Por Nayara Santos em 04.08.2022

Tecnologia para supermercados: no que é possível investir?

Por Nayara Santos em 04.08.2022

A velocidade na troca e recebimento de informações, a necessidade de se diferenciar e outras características do mercado varejista fazem com que a tecnologia para supermercados seja indispensável. Para vender mais e se destacar em meio à concorrência, os negócios desse segmento precisam de agilidade e entrega de valor. Caso contrário, fica difícil fidelizar os clientes e ter uma boa reputação no mercado.

Muitos gestores desse segmento ficam perdidos sobre quais tecnologias podem ser eficientes para os supermercados, já que são comércios tão tradicionais. Justamente por isso que as inovações representam um diferencial competitivo para o setor e uma verdadeira necessidade para que a empresa sobreviva. 

Portanto, para te ajudar a conhecer quais tecnologias podem trazer um diferencial competitivo para o seu supermercado, preparamos este artigo. Nele você entenderá a importância da tecnologia para o seu negócio e quais são indispensáveis. Vamos lá?

Entenda a importância de gerar diferencial competitivo

Diferencial competitivo é o produto ou serviço que leva o consumidor a escolher o seu negócio. Em outras palavras, é o que torna a sua marca única, capaz de agregar valor ao que oferece e não somente manter uma relação de compra e venda com o cliente. 

Não é preciso oferecer algo completamente novo ou que você tenha desenvolvido do zero. Pode ser, por exemplo, um atendimento de excelência, um bom trabalho que gera confiança no cliente, uma tecnologia imersiva e o preço aliado ao valor do produto. Muitas vezes, fazer o básico bem feito, de forma impecável, vale mais do que criar algo que ninguém nunca fez.

Essa é uma das suas principais ferramentas para lidar com a concorrência, principalmente em nichos tão concorridos, como é o caso dos supermercados, que são negócios espalhados por todos os bairros e cidades. 

Muitas vezes, o consumidor deixa de ir a uma unidade próxima para dar preferência a um supermercado onde ele é bem atendido, há bons preços e produtos de qualidade. E a tecnologia pode ser a sua aliada.

Saiba as vantagens do investimento de tecnologia no seu supermercado

No início da ascensão digital, muitos gestores enxergavam a tecnologia como um custo. No entanto, isso vem mudando e muito rápido. As inovações tecnológicas e processos de automação são importantes investimentos que mantém o seu negócio competitivo e rentável. Afinal, marcas que pararam no tempo correm o risco de se tornarem irrelevantes e perderem espaço no mercado.

As ferramentas, sistemas e meios tecnológicos são capazes de aprimorar os seus serviços e oferecer uma melhor experiência de compra para o cliente. Com isso, o seu negócio se torna mais atraente para o consumidor. Para que entenda melhor porque você precisa investir na tecnologia para o seu supermercado, veja quais são as vantagens.

Maior produtividade

Diversos processos internos refletem na satisfação do consumidor, sendo um deles a produtividade. Tarefas repetitivas e manuais requerem um valioso tempo dos funcionários e as chances de erros e desperdícios são grandes. Lembra quando os produtos dos supermercados precisavam ser etiquetados um por um? Graças ao código de barras isso não é mais necessário.


Com isso, o tempo que os colaboradores levavam colocando preços em cada mercadoria pode ser utilizado em tarefas mais complexas. Esse é somente um dos exemplos de como a tecnologia pode ajudar a potencializar a produtividade da sua equipe e fazer com que os funcionários façam o que as máquinas ainda não fazem: pensar e tomar decisões.

Melhor experiência para os clientes

Já não é novidade que os clientes estão mais conectados e exigentes. Muitos deles até estão dispostos a pagar mais caro se isso significar personalização e uma melhor experiência e atendimento. Como dissemos, empresas que pararam no tempo se tornam irrelevantes e isso acontece principalmente porque elas tendem a ser ineficientes.

Atendimentos demorados no caixa é somente um de diversos exemplos disso e que prejudicam fortemente o seu trabalho de fidelização de clientes no supermercado. Aliás, esperar é uma palavra que o consumidor repudia e que muitos farão de tudo para não ter que lidar com a espera.

A tecnologia garante que todos os serviços dentro do supermercado sejam feitos de maneira mais rápida, incluindo o atendimento, já que muitos procedimentos são automatizados e respondem com mais eficiência. Tudo isso resulta em uma melhora do customer experience que, consequentemente, favorece a satisfação do consumidor.

Melhor controle de estoque

Tudo em um supermercado gira em torno de seu estoque e, sejamos sinceros, não há nada mais complexo do que o controle de estoque de centenas e até mesmo milhares de produtos. Se faltam produtos, é prejuízo, se eles saem da validade, é prejuízo. 

Sem contar que é necessário ficar de olho nas tendências para que as mercadorias em alta não faltem e você perca vendas. O estoque de um negócio desse segmento precisa ser muito organizado, contar com bons fornecedores e trabalhar em equilíbrio, ou seja, nem para mais, nem para menos.

Atualmente, é impossível ter um controle e organização do estoque sem o suporte da tecnologia. Você precisa registrar tudo o que entra e sai do estoque no inventário, para que o responsável saiba o que precisa ser reposto. Além, é claro, do controle de validade e sazonalidade. Para isso, é indispensável contar com sistemas de gestão voltados para a automação desse tipo de acompanhamento.

Entendimento das principais métricas do negócio

As métricas são os resultados das avaliações feitas em diferentes áreas do seu supermercado e podem ser comparadas aos resultados de nossos exames. É por meio desses dados e informações que você fará a avaliação do desempenho das ações de marketing, das estratégias de gestão e das suas equipes. 

A maioria dos softwares de gestão disponibiliza módulos que fazem essas análises com base nas informações e processos diários do seu negócio. Alguns deles até fazem gráficos e estatísticas que não apenas facilitam a compreensão e análise dos resultados, mas que também podem ser utilizadas para apresentações em reuniões.

Por meio desses resultados, você definirá quais planos precisam de ajustes e quais estão funcionando adequadamente. É importante ter em mente que informação é poder. Sem isso você fica cego em relação às tendências de mercado e seu desempenho. Porém, para levantar questões quantitativas e qualitativas, a tecnologia é necessária.

Otimização do controle de qualidade dos processos

O controle de qualidade dos processos funciona, basicamente, da mesma maneira que os controles que são aplicados a produtos e serviços. Você precisa monitorar o comportamento dos procedimentos do seu negócio. Assim, as falhas e erros são identificados em tempo hábil para serem solucionadas.

No entanto, dificilmente um funcionário consegue acompanhar, com eficiência, todos os processos do supermercado. Mas, a tecnologia consegue fazer isso. Sistemas de automação são responsáveis por avaliar o desempenho das tarefas executadas e de identificar problemas.

E, sabendo onde eles estão acontecendo e com que frequência, é possível planejar treinamentos e rever processos. Tudo isso a tempo para não prejudicar a sua empresa e a experiência que o cliente terá.

Redução de custos

Como falamos anteriormente, por muito tempo a tecnologia era vista como um custo extra. Mas, com o passar do tempo e surgimento de novas necessidades, os negócios foram percebendo que ela era, na verdade, um investimento. Sem falar que ela ainda pode ser considerada como a responsável por reduzir e eliminar custos consideráveis. 

Ao implementar uma nova tecnologia, é comum que as primeiras economias sejam percebidas com o aumento da produtividade e eliminação de retrabalhos, agilidade na realização de tarefas, desperdícios, falhas e demora no atendimento. Entretanto, a redução de custos com a tecnologia vai além disso. 

Quer conhecer alguns hacks para melhorar a produtividade da sua empresa? Então confira o nosso e-book sobre o assunto.

Com a automação de tarefas é possível reduzir os gastos com mão de obra e ter uma equipe mais centrada em solucionar problemas e tomar decisões estratégicas. Todos os departamentos do seu supermercado serão beneficiados nesse sentido, como o estoque, o marketing, as compras, o financeiro, e até mesmo os serviços de atendimento ao consumidor.

Entenda em quais tecnologias você pode investir para ter sucesso

Para conseguir obter bons resultados com o uso de tecnologias é fundamental que você conheça quais estão disponíveis no mercado, e como elas podem ser utilizadas. Vale ressaltar que nem todas as tecnologias podem (e devem) ser aplicadas ao seu negócio. Algumas são mais vantajosas para pequenos negócios, enquanto outras só valem a pena para supermercados maiores.

