A rádio para supermercado pode ser uma excelente aliada na hora de fidelizar clientes e aumentar as suas vendas. Não é à toa que a crescente competitividade no varejo, principalmente no ramo dos supermercados, têm feito gestores procurarem por estratégias que ajudem a diferenciar da concorrência e a rádio é uma dessas ferramentas.
Estabelecimentos que possuem uma rádio própria, reproduzindo a trilha sonora certa, conseguem aumentar o tempo de permanência dos clientes na loja, vender mais, gerar maior conexão com os consumidores e, finalmente, serem a primeira opção de compra. Mas, isso não é tudo, a rádio ainda pode te ajudar a aumentar a produtividade dos seus funcionários e a se destacar no mercado.
Não acredita que tudo isso seja possível apenas tendo uma rádio personalizada na sua loja? Então confira todos os detalhes dessa poderosa ferramenta de marketing sensorial que não pode ficar de fora das suas estratégias. Boa leitura!
O que é rádio para supermercado?
Rádio para supermercado é uma ação de marketing sensorial que consiste na utilização de uma rádio interna e personalizada no supermercado, estimulando a audição dos clientes. Assim, ela pode ser utilizada tanto para divulgar as ofertas de forma inteligente e estratégica durante a programação, bem como para reproduzir músicas ao longo do dia.
Desta forma, a rádio também deixa o ambiente com mais acolhedor e agradável, oferecendo um melhor ambiente de compras, no qual o cliente quer passar mais tempo. Por isso, é tão importante se preocupar com as músicas e anúncios que são reproduzidos enquanto os clientes fazem as compras.
A seguir, vamos te contar tudo sobre as vantagens de ter uma rádio personalizada para supermercados e como você pode aplicar essa estratégia em seu negócio. Esse é o momento certo de usar uma alternativa diferente para alavancar as vendas. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!
A importância e os benefícios da rádio personalizada para supermercados
Ter um sistema de comunicação interna desenvolvido de forma personalizada e planejada para o supermercado é fundamental. Afinal, é com ela que você irá divulgar as ofertas de maneira simples e rápida, o que ajuda a aumentar as vendas e proporcionar ações promocionais mais agressivas e frequentes. Inclusive, ajustá-las conforme a resposta dos clientes.
Com a rádio personalizada você também consegue manter o estacionamento organizado anunciando qualquer problema com o estacionamento com muita praticidade, assim como solicitar a presença de colaboradores de maneira profissional, ou simplesmente informando os clientes que tem pão fresquinho na padaria.
Quer saber como ter um supermercado organizado? Então confira o nosso e-book Como organizar o seu supermercado: tenha prateleiras, gôndolas e estoque impecáveis.
Um problema que todo supermercado enfrenta é a perda de produtos devido a abertura das embalagens e o consumo no interior da loja. Com os anúncios da rádio indoor, você consegue orientar os clientes sobre as regras e evitar que esse problema continue acontecendo.
A rádio também pode te ajudar a manter as filas dos caixas organizadas, orientando sobre o uso dos caixas preferenciais, assim como dos caixas rápidos. Já que o cliente pode ter entrado na fila errada sem perceber, ou mesmo desconhecer a agilidade que os caixas de autoatendimento podem oferecer.
Além disso, com a rádio personalizada você consegue divulgar todas as formas de pagamento aceitas no supermercado e até mesmo convidar o cliente a fazer o cartão da loja para garantir descontos, benefícios e condições de pagamentos exclusivas, o que gera o aumento das vendas.
Viu só quantas possibilidades a rádio personalizada proporciona para te ajudar a manter uma boa comunicação com os clientes e com a sua equipe? Mas essas são apenas algumas, a seguir daremos mais detalhes sobre os principais benefícios que você vai conseguir colher com essa ação.
Como a rádio personalizada beneficia os clientes e o supermercado ao mesmo tempo?
Uma das muitas vantagens da rádio personalizada para supermercados é aumentar as vendas, facilitar a comunicação e estreitar o relacionamento com os clientes. Também, auxilia a direcionar a compra e informar o que está em destaque e com o melhor preço. Veja mais detalhadamente a seguir.
Divulga suas ofertas e aumenta as vendas
O Instituto Nielsen divulgou a pesquisa “A hora certa de ativar o shopper” e as informações contidas neste estudo vão te fazer pensar melhor as suas estratégias de marketing. Conforme o estudo, aproximadamente 70% das decisões são tomadas na frente das gôndolas, sendo que 50% destas são feitas por hábito.
Isso já está revolucionando a forma como os estabelecimentos do varejo planejam as suas estratégias. Por exemplo, o portal O Negócio do Varejo por meio desta pesquisa, relata que com tanta concorrência e com o consumidor cada vez melhor informado, as empresas estão investindo ainda mais em ações no ponto de venda (PDV), tanto nos ambientes físicos quanto nos virtuais. Afinal de contas, esse é o momento mais importante da compra, em que a decisão é realmente tomada.
