Por Nayara Santos em 08.11.2022

Seção de supermercado: conheça as principais e como organizar

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Uma seção de supermercado serve para indicar ao cliente o que ele vai encontrar naqueles corredores. Além disso, ainda ajuda a manter uma certa organização que facilite a rotina dos repositores e garantir o correto armazenamento de produtos.

Um supermercado bagunçado, sem identificação adequada, com produtos faltando nas prateleiras e preços e ofertas não indicados é a receita para diminuir as suas vendas. Já que o cliente terá dificuldade de encontrar o que procura, terá todas as informações necessárias para avaliar o custo benefício dos produtos. Portanto, a experiência de compra do cliente estará comprometida.

Como você não quer que isso aconteça com o seu negócio, pelo contrário, está em busca de aumentar as vendas e ter cada vez mais clientes fidelizados, então vamos te ensinar todos os truques para ter uma seção de supermercado bem organizada. Confira as nossas dicas.

Principais seções de supermercado

Antes de se preocupar em como organizar a seção de supermercado, é preciso separar os itens que você vende em diferentes seções. Por isso, o primeiro passo é justamente fazer uma lista com todos os produtos que você tem na loja e em seguida categorizá-los. Faça isso de modo que produtos semelhantes fiquem na mesma seção. 

As principais seções de supermercado e os produtos que você irá encontrar em cada uma delas são:

  • Açougue: carnes frescas, utilizado para cortes bovinos, suínos e aves, por exemplo, costela de porco ou bovina, alcatra, cupim, músculo, picanha, bife, peito de frango, coxa e asa de frango, lombo de porco, linguiça, miúdos, dentre outros;
  • Bebês: fraldas, lenço umedecido, chupeta, mamadeira, brinquedos para bebês, mantas, shampoos, sabonetes e qualquer outro produto para bebês;
  • Bebidas: refrigerantes, vinhos (que pode ser apresentado em uma adega), sucos, água, cervejas nacionais e importadas, destilados como whisky, conhaque e vodca;
  • Congelados: sorvetes, sobremesas congeladas, carnes congeladas, nuggets, pizzas, legumes congelados, frutas congeladas, gelo, dentre outros;
  • Eletrônicos e eletrodomésticos: presente apenas nos supermercados maiores, mas que geralmente exibe batedeiras, liquidificadores, geladeira, freezer, televisores, aparelhos de som, secadores de cabelo, balanças, aspiradores, ventiladores, churrasqueira elétrica, dentre outros;
  • Enlatados: atum, sardinha, milho, ervilha, leite condensado, creme de leite, azeite de oliva, óleo, dentre outros;
  • Frios: salame, queijos, mortadela, presunto, peito de peru, chouriço, paio, dentre outros;
  • Higiene pessoal: escova de dente, desodorante, sabonete, shampoo, condicionador, papel higiênico, creme dental, absorvente, cotonete, dentre outros;
  • Hortifrúti: frutas, verduras e legumes;
  • Laticínios: leite, manteiga, requeijão, iogurte, sobremesas lácteas, dentre outros;
  • Material de limpeza: detergente, amaciante de roupa, flanela, sabão em pó, água sanitária, tira manchas, panos de limpeza, sacos para lixo, balde, vassoura, rodo, palha de aço, dentre outros;
  • Mercearia: feijão, arroz, aveia, açúcar, sal, farinha de trigo, cereais matinais, café, dentre outros;
  • Padaria: pães, salgados, doces e bolos, sejam eles de fabricação própria ou não;
  • Peixaria: peixes e frutos-do-mar;
  • Pet: rações, brinquedos, guloseimas, vasilhas, dentre outros.

Como organizar as seções de supermercado

Agora que você já tem uma ideia de como categorizar os produtos que você vende nas diferentes seções do supermercado, é hora de falarmos sobre o que você pode (e deve) fazer para manter cada uma das seções organizadas.

Comunicação visual

A comunicação visual é fundamental para orientar o cliente durante as compras. Afinal, desta forma ele saberá como as seções estão divididas e distribuídas pelo supermercado. Assim, ele consegue encontrar os corredores certos, sem precisar ficar andando o supermercado todo para encontrar o que procura.

É preciso mencionar que, aumentar o tempo de permanência do cliente na loja é importante, mas isso deve ser feito de outras formas, como com som ambiente. Tentar fazer isso dificultando as compras é a receita perfeita para ter clientes insatisfeitos.


A comunicação interna pode ser feita com placas suspensas, que tenham as cores do supermercado. Além disso, seções como peixaria, padaria e açougue costumam ficar no fundo do supermercado e podem ter desenhos e cores diferentes. Isso permitirá que o cliente veja de longe onde eles estão. Entretanto, caso você opte por dar um visual mais moderno ao seu supermercado, escolha cores como o preto e o cinza, com o nome dessas seções escrito em outra cor.

Outro importante elemento de comunicação visual no supermercado são as etiquetas de preços. Lembre-se que você pode conseguir chamar a atenção do cliente para itens em promoção utilizando cores diferentes para os produtos em oferta. As cores mais utilizadas são o vermelho, laranja e amarelo. O importante é fazer com que essas etiquetas se destaquem das demais.

O mesmo raciocínio é válido para os produtos que ficam nas ilhas, já que você também deve ser capaz de dar o devido destaque a eles. O ideal é que você utilize as mesmas cores para destacar ofertas, já que quando o cliente ver uma etiqueta amarela, por exemplo, ele saberá que ali tem algo interessante.

Organização dos produtos

A forma como os produtos são organizados nas prateleiras também pode influenciar nas suas vendas. Por isso, é fundamental escolher bem quais produtos serão exibidos e em quais níveis cada uma das marcas ficará. 

Por exemplo, os produtos que ficam na altura dos olhos são aqueles que o cliente vê primeiro, por isso, você pode expor produtos que tenham uma maior margem de lucro. Por outro lado, os itens que ficam abaixo do nível da cintura nem sempre são o foco dos clientes, aproveite para dispor as marcas que tenham menor margem de lucro.

Ainda, a forma como você distribui os itens também pode influenciar na experiência de compras do cliente. A distribuição pode ser por blocos ou verticalmente, dependendo da seção do supermercado. Mas, o ideal é que você faça testes e encontre o que funciona melhor para o seu público-alvo e para cada uma de suas lojas.

Outro ponto importante é que os repositores também precisam ser bem treinados e trabalharem dentro de um padrão. Afinal de contas, de nada adianta uma seção do supermercado ser bem organizada, enquanto a outra está um caos. Essa falta de uniformidade está relacionada ao marketing sensorial e atrapalha bastante para que o cliente tenha uma boa experiência de compra.

Para deixar o processo de reposição ainda mais eficaz, você deve dividir as diferentes seções entre os repositores. Desta forma, cada repositor ficará responsável por uma (ou mais) seção. Isso permite que eles tenham maior atenção aos seus setores e mantenha-os sempre organizados.

Utilize as pontas de gôndola a seu favor

As pontas de gôndola são pontos estratégicos do supermercado que podem ser utilizados para atrair a atenção do cliente. O ideal é que você coloque alguns dos produtos em promoção daquela seção na ponta de gôndola. Essa é uma excelente forma de atrair a atenção do cliente para um determinado corredor enquanto ele estiver andando pelo corredor central do supermercado.

Além dos produtos em promoção, também é importante caprichar na decoração e nos cartazes. Desde que não atrapalhe o cliente em pegar os produtos ou mesmo a sua circulação, o resultado poderá ser muito positivo.

Vale a pena dizer que os clientes com pressa, que vão ao supermercado rapidamente, apenas para pegar um ou dois itens, podem acabar comprando o que está exposto nas pontas de gôndolas. Portanto, você também pode deixar itens de marcas mais conhecidas e procuradas, bem como que tenham uma margem de lucro.

Confira os preços e as etiquetas

Se você já precisou ficar procurando pelo preço de um produto no supermercado, sabe que essa é, provavelmente, uma das coisas mais desagradáveis quando o cliente está fazendo as compras. Como você não vai querer submeter os seus clientes a isso, então é preciso garantir que todas as etiquetas de preços estejam corretamente posicionadas e que as etiquetas de promoção sejam substituídas quando a oferta acabar.

Para isso, o ideal é orientar os repositores de todas as seções para fazerem uma dupla conferência nas etiquetas e se os preços estão corretos. Isso poderá evitar muitos problemas e até mesmo prejuízos por troca de etiqueta. Inclusive, você pode estipular uma rotina diária de checagem, pode ser pela manhã, antes do supermercado abrir.

Se o seu supermercado faz promoções relâmpago ou diárias, então também é preciso ficar atento a isso. Uma das práticas mais comuns no setor supermercadista é colocar alguns itens em promoção no final de semana, então também precisa garantir que todas as etiquetas foram substituídas.

Limpeza é fundamental

O próximo item na nossa lista de coisas que você deve fazer para manter as seções do supermercado organizadas é ficar atento à limpeza. Isso porque, algumas seções tendem a ficar mais sujas do que outras. Por exemplo, a seção de bebidas é um dos pontos críticos, já que alguma garrafa pode quebrar e, se o chão não for limpo adequadamente, o cheiro pode ficar ruim, bem como o piso ficar grudado.

A seção de hortifrúti é outro ponto crítico, já que frutas podem cair e sujar o chão, sendo até mesmo perigoso para os clientes, que podem escorregar e cair. Claro que esses não são os únicos pontos e eles podem, até mesmo, variar de uma loja para outra. Por isso, o ideal é que além da rotina de limpeza, você ainda identifique quais são os pontos mais críticos da sua loja.

O ideal é identificar quais são as seções ou corredores que merecem mais atenção e manter uma rotina de verificação da limpeza do chão e das prateleiras mais frequente. Bem como, pedir aos repositores que sempre que houver algum problema de derramamento ou quebra de embalagem, que algum funcionário da limpeza seja acionado.

Lembre-se que a limpeza do supermercado interfere diretamente na experiência de compras do cliente. Sem falar que, a falta de limpeza pode comprometer a forma como os clientes veem o seu supermercado, ficando inseguros e até mesmo fazendo com que ele optem por comprar na concorrência.

Melhore ainda mais a experiência do cliente

Manter as seções de supermercado bem identificadas e organizadas é essencial para proporcionar ao cliente uma boa experiência de compra no seu estabelecimento. Entretanto, essa não é a única forma de se fazer isso. 

Neste caso, o marketing sensorial pode ser uma excelente estratégia para o seu supermercado. Por exemplo, a rádio interna personalizada é uma poderosa aliada para reproduzir as músicas certas para a sua loja e também para te ajudar a anunciar promoções. Sem falar que ainda pode facilitar a comunicação interna, como para informar quais corredores precisam de limpeza ou de reposição de produtos.

Mas, você também pode oferecer degustação de produtos, uma excelente forma para aumentar as vendas e o ticket médio dos clientes. Confira o nosso Guia completo sobre marketing sensorial no varejo para conhecer todos os detalhes dessa estratégia.

Fique atento a frente de caixa

O último ponto ao qual você precisa prestar atenção para a organização das seções dos supermercados é com relação à frente de caixa. Muitos varejistas podem até não considerar esse ponto como uma seção, mas ele merece, sim, uma atenção especial.

Isso porque, esse é um momento em que os clientes ficarão expostos a alguns produtos por um tempo maior. Portanto, o ideal é que você utilize isso a seu favor, colocando nas prateleiras itens que possam ser consumidos rapidamente e que influenciam o cliente a comprar. 