Nos próximos tópicos, trataremos das principais e mais atuais tecnologias que podem ser implementadas no seu supermercado.

1. Rádio indoor personalizada

Já pensou em ter uma rádio para chamar de sua? Essa é mais uma das tecnologias para supermercados que você pode utilizar para aumentar as vendas e fidelizar os clientes. Afinal de contas, você poderá escolher quais músicas e quais anúncios serão reproduzidos.

A rádio para supermercados é uma estratégia ligada ao marketing sensorial, pois trabalha com a audição dos consumidores. Essa é uma ferramenta de grande importância para esse tipo de negócio, pois pode representar um valioso diferencial competitivo.

Com relação à música, ela ajuda a deixar o ambiente de compras mais agradável, fazendo com que o cliente se sinta bem enquanto está na sua loja. Desta forma, a tendência é que o tempo de permanência na loja aumente. Estudos apontam que 35% dos consumidores vão ficar mais tempo comprando e que 14% vai comprar mais.

Outra grande vantagem dessa tecnologia é a possibilidade de criar os seus próprios anúncios, que serão reproduzidos ao longo da programação musical. Esses anúncios podem te ajudar a:

  • Fazer a gestão da loja, anunciando horário de fechamento dos caixas, comunicação direta com os repositores e outros funcionários, informando o cliente sobre eventuais problemas no estacionamento;
  • Divulgação de ofertas, deixando o cliente curioso para conferir o que está sendo anunciado;
  • Convidar o cliente a fazer parte do programa de fidelidade do supermercado;
  • Anunciar que tem pão fresquinho saindo do forno na padaria;
  • Horário de funcionamento da loja durante feriados, dentre outros.

Para contar com uma ação de rádio indoor que realmente traga resultados, você deve contar com empresas especializadas no assunto. Assim, você não precisa se preocupar em gravar ou selecionar músicas. Basta dar o play e aproveitar os benefícios. 

Quer conhecer mais sobre essa importante ferramenta para o seu dia a dia? Então faça o download gratuito do nosso e-book Rádio para supermercados: revolucione o seu negócio.

2. Software de gestão

Outro tipo de tecnologia indispensável para supermercado são os softwares de gestão. Eles podem ser utilizados para fazer desde o gerenciamento financeiro até o atendimento no caixa, permitindo que esses processos ganhem agilidade. 

Para o caixa, invista em sistemas que registram os produtos, gerenciam as formas de pagamento, as movimentações financeiras e facilitam a abertura e o fechamento do caixa. Isso fará com que o cliente fique esperando menos tempo nas filas.

Já os softwares para gestão do negócio permitem a integração de processos, como é o caso do caixa e do controle de estoque. Dessa maneira, você gerencia e acompanha todos os departamentos em um só lugar. Muitos softwares de gestão ainda podem ser acessados remotamente, permitindo o acompanhamento das atividades e processos fora do supermercado.

3. Sistema de controle de estoque

Como dito, somente é possível ter um controle de estoque eficiente com o auxílio da tecnologia. Então, invista em sistemas que sejam intuitivos, ou seja, aqueles simples de trabalhar. Caso contrário, a sua equipe poderá rejeitar o software ou ter dificuldades em adaptá-lo à rotina.

Mesmo assim, é indispensável que haja um treinamento para todos os funcionários que precisem lidar com o software no dia a dia. Desta forma, você reduz as chances de erros, sem falar que ainda consegue utilizar o software em sua totalidade, aproveitando todos os recursos que ele possui.

No momento da contratação é importante verificar se ele tem armazenamento em nuvem (para evitar perder dados) e é de fácil implantação. Para avaliar esses e outros aspectos importantes, veja se o fornecedor garante o suporte em caso de atualizações, se há algum canal para pós-venda e se o atendimento é eficiente. 

Outra dica importante é testar o sistema antes de comprá-lo efetivamente, assim você garante que ele realmente atende às suas necessidades. E, caso seja necessário fazer alguma adaptação, isso pode ser feito antes do sistema estar efetivamente funcionando.

4. Aplicativos próprios

Aplicativos, ou apps, são importantes ferramentas para ir além no seu diferencial competitivo e oferecer diferentes canais de comunicação para o cliente. Apps com promoções exclusivas, cupons de desconto e até leitores de código de barras são estratégias para aumentar tanto as suas vendas e até mesmo a sua reputação e autoridade de mercado.

Para ter uma ideia, o aplicativo Meu Carrefour permite a emissão de cupons de desconto e oferece promoções exclusivas. Tudo isso para incentivar que o consumidor vá até uma loja. Também há marcas que trabalham com sistema de pontos que podem ser trocados por brindes e outros prêmios.

Sem falar que, muitos consumidores não possuem acesso a computadores, mas possuem celular. Portanto, o aplicativo pode ser utilizado para conferir as promoções da semana e levar o consumidor até a loja.

5. Adega inteligente

Tornar a compra do cliente mais fácil e interativa é um dos muitos benefícios da tecnologia para supermercados. A adega inteligente, por exemplo, ajuda o cliente a escolher o melhor vinho de acordo com as preferências e o momento.

Depois de escolher o que mais interessou, o consumidor passa o rótulo da garrafa no leitor da adega para ter informações sobre o local de origem do vinho, sugestões de pratos que melhor harmonizam e até mesmo o tipo de uva utilizada. A utilização de QR codes na sua adega também pode facilitar a busca por mais informações.

6. Alerta de filas

Esperar é uma palavra que não existe mais no vocabulário do consumidor. Não é à toa que as compras pela internet apresentaram expressivo salto nos últimos anos, pois o cliente não enfrenta filas, nem mesmo precisa ficar esperando ser atendido. Por isso, uma tecnologia que vem para solucionar esse principal motivo de insatisfação é o alerta de filas.

Esse recurso consiste em um botão colocado próximo aos caixas. Quando um comprador identifica uma longa fila, ele aciona o botão para alertar o fiscal. A partir disso, o responsável tomará providências para diminuir o tempo de espera, como abrir mais caixas, ou até mesmo contratar mais funcionárias.

Essa tecnologia também cria relatórios para registrar todos os dias quais foram as ocorrências de filas, para que os gestores possam atuar na prevenção desse problema por meio de soluções na logística do atendimento no caixa.

7. Tour virtual

Imagine o cliente poder visitar a sua loja antes mesmo de sair de casa? A tecnologia do tour virtual 360º permite que o usuário “passeie” no seu supermercado por meio de uma funcionalidade do Google Street View Trusted. Esse recurso pode ser acessado tanto pelo computador quanto pelo celular.

A visibilidade do cliente é feita por meio de fotos 360º em alta resolução de todo o espaço. De acordo com o próprio site da ferramenta, cerca de 41% das pesquisas por tour de estabelecimentos se transformam em visitas às lojas. Para conseguir o resultado desejado de aumentar as visitas, é importante que a iluminação das fotos esteja boa e que elas sejam de boa qualidade. Caso contrário, ao invés de atrair mais clientes, irá afugentá-los.

8. Redes sociais

Atualmente é fundamental que os negócios também marquem presença nas redes sociais. Afinal de contas, essa é uma forma de ficar mais próximo do seu cliente, interagir diretamente com ele, entender melhor qual é sua opinião e até mesmo fazer ofertas exclusivas para os seus seguidores.

Inclusive, vale a pena dizer que, cada vez mais, os consumidores estão em busca de marcas que possuem os mesmo valores que eles. As redes sociais podem ser um bom caminho para mostrar isso para os seus seguidores e clientes. 

Outra grande vantagem dessa tecnologia é que você pode fazer anúncios patrocinados com foco no seu público-alvo. Dessa forma, fica bem mais fácil direcionar as ações de marketing e também atingir quem realmente deve ser atingido. Ainda, como um supermercado possui diferentes produtos, que atendem diferentes grupos de clientes, você ainda pode criar anúncios diferentes para cada um desses grupos.

