Por Nayara Santos em 04.08.2022

Qual o público-alvo de um supermercado? Entenda em 5 passos!

Por Nayara Santos em 04.08.2022

Você sabe qual é o público-alvo de um supermercado? Ou melhor, você qual é o público-alvo do seu supermercado? Em um ramo do varejo com uma clientela tão diversa, esse pode ser um desafio real, mas que deve ser encarado de frente se você quiser obter melhores resultados.

Identificar o perfil dos seus clientes é fundamental para traçar ações de marketing mais eficientes e para que essas campanhas tenham resultados melhores. Por mais que não seja possível agradar a todos, você precisa encontrar formas de se aproximar de cada um dos seus clientes.

Por isso, é necessário ter estratégias centradas nas preferências e necessidades dos consumidores que frequentam o seu supermercado. E, com essa grande diversidade de clientes, é preciso segmentá-la se você quiser alcançar os seus objetivos.

Mas, se você não faz ideia de onde começar a fazer essa análise, não precisa se preocupar. Neste artigo que preparamos para você, vamos mostrar como encontrar o público-alvo para o seu supermercado e traçar estratégias para encantá-lo. Boa leitura!

Como encontrar qual é o público alvo do supermercado

Como falamos anteriormente, o público-alvo do supermercado é bastante diverso, incluindo jovens solteiros, famílias inteiras, pessoas de baixa e alta renda, dentre muitos outros. Querer agradar a todos com uma única estratégia será um grande desafio, por isso, segmentar o seu público, provavelmente é a melhor estratégia. A seguir você vai saber quais os passos para identificar quem são os seus clientes.

1. Faça pesquisas de mercado

A pesquisa de mercado é uma ferramenta utilizada para identificar diferentes aspectos do seu setor de atuação, incluindo o público-alvo. Esse método também é utilizado para avaliar as suas oportunidades e ameaças de mercado, bem como entender como os consumidores enxergam a sua marca, os produtos e os serviços prestados.

A partir das informações coletadas, você conhecerá as características do seu público-alvo para elaborar a sua persona. Em outras palavras, você conhecerá o perfil das pessoas que procuram pelos seus produtos e serviços, com que frequência eles interagem com a sua marca e quais as preferências deles.

Para fazer esse levantamento é necessário utilizar dados e métricas. Essas informações podem ser coletadas em diferentes fontes e formas. As principais são os seus softwares de gestão, relatórios do Google (caso você invista em Google Ads), entidades que fazem pesquisas sobre hábitos de consumo da população, como o Sebrae e o IBGE, ou até mesmo através da contratação de empresas especializadas em pesquisas.

Esse será o momento para entender sobre os hábitos e preferências de consumo. Por isso, é preciso coletar não apenas informações como classe sociais, idade, gênero e região em que mora e trabalha, mas também dados sobre o comportamento no momento das compras, quais são os fatores decisivos para comprar algo, o que o cliente busca em uma marca, dentre outros.


Quanto mais acertado for a definição desse perfil, melhores serão as suas estratégias e o trabalho de fidelização de clientes do supermercado. Afinal, isso permitirá que você crie estratégia para cada um desses públicos.

2. Converse com os clientes que frequentam o seu supermercado

Além de fazer essa pesquisa de mercado, também é importante observar e conversar diretamente com as pessoas que frequentam o seu negócio. Assim você terá contato direto para saber qual é o público-alvo de um supermercado e o que ele realmente espera da sua marca.

No entanto, isso precisa ser feito com cuidado, para que os consumidores não se sintam desconfortáveis e/ou incomodados. Para não ser invasivo, a conversa deve ser algo natural. Um exemplo é colocar um stand na entrada ou saída do supermercado, avisar os clientes que estão fazendo uma pesquisa e aqueles que se sentirem à vontade, participam. 

Jamais insista para que o cliente participe da pesquisa ou responda alguma pergunta que o deixe desconfortável. Isso poderá deixar uma impressão ruim no cliente e fazer com que ele não volte ao seu supermercado.

As redes sociais também são ferramentas para relacionamento com o cliente valiosas para esse objetivo. Converse com o seu público, peça opiniões, pergunte o que as pessoas precisam, idade e informações que são valiosas para o seu negócio.

Ainda, também é possível fazer a pesquisa enviando e-mails, SMS, ou pelo WhatsApp. Inclusive, você pode utilizar diferentes formas para a pesquisa, já que isso também vai te dar uma ideia das principais redes ou a melhor forma de interação para cada público.

Uma forma interessante para incentivar a participação é oferecendo algo em troca. Isso pode ser um brinde ou um cupom de desconto. Inclusive, essa estratégia pode ser adotada, independentemente se a pesquisa é feita por aplicativo, internet ou quando o cliente está na loja.

3. Segmente o público

O público-alvo de um supermercado tem grande diversidade de perfis. Não é como uma loja de roupas femininas ou lojas especializadas em venda de ternos, por exemplo. Quando o seu negócio tem mais de um tipo de público, é preciso segmentá-lo para identificar as estratégias de vendas e engajamento mais eficientes para cada perfil.

A segmentação do público-alvo é a divisão em grupos de perfis e de potenciais compradores do seu supermercado. De modo geral, existem quatro modelos para segmentar. São eles:

  • Segmentação demográfica: separa os grupos conforme idade, renda e sexo, por exemplo;
  • Segmentação comportamental: classificação do público-alvo baseada em comportamentos de compra, como aqueles que preferem produtos de alimentação saudável, os veganos e vegetarianos;
  • Segmentação geográfica: o local onde as pessoas moram também dizem muitos sobre o consumo, por isso é importante identificar, por exemplo, se são da zona rural ou urbana;
  • Segmentação psicográfica: traços psicológicos também influenciam os hábitos de consumo, como estilo de vida saudável, hábitos alimentares e até mesmo opiniões sociais.

Para os supermercados, as segmentações demográfica e comportamental são as mais importantes, relevantes e simples de coletar. Para fazer esse trabalho de divisão em grupos, precisará da pesquisa de mercado e da quantidade máxima de dados e informações que conseguir levantar.

4. Entenda a sua persona

Apesar de serem frequentemente confundidos, os conceitos de persona e público-alvo não são sinônimos. As personas são personagens criados para representar o cliente ideal, baseando-se em informações de perfil dos seus clientes.

Um exemplo de persona seria:

“Maria, 30 anos, mãe de dois filhos. Prefere fazer compras no supermercado semanalmente, em vez de mensalmente. Ela procura por produtos com valores acessíveis, mas também se preocupa com a reputação das marcas. É ativa nas redes sociais, principalmente o Pinterest. Os seus principais problemas são conseguir lidar com a rotina corrida do trabalho e das atividades domésticas.”

Já o público-alvo é a identificação de dados econômicos e sociais das pessoas que compram no seu supermercado. Esse não é um personagem, mas sim uma relação das informações dos seus clientes. Por exemplo:

“Mulheres de 25 a 40 anos, com ensino superior, têm renda mensal entre R$ 2 mil e R$ 5 mil e residem na região sul. Fazem compras de itens para casa e cuidados pessoais (cabelo, unha e pele).”

Na internet você encontra algumas ferramentas que são geradores de personas, basta preencher com as informações coletadas.

5. Saiba sobre o perfil das pessoas que mais frequentam o seu supermercado

Nem sempre todos os perfis que frequentam o negócio do seu concorrente, são os mesmos clientes que você tem, principalmente quando falamos em segmentação. Você precisa conhecer e identificar o seu público.

As pesquisas de mercado e de entidades como o IBGE são valiosas aliadas para esse processo, porém nada substitui o entendimento sobre as pessoas e perfis que realmente frequentam o seu espaço.

Por isso que os questionários, levantamento de dados das redes sociais e a observação são importantes ferramentas para saber qual é o público do seu supermercado. Outro recurso importante é o seu controle de estoque.

Por meio dos produtos de maior saída, você consegue identificar alguns hábitos e preferência de compra dos seus clientes. Por exemplo, o seu público compra muitos produtos sem glúten ou preferem a marca X em detrimento da marca Y. A procura por mercadorias que você também não tem pode ajudar nesse trabalho.

6. Faça uma avaliação periódica do seu público-alvo

Não é porque você já sabe como identificar o público-alvo do seu supermercado que você não vai mais precisar se preocupar com isso. Muito pelo contrário, essa avaliação deve ser realizada periodicamente para ter certeza que nada mudou.

Isso acontece porque é comum que novos players surjam no mercado, tais como concorrentes ou novas lojas próximas da sua. Além disso, o comportamento consumidor também pode mudar dependendo do momento econômico em que o país está, das tendências, lançamento de novos produtos no mercado, dentre outros. Portanto, se você quiser ter um supermercado de sucesso e fazer o seu negócio crescer, precisa ficar de olho nessas mudanças e entender o seu público-alvo.

Para saber qual é o público-alvo de um supermercado, é importante utilizar a tecnologia para coletar dados e levantar o máximo de informações que conseguir das pessoas que frequentam o seu negócio. Então, siga as nossas dicas para conseguir definir o seu público-alvo e ter melhores resultados nas suas campanhas de marketing e estratégias.

Já sei qual é o meu público-alvo, o que eu faço com essa informação?

Agora que você já sabe qual é o público-alvo do supermercado, chegou o momento de entender o que fazer com todas essas informações coletadas. Caso contrário, você apenas terá uma boa análise estatística de quem frequenta a sua loja.

A primeira coisa que precisa ficar clara é que, quando você conhece o seu público, as estratégias de marketing podem ser melhor planejadas para atingir e influenciar cada um desses clientes. Por exemplo, se você perceber que há um grande número de clientes que consomem produtos vegetarianos e veganos, poderá fazer uma campanha voltada exclusivamente para eles, criar promoções, ou oferecer uma maior diversidade de produtos.

Aproveite que as redes sociais têm sido uma das principais formas de se conectar com os clientes e permite a segmentação de quem vê os anúncios, e crie campanhas publicitárias para cada um dos segmentos que você identificou. Algo muito semelhante pode ser feito com o Google Ads.

Ainda, se você perceber que uma parcela considerável do seu público-alvo gosta de se atualizar através de jornais de bairro, então talvez seja interessante criar campanhas para essa mídia.

Invista em estratégia para melhorar a experiência de compras

Agora uma coisa é certa, não importa qual é o público-alvo do supermercado, todas as pessoas gostam de serem bem atendidas e fazer compras em um ambiente agradável. Por isso, jamais se esqueça de investir nesse tipo de ação.

Entretanto, conhecer o seu público pode te ajudar a tornar a experiência de compras dos clientes ainda melhor. Por exemplo, se você optar por ter uma rádio indoor, então será possível preparar trilhas sonoras sob medida para os seus clientes. Assim, enquanto eles fazem compras podem ouvir uma música agradável, o que aumenta o tempo de permanência deles na loja e até mesmo o volume de compras. 

Conheça mais detalhes sobre essa estratégia no nosso e-book Rádio para supermercados: revolucione o seu negócio.

Além disso, você também pode investir na implementação de softwares de gerenciamento, já que isso torna a rotina administrativa do supermercado mais fácil e agiliza a realização de determinadas tarefas. Desta forma, você terá mais tempo para dedicar para o tratamento da sua equipe, para oferecer um bom atendimento, ou mesmo para estudar novas formas de melhorar a experiência do cliente.

Lembre-se, uma empresa de sucesso é construída conhecendo-se o seu público-alvo, investimento na melhoria dos processos e da rotina administrativa, bem como em estratégias de marketing. E, se você quiser aprender mais sobre cada um desses termos, não deixe de acessar o nosso blog.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Decoração para o Dia dos Namorados em supermercado: 8 ideias para se inspirar

A decoração para o Dia dos Namorados no supermercado é uma das ações do marketing sensorial para melhorar a experiência de compras dos clientes. É através dela que o gestor, empreendedor e o dono do supermercado conseguem atrair a atenção do cliente para os itens promocionais ou que tenham uma boa margem de lucro. Sem…

Por Nayara Santos em 10.04.2024

Setor administrativo de um supermercado: Quais são as responsabilidades?

Conhecer bem o funcionamento do setor administrativo de um supermercado é fundamental para uma boa gestão do seu negócio. Isso porque, é ele que cuidará de diversos setores e aspectos essenciais para o bom funcionamento da sua empresa, tais como: setor financeiro, setor de compras, recursos humanos, dentre outros. Apesar da sua importância, poucos gestores…

Por Nayara Santos em 04.08.2022

Propaganda em carrinho de supermercado: conheça 4 passos para fazer uma

Você já pensou em fazer propaganda no carrinho de supermercado? Se não pensou ainda, deveria considerar essa ideia. Isso porque, você pode não apenas ter uma fonte de renda para o seu negócio, como também divulgar o seu estabelecimento. Para te auxiliar com essa tarefa, nós preparamos este artigo com os passos para você começar…

Por Nayara Santos em 26.02.2021

Tecnologia para supermercados: no que é possível investir?

A velocidade na troca e recebimento de informações, a necessidade de se diferenciar e outras características do mercado varejista fazem com que a tecnologia para supermercados seja indispensável. Para vender mais e se destacar em meio à concorrência, os negócios desse segmento precisam de agilidade e entrega de valor. Caso contrário, fica difícil fidelizar os…

Por Nayara Santos em 04.08.2022

10 Tendências para supermercados em 2024

Conhecer as tendências para supermercados em 2024 será um grande diferencial para o seu negócio. As mudanças ocorrem naturalmente ao longo do tempo, e ser capaz de reconhecê-las e se adequar a elas é um sinal de que você está atento ao que acontece no setor supermercadista. Portanto, se você quiser manter a saúde financeira…

Por Nayara Santos em 06.10.2023

7 ações gratuitas de marketing para supermercado que são essenciais para o sucesso do seu negócio!

Diferentes etapas da jornada de compras do cliente requerem diferentes ações de marketing para supermercado. Por isso, é essencial mais do que uma ou duas estratégias. Afinal, quanto maior for o seu conhecimento sobre esse assunto, maiores chances você terá de conseguir aumentar as suas vendas. Pensando nisso, preparamos esse artigo com algumas dicas de…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Como ocorre o armazenamento de produtos e equipamentos no supermercado? Descubra agora

Saber como ocorre o armazenamento de produtos e equipamentos no supermercado é necessário para que você mantenha a qualidade do que é vendido, bem como a durabilidade dos equipamentos utilizados. Apesar disso, nem todo gestor dá a devida atenção a esse importante processo do supermercado. Para te mostrar a importância dessa etapa e ainda te…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Seção de supermercado: conheça as principais e como organizar

Uma seção de supermercado serve para indicar ao cliente o que ele vai encontrar naqueles corredores. Além disso, ainda ajuda a manter uma certa organização que facilite a rotina dos repositores e garantir o correto armazenamento de produtos. Um supermercado bagunçado, sem identificação adequada, com produtos faltando nas prateleiras e preços e ofertas não indicados…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Treinamento para repositores de supermercado: conheça o ideal

Realizar um bom treinamento para repositores de supermercado é uma das formas mais eficazes de ter a sua loja sempre organizada. Apesar disso, pode ser um pouco desafiador conseguir elaborar um bom plano de treinamento e saber o que deve ser incluído nele. Pensando nisso, resolvemos criar esse artigo com todas as informações da importância…

Por Nayara Santos em 27.07.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos