Por Nayara Santos em 27.07.2021

Treinamento para repositores de supermercado: conheça o ideal

Por Nayara Santos em 27.07.2021

Realizar um bom treinamento para repositores de supermercado é uma das formas mais eficazes de ter a sua loja sempre organizada. Apesar disso, pode ser um pouco desafiador conseguir elaborar um bom plano de treinamento e saber o que deve ser incluído nele.

Pensando nisso, resolvemos criar esse artigo com todas as informações da importância de ter repositores bem treinados, como planejar e o que incluir nesse treinamento. Não perca mais tempo e confira agora mesmo como melhorar a organização do seu supermercado. Boa leitura!

Por que realizar treinamentos para repositores de supermercado?

A organização de um supermercado é um fator extremamente importante e que influencia diretamente na experiência de compras do cliente. Quando um consumidor perde tempo procurando algo no supermercado, seja pela falta de identificação ou de setorização, as chances de sair insatisfeito da loja são muito grandes. Além disso, se as prateleiras estiverem vazias ele poderá ficar com a impressão de que o negócio não vai muito bem, ou mesmo que haja falta de produtos pela falta de planejamento.

Por isso, os repositores de supermercado possuem um papel importantíssimo no supermercado, para auxiliar nessa organização. Entretanto, de nada adianta ter profissionais que não sejam bem treinados e que levam mais tempo do que o necessário para realizar a tarefa, têm dificuldade de entender os trâmites burocráticos da loja, ou mesmo que não sejam cuidadosos no manuseio dos produtos. 

É justamente nesse ponto que o treinamento entra, para fazer com que os funcionários que trabalham nesse cargo conheçam bem as suas responsabilidades, as atribuições do cargo e os procedimentos adotados pelo supermercado.

Planejando os treinamentos para repositores de supermercado

Para que o treinamento dos repositores de supermercado seja realmente efetivo, é importante planejá-lo adequadamente. Isso inclui determinar quem irá ministrar o curso, com qual periodicidade, quais os pontos que serão abordados. A seguir, discutiremos em detalhes esse planejamento.

1. Periodicidade do treinamento para repositores de supermercado.

Um dos primeiros pontos que devem constar no planejamento do treinamento para repositores é a frequência com que ele será realizado. Por exemplo, sempre que ocorrer a contratação de um novo funcionário para o cargo


Além disso, também é importante planejar de quanto em quanto tempo os funcionários mais antigos deverão passar por uma reciclagem. Ela é importante para que todos tenham a possibilidade de relembrar as regras da empresa e como os procedimentos devem ser realizados.

2. Responsável pelo treinamento

Existem empresas especializadas no treinamento de funcionários, entretanto, é preciso considerar o custo-benefício de terceirizar os cursos. O treinamento também pode ser ministrado por funcionários mais antigos da empresa que já desempenhem essa função há bastante tempo.

Ainda, profissionais de diferentes áreas podem participar desse treinamento para repositores de supermercado, já que o trabalho deles inclui partes burocráticas, trabalhar em parceria com os estoquistas e a equipe de limpeza.

3. Apresente cada área do supermercado

Ao iniciar o treinamento é essencial que o repositor seja apresentado ao organograma do supermercado. Isso significa conhecer os setores e as responsabilidades de cada um deles. Assim, caso o repositor precise resolver algum problema ele saberá a quem recorrer.

Além disso, essa é também uma forma de mostrar a importância de todas as áreas do supermercado para o sucesso do negócio. Todos os funcionários estão integrados direta ou indiretamente.

Vale a pena dizer que quando o repositor de supermercado iniciar o treinamento prático, ele deverá ser apresentado aos funcionários dos outros setores. Planeje uma espécie de tour por todas as áreas do supermercado. Essa etapa do treinamento não precisará ser incluída na reciclagem dos funcionários mais antigos.

3. Acompanhando repositores mais experientes

Não há nada melhor durante o treinamento de um funcionário do que aprender na prática como é a rotina do repositor na sua loja. Por isso, a recomendação é que durante o planejamento você determine quanto tempo o repositor de supermercado terá de treinamento prático e qual será o funcionário que irá acompanhá-lo.

É preciso apenas tomar cuidado para que o funcionário escolhido seja comprometido com os procedimentos e protocolos adotados no supermercado. Desta forma, você não terá problemas futuros devido a problemas no treinamento. 

4. Tenha um protocolo para a realização das tarefas

A elaboração de um protocolo para a realização de todas as tarefas do supermercado é uma das formas de manter sempre o mesmo padrão na execução dessas tarefas. Ainda, essa é também uma fonte de consulta de como o procedimento deve ser realizado sempre que houver alguma dúvida.

Desta forma, o protocolo deverá estar disponível e acessível para todos os funcionários, seja ele impresso ou eletronicamente. O fundamental é que todos tenham acesso e possam consultá-lo sempre que for necessário.

5. Apresente a burocracia

Por mais que a principal função do repositor seja manter as prateleiras sempre cheias e organizadas, ele provavelmente terá de lidar com algumas burocracias. Por isso, elas devem ser apresentadas e explicadas cuidadosamente, para evitar mal entendidos ou mesmo a falta de controle de produtos no estoque.

Assim, deixe claro quais documentos e quando eles deverão ser preenchidos. De preferência, inclua modelos desses documentos nos protocolos. Isso facilitará a consulta e a execução dos processos.

6. Controle de vencimento dos produtos

Durante o treinamento para repositores de supermercado aborde também a necessidade para a realização de controle de validade dos produtos. Esse controle deverá ser feito diariamente para que todos os produtos sejam removidos das prateleiras. É importante estipular qual será o prazo de remoção desses produtos, para que você tenha tempo hábil de colocá-los em promoção e tentar vendê-los com uma menor margem de lucro, apenas para não ter prejuízos.

Nesse artigo você conheceu os princípios para conseguir proporcionar um bom treinamento para os repositores de supermercado. Mas, não se esqueça que para conseguir aumentar as suas vendas, é importante focar na experiência do cliente. Acesse o nosso blog e confira o artigo Como melhorar a experiência do cliente no varejo: 6 dicas especiais.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Cartazista de supermercado: veja como fazer letra de cartaz de supermercado

Apesar do número de profissionais existentes no mercado ser relativamente baixo, o cartazista de supermercado ainda é um cargo extremamente importante no varejo. Afinal, essa ainda é uma estratégia ainda muito empregada no varejo porque ela é capaz de atrair clientes e aumentar as vendas.  Quando a loja tem os seus profissionais cartazistas, os preços…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

O que é frente de caixa? Entenda a importância para o seu supermercado

Entender o que é a frente de caixa e o quanto esse é um ponto estratégico para o seu negócio pode fazer toda a diferença na lucratividade do seu supermercado. É importante perceber que esse espaço é muito mais importante do que apenas um local para que o cliente pague as compras.  Muito pelo contrário,…

Por Nayara Santos em 28.11.2022

Como controlar o vencimento de produtos em supermercados? Descubra aqui

Saber como controlar o vencimento de produtos em um supermercado de forma eficiente é essencial para o bom funcionamento do estabelecimento. E isso não apenas pela segurança alimentar dos seus clientes, mas também para evitar perdas financeiras que possam comprometer o lucro do seu negócio. Afinal de contas, você não vai ter o que fazer…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Decoração de Páscoa em supermercado: veja 8 ideias de como fazer

Você sabia que a decoração de Páscoa no supermercado é importantíssima para aumentar as vendas da sua loja durante esse período. Não apenas porque ela pode auxiliar o cliente a encontrar o que procura, mas também porque ajuda o consumidor a entrar no clima da celebração e se sentir mais disposto a comprar os produtos…

Por Nayara Santos em 11.03.2024

7 ofertas de carnaval para supermercado: aproveite a folia e venda mais

Preparar as ofertas de Carnaval certas para o seu supermercado pode significar um maior movimento da loja, aumento das vendas e mais chances de fidelizar clientes. Afinal, conseguir atrair consumidores para o supermercado é um dos grandes desafios dos varejistas deste setor, portanto, cada oportunidade de fidelização deve ser aproveitada. Uma das melhores formas de…

Por Nayara Santos em 05.02.2024

Conheça 8 Tendências de Marketing para Supermercados em 2024!

Manter-se atualizado com as tendências de marketing para supermercado em 2024 é sinônimo de sair na frente da concorrência e conquistar os clientes antes que outras marcas o façam. Por isso, se você quiser uma marca pioneira no mercado, precisa conhecer todas as novidades disponíveis. Mas, já podemos adiantar que os recursos tecnológicos que facilitam…

Por Nayara Santos em 09.10.2023

Layout de supermercado moderno: veja como implementar no seu negócio

Planejar um layout de supermercado moderno é mais fácil do que você pode imaginar. Entretanto, para que ele funcione é preciso combinar diferentes ações em diferentes pontos do seu supermercado. Se você não sabe nem por onde começar, não precisa se preocupar. Neste artigo vamos te explicar a importância de ter um bom layout para…

Por Nayara Santos em 22.06.2021

Quanto custa para montar um supermercado pequeno? Descubra agora mesmo

Provavelmente você chegou aqui querendo saber quanto custa para montar um supermercado pequeno, certo? Aliás, conhecer os custos de abrir um negócio é uma das primeiras pesquisas que as pessoas fazem.  Entretanto, essa nem sempre é uma tarefa fácil ou uma pergunta simples de ser respondida. Portanto, dificilmente haverá uma resposta com números absolutos. Isso…

Por Nayara Santos em 11.08.2022

Propaganda em carrinho de supermercado: conheça 4 passos para fazer uma

Você já pensou em fazer propaganda no carrinho de supermercado? Se não pensou ainda, deveria considerar essa ideia. Isso porque, você pode não apenas ter uma fonte de renda para o seu negócio, como também divulgar o seu estabelecimento. Para te auxiliar com essa tarefa, nós preparamos este artigo com os passos para você começar…

Por Nayara Santos em 26.02.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos