Por Nayara Santos em 30.08.2022

Playlist para supermercado: como escolher a ideal? Saiba mais!

Por Nayara Santos em 30.08.2022

Deseja montar uma playlist para supermercado? Então é certo que você já ouviu falar sobre consumo emocional e deseja melhorar a experiência do cliente por meio da implementação de música ambiente. Sem falar que, por mais que o cliente não perceba, a trilha sonora também ajuda a reforçar a identidade da sua marca e a transmitir a mensagem que você quer.

Muito provavelmente você já entrou em alguma loja e ouviu uma música — em volume e ritmo adequados — tocando ao fundo. Se o local investe corretamente em music branding ou em playlists personalizadas, pode ter certeza que a escolha da trilha não é feita aleatoriamente. Ela é muito bem pensada e voltada para aprimorar resultados.

Mas como fazer isso? Neste artigo, vamos trazer as principais informações sobre o tema para você. Portanto, se você deseja saber como fazer isso em supermercados, continue lendo!

Qual é a importância do consumo emocional?

O mercado varejista é altamente competitivo, com alta concorrência e compras voltadas para imagem. Juntos, esses pontos criam um cenário que exige não apenas se diferenciar para conseguir atrair o cliente para a sua loja, mas também convencê-los a comprar com você e, em especial, encantá-lo para que ele volte. Uma das formas de fazer isso é por meio do consumo emocional.

Esse tipo de consumo estimula aquisições por meio de apelos à emoção. Em outras palavras, ele visa a estimulação emocional do cliente, fazendo com que ele se sinta confortável, acolhido e seguro no ambiente de compras. Isso, por sua vez, faz com que ele perceba com mais clareza os benefícios de adquirir um produto ou serviço. 

Pode até parecer difícil, mas, a boa notícia é que o uso da música está diretamente relacionado ao estímulo do consumidor. Escolher uma trilha que consiga acolher os pontos citados demanda:

  • Critério;
  • Metodologia;
  • Fundamento;
  • Imparcialidade.

Em suma, a playlist para supermercado não deve ser escolhida ao acaso. Ela deve seguir algumas regrinhas que a tornem genuinamente funcional. Para isso, é preciso conhecer seu público, compreender a teoria por trás do consumo emocional e, acima de tudo, não escolher em função de seu gosto pessoal.

Ficou preocupado? Calma, a seguir vamos falar sobre como você deve escolher a playlist certa para o seu supermercado.

Como escolher uma playlist para supermercado?

Antes de mais nada é importante deixar claro que, quando você acerta na escolha da playlist, 35% dos clientes aumentam o tempo de permanência na loja e 14% vão comprar mais. Por outro lado, quando você erra nessa escolha 44% deixam a loja sem levar nada. E, você não quer que isso aconteça com você. Aliás, confira aqui como a música pode influenciar a sua loja.

Por isso, é fundamental saber o que pode ou não ser feito durante a escolha de uma playlist para supermercado e conhecendo um pouco mais sobre consumo emocional, vamos conferir ações pontuais a serem realizadas para garantir o seu sucesso.

Refletir sobre o perfil do seu público-alvo

Todo negócio depende de um público para crescer e se desenvolver. Porém, no caso dos supermercados, ele tende a ser bastante vasto. Definir qual é o perfil de público que mais frequenta seu negócio pode ajudar na definição da playlist ideal para estimulá-lo. 


Por isso, o primeiro passo é analisar as suas pesquisas e o perfil das pessoas que frequentam o supermercado. Faça isso para diferentes dias da semana, horários ao longo do dia e até mesmo para diferentes períodos do mês. Desta forma, você conseguirá encontrar padrões e refletir sobre qual é a melhor trilha sonora e qual o nível de energia que ela deve ter.

Inclusive, isso permitirá que você escolha diferentes playlists para utilizar em diferentes momentos do dia e até mesmo do mês. Ajustando a trilha sonora para cada público que está na sua loja.

Escolher músicas que melhoram o humor dos clientes

Você provavelmente sabe que a música tem o poder de aflorar diferentes emoções no ouvinte e de mudar completamente um ambiente. Levar isso em consideração ao escolher a playlist ideal para seu negócio pode ser de grande ajuda. 

O ideal é que você busque por canções que melhoram o humor de seus clientes. Se você não souber fazê-lo sozinho, não se preocupe. Essa não é uma tarefa simples, e é justamente por esse motivo que existem profissionais que atuam especificamente na área.

Conte com um especialista em music branding. Ele analisará cada ponto referente ao seu negócio e poderá definir uma trilha que se enquadre perfeitamente com ele. Assim, você será capaz de otimizar seus resultados. Isso será feito, em especial, ao ambientar adequadamente seus clientes ao espaço.