Os mais utilizados são chocolates, balas, chicletes e bebidas. Entretanto, é fundamental ter um repositor de olho nessas gôndolas o tempo todo, já que com o grande fluxo de clientes os produtos possam ficar bagunçados ou as prateleiras vazias.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Aplicativo para supermercado: veja a importância de ter o seu

Com as pessoas cada vez mais conectadas através de aplicativos de celulares, é impossível para o varejista não acompanhar essa tendência. Por isso, se você ainda não tem um aplicativo para o seu supermercado chegou o momento de entender melhor como isso funciona e quais os benefícios que ele pode trazer para o seu negócio.…

Por Nayara Santos em 10.05.2021

Como organizar as prateleiras de supermercado: veja 12 dicas

 Saber como organizar as prateleiras de supermercado é um daqueles detalhes que fazem toda a diferença para o sucesso do seu estabelecimento. Isso porque, quando bem planejada, a organização ajuda a melhorar as vendas e até mesmo a fidelizar os clientes. Afinal, as pessoas podem ser influenciadas a comprar, de acordo com a forma…

Por Nayara Santos em 17.10.2022

Supermercado no final de ano: 12 dicas para se preparar para as festas

Conseguir aproveitar o final de ano no supermercado é questão de planejamento para preparar as campanhas certas. Já que esse é um período em que os consumidores possuem mais dinheiro, muitas confraternizações acontecem e você pode conseguir influenciar o comportamento do consumidor e aumentar as suas vendas. Sem falar que, o Natal e o ano…

Por Nayara Santos em 11.08.2023

Lista de produtos para montar um supermercado: veja quais itens não podem faltar

Conhecer qual é a lista de produtos para montar um supermercado pode não ser uma tarefa muito simples. Afinal de contas, um supermercado que não possui os produtos certos ou que não consegue atender à demanda do cliente está fadado ao fracasso. Entretanto, antes de se desesperar é importante entender que os produtos vendidos em…

Por Nayara Santos em 15.02.2023

Como ocorre o armazenamento de produtos e equipamentos no supermercado? Descubra agora

Saber como ocorre o armazenamento de produtos e equipamentos no supermercado é necessário para que você mantenha a qualidade do que é vendido, bem como a durabilidade dos equipamentos utilizados. Apesar disso, nem todo gestor dá a devida atenção a esse importante processo do supermercado. Para te mostrar a importância dessa etapa e ainda te…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

O que faz um operador de loja em supermercado? Descubra agora

O setor supermercadista possui muitos cargos importantíssimos para o bom funcionamento do negócio. Um desses cargos é o de operador de loja em supermercado, essencial para os mercadinhos e pequenos estabelecimentos deste setor do varejo.  Esse profissional é responsável por realizar diversas tarefas necessárias para garantir que a loja funcione e que tudo seja realizado…

Por Nayara Santos em 12.04.2023

Iluminação ideal para supermercados: aprenda como fazer

A iluminação é uma poderosa ferramenta de marketing para supermercados, ela é responsável por direcionar o olhar dos clientes. Um produto bem iluminado chama a atenção e contribui para o aumento das vendas. Além disso, um ambiente bem iluminado torna-se mais agradável e convidativo, o que estimula a permanência dos clientes na loja por mais…

Por Nayara Santos em 18.12.2020

Exposição de cerveja em supermercado: 6 ideias para vender mais

Conhecer a forma certa de fazer a exposição de cerveja em supermercado pode fazer toda a diferença para o sucesso das vendas dos produtos desta seção. O ideal é que você organize as prateleiras de tal forma que o cliente consiga encontrar aquilo que ele procura, sem precisar perder muito tempo. Se você está sem…

Por Nayara Santos em 13.07.2021

Páscoa no supermercado: veja como se preparar para essa data

 A Páscoa no supermercado é uma daquelas datas sazonais que, se bem aproveitadas, podem te auxiliar a sair do vermelho, aumentar as vendas e atrair novos clientes. Esse aumento na demanda também vem acompanhado com o aumento da concorrência, portanto, você precisa conseguir se destacar. Assim como outras datas importantes no varejo, o mínimo…

Por Nayara Santos em 11.03.2024

Receba nossos conteúdos exclusivos