A crescente competitividade no varejo, principalmente no ramo dos supermercados, têm feito gestores procurarem por estratégias que ajudem a aumentar as vendas e a fazer a divulgação dos seus produtos de forma mais simples e rápida, além de proporcionar ambientes mais agradáveis e assim, atrair e fidelizar os clientes.
Rádio para supermercado é uma técnica que oferece resultados incríveis no aumento das vendas. Essa estratégia consiste na utilização de uma rádio interna e personalizada no supermercado para divulgar as ofertas de forma inteligente, mais fácil e mais barata substituindo o uso do locutor ao vivo, que deixa o ambiente com um aspecto amador e muitas vezes perturba o cliente, comprometendo assim a sua experiência de compra, além do custo ser muito maior.
Confira neste post as vantagens de ter uma rádio personalizada para supermercados e saiba como aplicar essa estratégia em seu negócio. Esse é o momento certo de usar uma alternativa diferente para alavancar as vendas. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!
O sistema de comunicação interna desenvolvido de forma personalizada e planejada para o supermercado é fundamental para aumentar as vendas e oferecer um ambiente agradável.
Com ela você consegue divulgar as ofertas de maneira simples e rápida, o que ajuda a aumentar as vendas e proporcionar ações promocionais mais agressivas e frequentes.
Com a rádio personalizada você também consegue manter o estacionamento organizado anunciando o automóvel dos clientes com muita praticidade, assim como solicitar a presença de colaboradores de maneira profissional.
Um problema que todo supermercado enfrenta é a perda de produtos devido a abertura das embalagens e o consumo no interior da loja, através da rádio você consegue orientar os clientes sobre as regras e evitar que esse problema continue acontecendo.
A rádio também pode te ajudar a manter as filas dos caixas organizadas, orientando sobre o uso dos caixas preferenciais, assim como dos caixas rápidos.
Além disso, através da rádio personalizada você consegue divulgar todas as formas de pagamento aceitas no supermercado e até mesmo convidar o cliente a fazer o cartão da loja para garantir descontos, benefícios e condições de pagamentos exclusivas, o que gera o aumento das vendas.
Viu só quantas possibilidades a rádio personalizada proporciona para te ajudar a aumentar as vendas?
Uma das muitas vantagens da rádio personalizada para supermercados é aumentar as vendas, facilitar a comunicação e estreitar o relacionamento com os clientes. Também, auxilia a direcionar a compra e informar o que está em destaque e com o melhor preço.
Veja mais detalhadamente alguns benefícios:
O Instituto Nielsen divulgou a pesquisa “A hora certa de ativar o shopper”. Conforme o estudo, aproximadamente 70% das decisões são tomadas na frente das gôndolas, sendo que 50% destas são feitas por hábito.
O portal O Negócio do Varejo por meio desta pesquisa, relata que com tanta concorrência e com o consumidor cada vez melhor informado, as empresas estão investindo ainda mais em ações no ponto de venda (PDV), tanto nos ambientes físicos quanto nos virtuais, afinal, é no momento da compra que a decisão é realmente tomada.
De acordo com a analista de mercado da Nielsen, Stephanie Biglia, durante o processo de compra, o shopper recebe infinitos estímulos a todo instante e, na impossibilidade de processar conscientemente todos eles no ato de compra, o consumidor acaba por tomar muitas decisões no “piloto-automático” e realiza suas escolhas baseado em fatores emocionais e intuitivos. “Por isso, em muitos casos, o shopper acaba levando em consideração (de forma inconsciente) fatores culturais e sociais, humor no momento da compra, necessidades de uso, dinâmica ou hábitos do local, assim como opções de compra, valores ou ações de marketing que têm mais destaque.”
Com a rádio personalizada é possível divulgar quais são as ofertas do dia, da semana ou até mesmo fazer uma oferta relâmpago, o que irá despertar nos clientes o desejo de compra por impulso e consequentemente aumentar as vendas dos produtos que estão em promoção.
É muito importante manter o cliente informado sobre o horário de encerramento das atividades para que ele se organize para finalizar as suas compras e evitar que se formem filas enormes nos caixas. Através da rádio personalizada você pode ir comunicando aos clientes de maneira agradável quanto tempo falta para a loja encerrar as atividades do dia.
As possibilidades são infinitas, vejamos algumas:
Veiculando esses comunicados a experiência do cliente dentro da loja será mais agradável e que irá refletir em um aumento significativo das vendas.
Muitas vezes, dentro do supermercado existe uma praça de alimentação, ou até mesmo algumas lojas e você pode rentabilizar a rádio vendendo espaço para que esses parceiros façam a divulgação dos seus produtos e serviços. Além disso, você pode vender o espaço para fornecedores que queiram promover seus produtos dentro da loja ou até mesmo para outros negócios do bairro.
É notável que a música tem um poder de estimular o comportamento das pessoas no momento de compra, aliviando tensões e influenciando na construção de um ambiente mais leve, aconchegante e propício para as compras.
A música agradável é crucial no ambiente de supermercado, ela tem o poder de aumentar ou diminuir o tempo de permanência dos clientes no interior da loja, se a música for muito lenta, vai deixar o cliente com preguiça e fazer com que ele vá embora da loja mais rápido e compre menos.
Se a música for muito acelerada, o cliente vai ficar acelerado e vai embora rápido também e consequentemente vai comprar menos, então a música precisa estar na medida certa, nem muito lenta, nem muito rápida.
A música precisa ser agradável para aumentar o tempo de permanência dos clientes, ela precisa deixar o ambiente o mais confortável possível, e tem o poder de diminuir a percepção de demora na fila e o estresse no momento que o supermercado estiver lotado.
A ListenPlay – Supermarket foi pensada e desenvolvida para o segmento de supermercados com o objetivo de ajudá-los a aumentar as vendas através da utilização dos anúncios com maior praticidade, rapidez, simplicidade e agilidade, além de contar com playlists exclusivas para tornar a experiência de compra mais agradável e aumentar o tempo de permanência dos clientes no interior da loja.
Alguns recursos que você encontra na ListenPlay – Supermarket:
Agora que você já viu tudo sobre os benefícios e vantagens da rádio para supermercado que tal visitar nosso site e conhecer a utilidade dos nossos serviços para aprimorar a comunicação nos ambientes do supermercado e aumentar suas vendas? Não perca mais tempo, comece agora mesmo o teste grátis por 10 dias!