Por Nayara Santos em 27.07.2021

Treinamento para repositores de supermercado: conheça o ideal

Por Nayara Santos em 27.07.2021

Realizar um bom treinamento para repositores de supermercado é uma das formas mais eficazes de ter a sua loja sempre organizada. Apesar disso, pode ser um pouco desafiador conseguir elaborar um bom plano de treinamento e saber o que deve ser incluído nele.

Pensando nisso, resolvemos criar esse artigo com todas as informações da importância de ter repositores bem treinados, como planejar e o que incluir nesse treinamento. Não perca mais tempo e confira agora mesmo como melhorar a organização do seu supermercado. Boa leitura!

Por que realizar treinamentos para repositores de supermercado?

A organização de um supermercado é um fator extremamente importante e que influencia diretamente na experiência de compras do cliente. Quando um consumidor perde tempo procurando algo no supermercado, seja pela falta de identificação ou de setorização, as chances de sair insatisfeito da loja são muito grandes. Além disso, se as prateleiras estiverem vazias ele poderá ficar com a impressão de que o negócio não vai muito bem, ou mesmo que haja falta de produtos pela falta de planejamento.

Por isso, os repositores de supermercado possuem um papel importantíssimo no supermercado, para auxiliar nessa organização. Entretanto, de nada adianta ter profissionais que não sejam bem treinados e que levam mais tempo do que o necessário para realizar a tarefa, têm dificuldade de entender os trâmites burocráticos da loja, ou mesmo que não sejam cuidadosos no manuseio dos produtos. 

É justamente nesse ponto que o treinamento entra, para fazer com que os funcionários que trabalham nesse cargo conheçam bem as suas responsabilidades, as atribuições do cargo e os procedimentos adotados pelo supermercado.

Planejando os treinamentos para repositores de supermercado

Para que o treinamento dos repositores de supermercado seja realmente efetivo, é importante planejá-lo adequadamente. Isso inclui determinar quem irá ministrar o curso, com qual periodicidade, quais os pontos que serão abordados. A seguir, discutiremos em detalhes esse planejamento.

1. Periodicidade do treinamento para repositores de supermercado.

Um dos primeiros pontos que devem constar no planejamento do treinamento para repositores é a frequência com que ele será realizado. Por exemplo, sempre que ocorrer a contratação de um novo funcionário para o cargo


Além disso, também é importante planejar de quanto em quanto tempo os funcionários mais antigos deverão passar por uma reciclagem. Ela é importante para que todos tenham a possibilidade de relembrar as regras da empresa e como os procedimentos devem ser realizados.

2. Responsável pelo treinamento

Existem empresas especializadas no treinamento de funcionários, entretanto, é preciso considerar o custo-benefício de terceirizar os cursos. O treinamento também pode ser ministrado por funcionários mais antigos da empresa que já desempenhem essa função há bastante tempo.

Ainda, profissionais de diferentes áreas podem participar desse treinamento para repositores de supermercado, já que o trabalho deles inclui partes burocráticas, trabalhar em parceria com os estoquistas e a equipe de limpeza.

3. Apresente cada área do supermercado

Ao iniciar o treinamento é essencial que o repositor seja apresentado ao organograma do supermercado. Isso significa conhecer os setores e as responsabilidades de cada um deles. Assim, caso o repositor precise resolver algum problema ele saberá a quem recorrer.

Além disso, essa é também uma forma de mostrar a importância de todas as áreas do supermercado para o sucesso do negócio. Todos os funcionários estão integrados direta ou indiretamente.

Vale a pena dizer que quando o repositor de supermercado iniciar o treinamento prático, ele deverá ser apresentado aos funcionários dos outros setores. Planeje uma espécie de tour por todas as áreas do supermercado. Essa etapa do treinamento não precisará ser incluída na reciclagem dos funcionários mais antigos.

3. Acompanhando repositores mais experientes

Não há nada melhor durante o treinamento de um funcionário do que aprender na prática como é a rotina do repositor na sua loja. Por isso, a recomendação é que durante o planejamento você determine quanto tempo o repositor de supermercado terá de treinamento prático e qual será o funcionário que irá acompanhá-lo.

É preciso apenas tomar cuidado para que o funcionário escolhido seja comprometido com os procedimentos e protocolos adotados no supermercado. Desta forma, você não terá problemas futuros devido a problemas no treinamento. 

4. Tenha um protocolo para a realização das tarefas

A elaboração de um protocolo para a realização de todas as tarefas do supermercado é uma das formas de manter sempre o mesmo padrão na execução dessas tarefas. Ainda, essa é também uma fonte de consulta de como o procedimento deve ser realizado sempre que houver alguma dúvida.

Desta forma, o protocolo deverá estar disponível e acessível para todos os funcionários, seja ele impresso ou eletronicamente. O fundamental é que todos tenham acesso e possam consultá-lo sempre que for necessário.

5. Apresente a burocracia

Por mais que a principal função do repositor seja manter as prateleiras sempre cheias e organizadas, ele provavelmente terá de lidar com algumas burocracias. Por isso, elas devem ser apresentadas e explicadas cuidadosamente, para evitar mal entendidos ou mesmo a falta de controle de produtos no estoque.

Assim, deixe claro quais documentos e quando eles deverão ser preenchidos. De preferência, inclua modelos desses documentos nos protocolos. Isso facilitará a consulta e a execução dos processos.

6. Controle de vencimento dos produtos

Durante o treinamento para repositores de supermercado aborde também a necessidade para a realização de controle de validade dos produtos. Esse controle deverá ser feito diariamente para que todos os produtos sejam removidos das prateleiras. É importante estipular qual será o prazo de remoção desses produtos, para que você tenha tempo hábil de colocá-los em promoção e tentar vendê-los com uma menor margem de lucro, apenas para não ter prejuízos.

Nesse artigo você conheceu os princípios para conseguir proporcionar um bom treinamento para os repositores de supermercado. Mas, não se esqueça que para conseguir aumentar as suas vendas, é importante focar na experiência do cliente. Acesse o nosso blog e confira o artigo Como melhorar a experiência do cliente no varejo: 6 dicas especiais.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Ifood para supermercados: entenda as vantagens e como se cadastrar

Se você não possui um site ou aplicativo uma alternativa para realizar vendas online e atrair mais clientes é através do Ifood para supermercado. O aplicativo tem feito cada vez mais sucesso diante do isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus e muitas empresas viram nele uma ótima opção para aumentar as vendas. Neste…

Por Nayara Santos em 02.06.2021

Cyber Monday no supermercado: 8 motivos para apostar nessa data

A cada ano que passa, a Cyber Monday vem ganhando mais força no varejo, inclusive no supermercado. Isso porque, assim como a Black Friday, esse é o momento de aproveitar promoções e comprar produtos com preços bem abaixo do que no resto do ano e até mesmo antecipar as compras de Natal.  Por isso, muitos…

Por Nayara Santos em 27.09.2024

Plano de ação para supermercado: tudo sobre o planejamento estratégico

Fazer um plano de ação para supermercado que seja focado em vendas é uma excelente forma de deixar o seu negócio ainda mais competitivo. Isso porque você será capaz de estabelecer objetivos, metas, missão, fazer análises de influenciadores internos e externos, verificar indicadores e mensurar resultados. Ou seja, você terá bases sólidas para poder tomar…

Por Nayara Santos em 06.07.2021

Propagandas criativas para supermercados: confira 5 ideias para se inspirar

Você já conseguiu fazer uma propaganda criativa para o seu supermercado? Não conseguiu e não sabe bem por onde começar? Então não tem problema, esse artigo foi feito pensando em você, é só vir com a gente e conferir as ideias que a gente tem para você se inspirar. Provavelmente você já ouviu dizer que…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Fachada de supermercado: veja como criar a ideal

O impacto visual no cliente é sempre fundamental para chamar sua atenção, principalmente quando ele não está esperando. O melhor momento para fazer isso é com a fachada de supermercado. Esse é o primeiro passo para fazer com que alguém entre na loja. Você com certeza pensou muito bem no local de instalação do seu…

Por Nayara Santos em 03.11.2021

Como abrir um supermercado com pouco dinheiro? 7 dicas incríveis

 Você sempre quis empreender e ter o seu próprio negócio do ramo alimentício, mas não sabe como abrir um supermercado com pouco dinheiro? Nós preparamos esse conteúdo com várias dicas para te ajudar a acabar com essa dúvida e a tirar os seus planos do papel! Para iniciar um negócio com pouco dinheiro você…

Por Nayara Santos em 06.03.2023

8 dicas de atendimento ao cliente em supermercado: saiba quais são e saia na frente!

Conhecer boas dicas de atendimento ao cliente em supermercado é fundamental para quem busca atrair novos consumidores e fidelizá-los. Afinal, esse atributo é um carro-chefe desse tipo de estabelecimento. Seu uso adequado garante o sucesso no varejo e permite que o negócio cresça a cada dia, trazendo satisfação aos consumidores e bons resultados aos gestores…

Por Nayara Santos em 11.01.2022

Decoração de Halloween no supermercado: 8 ideias de como fazer

Já escolheu qual será a decoração de Halloween do seu supermercado? Ainda dá tempo, então não precisa se preocupar. Mas, você sabe dizer o porquê é tão importante preparar a decoração da sua loja para essa data? Se ficou na dúvida, não tem problema, ao longo desse artigo você vai entender como a decoração pode…

Por Nayara Santos em 09.10.2024

Qual o público-alvo de um supermercado? Entenda em 5 passos!

Você sabe qual é o público-alvo de um supermercado? Ou melhor, você qual é o público-alvo do seu supermercado? Em um ramo do varejo com uma clientela tão diversa, esse pode ser um desafio real, mas que deve ser encarado de frente se você quiser obter melhores resultados. Identificar o perfil dos seus clientes é…

Por Nayara Santos em 04.08.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos