Por Nayara Santos em 20.01.2023

Repositor de supermercado: entenda o que é, o que faz e sua importância

Por Nayara Santos em 20.01.2023

Um dos cargos essenciais para manter o seu supermercado funcionando é o de repositor. Isso porque, esse é o profissional responsável por manter as prateleiras sempre cheias e organizadas. Por isso, a contratação dos funcionários para essa função deve ser criteriosa, bem como o treinamento deles.

Dito isso, é natural que o gestor de supermercado vá em busca de informações para entender mais sobre a importância do repositor, quais funções ele tem na loja e como conseguir treiná-lo de forma eficiente.

Portanto, não importa se você está abrindo um supermercado ou um mercadinho de bairro e pensando quais são os profissionais que não podem faltar no seu negócio, o repositor é um deles. Confira a seguir mais informações e detalhes sobre esse cargo essencial para o sucesso da sua empresa. Boa leitura!

O que faz um repositor de supermercado?

A primeira coisa que vamos falar é a respeito das funções do repositor no supermercado. Esses profissionais atuam na reposição de produtos nas prateleiras, mantendo-as sempre organizadas e abastecidas. Além disso, também cabe ao repositor fazer a retirada de produtos do estoque que precisam ir para o ponto de venda (PDV)

Como o repositor possui um grande conhecimento sobre a localização e as características das mercadorias, ele é um funcionário essencial durante a realização dos inventários de estoque. Sem falar que, enquanto ele organiza e repõe os produtos, ainda faz a conferência das datas de validade dos itens expostos.

Como esse é um profissional que está constantemente circulando pela loja, eventualmente ele também poderá auxiliar clientes que tenham alguma dúvida sobre a localização de produtos, ou mesmo onde conseguir verificar, ou confirmar o preço de algum item.

É importante dizer que dependendo do tamanho do supermercado, as funções desempenhadas podem variar. Entretanto, de modo geral, o repositor de supermercado é  responsável por:

  • Dar entrada e saída de mercadorias no estoque;
  • Trocar mercadorias ou fazer o processo de devolução de produtos;
  • Etiquetar e conferir a etiqueta de produtos;
  • Solicitar a compra de produtos necessários para manter o estoque mínimo;
  • Elaborar relatórios diversos;
  • Fazer pesquisa de preços;
  • Verificar a data de validade de produtos nas prateleiras;
  • Preparar o layout dos diferentes setores do supermercado, inclusive para datas comemorativas e sazonais, inclusive ajudando com a decoração da loja.

Não sabe como manter a sua loja organizada? Então dê uma olhadinha no nosso guia Como organizar o seu supermercado: tenha prateleiras, gôndolas e estoque impecáveis.

Quais habilidades um repositor deve ter?

Agora que você já sabe quais as funções que um repositor de supermercado têm, chegou o momento de pensar quais habilidades devem ser buscadas no momento da contratação desses funcionários. Lembre-se que esse profissional estará responsável por organizar as gôndolas e as pontas de gôndolas da sua loja, por isso, ele precisa saber ser organizado e como manter o local apresentável para os clientes.


Podemos dizer que, de modo geral, você pode ficar de olho nos seguintes atributos:

  • Ser atento a detalhes;
  • Ter bom senso de organização;
  • Agilidade para a realização das tarefas;
  • Preocupação com a beleza e higiene dos produtos, do ambiente e do uniforme do supermercado;
  • Saber trabalhar em equipe;
  • Ser licenciado para manuseio de empilhadeiras, caso seja necessário no seu supermercado;
  • Ser prestativo;
  • Ser honesto;
  • Cuidadoso para a realização das tarefas.

Claro que alguns itens dessa lista podem ser aprendidos com o tempo, como a agilidade, que vem com o tempo. Afinal, ela surge conforme o repositor vai se familiarizando com as atividades da rotina, com a localização dos produtos e com os processos do supermercado. O mesmo no caso do manuseio da empilhadeira, o que pode ser aprendido em treinamentos específicos, conforme manda a legislação.

Vale a pena mencionar que essa as habilidades necessárias para desempenhar a função de repositor de supermercado podem mudar de acordo com o tamanho do estabelecimento. Já que em mercadinhos de bairro, é comum que a mesma pessoa execute diversas funções, sendo mais comum a contratação dos operadores de lojas do que de repositores.

Além disso, tudo também vai depender do nível de experiência que você estiver exigindo que o profissional tenha. Pessoas que já trabalharam com isso conseguirão desempenhar a função mais facilmente do que aqueles que estão iniciando agora.

