Por Nayara Santos em 17.10.2022

Como organizar as prateleiras de supermercado: veja 12 dicas

Por Nayara Santos em 17.10.2022

Saber como organizar as prateleiras de supermercado é um daqueles detalhes que fazem toda a diferença para o sucesso do seu estabelecimento. Isso porque, quando bem planejada, a organização ajuda a melhorar as vendas e até mesmo a fidelizar os clientes.

Afinal, as pessoas podem ser influenciadas a comprar, de acordo com a forma que os produtos estão dispostos nas gôndolas e corredores. É por isso que, se você é supermercadista, precisa prestar atenção na forma como as prateleiras do seu estabelecimento são organizadas. 

Portanto, se você não quer perder mais essa oportunidade de ganhar mais dinheiro, por causa de algo muito simples de ser feito no seu supermercado. Se quiser saber mais sobre como organizar as prateleiras de supermercado de uma vez por todas, é só seguir esse texto com a gente. Aqui, separamos algumas dicas práticas para você. Não deixe de conferir nos tópicos a seguir!

A organização das prateleiras e a experiência de compras do cliente, porque você deve se importar

Você sabia que o brasileiro é um dos consumidores que mais valorizam a experiência de compras? Inclusive, ela é mais importante do que o preço de um produto ou mesmo a fidelidade a uma determinada marca.

Diante dessa informação, é evidente que você, varejista, deve se preocupar com isso e analisar se está conseguindo oferecer uma boa experiência para os consumidores que entram no seu supermercado. Mas, se você não sabe está atendendo às expectativas do cliente ou tem certeza que está deixando algo a desejar, então esse é o momento de mudar isso, e você pode começar pela organização das prateleiras.

Quando as prateleiras de supermercado estão organizadas, elas facilitam uma das etapas da jornada de compras do cliente. Assim, ficará mais fácil encontrar aquilo que ele deseja comprar e as marcas que oferecem o melhor custo-benefício. Entretanto, ao planejar essa organização você também conseguirá aumentar as vendas, despertar o interesse do consumidor e encorajar compras por impulso. Mesmo as marcas mais atraentes podem ser esquecidas caso não sejam exibidas no local correto — chamando a atenção para sua presença.


As marcas estão aprendendo isso e os varejistas também, à medida que a exibição de varejo e a localização ideal se tornam cada vez mais importantes.

Dicas importantes de como organizar prateleiras de supermercado

Manter as prateleiras do supermercado organizadas começa pela escolha do layout, passa pela separação dos produtos em seções e termina com a exposição inteligente dos desses itens. Essas etapas envolvem criatividade, percepções psicológicas e muitos testes. A seguir, separamos algumas táticas comuns que você pode implementar na sua loja para ter os melhores resultados.

1. Escolha o layout correto

De nada adianta ter prateleiras organizadas se o layout da loja for ruim, com corredores apertados ou sem separar os produtos por seções. Por isso, a escolha do layout desempenha um papel crítico no gerenciamento do fluxo e do tráfego da loja. A escolha de qual é o certo para você dependerá de vários fatores, incluindo o tamanho de sua loja, os produtos que você vende e, mais importante, seu público-alvo.

Estas são apenas algumas das perguntas que você deve fazer ao decidir sobre seu layout:

  • Como são seus clientes?
  • Eles estão comprando com pressa ou podem demorar?
  • Eles preferem recursos de autoatendimento ou seus funcionários os guiarão pela loja?
  • Eles querem encontrar exatamente o que precisam de forma eficiente ou estão abertos para descobrir itens ao longo do caminho?
  • O seu supermercado é especializado em algum nicho?

Existem diferentes modelos de layout para supermercado, entretanto, o de planta reta é um dos layouts mais econômicos e é bastante utilizado no setor supermercadista — e em lojas que usam prateleiras para mostrar suas mercadorias. Este modelo envolve o posicionamento de prateleiras ou racks em linhas retas para criar um fluxo organizado de tráfego. No entanto, existem outras formas que também podem ser exploradas em seções específicas da loja.

Planta circuito

Esse layout incentiva os clientes a “fazerem um loop” em sua loja. Você posiciona seus acessórios e mercadorias de forma a criar um caminho para guiar os compradores.

Planta angular

O layout consiste em curvas e ângulos para transmitir uma aparência moderna e sofisticada. A planta angular é geralmente adotada para produtos de valor elevado, ela reduz a área de exibição e se concentra em uma quantidade mais limitada de itens. Esse modelo pode ser aplicado em uma área reservada para vinhos, por exemplo.