De acordo com a analista de mercado da Nielsen, Stephanie Biglia, durante o processo de compra, o shopper recebe infinitos estímulos a todo instante e, na impossibilidade de processar conscientemente todos eles no ato de compra, o consumidor acaba por tomar muitas decisões no “piloto-automático”. Isso significa que ele faz suas escolhas baseado em fatores emocionais e intuitivos. Segundo ela
“Por isso, em muitos casos, o shopper acaba levando em consideração (de forma inconsciente) fatores culturais e sociais, humor no momento da compra, necessidades de uso, dinâmica ou hábitos do local, assim como opções de compra, valores ou ações de marketing que têm mais destaque.”
Com a rádio personalizada é possível divulgar quais são as ofertas do dia, da semana ou até mesmo fazer uma oferta relâmpago, o que irá despertar nos clientes o desejo de compra por impulso e consequentemente aumentar as vendas dos produtos que estão em promoção. Sem falar que, ele pode se interessar por algum outro produto no caminho para conferir a oferta anunciada.
Reduz as filas nos caixas no fechamento da loja
Quando um funcionário precisa fazer hora extra por má gestão da loja isso pode se tornar um problema sério para o seu supermercado. Por isso, é importante utilizar todos os recursos disponíveis para manter a ordem e facilitar esse momento que é tão importante na sua rotina, o fechamento do caixa.
É muito importante manter o cliente informado sobre o horário de encerramento das atividades para que ele se organize para finalizar as suas compras e evitar que se formem filas enormes nos caixas. Através da rádio personalizada você pode ir comunicando aos clientes de maneira agradável quanto tempo falta para a loja encerrar as atividades do dia.
Comunicados por meio de anúncios
Com uma rádio para supermercados personalizada, as possibilidades de anúncios são infinitas, vejamos algumas:
- Orientar os clientes a pedir ajuda a um colaborador caso não encontrem o produto que estão buscando, dessa forma ele não deixará de levar o item por não tê-lo encontrado;
- Informar a disponibilidade de carrinhos e cestas para que o período de compras seja o mais confortável possível e o cliente não deixe de levar um item por não conseguir segurá-lo;
- Convidá-los a seguir a página do supermercado nas redes sociais para que fiquem por dentro de todas as novidades e promoções;
- Informar que o supermercado possui serviço de entrega a domicílio para maior comodidade dos clientes, o que se torna um diferencial e gera o aumento das vendas;
- Convidar os clientes a fazerem o cartão da loja, o que irá beneficiá-los com condições exclusivas e os estimulam a comprar mais;
- Como já dito, ressaltar as regras do supermercado para a proibição do consumo e abertura dos produtos, dessa forma você consegue diminuir a perda dos mesmos;
- Em uma ocorrência em que seja necessário localizar um cliente dentro da para comparecer ao veículo estacionado, por exemplo, a rádio interna é o meio perfeito para isso, ou até mesmo em casos que uma criança se perder no interior do supermercado;
- A promoção da educação ambiental e o incentivo ao uso de sacolas retornáveis, contribuindo para as questões ambientais e consumo consciente é outro aspecto que pode ser divulgado através da rádio;
- Divulgar eventos promovidos e realizados pelo supermercado, principalmente durante datas comemorativas do varejo. Assim, você aumenta a participação nesses eventos e estreita os laços com os clientes.
Vender anúncios para parceiros, ou Retail Media
Muitas vezes, dentro do supermercado existe uma praça de alimentação, ou até mesmo algumas lojas. Sem falar que você provavelmente possui estabelecimentos parceiros que ajudam durante promoções, como restaurantes, lojas de roupas e calçados, salões de beleza, dentre outros.
Pois bem, você sabia que pode ajudar a aumentar as vendas desses estabelecimentos ao mesmo tempo em que aumenta a renda do seu supermercado, e isso apenas utilizando a sua rádio indoor?
Esse ramo do marketing é chamado de Retail Media e consiste basicamente em oferecer o espaço e o alcance que a sua marca já possui para essas empresas parceiras. Desta forma, eles podem fazer a divulgação dos seus produtos e serviços. Claro que esse espaço também pode ser vendido para fornecedores. Inclusive, essa pode ser uma ideia de parceria bastante interessante, dependendo das condições do acordo.
Apenas preste atenção ao tempo de exposição e nos horários em que os anúncios serão reproduzidos. Horários com maior movimento ou anúncios maiores devem custar mais caro. Ainda, é preciso ficar atento para não sacrificar o tempo de exposição do seu supermercado para vender anúncios.
Usar a música para aumentar o tempo de permanência dos clientes
É notável que a música tem um poder de estimular o comportamento das pessoas no momento de compra, aliviando tensões e influenciando na construção de um ambiente mais leve, aconchegante e propício para as compras.
