Por Nayara Santos em 10.05.2021

Padaria em supermercado: veja as vantagens e aprenda a montar uma

Por Nayara Santos em 10.05.2021

Quem consegue resistir ao cheiro de pão quentinho saindo do forno? Só de pensar a gente já começa a salivar, certo? É justamente por isso que montar uma padaria em supermercado pode ser um excelente negócio e uma forma de aumentar os seus lucros. Isso porque, nas padarias os clientes poderão encontrar diversos itens que fazem parte do dia a dia dos brasileiros.

Por isso, se quer conhecer as vantagens e como montar uma padaria no seu supermercado, não precisa procurar mais. Neste artigo você vai encontrar um guia completo, com tudo o que você precisa saber sobre esse assunto. Boa leitura!

Vantagens de ter uma padaria em supermercado

A padaria é um dos estabelecimentos comerciais que o brasileiro mais frequenta. Basta pensar quantas vezes por semana você vai ao supermercado e quantas vezes você vai à padaria. Por isso, ter uma padaria no seu supermercado pode ser uma excelente forma de atrair clientes para a sua loja.

Mas os benefícios não param por aí. Como os produtos vendidos são perecíveis, ou seja, não possuem um grande prazo de validade, eles devem ser consumidos rapidamente e, de preferência, frescos. Assim, o cliente que costuma comprar produtos da padaria, poderá retornar diariamente ou a cada dois, ou três dias. Portanto, essa é uma grande oportunidade de aumentar o fluxo de clientes no supermercado.

Com essas idas mais frequentes ao supermercado, o cliente vai acabar percorrendo os corredores, vendo o jornal de ofertas, ouvindo as ofertas pela rádio interna, acabar comprando mais alguns itens e, consequentemente, aumentar as suas vendas.

Como montar uma padaria no supermercado

Agora que você já percebeu que a padaria em supermercado é realmente um bom negócio, vamos te explicar como fazer para montar uma.

Localização dentro da loja

Provavelmente você já percebeu que a padaria está sempre no fundo da loja. Isso acontece porque, mesmo que o cliente vá ao supermercado apenas para comprar meia dúzia de pães, ele terá de percorrer uma grande área da loja. Com isso, as chances de ele colocar mais alguns itens no carrinho é maior.


Desta forma, ao planejar a instalação de uma padaria no supermercado leve isso em consideração e use essa informação a seu favor. Quanto mais afastada da entrada a padaria estiver, mais tempo o cliente levará para chegar até ela, e mais exposto a outros produtos ele ficará.

Equipamentos necessários

A aquisição dos equipamentos certos é importante para garantir a rapidez e a qualidade do que será produzido. Lembre-se também que você precisará de um local apropriado para expor os produtos da padaria, portanto, eles devem ser incluídos na sua lista. Os equipamentos são:

  • forno, fogão, liquidificadores e batedeiras industriais;
  • balança;
  • bancada para manuseio de massas e preparação de receitas;
  • formas;
  • chapa;
  • sanduicheira;
  • balcão de exposição, refrigerador e estufa;
  • cestos;
  • pegadores;
  • embalagens para viagem.

Vale mencionar que dependendo do que for oferecido na padaria essa lista pode ser maior. Por exemplo, se houver um espaço com algumas mesas que os clientes possam sentar para comer algo e tomar um café antes de irem embora, ou mesmo antes de começar as compras, então será preciso incluir mobiliário e uma máquina de expresso.

Invista em divulgação

O cheiro de pão saindo do forno é, sem dúvida, uma excelente divulgação da padaria do supermercado. Mas, se a sua loja for grande pode ser que o cheiro não chegue a todos os clientes. Por isso, uma das formas de divulgar que tem pão fresquinho é através da rádio personalizada. Você pode incluir um spot na programação e todos os clientes que estiverem no supermercado vão saber.

Outra forma interessante para se divulgar os seus produtos é através da degustação, o que pode ser ainda mais importante se a sua padaria for nova. Sirva alguns pedaços de pão para os clientes provarem, de preferência no balcão ou próximo à padaria. Essa tática também pode ser utilizada sempre que você tiver algum produto novo. Assim os clientes terão a oportunidade de prová-lo antes de comprar.

E não se esqueça de fazer promoções periódicas dos produtos e incluir essas promoções no encarte do supermercado, divulgar nas redes sociais, no aplicativo e em qualquer outro meio de comunicação que seja utilizado pela sua marca.

Ainda, se você estiver inaugurando uma padaria no supermercado, use esses canais diretos de comunicação com o cliente para criar expectativa neles. Faça da inauguração um evento importante, de modo que os consumidores fiquem curiosos e queiram conferir a novidade.

Ofereça serviços

Uma das formas que você pode ter de aumentar as vendas e fidelizar clientes é através da oferta de serviços na padaria. Ou seja, através da encomenda de produtos. Assim, os clientes sabem que podem encomendar os produtos para festas e eventos.

