Tudo sobre experiência do cliente
Dicas e táticas para conquistar, engajar e fidelizar clientes, aumentando resultados
Saber como organizar as prateleiras de supermercado é um segredo que faz com que os donos desse tipo de estabelecimento aumentem muito os seus lucros. Isso porque as pessoas são influenciadas a comprar, de acordo com a forma que os produtos estão dispostos nas gôndolas e corredores.
É por isso que, se você é supermercadista, precisa prestar atenção na forma como as prateleiras do seu estabelecimento são organizadas. Você pode estar perdendo a oportunidade de ganhar mais dinheiro, por algo muito simples de ser feito.
Quer saber como organizar as prateleiras de supermercado de uma vez por todas? Separamos algumas dicas práticas para você. Não deixe de conferir nos tópicos a seguir!
O marketing baseado em produto não é mais a melhor forma de atingir os consumidores. A fidelidade pela marca está rapidamente se tornando uma coisa do passado. De fato, a variedade estonteante de produtos e empresas está mudando o comportamento do consumidor de maneiras profundas.
Por isso, os empresários estão procurando estratégias mais eficazes para alcançar os compradores no momento em que suas decisões são tomadas. Os clientes que encontram um ambiente em que suas escolhas estão claramente definidas, tendem a comprar produtos que não compraram no passado.
As prateleiras de supermercados organizadas aumentam as vendas, despertando o interesse do consumidor e encorajando compras por impulso. Mesmo as marcas mais atraentes podem ser esquecidas caso não sejam exibidas no local correto — chamando a atenção para sua presença.
As marcas estão aprendendo isso e os varejistas também, à medida que a exibição de varejo e a localização ideal se tornam cada vez mais importantes.
Planejar o layout de sua loja é uma arte e uma ciência — requer criatividade, percepções psicológicas e muitos testes. A seguir, separamos algumas táticas comuns que você pode implementar. Confira!
O layout da sua loja desempenha um papel crítico no gerenciamento do fluxo e do tráfego da loja. A escolha de qual é o certo para você dependerá de vários fatores, incluindo o tamanho de sua loja, os produtos que você vende e, mais importante, seu mercado-alvo.
Estas são apenas algumas das perguntas que você deve fazer ao decidir sobre seu layout:
O modelo de planta reta é um dos layouts mais econômicos e é bastante utilizado em supermercados — e em lojas que usam prateleiras para mostrar suas mercadorias. Este modelo envolve o posicionamento de prateleiras ou racks em linhas retas para criar um fluxo organizado do tráfego.
No entanto, existem outras formas que também podem ser exploradas em seções específicas da loja.
Esse layout incentiva os clientes a “fazerem um loop” em sua loja. Você posiciona seus acessórios e mercadorias de forma a criar um caminho para guiar os compradores.
O layout consiste em curvas e ângulos para transmitir uma aparência moderna e sofisticada. A planta angular é geralmente adotada para produtos de valor elevado, ela reduz a área de exibição e se concentra em uma quantidade mais limitada de itens.
Esse modelo pode ser aplicado em uma área reservada para vinhos, por exemplo.
Nesse layout, os clientes não são obrigados a seguir um caminho predeterminado, eles podem navegar livremente pelo espaço e descobrir (ou até experimentar) os produtos.
Novamente, não existe uma regra para criação de layout em supermercados. Você deve levar em consideração o seu espaço, produtos e público-alvo antes de escolher o seu.
Há um grande debate sobre se os varejistas devem ou não guiar os clientes no sentido horário ou anti-horário dentro de suas lojas. Por um lado, alguns afirmam que, como a maioria das pessoas é destra, elas instintivamente viram para a direita e exploram a loja no sentido anti-horário.
No entanto, outros estudos indicam que a direção do consumidor tem mais a ver com seus padrões de direção no trânsito. Os consumidores no Reino Unido e na Austrália, por exemplo, dirigem do lado esquerdo da rua, de modo que tendem a explorar as lojas no sentido horário, enquanto os consumidores dos EUA e Brasil dirigem pela direita e, geralmente, viram à direita ao entrar em uma loja.
Então, em qual teoria da direção de compras você deveria acreditar? Parece que há evidências mais fortes que apóiam a teoria sobre o comportamento ao dirigir. Como Herb Sorensen, autor de Inside the Mind of the Shopper observou.
Nossa recomendação? Teste a teoria por si mesmo. Se você achar que seus clientes realmente seguem os padrões de veículos do país, então você saberá onde colocar as novidades e outros elementos convidativos.
Se você for em qualquer grande supermercado do mundo verá que as prateleiras são organizadas de forma similar. Isso acontece porque já existe um layout padrão, que é acompanhado por praticamente todos os estabelecimentos.
O layout padrão para prateleiras as divide em cinco níveis. São os seguintes:
Além dos níveis de visão, devemos utilizar boas práticas para organizar os produtos nas prateleiras. Existem duas principais formas: verticalmente e em blocos.
Os produtos organizados na vertical causam um grande impacto visual no cliente — sendo a forma mais comum para facilitar a localização de itens e marcas.
A organização em blocos também é uma maneira eficaz de organização. Esse tipo é mais interessante para uma quantidade menor de produtos (normalmente separados por marcas).
Seguindo a mesma estratégia, algumas mudanças podem ser realizadas para atender ao público infantil. Isso é interessante, tendo em vista que muitos pais levam os filhos quando vão fazer as compras para a casa.
Por isso, o layout pode ser adaptado, em algumas prateleiras, para que os produtos que despertam interesse dos pequenos sejam colocados em níveis mais baixos das gôndolas.
Biscoitos recheados, salgadinhos, chocolates, balas, entre outros produtos com forte apelo para o público infantil terão uma melhor saída se ficarem no campo de visão do público-alvo.
Os setores do supermercado devem ser muito bem definidos, para que o consumidor não tenha dificuldade em comprar aquilo que ele necessita. Pode-se ter sessões diversas em um estabelecimento desse tipo, que variam de acordo com o seu tamanho.
Em geral, os corredores podem ser divididos em áreas como de alimentos básicos, temperos, itens refrigerados, produtos de limpeza, artigos para o lar, material escolar e de escritório, padaria, entre outros.
A ideia é que tudo seja muito bem organizado, para que o cliente saiba, intuitivamente, onde estão os produtos que ele deseja comprar.
Os produtos específicos para os períodos sazonais devem ter local de destaque nos corredores do supermercado. É uma boa alternativa, inclusive, criar prateleiras ou gôndolas especiais para eles.
É o caso dos ovos de Páscoa, que são muito comercializados na época do ano em que se celebra essa data comemorativa. O mesmo vale para produtos relacionados ao Natal, ao Dia dos Namorados, ao Dia das Crianças, entre outras datas de forte apelo comercial.
É normal ter prateleiras repletas de mercadorias — e não há problema nisso, desde que você permita um espaço saudável entre os compradores.
Muitas pessoas vão evitar determinada seção caso aconteça alguma aglomeração (ainda mais devido à pandemia que vivemos). Por isso, é uma boa ideia espalhar os itens mais vendidos por toda a loja.
É bastante inconveniente encontrar produtos sem o preço. Esse é um erro que pode causar um grande impacto nas vendas.
Os clientes não querem ter o trabalho de perguntar ou procurar uma máquina de preços. Caso o valor não seja exibido de forma clara, eles simplesmente vão desistir da compra.
Muitos varejista mantém o mesmo layout e comunicação durante anos. Apesar de consistência ser uma coisa boa, nós temos a tendência de ignorar coisas familiares como: outdoors, anúncios em revistas, propagandas na televisão ou placas promocionais em supermercados.
Qualquer anúncio perde sua relevância com o tempo. Por isso, faça mudanças regulares que “quebrem o padrão” e chamem novamente a atenção das pessoas.
Assim como os produtos de períodos sazonais, aqueles que estão com ofertas especiais também merecem destaque. Isso é importante para que as pessoas despertem o interesse em adquirir esses itens com preço promocional.
Podem ser destinadas prateleiras ou áreas específicas (como a ponta das gôndolas) para cartazes dizendo que tal produto está em promoção. Também é interessante mostrar ao consumidor o quanto ele estará economizando ao comprar aquele item, fazendo marketing no PDV. É o famoso “de R$ X por R$ Y”.
O tempo que um cliente permanece na fila do caixa, padaria ou açougue é extremamente valioso. Use esse espaço para incentivar compras por impulso.
Por exemplo, próximo à padaria pode ter prateleiras com queijos, leite, café etc. Próximo ao açougue, você pode exibir produtos como bebidas, temperos e carvão. Já na fila do caixa, é comum exibir itens mais baratos e apelativos como doces e revistas.
Os itens das prateleiras também devem ser organizados de forma estratégica, para que o interesse no usuário seja despertado. A ideia é que as pessoas possam lembrar daquilo que precisam comprar para complementar uma situação, fazendo com que o ticket médio do mercado aumente.
Em uma prateleira em que se localiza macarrão, por exemplo, pode-se colocar pacotes de queijo ralado e pacotes de molho de tomate prontos nas proximidades. Assim, se o cliente estiver pensando em fazer uma macarronada, encontrará tudo o que precisa para isso nas proximidades.
Nos Estados Unidos, uma famosa rede de supermercados fez uma pesquisa e descobriu que a venda de fraldas descartáveis estava muito associada às de cerveja. Sabe o porquê disso?
Simples! A maioria dos clientes que compram cervejas são homens e geralmente são eles que saem de casa para comprar fraldas quando um casal tem crianças pequenas, que precisam fazer o uso desse artigo.
Assim sendo, quando os pais vão ao supermercado para comprar as fraldas do filho, acabam também levando uma cervejinha. Foi por isso que essa rede aumentou muito as vendas, quando passou a colocar a bebida alcoólica próxima ao artigo de higiene infantil no layout do mercado.
Essas foram nossas dicas sobre como organizar as prateleiras de supermercado. Elas foram úteis para o seu negócio? Esperamos que sim! Coloque-as em prática para aumentar os lucros do seu negócio ao mesmo passo que melhora a experiência dos clientes.
Siga as nossas redes sociais para encontrar mais informações relevantes para você. Estamos no LinkedIn, no Facebook e no Instagram. Não deixe de acompanhar os nossos conteúdos e estar sempre informado sobre novidades e tendências.