Entretanto, é preciso ficar atento a alguns pontos antes de criar o seu perfil em todas as redes sociais disponíveis. Lembre-se que você precisará ter tempo disponível para gerenciar esses perfis, o que inclui postagens constantes trazendo conteúdo relevante para o seu público e não apenas propagandas. 

Além disso, você precisará de tempo para responder aos seus seguidores e conseguir engajamento (salvar, compartilhar e comentar as publicações) nas suas publicações. Por isso, dê preferência para uma ou duas redes sociais no início.

9. Omnichannel

Outra opção de tecnologia que você pode implantar no seu supermercado é a de Omnichannel. “Omni” em latim significa “todos” e, “channel” em inglês significa “canais”, podendo ser traduzido como “todos os canais”. Ou seja, a sua loja estará disponível ao consumidor como loja física, loja virtual e aplicativo.

Cada vez mais, as empresas estão lançando mão das últimas tecnologias, como é o caso do Omnichannel, para interagir com os seus clientes. Desta forma, é possível que o cliente faça uma compra online ou pelo aplicativo e escolha fazer a retirada dos produtos na loja física. Ou comprar pela loja física e escolher um local de entrega. Ou pode até mesmo consultar em qual loja está disponível o item que está procurando.

Vale a pena mencionar que oferecer Omnichannel no seu supermercado é um grande desafio. Isso porque todos os sistemas precisam estar conectados e integrados. Entretanto, essa é uma evolução natural dos tempos atuais, em que as pessoas buscam facilidades e integração para resolver questões do dia-a-dia.

10. Self checkout

Já pensou em oferecer a tecnologia para supermercado de self checkout? Essa é uma tecnologia já muito utilizada em diversos países pelo mundo. Nela, o cliente é o responsável por fazer a leitura do código de barras dos produtos e o pagamento pelas compras, tudo sozinho, sem a necessidade de um funcionário para isso.

Além de muitas pessoas gostarem e preferirem o autoatendimento, essa também é uma ótima forma de diminuir custos com operadores de caixa e tornar a compra mais rápida. Entretanto, é preciso ficar atento a dois pontos cruciais para que essa tecnologia para supermercado funcione da forma como ela deve:

Segurança: para prevenir perdas por furtos, é fundamental que você tenha pelo menos um funcionário à disposição para ficar de olho na atividade dos clientes. Dependendo do número de caixas para self checkout você poderá ter mais de um funcionário para isso;

Auxílio ao cliente: nem todas as pessoas estão familiarizadas com essa tecnologia, ou já utilizaram esse tipo de sistema antes. 

Por isso, é recomendado ter um ou mais funcionários (dependendo do número de caixas disponíveis) para auxiliar os clientes a escolher os itens corretamente, fazer cancelamentos quando necessário, ou mesmo tirar dúvidas que surjam durante o processo. Esse funcionário pode ser o mesmo do item mencionado anteriormente.

11. Pagamento via PIX

O pagamento instantâneo, ou PIX, é uma das grandes novidades no mercado financeiro e que poderá mudar a forma como as pessoas fazem os pagamentos no varejo. Não apenas isso, o varejo provavelmente terá um papel fundamental para incentivar o uso dessa nova tecnologia.

Com o PIX é possível efetuar pagamentos de forma rápida, com custos mais baixos e a custo zero, todos os dias da semana e a qualquer hora do dia. 

A forma mais fácil de utilizá-lo no supermercado provavelmente seja através de um QR code. Ele pode ser dinâmico, sendo que um QR code diferente é gerado a cada transação; ou estático, em que o mesmo QR code pode ter as suas informações alteradas (como o valor da compra) e ser utilizado inúmeras vezes. Tudo vai depender do tamanho do seu negócio. Para obter mais informações sobre como essa nova modalidade de pagamento irá funcionar, você pode conferir o nosso artigo PIX no varejo: o que vai mudar

Tecnologia para supermercados: últimas considerações

A tecnologia para supermercados é um investimento tão indispensável quanto a comunicação visual das suas lojas. Por meio de recursos inovadores e de automação, o seu negócio ganha mais visibilidade e credibilidade em meio a tanta concorrência. Então, busque identificar quais soluções o seu negócio precisa e quais são os seus pontos fracos, para avaliar as tecnologias e ferramentas que precisam ser implantadas com mais urgência.

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