A música agradável é crucial no ambiente de supermercado, ela tem o poder de aumentar ou diminuir o tempo de permanência dos clientes no interior da loja, se a música for muito lenta, vai deixar o cliente com preguiça e fazer com que ele vá embora da loja mais rápido e compre menos.
Se a música for muito acelerada, o cliente vai ficar acelerado e vai embora rápido também e consequentemente vai comprar menos, então a música precisa estar na medida certa, nem muito lenta, nem muito rápida.
A música precisa ser agradável para aumentar o tempo de permanência dos clientes, ela precisa deixar o ambiente o mais confortável possível, e tem o poder de diminuir a percepção de demora na fila e o estresse no momento que o supermercado estiver lotado.
Padronização das suas lojas
Se você possui mais de uma unidade, então precisa se preocupar com a padronização. Afinal, conseguir oferecer o mesmo ambiente de compras para os clientes sempre, independentemente do endereço que ele faz as compras, é essencial.
Esse tipo de estratégia ajuda a demonstrar profissionais e faz com que o cliente confie mais na sua marca. Mas, isso nem sempre é fácil, já que os funcionários são outros, o perfil de clientes pode ser ligeiramente diferente e a impossibilidade de estar presente no estabelecimento todos os dias tornam a padronização um verdadeiro desafio.
A música é um elemento importantíssimo neste momento, já que ela ajuda a integrar outras estratégias de marketing, tornando o ambiente mais coeso. Portanto, o cliente irá se deparar não apenas com a mesma decoração, prateleiras, cartazes e comunicação interna, mas também com playlists iguais.
Aumento da produtividade da sua equipe
Outro grande benefício para os supermercados que possuem uma rádio personalizada é o aumento da produtividade dos seus funcionários. Isso acontece porque, assim como a música é capaz de influenciar o humor de todos que estão expostos à ela, sejam clientes ou funcionários.
Estudos mostram que quando a música reproduzida na loja é agradável, os funcionários tendem a ficar mais focados no que estão fazendo, resultando na diminuição de erros. Além disso, com um clima de trabalho melhor, os relacionamentos interpessoais também melhoram.
Portanto, a rádio para supermercado permite não apenas que você aumente as suas vendas, mas também te ajuda a ter uma equipe mais focada e produtiva. O melhor dos dois mundos, não é mesmo? Então confira a seguir como fazer para ter uma rádio para chamar de sua.
Listenplay, a rádio para para supermercado que você precisa
A Listenx é uma empresa de música e comunicação para negócios com mais de 20 anos de experiência no mercado. Isso nos ajudou a criar uma rádio exclusiva para o segmento de supermercados.
Na nossa plataforma você encontrará mais de 100 playlists disponíveis e com o auxílio do nosso time de especialistas poderá escolher quais as melhores trilhas sonoras para a sua loja. Além disso, você terá total controle para criar anúncios e reproduzi-los durante a programação da rádio.
Uma das grandes vantagens da Listenplay é a possibilidade de criar anúncios com o auxílio da Liss, a nossa assistente de inteligência artificial para a criação de anúncios. Em passos simples e de forma bastante rápida, você terá diferentes opções de anúncios para escolher e reproduzi-los imediatamente na sua programação.
Esses são alguns dos recursos disponíveis na nossa plataforma:
- Veiculação de anúncios para divulgar suas promoções de forma eficiente;
- Mais de 20 anúncios cortesias que ajudarão no dia-a-dia do supermercado, por exemplo: não abra embalagens, não consuma dentro da loja, caixa preferencial, caixa rápido, formas de pagamento, cartão da loja, entre outros.
- Comunicação personalizada e objetiva com a possibilidade de gravação com locutor virtual ou profissional;
- Inclusão de anúncios de forma imediata;
- Playlist variadas para escolher ao longo do dia e do nível de energia que você quiser conferir à sua loja;
- Playlists pensadas exclusivamente para o seu supermercado, focando no aumento do tempo de permanência dos clientes e livre de repetições;
- Possibilidade de reproduzir offline.
Agora que você já viu tudo sobre os benefícios e vantagens da rádio para supermercado, que tal visitar nosso site e conhecer a utilidade dos nossos serviços para aprimorar a comunicação nos ambientes do supermercado e aumentar suas vendas? Não perca mais tempo, confira a seguir como solicitar o seu teste gratuito.
Tenha a playlist ideal para melhorar o ambiente de compra e aumentar seus resultados
A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.
Com a Listenplay você terá acesso a diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios, atualizadas mensalmente e livre de repetições, criando o ambiente perfeito de compra.
Além disso, te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo e em tempo real. Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais e assistente de Inteligência Artificial para criar suas campanhas.
Aproveite o nosso período de teste grátis para melhorar a experiência dos seus clientes e divulgar todas as suas promoções no som ambiente do seu negócio, enquanto os clientes estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.
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