Planta de fluxo livre

Nesse layout, os clientes não são obrigados a seguir um caminho predeterminado, eles podem navegar livremente pelo espaço e descobrir (ou até experimentar) os produtos. Novamente, não existe uma regra para criação de layout em supermercados. Você deve levar em consideração o seu espaço, produtos e público-alvo antes de escolher o seu.

2. Esteja ciente de onde você “conduz” os compradores

Há um grande debate sobre se os varejistas devem ou não guiar os clientes no sentido horário, ou anti-horário dentro de suas lojas. Por um lado, alguns afirmam que, como a maioria das pessoas é destra, elas instintivamente viram para a direita e exploram a loja no sentido anti-horário.

No entanto, outros estudos indicam que a direção do consumidor tem mais a ver com seus padrões de direção no trânsito. Os consumidores no Reino Unido e na Austrália, por exemplo, dirigem do lado esquerdo da rua, de modo que tendem a explorar as lojas no sentido horário, enquanto os consumidores dos EUA e Brasil dirigem pela direita e, geralmente, viram à direita ao entrar em uma loja.

Então, em qual teoria da direção de compras você deveria acreditar? Parece haver evidências mais fortes que apoiam a teoria sobre o comportamento ao dirigir. Como Herb Sorensen, autor de Inside the Mind of the Shopper observou.

Nossa recomendação? Teste a teoria por si mesmo. Se você achar que seus clientes realmente seguem os padrões de veículos do país, então você saberá onde colocar as novidades e outros elementos convidativos. Bem como onde posicionar a entrada da loja.

Ainda, vale a pena dizer que isso pode variar de loja para loja. Ou seja, se o seu supermercado possui mais de uma unidade, é bem provável que você precise testar isso em cada uma delas e o resultado pode ser diferente, já que dependerá do seu público.

3. Atenção ao posicionamento dos produtos

Provavelmente um dos pontos mais importantes na organização das prateleiras de supermercado é saber onde cada produto deve ser exposto. Se você for em qualquer grande supermercado do mundo, verá que as prateleiras são organizadas de forma similar. Isso acontece porque já existe uma organização padrão, que é seguida por praticamente todos os estabelecimentos.

Essa organização pode ser dividida em cinco níveis de altura das prateleiras seguindo a lógica:

  • Acima da cabeça: os produtos que os consumidores têm menos interesse devem ser colocados nas prateleiras mais altas, acima do nível da cabeça das pessoas que circulam no corredor;
  • Altura dos olhos: nas prateleiras que ocupam uma posição na mesma altura média das pessoas, deve-se colocar os produtos e marcas que têm uma maior margem de lucros. Esses produtos são os primeiros que o consumidor visualiza e, portanto, tem a tendência a comprar, principalmente quando estão com pressa. Fique atento que, no caso de produtos destinados ao público infantil, a prateleiras que fica na altura dos olhos é mais baixa;
  • Linha da cintura: nas prateleiras que correspondem à altura da cintura das pessoas, deve-se colocar os produtos que são muito procurados no supermercado. Os alimentos da cesta básica, como feijão, arroz, macarrão, entre outros, devem ser colocados nesse nível, por exemplo. Assim, esse também é o local onde você deve colocar as marcas mais procuradas;
  • Abaixo da cintura: esse nível não é muito visualizado pelo consumidor, que geralmente precisa se abaixar para ver o que está exposto ali. Por isso, coloque neste nível das prateleiras os produtos que são essenciais, mas que são de marcas mais baratas. As pessoas que tiverem interesse nesses itens, os procurarão;
  • Chão: também podem ser colocados produtos no chão. Nesse local, o indicado é que se coloque os produtos mais pesados, como sacos pesados de ração para animais, por exemplo.

Como falamos anteriormente, algumas mudanças devem ser realizadas para atender ao público infantil. Isso é interessante, tendo em vista que muitos pais levam os filhos quando vão fazer as compras no supermercado.

Por isso, o layout deve ser adaptado, em algumas prateleiras, para que os produtos que despertam interesse dos pequenos sejam colocados em níveis mais baixos das gôndolas. Biscoitos recheados, salgadinhos, chocolates, balas, entre outros produtos com forte apelo para o público infantil terão uma melhor saída se ficarem no campo de visão do público-alvo.

4. Como dispor os produtos nas prateleiras

Além dos níveis de visão, devemos utilizar boas práticas para organizar os produtos nas prateleiras. Existem duas principais formas: verticalmente e em blocos. Os produtos organizados na vertical causam um grande impacto visual no cliente — sendo a forma mais comum para facilitar a localização de itens e marcas.

A organização em blocos também é uma maneira eficaz de organização. Esse tipo é mais interessante para uma quantidade menor de produtos (normalmente separados por marcas). Como falamos, o mais importante é fazer testes para saber qual funciona melhor no seu supermercado. Sem falar que diferentes seções podem ser organizadas de diferentes formas.

5. Defina bem os setores do supermercado

Os setores do supermercado devem ser muito bem definidos, para que o consumidor não tenha dificuldade em encontrar aquilo que ele necessita. Pode-se ter sessões diversas em um estabelecimento desse tipo, que variam de acordo com o seu tamanho e com os produtos vendidos.

Em geral, os corredores podem ser divididos em áreas como mercearia, enlatados, doces, higiene pessoal, temperos, itens refrigerados, congelados, produtos de limpeza, artigos para o lar, material escolar e de escritório, padaria, entre outros. A ideia é que tudo seja muito bem organizado, para que o cliente saiba, intuitivamente, onde estão os produtos que ele deseja comprar.

Aqui vai uma dica valiosa com relação à disposição dos produtos de limpeza e higiene pessoal. Esses itens devem ficar em prateleiras separadas, sendo esse um regulamento sanitário e que deve ser seguido pelo seu estabelecimento.

6. Deixe em destaque os produtos específicos de períodos sazonais

Como varejista, você sabe que existem produtos sazonais, que são vendidos quase que exclusivamente em um determinado período do ano. Por exemplo, é bastante difícil encontrar um peru inteiro em datas que não sejam próximas do Natal

Assim, você deve ficar atento não apenas ao estoque para ter esses itens disponíveis, mas também em como eles serão exibidos nas prateleiras dos supermercados. O ideal é que esses produtos fiquem em um local de destaque, não apenas para que o cliente encontre o produto facilmente, mas também para incentivá-lo a comprar esses itens.

Inclusive, é muito comum que os supermercados preparem locais específicos para a exibição desses produtos. Um dos exemplos mais emblemáticos provavelmente é o corredor de ovos de Páscoa, ou então aquelas ilhas de produtos que são decoradas como barracas de Festa Junina.

7. Evite a aglomeração de clientes

Uma boa organização de prateleiras no supermercado também é essencial para que você consiga distribuir o fluxo de clientes na loja. É normal ter prateleiras repletas de mercadorias — e não há problema nisso, desde que você permita um espaço saudável entre os compradores.

Muitas pessoas tendem a evitar uma determinada seção de produção caso haja alguma aglomeração (ainda mais devido à pandemia que vivemos). Por isso, é uma boa ideia distribuir os itens mais vendidos por toda a loja.

Mas, para saber quais são esses produtos, você precisa primeiro fazer uma análise detalhada do seu histórico de vendas. Assim você saberá exatamente quais são os produtos com maior saída e consiga planejar como eles serão distribuídos pelo supermercado.

Sem falar que, essa também é uma estratégia para fazer com que o cliente ande por outros corredores do supermercado e fique exposto a mais produtos. Essa simples medida já pode fazer com que as suas vendas aumentem.

8. Não esqueça dos preços

Provavelmente você já passou pela experiência de querer comprar um produto que estava sem etiqueta. Esse é aquele momento em que o cliente fica andando pela loja a procura de um leitor de código de barras para consulta do valor, ou de um funcionário que possa ajudá-lo com isso. Ainda, pode ser que você tenha deixado a loja sem comprar o tal produto.

Como essa é uma situação bastante inconveniente, você não quer que os seus clientes passem por isso. Por isso, oriente bem os repositores do seu supermercado e os responsáveis por setores para que eles sempre verifiquem os preços dos produtos nas prateleiras.

Vale a pena dizer que preços errados também podem causar bastante insatisfação no cliente, principalmente quando o erro é para mais. Portanto, se quiser evitar mais essa situação desagradável, sempre confira as etiquetas de preços.

Lembre-se também que as etiquetas podem te ajudar a aumentar as vendas do supermercado, já que você consegue destacar quais são os produtos em promoção. Para isso, utilize cores chamativas como amarelo, vermelho ou laranja. Assim, de longe o cliente saberá quais são os itens em promoção.