Vale a pena dizer que nem sempre todas essas habilidades podem ser notadas no momento da entrevista. Por isso, é mais importante contratar um profissional interessado, pró-ativo e comunicativo, que consiga aprender tudo o que precisa para desempenhar a sua função, do que alguém experiente, mas que faz corpo mole durante o expediente.

Um repositor de supermercado precisa de treinamento?

Sim, treinamento é fundamental não apenas para o repositor como para todos os funcionários do supermercado. Afinal, dependendo das atividades pelas quais o repositor for responsável, ele ainda pode precisar de algum treinamento específico, como no caso da empilhadeira que mencionamos anteriormente. Mas também no caso de ter que operar o sistema de controle de estoque, ou para emissão de etiquetas de preço.

Outro treinamento que costuma ser negligenciado por muitos varejistas gestores do setor varejista é o de atendimento ao consumidor. Não é incomum que os gestores pensem nesse treinamento apenas para operadores de caixa ou funcionários que trabalham no atendimento ao cliente. Mas, isso não poderia estar mais errado.

O repositor de supermercado é um profissional que terá contato direto com os clientes, podendo até mesmo ser um dos poucos com quem o cliente conversa durante o tempo que passa na loja. Portanto, ele precisa conhecer e dominar técnicas de bom atendimento. E, nunca é demais destacar que cordialidade, pró-atividade e interesse em ouvir já podem encantar os clientes.

Além disso, ao iniciar no trabalho, é fundamental que ele receba treinamento para entender como funciona o supermercado, quais os processos que ele deverá seguir e como cada um desses processos funcionam. É nesse momento que ele terá acesso à cultura organizacional, missão e valores da sua empresa. Entender esses pontos será importantíssimo para que ele consiga disseminar a cultura da empresa e aplicá-las no seu dia a dia.

Geralmente esses profissionais precisam saber como o sistema automatizado de controle de estoque funciona, para poder operá-lo corretamente. Ainda, como ele poderá ser responsável pela entrada de itens no estoque, ele também poderá fazer o cadastro de produtos no sistema. O recomendado é que o repositor faça um curso com os desenvolvedores do software para poder dominar o sistema. Caso isso não seja possível, ele poderá ser treinado por algum outro funcionário que tenha tal domínio.

Por último, mas não menos importante, é preciso que os funcionários, não apenas o repositor, passem por cursos de reciclagem. Assim, eles mantêm sempre a sintonia com a empresa e relembram conceitos que são importantes para manter a imagem da marca.

Repositor de supermercado e a experiência do cliente

Como falamos brevemente no item anterior, o repositor de supermercado pode fazer toda a diferença na experiência de compras do cliente. Não apenas ao manter a loja organizada, os produtos etiquetados corretamente e os itens próximos do vencimento fora das gôndolas. Mas também sempre que precisar interagir com o cliente.

Para entender como isso funciona, basta pensar como um consumidor. Imagine que você vá até um supermercado e durante as compras não consegue encontrar o preço de um item que você quer levar para casa. Você decide então procurar um leitor de código de barras e além de não conseguir encontrar, você também não encontra nenhum funcionário para perguntar onde as tais máquinas estão. Diante disso, há grandes chances de você desistir da compra.

Agora vamos supor que você encontre um funcionário para perguntar o preço ou onde as máquinas estão. Mas, ao abordá-lo, ele é mal-educado, mal olha para você, passa as informações de qualquer jeito e não fala nada quando você agradece. Neste caso, você pode até levar o produto para casa (se encontrar a máquina de consulta de preço), mas com certeza ficará com essa experiência ruim marcada na memória e pensará duas vezes antes de voltar ao estabelecimento.

Por isso, fique de olho nesse tipo de comportamento, oriente como os repositores de supermercado devem agir, mesmo diante de consumidores mal-educados. Afinal, eles estão representando o seu negócio, a sua marca, e você precisa assegurar que eles estejam fazendo isso da melhor forma possível.

Quer saber como encantar o cliente? Então confira o nosso material exclusivo Customer Centricity: Guia completo para implementar na sua empresa.

Ofereça um ambiente agradável e se destaque da concorrência

Claro que um bom atendimento pode ser um diferencial para o seu supermercado quando falamos de experiência do cliente, mas essa não é a única ferramenta que você pode utilizar para tornar o ambiente de compras da sua loja um local agradável. Para isso, você pode apostar em estratégias do marketing sensorial.

As ações desse ramo do marketing estão focadas em despertar os sentidos dos consumidores que entram na loja. Assim, com música ambiente, aromatização da loja e, claro, com a organização dos produtos, você pode tornar fazer com que o cliente queira ficar no supermercado por mais tempo.

Tomemos a música como exemplo. Estudos realizados pela The HeartBeats International mostram que, quando a música reproduzida na loja combina com o cliente, há 96% mais de chances de que ele se lembre da sua marca. Ainda, se a trilha sonora for agradável, 35% dos clientes ficarão na loja por mais tempo e 14% comprarão mais.

Mas, para isso, é preciso escolher a trilha sonora certa, ou seja, músicas que combinem não apenas com a sua marca, mas também com o perfil do seu público-alvo. E, contar com rádios convencionais ou deixar a escolha das músicas sob a responsabilidade dos funcionários pode ser um grande erro

Já que desta forma você corre o risco de ter músicas que não combinam com os seus clientes ou não representem a sua loja. Sem falar que, com as rádios convencionais, você ainda está sujeito a ter propagandas da concorrência sendo reproduzidas na sua loja. A melhor solução para isso é ter uma rádio indoor personalizada, reproduzindo uma playlist feita sob medida para o seu supermercado. Confira a seguir como fazer isso.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Cooperativa de supermercado: entenda como funciona e como montar uma

A busca constante por preços menores sem que a qualidade do produto fosse comprometida, fez com que as cooperativas de supermercado surgissem. Neste modelo de negócio, os cooperados encontram muitas vantagens, já que eles não apenas podem usufruir de preços melhores, mas também participam da tomada de decisões do supermercado. Neste artigo nós vamos explicar…

Por Nayara Santos em 02.07.2021

Produtos cruelty free no supermercado: itens que não podem faltar

A procura de produtos cruelty free no supermercado aumentou consideravelmente nos últimos tempos. Isso ocorreu porque cada vez mais os consumidores estão preocupados com as políticas que as empresas adotam. Ou seja, eles querem saber se a empresa adota algum tipo de política social para tornar o local em que atua melhor. Isso impulsionou um…

Por Nayara Santos em 06.10.2021

28 Textos de propaganda de supermercado: se inspire em nossas ideias!

 Ter ideias e conhecer textos de propaganda de supermercado podem te ajudar a se inspirar para criar as suas próprias campanhas e anúncios. Por isso, a seguir vamos trazer diversos textos, que você pode utilizar para as mais diferentes ocasiões.  Além disso, ainda vamos dar algumas dicas de como você pode fazer para criar…

Por Nayara Santos em 04.08.2022

34 textos de propaganda de Natal para supermercados, se inspire

Encontrar os textos para fazer as propagandas de Natal do seu supermercado pode ser um grande trunfo. Afinal, geralmente você tem poucos segundos para atrair a atenção do cliente e, portanto, escolher o texto certo pode fazer toda a diferença. Ainda, é preciso dizer que todo o varejo estará trabalhando com os mesmo objetivos, atrair…

Por Nayara Santos em 11.08.2023

Logística para supermercados: saiba tudo sobre o tema

Saber como fazer a logística para supermercados pode dar uma grande vantagem estratégica para o gestor desse tipo de estabelecimento. Isso porque, além de conseguir maior eficiência nos processos do supermercado, ainda é possível reduzir custos e até mesmo trabalhar a fidelização do cliente. Apesar disso, nem todos os gestores dão a devida importância para…

Por Nayara Santos em 13.10.2021

Período de promoções em supermercados: atraia mais clientes com 7 dicas

O comércio e o varejo, geralmente, têm grandes lucros causados pelo aumento das vendas em datas comemorativas. Festividades como o Dia das Mães e o Natal, por exemplo, são grandes oportunidades para atrair os consumidores que estão em busca de um presente, elevando o número de vendas e o ticket médio. Esse período de promoções…

Por Nayara Santos em 10.01.2022

Degustação em supermercados: 7 dicas para aumentar as vendas

A degustação em supermercados é uma excelente estratégia para conseguir aumentar as suas vendas e melhorar a saída de determinados produtos. Por mais que essa pareça ser apenas uma distribuição de pequenas porções de produtos para os clientes, ela é muito mais do que isso.  Isso porque, a degustação não apenas pode levar o cliente…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Volta às aulas no supermercado: 6 produtos mais procurados

O período de volta às aulas no supermercado é uma daquelas datas importantíssimas para o varejo. Inclusive, esse é um período que, quando bem aproveitado pelo varejista, poderá render boas vendas e aumento nos lucros. Ou seja, ideal para começar o ano com o pé direito. Entretanto, para garantir o sucesso das vendas, é preciso…

Por Nayara Santos em 14.02.2024

Self checkout para supermercado: conheça as vantagens para sua loja

O self checkout para supermercado é uma das realidades, cada vez mais presente, na vida de milhares de brasileiros. Esse foi o método que muitas lojas encontraram para agilizar o atendimento, diminuir custo e ainda fidelizar o cliente. Por isso, se você ainda está na dúvida se deve ou não ter o self checkout no…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos