons resultados com a degustação.

1. Tenha promotores especializados

A nossa primeira dica para ter uma degustação em supermercados bem sucedida é com relação à escolha do promotor. Essa é a pessoa que irá oferecer o produto para os clientes e tirar eventuais dúvidas que apareçam durante a degustação. Portanto, a escolha desse profissional é essencial, já que ele estará representando não apenas a marca que está sendo divulgada, como também o seu supermercado.

O ideal é que seja contratado um promotor experiente nesse tipo de demonstração e que saiba lidar com o público. É preciso mencionar que essa contratação também pode ser feita através do fornecedor do produto que estará na degustação. Também é possível fazer parceria entre o seu supermercado e o fornecedor, sendo que ele será o responsável pela contratação do promotor.

A última opção seria utilizar algum funcionário do supermercado. Não estamos dizendo que essa é uma opção ruim, entretanto, se dê preferência para quem já tem experiência na área. Também é imprescindível avaliar os prós e contras de cada uma dessas opções e escolher aquela que seja mais vantajosa para você. Avalie qual delas é financeiramente viável, permitirá o estabelecimento de novas parcerias e ajudará a reforçar a sua marca.

Outro ponto importante é o treinamento que esse promotor terá. Ele precisará não apenas conhecer a fundo as características do produto ofertado na degustação, como também saber se comunicar com o público. Se o promotor escolhido para a degustação for um funcionário do supermercado, você precisará oferecer o treinamento adequado para que ele possa representar a sua marca e a do produto ofertado de maneira satisfatória.

Vale a pena dizer que não há uma opção certa ou errada, apenas certifique-se de que o atendimento no balcão de degustação será bom e convencerá os clientes a comprar mais.

2. Ofereça o produto certo durante a degustação no supermercado

Para a degustação em supermercado, o ideal é que sejam escolhidos os produtos que ofereçam uma boa margem de lucro. Dentre os principais produtos, podemos citar as bebidas alcoólicas, cafés, sucos, produtos de fabricação própria da padaria do supermercado e produtos da marca própria

Além disso, caso a degustação seja oferecida com uma certa frequência no supermercado, é importante haver uma rotatividade de itens oferecidos. Assim, aquele cliente fidelizado, que vai sempre à sua loja, terá a oportunidade de provar diferentes produtos. Falaremos mais a respeito disso a seguir.

Outro ponto que influencia a escolha do que é oferecido, está relacionado com a necessidade de preparo prévio. Lembre-se, caso o produto demande uma longa preparação, é preciso designar um funcionário que seja responsável por ela. Sem falar que, todo o processo de preparo deverá ser feito seguindo todos os cuidados de higiene para a manipulação de alimentos. 

Produtos que exijam refrigeração devem ser mantidos em tais condições até o momento de serem servidos. Se necessário, faça reposição conforme o produto for acabando ou deixe uma pequena geladeira próxima ao local da degustação. Desta forma, o cliente terá a oportunidade de consumir o produto com as suas características originais, sem falar que isso também evita que eles estraguem. Mesmo porque, a última coisa que você irá querer é provocar uma intoxicação alimentar em seus clientes.

Ainda falando sobre a escolha do produto, é preciso ficar atento à disponibilidade no estoque. Isso porque, provavelmente a venda do produto em degustação irá aumentar, e você não vai querer perder vendas porque não tinha produtos suficientes. Vale a pena mencionar que a degustação no supermercado também é uma ótima oportunidade para promover a degustação de itens com pouca saída promovendo a rotatividade do estoque.

3. Tenha uma boa variedade de produtos

Agora que você já sabe quais produtos serão oferecidos na degustação no supermercado, é preciso ficar atento à variedade desses itens. O ideal é que você ofereça um único produto e em um ou dois sabores, no máximo. Assim, as chances do cliente provar os dois aumenta e o cliente não fica confuso na hora de escolher se vai comprar aquele produto ou não. 

Por exemplo, se você for fazer uma degustação com uma determinada marca de suco, então você pode escolher dois sabores diferentes, como laranja e maçã. E, conforme mencionamos anteriormente, dependendo da estratégia adotada, é importante variar o sabor ou os itens oferecidos para degustação. 

Desta forma, você sempre terá novidades para oferecer aos clientes e aquele cliente que frequenta o supermercado assiduamente, sempre poderá provar diferentes produtos e ser influenciado a comprar algumas unidades. Assim, se você ofereceu suco de laranja e maçã na segunda, na próxima degustação ofereça de manga e limão.

4. Escolha o local onde a degustação ocorrerá

O próximo passo a ser definido é quanto ao local em que a degustação ocorrerá dentro do supermercado. É fundamental escolher um local em que haja uma boa circulação de clientes, mas que ao mesmo tempo tenha o espaço físico necessário para não atrapalhar o fluxo de pessoas. 

Ainda, se o supermercado for grande, você poderá escolher dois pontos distintos para oferecer a degustação. Ou mesmo fazer alguma modificação no layout do supermercado para acomodar o balcão de degustação no local que for mais conveniente.

Outra coisa a ser levada em consideração é a proximidade com o local em que o produto está exposto no supermercado. Por exemplo, se a degustação de sucos for feita próximo à seção de bebidas, a possibilidade do cliente incluir algumas unidades no carrinho é muito maior. 

Claro que isso não impede que você deixe algumas unidades do produto no balcão de degustação. Muito pelo contrário, isso deverá ser feito para que o cliente não mude de ideia quanto a compra dos produtos depois de fazer a degustação. Entretanto, ele pode mudar de ideia ao passar na frente dos produtos expostos nas prateleiras. 

5. Defina horários e datas para a degustação

Você provavelmente já sabe que o perfil da clientela muda ao longo do dia, bem como o movimento dentro do supermercado. Então que tal usar isso a seu favor na hora de planejar a degustação?

O ideal é que essa escolha seja feita de maneira cuidadosa para que você consiga aproveitar os melhores horários e dias. Lembre-se que quanto maior o número de clientes que você conseguir oferecer a degustação, maior será o sucesso dessa ação. Para escolher os melhores dias e horários você pode fazer uma análise dos relatórios gerenciais e históricos de número de clientes.

Desta forma, será possível até mesmo criar uma agenda de degustação, oferecendo produtos diferentes praticamente todos os dias da semana. Sem dúvida nenhuma será um diferencial do seu supermercado com relação aos concorrentes.

Para aumentar ainda mais as taxas de sucesso, combine a escolha do produto com o horário e o dia em que a degustação é oferecida. Por exemplo, evite servir café no final da tarde, já que muitas pessoas não bebem café nesse horário. Assim, a bebida pode ser servida logo depois do almoço e durante a manhã. 

Por outro lado, se você optar por oferecer algum tipo de aperitivo, então o ideal é fazer isso na sexta-feira no início da noite. Isso porque muitas pessoas vão ao supermercado para comprar os itens que serão consumidos no final de semana. E, ao provarem o aperitivo oferecido podem se animar a levar esse item para casa.

6. Apresente os produtos adequadamente

A apresentação dos produtos faz parte da experiência do cliente. Se a experiência for boa, o cliente não apenas levará para casa o produto da degustação, como também será fidelizado. Mas, para que isso aconteça, é preciso alguns cuidados.

Vestimenta

O primeiro deles é a forma como o promotor se apresenta, ou seja, como aborda o público e como está vestido. A recomendação é que ele use uma roupa personalizada da marca do produto, ou mesmo com o logo do supermercado. Ainda, se for a degustação de algum produto que faz parte de uma data comemorativa, ele também pode usar uma roupa que remete à data. Por exemplo, camisa xadrez durante a Festa Junina.

Apresentação do produto

O próximo item diz respeito ao ponto de degustação em si, não importa se a degustação será feita em um carrinho, mesa ou o promotor irá segurar uma bandeja. Quanto mais customizado ele for, maior a sensação de profissionalismo você irá passar. Assim como no uniforme, utilize o logo do supermercado e da marca do produto oferecido.

Quer dar um toque especial na degustação? Você pode oferecer o produto com embalagens personalizadas. Eles podem ser copos, guardanapos, ou mesmo embalagens que sejam criados exclusivamente para a degustação. 

Ainda, essa é uma ótima oportunidade de oferecer materiais adicionais, como folhetos, que contenham mais informações sobre o produto. Seu supermercado está envolvido com ações sustentáveis? Disponibilize o QR code para o cliente escanear e obter mais informações sobre o produto.

Apenas um produto por vez

Outra dica importante, é que o local da degustação seja utilizado para a demonstração de apenas um tipo de produto. Ou seja, se você quiser oferecer a degustação de sucos e biscoitos no mesmo dia, use locais e horários diferentes do supermercado para isso.

Lembre-se que nem todo mundo estará disposto a experimentar mais de um item no dia. E, assim, se você oferece produtos diferentes na mesma hora pode ser que ele não prove um dos produtos. 

7. Convide o cliente para a degustação no supermercado

Não há degustação de sucesso se os clientes não souberem o que você está oferecendo. Portanto, na hora de planejar a degustação no supermercado, é fundamental definir como você irá comunicar aos clientes quais produtos estão sendo oferecidos e quando.

Para isso, você tem uma grande diversidade de ferramentas à sua disposição. São elas:

  • Rádio interna personalizada: assim você cria o seu anúncio e informa a todos os clientes que estão no supermercado que a degustação está acontecendo ou será iniciada. A rádio é outra estratégia de marketing sensorial importantíssima para o seu negócio. Isso porque ela auxilia a oferecer um ambiente agradável para o cliente fazer compras. A seguir falaremos mais dessa estratégia;
  • Redes sociais: com elas é possível não apenas informar os clientes sobre a degustação no supermercado, como também divulgar os produtos que estão sendo oferecidos. Essa é uma excelente forma de produzir conteúdo para as redes e manter o cliente engajado e participativo;
  • Jornal de ofertas: nessa forma de divulgação você conseguirá atingir um público diferente e que não está tão presente nas redes sociais. Se você tiver definido os dias e horários das degustações você poderá incluir no jornal de ofertas. Além disso, neste tipo de comunicação com o cliente, você também poderá convencer o cliente a vir para o supermercado pelas promoções que ele irá encontrar.

A degustação em supermercados pode ser uma excelente estratégia de marketing para se diferenciar da concorrência. Portanto, não hesite em colocá-la em prática. 

Invista em outras estratégias para melhorar a experiência do cliente

Ao longo deste artigo você conheceu todos os detalhes para oferecer degustação de produtos no seu supermercado e como fazer isso da forma correta. Essa é uma das estratégias de marketing sensorial que te ajudam a oferecer uma boa experiência de compras para os clientes, mas ela não é a única.

O brasileiro é um dos consumidores que mais valoriza a experiência no momento da compra. Portanto, encontrar outras formas de fazer isso fará com que o seu supermercado se destaque e você consiga conquistar os clientes.

Por isso, a seguir daremos algumas dicas de outras estratégias que você pode implementar na sua loja.

Música ambiente

A música pode ser uma poderosa aliada na hora de melhorar a experiência de compras dos clientes. Estudos comprovam que 35% dos clientes que fazem compras com uma trilha sonora agradável passam mais tempo na loja e 14% compra mais.

Mas, para que essa estratégia te traga os resultados desejados, é fundamental que você saiba qual é a música que os seus clientes gostam. Caso contrário, você estará apenas fazendo com que eles deixem o supermercado rapidamente, e sem comprar nada.

Para saber como escolher a música certa, confira o nosso Guia completo para montar a playlist certa para o meu negócio.

Organização do supermercado

Outro ponto que influencia diretamente na experiência do cliente é a forma como o supermercado está organizado. Afinal, quando as pessoas vão ao supermercado elas geralmente possuem uma lista de compras, ou sabem o que precisam comprar.

Ficar rodando os corredores sem encontrar o que eles querem é péssimo. Por isso, separe os produtos por seções, coloque cartazes de identificação e mantenha tudo sempre organizado. Assim, o cliente consegue andar pelos corredores sem problema, procurar aquilo que precisa e fazer o check out rapidamente, caso essa seja a sua vontade.

Se a intenção é fazer com que o cliente passe mais tempo no supermercado, então outras estratégias devem ser utilizadas, como o caso da música ambiente que citamos anteriormente. Ou mesmo através de um layout diferenciado.

Bom atendimento

Quando o cliente vai ao supermercado, ele terá contato com pouquíssimas pessoas na loja. Agora imagine que esse contato seja ruim, por exemplo, uma discussão com um funcionário, ou mesmo uma resposta ríspida.

Esses poucos segundos podem comprometer a experiência do cliente e, portanto, a forma como ele enxerga a sua loja. Por isso, é fundamental que você oriente e treine os seus colaboradores para que eles possam oferecer um atendimento diferenciado.

Isso não significa que será preciso ajudar o cliente a fazer as compras, mas muitas vezes um sorriso, cumprimentar o cliente quando ele chega ou agradecer pela preferência no check out podem fazer toda a diferença.

Pense na jornada do cliente

A jornada do cliente vai muito além da compra na loja física, ela envolve todo o processo de tomada de decisão, consulta de preços utilizando a internet, chegada ao supermercado, check out e pós-venda.

Se você quiser se destacar da concorrência então o ideal é que enxergue toda a jornada de compras e encontre formas de melhorá-la. Por exemplo, se o estacionamento do supermercado é apertado, então que tal procurar alternativas? O acesso do estacionamento para a loja é ruim? Então talvez uma pequena reforma seja necessária para tornar o local mais acessível. Ainda, o seu site demora para carregar e é ruim de navegar? Então veja se é possível melhorar o servidor para permitir mais acessos.

Cada um dos detalhes mencionados neste artigo te ajudarão a oferecer aos clientes uma ótima experiência de compras e na sua fidelização. 

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