9. Atualize seu espaço regularmente

Muitos varejistas mantêm o mesmo layout e comunicação durante anos. Apesar da consistência ser uma coisa boa, nós temos a tendência de ignorar coisas familiares como: outdoors, anúncios em revistas, propagandas na televisão ou placas promocionais em supermercados.

Qualquer anúncio perde sua relevância com o tempo. Por isso, faça mudanças regulares que “quebrem o padrão” e chamem novamente a atenção das pessoas. Isso vai desde a mudança na disposição dos produtos no supermercado, até troca do uniforme dos funcionários, cartazes, dentre outros.

10. Dê maior visibilidade para os produtos promocionais

Assim como os produtos de períodos sazonais, aqueles que estão com ofertas especiais também merecem destaque. Isso é importante para que as pessoas despertem o interesse em adquirir esses itens com preço promocional.

Podem ser destinadas prateleiras ou áreas específicas (como a ponta das gôndolas) para cartazes dizendo que tal produto está em promoção. Também é interessante mostrar ao consumidor o quanto ele estará economizando ao comprar aquele item, fazendo marketing no PDV. É o famoso “de R$ X por R$ Y”. Até mesmo as etiquetas de preços, como falamos anteriormente, podem ser utilizadas para esse propósito.

11. Aproveite o tempo de espera

O tempo que um cliente permanece na fila do caixa, padaria ou açougue é extremamente valioso e um espaço que pode ser utilizado para incentivar compras por impulso. Por isso, dê uma atenção especial a esses espaços no seu supermercado.

Por exemplo, próximo à padaria pode ter prateleiras com queijos, leite, café etc. Próximo ao açougue, você pode exibir produtos como bebidas, temperos e carvão. Já na fila do caixa, é comum exibir itens mais baratos e apelativos como doces e revistas.

12. Organize os itens de maneira estratégica para despertar o interesse no usuário

Os itens das prateleiras também devem ser organizados de forma estratégica, para que o interesse no usuário seja despertado. A ideia é que as pessoas possam lembrar daquilo que precisam comprar para complementar uma situação, fazendo com que o ticket médio do mercado aumente.

Em uma prateleira em que se localiza macarrão, por exemplo, pode-se colocar pacotes de queijo ralado e pacotes de molho de tomate prontos nas proximidades. Assim, se o cliente estiver pensando em fazer uma macarronada, encontrará tudo o que precisa para isso nas proximidades.

Nos Estados Unidos, uma famosa rede de supermercados fez uma pesquisa e descobriu que a venda de fraldas descartáveis estava muito associada às de cerveja. Sabe o porquê disso?

Simples! A maioria dos clientes que compram cervejas são homens e geralmente são eles que saem de casa para comprar fraldas quando um casal tem crianças pequenas, que precisam fazer o uso desse artigo.

Assim sendo, quando os pais vão ao supermercado para comprar as fraldas do filho, acabam também levando uma cervejinha. Foi por isso que essa rede aumentou muito as vendas, quando passou a colocar a bebida alcoólica próxima ao artigo de higiene infantil no layout do mercado.

Essas foram nossas dicas sobre como organizar as prateleiras de supermercado. Elas foram úteis para o seu negócio? Esperamos que sim! Coloque-as em prática para aumentar os lucros do seu negócio ao mesmo passo que melhora a experiência dos clientes.

Invista na experiência do consumidor

Como falamos no início deste artigo, investir em ações para oferecer uma boa experiência para os consumidores é algo essencial no varejo. Portanto, além de manter as prateleiras organizadas no supermercado, é importante pensar e implementar outras ações que ajudem o seu estabelecimento a se destacar. Neste quesito, as estratégias de marketing sensorial saem na frente.

Elas têm o objetivo de estimular os sentidos dos consumidores, geralmente de maneira sutil, transformando o ambiente de compras e deixando-o mais agradável. Por exemplo, você pode utilizar som ambiente, reproduzindo uma trilha sonora que combine com os seus consumidores e o perfil da sua marca. 

Ainda, em supermercados você também pode investir na degustação de produtos. Assim, além de experimentar um produto novo e ser influenciado a comprá-lo, ele fica mais aberto a experimentar outras marcas e levar itens que geralmente não compraria.

Vale a pena dizer que a organização das prateleiras do supermercado também é uma das estratégias do marketing sensorial. Afinal, essa organização dá a sensação de cuidado, limpeza, e estimula visualmente o cliente, já que ninguém gosta de ficar em um ambiente bagunçado em que é difícil de encontrar aquilo que procura.

Ficou interessado no assunto? Então confira o nosso Guia completo sobre marketing sensorial no varejo.

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