Utilizar a música para aumentar o engajamento

Se a música é capaz de melhorar e estimular o humor de sua clientela, é certo que ela também pode aumentar o engajamento. Para isso, é preciso, novamente, se focar no perfil de seu público. Se ele tende a gostar mais de músicas animadas e dançantes, as chances de que ele se engaje com a escolha da playlist será maior, obviamente, se você tocar essas músicas em seu estabelecimento.

Ao se sentir confortável — por meio de ritmos que ele pode até mesmo escutar em casa — ele perceberá que está em um local confiável e divertido. Isso, por sua vez, poderá deixá-lo mais apto a explorar opções de produtos que ainda não havia pensado e permanecer no local por mais tempo.

Entender de quanto em quanto tempo deve ser feito a implementação de anúncios

Em meio à sua playlist para supermercado alguns anúncios podem surgir. Muitos donos de estabelecimentos desse tipo acreditam que isso pode afetar o resultado de seu marketing sensorial, mas não é verdade. Porém, para que ele seja funcional, é preciso ter o timing correto. 

Para definir qual é o melhor intervalo entre os anúncios, é preciso entender quanto tempo de música os clientes acham confortável. Anúncios muito frequentes podem incomodar o cliente e comprometer a experiência dele durante as compras. Além disso, coloque os anúncios sempre depois que a música acabar. Assim, você não corta a música ao meio, vai que aquela é uma das trilhas sonoras que o cliente mais gosta.

Estimular a compra por meio do anúncio

Quando decidir, de fato, implementar anúncios — após a análise necessária — vise a estimulação da compra. A função de uma playlist que aguça as emoções dos clientes é, em especial, aprimorar os resultados do supermercado. 

Assim, não há tempo a perder! Aproveite os intervalos selecionados para pontuar ofertas, falar sobre descontos e apresentar programas de fidelidade. Esse é o momento de otimizar as vendas!

Pensar na marca como um todo

Seu supermercado não diz respeito apenas aos produtos e serviços que ele vende. Ele tem um conceito, é pautado em valores pré-definidos e conta com uma equipe selecionada a dedo. Por esse motivo, ele deve ser visto como um todo. 

Na hora de criar a playlist para o supermercado olhe para a identidade da sua marca com uma visão empreendedora e pense em qual estilo de música mais se adéqua a ela. Isso tornará a escolha de sua trilha mais simples. Para que essa estratégia funcione é preciso combinar o gosto do cliente com a identidade da sua marca.

Sem inspiração, é muito provável que seus clientes acessem sua loja e partam rapidamente. Contudo, ao compreender a importância de maximizar a boa experiência do cliente por meio da música, esse cenário pode mudar. Uma boa playlist para supermercado que siga as orientações deste conteúdo pode trabalhar as emoções de seu público e estimulá-lo a perceber o valor agregado de seus serviços — em vez de apenas os preços.

Qual a diferença de playlist para um supermercado sofisticado e um supermercado popular?

Como mencionamos anteriormente, saber quem são os seus clientes e qual a mensagem que a sua marca quer passar para eles é fundamental. De modo geral, as playlists para supermercado podem ser divididas em duas, sofisticadas e populares. Cada uma delas com as suas características e para atender a um público diferente.

Assim, se você quiser passar uma imagem de sofisticação, mas reproduzir uma playlist mais popular, o seu público pode ficar confuso. Sem falar que isso não reforça a identidade da sua marca, e pode até mesmo fazer com que o seu cliente desista de comprar com você.

Por isso, todas as estratégias de marketing devem ser bem pensadas e elaboradas sempre com foco na identidade da sua marca. Inclusive, se você quiser conhecer outras estratégias de marketing para supermercado, confira o nosso e-book gratuito Marketing para supermercado: 7 ações essenciais para o seu negócio.

Veja a seguir qual é a diferença entre os gostos musicais de pessoas que frequentam um supermercado popular das que frequentam um supermercado sofistifcado:

  • Supermercado popular: ele atende a um público que possui escolhas musicais que são virais e tocam a todo momento nas rádios. Estão sempre escutando as músicas consideradas “da moda”, e que vão de sertanejo a pagode. Neste caso, para agradar a esse público, é preciso escolher as músicas que estão no dia-a-dia desses clientes;
  • Supermercado sofisticado: por outro lado, quando a playlist do supermercado é sofisticada ela é feita com um proposta um pouco diferente. Isso porque, a ideia é deixar o ambiente de compras mais calmo, passando a impressão de ser um local mais aconchegante. Para conseguir encantar esse cliente, você precisará de músicas para surpreendê-lo e fugir das que são tocadas nas rádios o tempo todo. Dentre as principais escolhas de música para esse supermercado vão do jazz à bossa nova.

Exemplos de músicas para a sua playlist

Veja a seguir duas playlists para supermercado, uma popular e outra sofisticada. Escolha a que mais combina com a sua marca

Playlist popular

  • Nota De Repúdio – Gusttavo Lima
  • Morena – Luan Santana
  • Garrafas e Bocas – Dilsinho
  • Céu Azul (Feat. Dulce Maria E Ferrugem) – Flay
  • Me Deixa Filmar (Feat. Tierry) – Lucas Lucco
  • Girl From Rio (Feat. DaBaby) – Anitta
  • Perigo – Matheus E Kauan
  • Melhor Que Muita Gente – Israel E Rodolffo
  • Don’t Go – Skrillex Justin Bieber And Don Toliver
  • Possessiva – Melim

Playlist sofisticada

  • Back To Black – Robin McKelle
  • Here There And Everywhere – Laura Fygi
  • Time For Love – Paul Hardcastle
  • Weightless – Chiiild
  • If You Change – Omami
  • Jumpin – Moon Boots Feat Niia
  • Out Of My Head – Satin Jackets
  • I Just Can’t Stop Loving – Brazil XXI And Deise Costa
  • Jangada – Leo Quintella
  • No Meio Da Escuridão – Marina Lufti

Porque devo me preocupar com o nível de energia da playlist para supermercado?

Escolher a playlist adequada de acordo com o tipo de público que frequenta o seu supermercado vai te ajudar a encantar os clientes. Entretanto, esse não é o único motivo pelo qual uma playlist deve ser bem pensada. Isso porque, como a música é capaz de transformar o ambiente, ela também conseguirá alterar o nível de energia dos supermercados e dos clientes.

Dito isso, é evidente que nem todas as músicas podem ser tocadas a qualquer momento do dia. Por exemplo, provavelmente os clientes não fiquem muito felizes se você tocar uma música muito agitada logo no início do dia. Por outro lado, uma música muito calma no final do dia, pode acabar fazendo com que o cliente queira ir logo para casa para descansar. 

Veja a seguir o que levar em conta na hora de escolher a sua playlist e algumas dicas de qual o melhor nível de energia para cada período do dia ou até mesmo do mês.

Fluxo de pessoas

O ritmo das músicas e o nível de energia da playlist podem influenciar como os clientes fazem as compras na sua loja. Por isso, se for um momento do dia em que o local está bastante cheio, talvez uma música um pouco mais agitada, pode fazer com que os clientes façam as compras um pouquinho mais rápido.

Por outro lado, em momento de menor movimento a playlist do supermercado pode ter um nível de energia menor para desacelerar os clientes e influenciar que eles façam as compras com mais calma.

Período da manhã

Esse é um momento bastante delicado do dia, em que a grande maioria das pessoas não gosta de música muito alta. Portanto, dê preferência para aquelas músicas com nível de energia de médio para baixo. Assim, elas não ficam muito agitadas logo no início do dia.

Período da tarde

O nível de energia da playlist do supermercado pode subir um pouco, levando em consideração que o fluxo de pessoas não é muito grande nesse horário. Dependendo do perfil dos seus clientes esse também pode ser um momento de reproduzir uma playlist de nível mais baixo.

Período da noite

Esse é o horário com maior fluxo de pessoas, portanto reserve as músicas com nível de energia mais alto para esse horário. Assim, a música conseguirá acompanhar o nível de energia dos clientes.

Compra do mês

É aquele momento em que o cliente vai passar mais tempo no supermercado, olhando diversos produtos e escolhendo aqueles de melhor custo benefício. Nos dias em que as compras do mês forem maiores o ideal é utilizar uma trilha sonora mais tranquila, que o deixe mais calmo para a tarefa que será realizada na próxima hora.

Lembre-se ainda que os clientes que fazem as compras do mês tendem a passar mais tempo na loja, por isso, cuidado com as repetições de músicas e com anúncios muitos frequentes.

Datas comemorativas

Assim como ocorre com a decoração da loja, as datas comemorativas do varejo também requerem uma playlist exclusiva. Afinal de contas, não há festa completa sem uma boa música. Isso inclui o Carnaval, a Páscoa, o Dia das Mães, o Dia dos Pais, o Dia das Crianças e o Natal

Escolher uma trilha sonora que deixe a data ainda mais especial e faça com que o cliente entre no clima da comemoração poderá trazer uma melhora significativa no aumento das vendas do supermercado. Claro que você pode incluir uma playlist especial para outras datas ou mesmo períodos promocionais importantes para o seu supermercado.

Conte com ajuda de quem entende do assunto

Como você deve ter percebido ao longo desse texto, ter a playlist ideal para o seu supermercado é muito mais do que colocar qualquer música para tocar, pelo contrário, é preciso preparo, planejamento e diversas análises.

Por isso, nesse momento é importante contar com a ajuda de quem entende do assunto, ou seja, uma empresa especializada em music branding, como é o caso da Listenx. Ela é pioneira na implementação de trilhas sonoras no Brasil e vem ajudando muitas marcas a reforçarem a sua identidade sonora e a conquistar os clientes, como é o caso da Levi ‘s, Pandora, Baked Potato e muitas outras.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

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