Por Nayara Santos em 08.11.2022

Seção de supermercado: conheça as principais e como organizar

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Uma seção de supermercado serve para indicar ao cliente o que ele vai encontrar naqueles corredores. Além disso, ainda ajuda a manter uma certa organização que facilite a rotina dos repositores e garantir o correto armazenamento de produtos.

Um supermercado bagunçado, sem identificação adequada, com produtos faltando nas prateleiras e preços e ofertas não indicados é a receita para diminuir as suas vendas. Já que o cliente terá dificuldade de encontrar o que procura, terá todas as informações necessárias para avaliar o custo benefício dos produtos. Portanto, a experiência de compra do cliente estará comprometida.

Como você não quer que isso aconteça com o seu negócio, pelo contrário, está em busca de aumentar as vendas e ter cada vez mais clientes fidelizados, então vamos te ensinar todos os truques para ter uma seção de supermercado bem organizada. Confira as nossas dicas.

Principais seções de supermercado

Antes de se preocupar em como organizar a seção de supermercado, é preciso separar os itens que você vende em diferentes seções. Por isso, o primeiro passo é justamente fazer uma lista com todos os produtos que você tem na loja e em seguida categorizá-los. Faça isso de modo que produtos semelhantes fiquem na mesma seção. 

As principais seções de supermercado e os produtos que você irá encontrar em cada uma delas são:

  • Açougue: carnes frescas, utilizado para cortes bovinos, suínos e aves, por exemplo, costela de porco ou bovina, alcatra, cupim, músculo, picanha, bife, peito de frango, coxa e asa de frango, lombo de porco, linguiça, miúdos, dentre outros;
  • Bebês: fraldas, lenço umedecido, chupeta, mamadeira, brinquedos para bebês, mantas, shampoos, sabonetes e qualquer outro produto para bebês;
  • Bebidas: refrigerantes, vinhos (que pode ser apresentado em uma adega), sucos, água, cervejas nacionais e importadas, destilados como whisky, conhaque e vodca;
  • Congelados: sorvetes, sobremesas congeladas, carnes congeladas, nuggets, pizzas, legumes congelados, frutas congeladas, gelo, dentre outros;
  • Eletrônicos e eletrodomésticos: presente apenas nos supermercados maiores, mas que geralmente exibe batedeiras, liquidificadores, geladeira, freezer, televisores, aparelhos de som, secadores de cabelo, balanças, aspiradores, ventiladores, churrasqueira elétrica, dentre outros;
  • Enlatados: atum, sardinha, milho, ervilha, leite condensado, creme de leite, azeite de oliva, óleo, dentre outros;
  • Frios: salame, queijos, mortadela, presunto, peito de peru, chouriço, paio, dentre outros;
  • Higiene pessoal: escova de dente, desodorante, sabonete, shampoo, condicionador, papel higiênico, creme dental, absorvente, cotonete, dentre outros;
  • Hortifrúti: frutas, verduras e legumes;
  • Laticínios: leite, manteiga, requeijão, iogurte, sobremesas lácteas, dentre outros;
  • Material de limpeza: detergente, amaciante de roupa, flanela, sabão em pó, água sanitária, tira manchas, panos de limpeza, sacos para lixo, balde, vassoura, rodo, palha de aço, dentre outros;
  • Mercearia: feijão, arroz, aveia, açúcar, sal, farinha de trigo, cereais matinais, café, dentre outros;
  • Padaria: pães, salgados, doces e bolos, sejam eles de fabricação própria ou não;
  • Peixaria: peixes e frutos-do-mar;
  • Pet: rações, brinquedos, guloseimas, vasilhas, dentre outros.

Como organizar as seções de supermercado

Agora que você já tem uma ideia de como categorizar os produtos que você vende nas diferentes seções do supermercado, é hora de falarmos sobre o que você pode (e deve) fazer para manter cada uma das seções organizadas.

Comunicação visual

A comunicação visual é fundamental para orientar o cliente durante as compras. Afinal, desta forma ele saberá como as seções estão divididas e distribuídas pelo supermercado. Assim, ele consegue encontrar os corredores certos, sem precisar ficar andando o supermercado todo para encontrar o que procura.

É preciso mencionar que, aumentar o tempo de permanência do cliente na loja é importante, mas isso deve ser feito de outras formas, como com som ambiente. Tentar fazer isso dificultando as compras é a receita perfeita para ter clientes insatisfeitos.


A comunicação interna pode ser feita com placas suspensas, que tenham as cores do supermercado. Além disso, seções como peixaria, padaria e açougue costumam ficar no fundo do supermercado e podem ter desenhos e cores diferentes. Isso permitirá que o cliente veja de longe onde eles estão. Entretanto, caso você opte por dar um visual mais moderno ao seu supermercado, escolha cores como o preto e o cinza, com o nome dessas seções escrito em outra cor.

Outro importante elemento de comunicação visual no supermercado são as etiquetas de preços. Lembre-se que você pode conseguir chamar a atenção do cliente para itens em promoção utilizando cores diferentes para os produtos em oferta. As cores mais utilizadas são o vermelho, laranja e amarelo. O importante é fazer com que essas etiquetas se destaquem das demais.

O mesmo raciocínio é válido para os produtos que ficam nas ilhas, já que você também deve ser capaz de dar o devido destaque a eles. O ideal é que você utilize as mesmas cores para destacar ofertas, já que quando o cliente ver uma etiqueta amarela, por exemplo, ele saberá que ali tem algo interessante.

Organização dos produtos

A forma como os produtos são organizados nas prateleiras também pode influenciar nas suas vendas. Por isso, é fundamental escolher bem quais produtos serão exibidos e em quais níveis cada uma das marcas ficará. 

Por exemplo, os produtos que ficam na altura dos olhos são aqueles que o cliente vê primeiro, por isso, você pode expor produtos que tenham uma maior margem de lucro. Por outro lado, os itens que ficam abaixo do nível da cintura nem sempre são o foco dos clientes, aproveite para dispor as marcas que tenham menor margem de lucro.

Ainda, a forma como você distribui os itens também pode influenciar na experiência de compras do cliente. A distribuição pode ser por blocos ou verticalmente, dependendo da seção do supermercado. Mas, o ideal é que você faça testes e encontre o que funciona melhor para o seu público-alvo e para cada uma de suas lojas.

Outro ponto importante é que os repositores também precisam ser bem treinados e trabalharem dentro de um padrão. Afinal de contas, de nada adianta uma seção do supermercado ser bem organizada, enquanto a outra está um caos. Essa falta de uniformidade está relacionada ao marketing sensorial e atrapalha bastante para que o cliente tenha uma boa experiência de compra.

Para deixar o processo de reposição ainda mais eficaz, você deve dividir as diferentes seções entre os repositores. Desta forma, cada repositor ficará responsável por uma (ou mais) seção. Isso permite que eles tenham maior atenção aos seus setores e mantenha-os sempre organizados.

Utilize as pontas de gôndola a seu favor

As pontas de gôndola são pontos estratégicos do supermercado que podem ser utilizados para atrair a atenção do cliente. O ideal é que você coloque alguns dos produtos em promoção daquela seção na ponta de gôndola. Essa é uma excelente forma de atrair a atenção do cliente para um determinado corredor enquanto ele estiver andando pelo corredor central do supermercado.

Além dos produtos em promoção, também é importante caprichar na decoração e nos cartazes. Desde que não atrapalhe o cliente em pegar os produtos ou mesmo a sua circulação, o resultado poderá ser muito positivo.

Vale a pena dizer que os clientes com pressa, que vão ao supermercado rapidamente, apenas para pegar um ou dois itens, podem acabar comprando o que está exposto nas pontas de gôndolas. Portanto, você também pode deixar itens de marcas mais conhecidas e procuradas, bem como que tenham uma margem de lucro.