Vale a pena mencionar que a organização é fundamental. Por mais tentador que seja, não aceite mais encomendas do que a sua capacidade. Ainda, deixe claro aos clientes com quantos dias de antecedência a encomenda deve ser feita. Desta forma, você e sua equipe terão tempo de comprar insumos se for necessário e preparar os produtos para que eles estejam fresquinhos quando o cliente vir retirar a encomenda.

Diversidade de produtos

Assim como outros produtos no supermercado, é importante oferecer uma boa diversidade de itens na padaria também. Mas, cuidado para não exagerar, principalmente no início. Afinal de contas, de nada adianta oferecer 30 sabores de bolos, se os seus clientes só compram cinco desses sabores. 

Por isso, antes de mais nada faça uma pesquisa de satisfação, entenda o que o cliente quer e espera da padaria do seu supermercado e somente depois disso invista nas receitas. Além disso, antes de oferecer algum produto novo faça testes internos, com os funcionários. Depois ofereça degustação de produtos e peça para os clientes escolherem aqueles sabores ou itens que mais lhe agradam. Somente depois disso inclua o produto no cardápio.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Propagandas criativas para supermercados: confira 5 ideias para se inspirar

Você já conseguiu fazer uma propaganda criativa para o seu supermercado? Não conseguiu e não sabe bem por onde começar? Então não tem problema, esse artigo foi feito pensando em você, é só vir com a gente e conferir as ideias que a gente tem para você se inspirar. Provavelmente você já ouviu dizer que…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Decoração de halloween no supermercado: 8 ideias de como fazer

Já escolheu qual será a decoração de Halloween do seu supermercado? Ainda dá tempo, então não precisa se preocupar. Mas, você sabe dizer o porquê é tão importante preparar a decoração da sua loja para essa data? Se ficou na dúvida, não tem problema, ao longo desse artigo você vai entender como a decoração pode…

Por Nayara Santos em 26.07.2023

Layout do supermercado para o setor de limpeza: veja como fazer em 5 passos

Parte do trabalho de convencer o cliente a comprar mais do que ele precisa é ter um bom layout e uma boa organização das prateleiras. Mas isso não se aplica apenas aos produtos alimentícios, é válido também para os produtos do setor de limpeza. Afinal de contas, quem vai ao supermercado está sempre em busca…

Por Nayara Santos em 04.08.2022

Qual é a margem de lucro de um supermercado?

Você sabe qual é a margem de lucro de um supermercado? Certos indicadores financeiros mostram como um estabelecimento está se saindo no quesito rentabilidade. Cada lugar terá suas variáveis, mas todos podem fazer algumas contas e análises para identificar o que está indo bem e o que pode melhorar. Esse cálculo é um dos mais…

Por Nayara Santos em 22.08.2022

Comprador de supermercado: 5 dicas para ser o melhor

Ser um comprador de supermercado significa que você tem uma grande responsabilidade. Isso porque você será um dos principais responsáveis por manter um estoque sempre repleto de itens essenciais para o supermercado. Afinal de contas, não tem como ter um supermercado se não houverem produtos para serem vendidos. Assim, se você é um comprador de…

Por Nayara Santos em 06.10.2021

6 dicas para operador de caixa de supermercado: veja como torná-lo mais eficiente

 Procurar dicas para melhorar o desempenho dos operadores de caixa do supermercado é algo que todo gestor deve fazer. Afinal, esses profissionais têm papel essencial para a qualidade do atendimento ao cliente e para a sua fidelização. Sem falar que essa também é uma função muito importante já que lida com o dinheiro que…

Por Nayara Santos em 16.11.2022

Tabloide de supermercado: aprenda a fazer em 6 passos

Preparar um tabloide de supermercado pode ser uma ótima forma de atrair a atenção dos clientes para a sua marca. Além disso, essa é uma estratégia bastante versátil, já que ela pode ser utilizada em diferentes momentos, como semanalmente para divulgar as ofertas do supermercado, bem como para divulgar os produtos sazonais que estão em…

Por Nayara Santos em 19.08.2022

Reposição em supermercado: 13 dicas de como fazer

Conhecer as principais dicas de reposição em supermercado e colocá-las em prática, pode fazer toda a diferença para o sucesso do seu negócio. Isso ficou ainda mais evidente durante a pandemia de coronavírus, quando muitos supermercados se viram, de repente, sem estoque de alguns produtos, principalmente álcool em gel e papel higiênico.  Mesmo com avisos…

Por Nayara Santos em 17.10.2022

Período de promoções em supermercados: atraia mais clientes com 7 dicas

O comércio e o varejo, geralmente, têm grandes lucros causados pelo aumento das vendas em datas comemorativas. Festividades como o Dia das Mães e o Natal, por exemplo, são grandes oportunidades para atrair os consumidores que estão em busca de um presente, elevando o número de vendas e o ticket médio. Esse período de promoções…

Por Nayara Santos em 10.01.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos