Os supermercados são essenciais para a sociedade, o que os torna, ao mesmo tempo, capazes de reter um grande público e altamente competitivos. Por isso, é importante que eles sejam tratados com a mesma atenção de qualquer outro segmento varejista, inclusive na busca por estratégias de supermercados para vender mais.
Sustentar a saúde financeira da loja é essencial para manter clientes fidelizados, passar por períodos de crise e crescer. Não se trata apenas de se prender ao lucro atual e mantê-lo, mas de aumentar as vendas e garantir mais segurança a longo prazo. Além do mais, quem não gostaria de expandir os horizontes?
Neste artigo, você descobrirá algumas das principais estratégias de supermercados para vender mais. Veja o que se aplica à realidade da sua empresa e tenha um bom crescimento!
1. Observe, analise e registre dados sobre os clientes
A falta de conhecimento sobre o público-alvo é um erro comum nos mercados. Por mais que todo tipo de pessoa vá às compras, o seu cliente, especificamente, tem alguns traços próprios. Isso depende do local onde a loja está localizada, quais são os concorrentes locais, qual o preço médio das mercadorias, entre outras questões.
Para saber como agir em qualquer aspecto, comece a pesquisar e registrar dados importantes como esses. Também vale analisar o comportamento dentro do mercado, como as áreas mais movimentadas ou a busca (ou não) por promoções. Alguns consumidores são mais interessados em quantidade, outros em qualidade, outros em preço. Confirme qual é o caso por aí!
2. Ative sua presença online
Mesmo estabelecimentos tão clássicos quanto supermercados não podem ficar para trás na corrida tecnológica. Atualmente, qualquer loja que tenha um site está automaticamente à frente da concorrência, mesmo que seja pelo simples fato de mostrar presença online. A facilidade de conferir produtos e preços sem sair de casa é apreciada por muitos.
Mais do que isso, a opção de delivery é cada vez mais requisitada. Aplicativos de entrega como iFood e UberEats já incluíram a opção de compra em supermercados, explorando um público que estava, até então, sem ter para onde ir. Você pode incluir o seu mercado na lista desses apps ou pode até criar o seu próprio sistema de delivery!
3. Invista em marketing digital
Não é só com um site e vendas à distância que você terá as melhores estratégias de supermercados para vender mais. O marketing digital dispõe de muitas ferramentas que atraem e encantam consumidores diretamente nas telas de seus celulares ou computadores.
Manter atividade constante em redes sociais, criar landing pages, publicar conteúdo relevante, automatizar processos, publicar anúncios — todas essas frases fazem parte do marketing digital. Os resultados dependem de vários fatores, mas o investimento certamente vale a pena se for realizado de forma séria e com base nas análises de público que já foram feitas com a primeira dica.
4. Treine os colaboradores
Não importa qual é o segmento, o atendimento ao cliente sempre é um dos pontos mais importantes perante a avaliação do público. Mesmo que a loja atinja as expectativas em todos os quesitos — preço, variedade de produtos, limpeza etc. —, se houver mau atendimento, a experiência do cliente ficará manchada com essa percepção.
Para evitar desgastes desse tipo e garanta que todas as estratégias para vender mais se complementem, invista em treinamentos e recompensas para os funcionários. A rotina de mercado é exaustiva e nem sempre é fácil para eles manterem o bom humor. Ao oferecer um ambiente de trabalho amigável e ao reconhecer os esforços da equipe, você melhora o dia de todos os colaboradores, que, por sua vez, melhoram também o dia dos clientes.
5. Aprimore o ambiente
Por falar em experiência do cliente, você já parou para pensar o que eles sentem enquanto passeiam pelos corredores e escolhem os produtos? Sem nenhum tipo de estímulo, podem sentir tédio, pressa ou até desconforto, por ser uma atividade obrigatória. Esse não é o cenário ideal para que comprem mais.
Com bons estímulos, os clientes podem se sentir alegres, dispostos e relaxados. Isso envolve todos os aspectos do ambiente: luz, layout, limpeza e até música! Cada detalhe faz diferença para que o cliente se sinta acolhido e mais disposto a consumir. Além disso, com uma experiência satisfatória, ele se sentirá mais propenso a retornar.
6. Trabalhe com marcas próprias
Você já deve ter visto algumas redes de supermercados venderem produtos de marcas próprias. Não é difícil encontrar fornecedores (muitas vezes os mesmos de marcas já conhecidas) e apenas alterar a embalagem, mantendo a fabricação no mesmo patamar e qualidade. Com isso, você pode reduzir o valor do produto, atraindo mais consumidores e ainda reforçando sua marca. O lucro também tende a aumentar por conta dos custos reduzidos de produção.
7. Ofereça soluções completas
Imagine que alguém entra em uma loja de materiais de construção, compra peças hidráulicas e receba a oferta de um serviço de encanador ali mesmo, enquanto passa no caixa. As chances de que ela precise do profissional são altas e aquele é o momento perfeito para oferecer um serviço de confiança.
Por que não fazer o mesmo no mercado? É só adaptar a ideia para os produtos em questão. Comidas, por exemplo, podem receber dias de degustação, ou mesmo alguém para ensinar receitas simples com determinados ingredientes. Produtos de limpeza podem ganhar demonstrações regulares de eficácia. Seja criativo!
8. Invista em compras online
Uma das estratégias de vendas para supermercado que se tornou uma tendência devido ao isolamento causado pela COVID-19 é a possibilidade de compras online. Essa ação é essencial para driblar os impactos negativos das restrições de circulação. Antes mesmo desse cenário, já era visível uma tendência dessa modalidade de serviço, algo impulsionado pelos aplicativos de comida.
Você pode cadastrar o seu supermercado em uma dessas plataformas, ter entrega própria ou atuar nessas duas frentes. O mais interessante de atuar com as duas soluções de delivery é a possibilidade de atender melhor às expectativas do cliente. Você pode trabalhar com o modelo de entrega agendada, enquanto no app a procura é por produtos para pronta entrega.
É interessante destacar que você precisa investir na experiência do usuário tanto no site como no aplicativo. Muitas vezes, os clientes acabam buscando outra solução pela página não oferecer a navegabilidade ideal, bem como nas opções de pagamento. Com o trabalho home office, muitos estão usando o vale-alimentação com mais frequência. Dessa forma, é viável ter essa opção e trabalhar com diversas bandeiras. Outro detalhe é o pagamento online, proporcione essa possibilidade de escolha.
9. Pense na experiência do cliente
No tópico 5, nós falamos um pouco sobre a questão da experiência do cliente, focando nos detalhes do ambiente. Aqui, destacamos algumas boas práticas que podem ser implementadas tanto no atendimento presencial como virtual. Invista em ações que fortaleçam a segurança do cliente em relação ao seu supermercado, como o uso de álcool em gel para desinfecção e o pedilúvio, um tapete umidificado com uma solução específica de amônia que atuo no combate de agentes infecciosos.
Faça com que essas ações cheguem ao conhecimento do seu cliente. No site, por exemplo, tenha um banner e uma página explicando as medidas protetivas do seu supermercado. É importante esse alinhamento para que os consumidores enxerguem credibilidade na sua marca e optem por ela.
10. Ofereça mais personalização
Um dos grandes diferenciais no atendimento é a sua personalização e humanização. É preciso atuar nesses dois pontos. Para ficar claro como pode ser aplicada a personalização, vamos a um exemplo. Suponha que o seu supermercado começou a atuar com as vendas digitais. Você pode oferecer opções personalizadas de embalo de alimentos. Carnes podem ser embaladas em “pacotes” com a quantidade solicitada pelo cliente: 1 quilo de bife, embalado em duas remessas com 3 unidades cada.
Isso é parte da experiência do cliente e ajuda muito no dia a dia. Afinal, a rotina de todo mundo está muito diferente com o trabalho home office e muitas crianças estão em casa, fazendo o tempo dos pais ser ainda mais corrido. Com essa opção de personalização, você agrega valor ao seu produto ao contribuir por tornar o dia a dia dos pais na cozinha mais fácil.
Se antes era preciso descongelar todo o pacote e ter que consumir toda a carne o mais rápido possível, porque não se pode congelar novamente, agora, o cliente tem o pacote personalizado com a quantidade de carne que ele costuma fazer por refeição. É importante pensar nesses detalhes, porque isso faz toda a diferença na hora do cliente definir em qual supermercado vai fazer o abastecimento de casa.
11. Faça promoções especiais
As promoções são grandes atrativos de clientes. Quem não gosta de economizar? Faça promoções atraentes para o perfil dos seus consumidores. No tópico 1, falamos sobre a coleta e análise de dados, lembra? Use essas informações para identificar quais são os melhores produtos para entrarem na categoria promocional.
Lembre-se de garantir que as promoções chegarão ao conhecimento do seu público. É essencial criar campanhas online, principalmente nas redes sociais. Você pode, até mesmo, apostar em influencers para ajudar a divulgar e também em cupons de descontos como estratégia de vendas para supermercado.
12. Aproveite a sazonalidade
Saber atuar em cada época do ano e aproveitar as oportunidades geradas com datas comemorativas. Nesses cenários, o mais interessante é aliar ações promocionais com um bom marketing digital. Com certeza, produtos típicos conseguirão ter um aumento mais expressivo nas vendas.
Uma dica interessante se você já investe no fortalecimento da sua marca online, é fazer o mapeamento de conteúdo adequando às promoções e novidades do seu supermercado. Dessa forma, você vai conseguir pivotar as vendas de todas as categorias de produtos, não somente os sazonais.
13. Invista em programas de fidelização
Um dos principais diferenciais e atrativos que os clientes usam como critério na decisão de compra é se o supermercado oferece um programa de fidelidade. Essa estratégia é importante porque aumenta as chances que o cliente volte no próximo mês, pois, estimula o relacionamento do consumidor com a marca. É interessante pensar que esse programa deve oferecer opções VIPs para os seus participantes.
Exemplo prático disso é a opção de maior parcelamento da compra, descontos em produtos especiais, frete grátis ou até mesmo o cashback (seu dinheiro de volta). Nessa modalidade, os consumidores acumulam pontos que podem ser trocados por produtos ou benefícios. Aplique essa estratégia tanto para compras online quanto físicas.
14. Aposte em produtos diferenciados
Além de contar com produtos próprios, uma dica infalível é contar com produtos diferenciados. Hoje, muitas pessoas estão buscando viver uma vida mais saudável, garantir maior qualidade e longevidade. Por isso, ofereça produtos orgânicos e até mesmo veganos. É interessante apostar nisso, pois é uma das tendências mais fortes de mercado.
15. Tenha um ambiente inclusivo
A acessibilidade e a inclusão é um dos grandes diferenciais de qualquer negócio. O espaço do seu supermercado tem estrutura que atende a clientes que são pessoas com deficiência? Garanta que tenha rampas de acesso e colaboradores na sua equipe que saibam se comunicar, por exemplo, em libras.
A melhor forma de garantir isso é tendo uma equipe marcada pela diversidade. Somente conhecendo as dores desses públicos é possível implementar soluções que atendam às suas necessidades. Outro ponto importante é pensar nisso também na experiência de usuário do seu site. Inclusive, existe uma lei que prevê essa obrigatoriedade, a Lei Brasileira de Inclusão.
16. Varie as estratégias de vendas
Deu para perceber que cada uma dessas estratégias de supermercados para vender mais focou em um aspecto diferente, não é? Procure manter essa variedade ativa. Aumentar as vendas não é algo que acontece apenas no caixa ou na loja em si, mas através de uma série de esforços que vão do estoque ao atendimento, da internet ao layout físico.
Com essas dicas especiais, é possível otimizar a estratégia de vendas para supermercado e garantir maior faturamento. Lembre-se de pensar como se você fosse o cliente. Isso é fundamental para conseguir implementar soluções inovadoras e agregar valor ao seu negócio.
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