Confira os preços e as etiquetas

Se você já precisou ficar procurando pelo preço de um produto no supermercado, sabe que essa é, provavelmente, uma das coisas mais desagradáveis quando o cliente está fazendo as compras. Como você não vai querer submeter os seus clientes a isso, então é preciso garantir que todas as etiquetas de preços estejam corretamente posicionadas e que as etiquetas de promoção sejam substituídas quando a oferta acabar.

Para isso, o ideal é orientar os repositores de todas as seções para fazerem uma dupla conferência nas etiquetas e se os preços estão corretos. Isso poderá evitar muitos problemas e até mesmo prejuízos por troca de etiqueta. Inclusive, você pode estipular uma rotina diária de checagem, pode ser pela manhã, antes do supermercado abrir.

Se o seu supermercado faz promoções relâmpago ou diárias, então também é preciso ficar atento a isso. Uma das práticas mais comuns no setor supermercadista é colocar alguns itens em promoção no final de semana, então também precisa garantir que todas as etiquetas foram substituídas.

Limpeza é fundamental

O próximo item na nossa lista de coisas que você deve fazer para manter as seções do supermercado organizadas é ficar atento à limpeza. Isso porque, algumas seções tendem a ficar mais sujas do que outras. Por exemplo, a seção de bebidas é um dos pontos críticos, já que alguma garrafa pode quebrar e, se o chão não for limpo adequadamente, o cheiro pode ficar ruim, bem como o piso ficar grudado.

A seção de hortifrúti é outro ponto crítico, já que frutas podem cair e sujar o chão, sendo até mesmo perigoso para os clientes, que podem escorregar e cair. Claro que esses não são os únicos pontos e eles podem, até mesmo, variar de uma loja para outra. Por isso, o ideal é que além da rotina de limpeza, você ainda identifique quais são os pontos mais críticos da sua loja.

O ideal é identificar quais são as seções ou corredores que merecem mais atenção e manter uma rotina de verificação da limpeza do chão e das prateleiras mais frequente. Bem como, pedir aos repositores que sempre que houver algum problema de derramamento ou quebra de embalagem, que algum funcionário da limpeza seja acionado.

Lembre-se que a limpeza do supermercado interfere diretamente na experiência de compras do cliente. Sem falar que, a falta de limpeza pode comprometer a forma como os clientes veem o seu supermercado, ficando inseguros e até mesmo fazendo com que ele optem por comprar na concorrência.

Melhore ainda mais a experiência do cliente

Manter as seções de supermercado bem identificadas e organizadas é essencial para proporcionar ao cliente uma boa experiência de compra no seu estabelecimento. Entretanto, essa não é a única forma de se fazer isso. 

Neste caso, o marketing sensorial pode ser uma excelente estratégia para o seu supermercado. Por exemplo, a rádio interna personalizada é uma poderosa aliada para reproduzir as músicas certas para a sua loja e também para te ajudar a anunciar promoções. Sem falar que ainda pode facilitar a comunicação interna, como para informar quais corredores precisam de limpeza ou de reposição de produtos.

Mas, você também pode oferecer degustação de produtos, uma excelente forma para aumentar as vendas e o ticket médio dos clientes. Confira o nosso Guia completo sobre marketing sensorial no varejo para conhecer todos os detalhes dessa estratégia.

Fique atento a frente de caixa

O último ponto ao qual você precisa prestar atenção para a organização das seções dos supermercados é com relação à frente de caixa. Muitos varejistas podem até não considerar esse ponto como uma seção, mas ele merece, sim, uma atenção especial.

Isso porque, esse é um momento em que os clientes ficarão expostos a alguns produtos por um tempo maior. Portanto, o ideal é que você utilize isso a seu favor, colocando nas prateleiras itens que possam ser consumidos rapidamente e que influenciam o cliente a comprar. 

Os mais utilizados são chocolates, balas, chicletes e bebidas. Entretanto, é fundamental ter um repositor de olho nessas gôndolas o tempo todo, já que com o grande fluxo de clientes os produtos possam ficar bagunçados ou as prateleiras vazias.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Conheça o serviço que seu concorrente tem e usa para aumentar as vendas, mas você ainda não!

Provavelmente você já se deparou com serviços que o seu concorrente usa e que você ainda não implementou na sua loja. Inclusive, já deve ter reparado que muitos desses serviços permitem que a concorrência obtenha melhores resultados que o seu supermercado. Por isso, é fundamental conhecer quais serviços você quer implementar no seu supermercado para…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

WhatsApp para supermercados: 5 motivos para adotar essa estratégia

O WhatsApp para supermercados pode ser uma boa estratégia para aumentar as vendas e fidelizar clientes. Contando ainda com uma grande vantagem, ele é gratuito. Por isso, cada vez mais, empresas de diferentes ramos do varejo vêm aderindo a esse aplicativo para ter mais sucesso.  Se você ainda não entende como essa estratégia pode funcionar,…

Por Nayara Santos em 05.04.2021

PDV do supermercado: entenda a importância de investir no PDV

Preparar o PDV do supermercado é essencial para conseguir proporcionar um ambiente agradável, que facilite a compra e deixe o cliente se sentindo confortável enquanto faz as compras. Apesar dessa não ser a única receita para o sucesso do seu supermercado, ela é importantíssima no processo de fidelização do cliente. Dito isso, neste artigo vamos…

Por Nayara Santos em 13.07.2021

Volta às aulas no supermercado: 6 produtos mais procurados

O período de volta às aulas no supermercado é uma daquelas datas importantíssimas para o varejo. Inclusive, esse é um período que, quando bem aproveitado pelo varejista, poderá render boas vendas e aumento nos lucros. Ou seja, ideal para começar o ano com o pé direito. Entretanto, para garantir o sucesso das vendas, é preciso…

Por Nayara Santos em 14.02.2024

Terminal de supermercado: confira as vantagens para o seu negócio

O terminal de supermercado, aquele que permite que o cliente faça a consulta de preço, já foi muito comum no varejo. Entretanto, com o passar dos anos, eles foram diminuindo de quantidade nas lojas e nem sempre é fácil encontrá-los quando há alguma dúvida com relação ao valor do produto. Muitos supermercadistas ainda possuem dúvida…

Por Nayara Santos em 17.08.2021

Gerente de supermercado: 7 dicas para ser o melhor

Se você chegou até aqui, provavelmente está se perguntando como ser um bom gerente de supermercado, certo? Essa dúvida pode surgir em muitas situações, tais como para quem já é gerente de loja em busca de aperfeiçoamento profissional, para aqueles funcionários que almejam um cargo de gerência, para um empreendedor ou dono de supermercado que…

Por Nayara Santos em 18.08.2022

Importância de ter um sistema de som para supermercado, confira

Ter um bom sistema de som no supermercado é fundamental para conseguir reproduzir as músicas e os anúncios com qualidade. Afinal, ninguém vai querer ficar muito tempo na sua loja se a qualidade do som for ruim, ou se o volume for muito alto. Lembre-se, a música ambiente é uma estratégia que faz parte do…

Por Nayara Santos em 09.10.2024

Tipos de Inteligência Artificial e como aplicá-las em supermercados

Você já parou para pensar em como a inteligência artificial (IA) está mudando o cenário do varejo, especialmente em supermercados? Com a crescente demanda por eficiência e personalização, muitos negócios estão adotando essa tecnologia inovadora para transformar a experiência de compra e engana-se quem acha que a IA é apenas para grandes empresas. Em um…

Por Nayara Santos em 20.08.2024

Supermercado pet friendly: 3 vantagens para adaptar o seu negócio

Ter um supermercado que seja pet friendly significa ter um local em que os animais de estimação são bem-vindos e que possuem uma infraestrutura específica para recebê-los. Por isso, se você quiser atrair clientes que gostam de levar os seus animais a todos os lugares, essa pode ser a sua grande oportunidade.  Para te ajudar…

Por Nayara Santos em 05.10.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos