Por Nayara Santos em 11.05.2021

Planograma de supermercado: entenda o que é, sua importância e como montar um

Por Nayara Santos em 11.05.2021

O planograma de supermercado é mais uma das ferramentas que os gestores possuem para conseguir atrair a atenção do cliente para os produtos certos e aumentar as vendas. Aliado a organização de produto por categoria é possível planejar a sua loja para agradar aos seus clientes, como se fosse uma personalização do supermercado de acordo com os interesses que os consumidores possuem.

Neste texto você irá entender o que é planograma, quais são as vantagens de adotá-lo no seu supermercado e como fazer isso. Confira!

O que é um planograma de supermercado?

Um planograma de supermercado é um tipo de planejamento estratégico para a exposição de produtos nas prateleiras, gôndolas, PDV e frente de caixa. O principal objetivo de um planograma é melhorar a experiência de compra do cliente, tornando-a mais fácil, já que ele conseguirá encontrar os produtos nas prateleiras sem grande esforço.

Diversos fatores podem influenciar um planograma, são eles:

  • Mix de produtos que o supermercado possui;
  • Perfil de compra dos clientes;
  • Produtos mais procurados no seu supermercado;
  • Categorias de produtos;
  • Margem de lucro dos produtos vendidos;
  • Disponibilidade do estoque.

Vamos a um exemplo para você entender. Imagine uma adega de supermercado. A disposição de vinhos de acordo com um planograma seria dispor os produtos por blocos de acordo com o país de origem. Em seguida, você separa os vinhos tintos, que ficam nas prateleiras superiores e os brancos, que ficam nas prateleiras inferiores. Depois, os vinhos são organizados conforme o tipo de uva. E, ainda, é possível organizá-los por preços, do mais caro para o mais barato.


Como o planograma irá influenciar diretamente o layout do supermercado, ele deve ser pensado e planejado com base nas informações disponíveis nos seus relatórios gerenciais.

Vantagens de ter um planograma de supermercado

As vantagens de pensar a disposição de produtos no PDV utilizando um planograma são:

  • Aumento das vendas: como você sabe o que os seus clientes mais compram, é possível deixar esses produtos em destaque nas prateleiras;
  • Aumento do ticket médio: essa disposição de produtos também pode aumentar as compras por impulso, já que o cliente vê determinados produtos mais facilmente;
  • Melhor experiência de compras: se você deixa à vista os produtos que os clientes mais compram, a experiência de compras será muito melhor, aumentando as chances de fidelização.

Como montar o planograma para o seu supermercado

O principal ponto para ter em mente ao montar o planograma de supermercado é que você deve facilitar a compra para o cliente, ou seja, fazer com que ele encontre o que procura sem precisar andar o supermercado todo. Veja a seguir quais passos seguir.

Entenda os hábitos dos clientes

Conhecer e entender os hábitos dos clientes quando visitam o seu supermercado é fundamental. Já que isso trará todas as informações necessárias de quais produtos são mais importantes para as pessoas que frequentam sua loja. Vale mencionar que caso você tenha filiais do supermercado, esses produtos podem mudar. Portanto, essa análise deve ser feita individualmente para cada loja.

E uma dica, essa análise pode ser realizada através de softwares de gestão. Portanto, se você ainda não possui sistemas automatizados no seu supermercado, considere esse investimento, já que ele pode trazer informações importantes que tornam a gestão muito mais fácil.

Separe os produtos por categorias

Agora que você já sabe quais são os produtos mais procurados, separe-os por categorias e veja quais são as categorias que possuem maior saída. Por exemplo, as pessoas que frequentam o supermercado podem ter uma certa preferência para uma determinada marca de chocolate. Entretanto, quais são os sabores que fazem o maior sucesso? E quais as embalagens que mais vendem?

Confira o nosso artigo Categoria de produtos de supermercado: veja como gerenciar para ter mais dicas.

Analise os relatórios gerenciais

O próximo passo para montar um planograma de supermercado é analisar os relatórios gerenciais. Primeiramente, porque nesses relatórios você saberá qual é o nível de estoque de cada um desses produtos mais procurados. 

Lembre-se que ao destacar um item nas prateleiras as vendas dele irão aumentar, portanto, é preciso ter um bom estoque deles. Dessa forma, é preciso ter unidade suficiente para conseguir atender à demanda que será gerada.

Segundo, porque ele também permite entender quais são os períodos da semana ou do mês que alguns produtos são mais procurados. Assim, você conseguirá não apenas fazer ofertas desses itens para atrair mais clientes, mas também dar um maior destaque para eles nas prateleiras durante esses períodos.

Defina os critérios de disposição dos produtos

Em seguida é importante definir quais serão os critérios utilizados na disposição dos produtos nas prateleiras, pontas de gôndola e frente de caixa. Os critérios mais utilizados são:

  • Preços: pode ser do item que possui o valor mais alto para o que tem menor valor. Semelhante ao que é feito com os níveis de prateleiras;
  • Sabores, aromas e cores: isso passará a sensação de organização para o cliente, sem falar que esteticamente fica mais bonito e chama mais a atenção do consumidor;
  • Tamanho: por mais que a intenção seja deixar a embalagem mais procurada à mostra, lembre-se que produtos mais pesados devem ser dispostos próximos do chão. Isso reduzirá os acidentes de manuseio e os riscos para os clientes.

Defina o layout do supermercado

A última etapa para montar um planograma de supermercado é definir como será o layout da loja. Pode ser que não haja necessidade de fazer grandes alterações ao que você já tem, mas em alguns casos as mudanças são importantes.

Vale ressaltar que, não é porque o produto é mais procurado e o cliente deve encontrá-lo facilmente que eles precisam ficar logo na entrada do supermercado. É importante fazer com que o cliente percorra um caminho maior dentro do supermercado já que isso pode levar a compras por impulso. Portanto, também considere isso no seu planejamento.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

7 dicas de como escolher um nome para mini mercado com ideais para você se inspirar

 O nome de um comércio é crucial para o negócio, podendo influenciar diretamente nos resultados. Afinal, é através do nome que o estabelecimento é identificado pelos clientes. Sem falar que o nome também pode influenciar nas estratégias de marketing e até mesmo no fortalecimento da marca. Com um mercado altamente competitivo, é fundamental para…

Por Nayara Santos em 06.03.2023

Evolução do setor supermercadista no Brasil: saiba tudo sobre o assunto

O setor supermercadista no Brasil é um dos principais pilares da economia. Além disso, ele é capaz de refletir como andam as contas nas famílias brasileiras, ou seja, quando as contas estão apertadas, ele é o primeiro a sentir os efeitos. Por outro lado, assim que o brasileiro consegue ter um pouco mais de dinheiro…

Por Nayara Santos em 10.01.2022

Locutor virtual online: divulgue todos os seus produtos e promoções

Todo gestor do varejo sabe que destacar seus produtos e promoções de forma eficaz é essencial para atrair clientes e alavancar vendas. A locução virtual online surge como uma poderosa aliada nesta tarefa, permitindo que as empresas comuniquem suas ofertas de forma rápida e eficaz.  Além disso, esta tecnologia não só moderniza a sua estratégia…

Por Nayara Santos em 30.01.2025

Qual é a margem de lucro de um supermercado?

Você sabe qual é a margem de lucro de um supermercado? Certos indicadores financeiros mostram como um estabelecimento está se saindo no quesito rentabilidade. Cada lugar terá suas variáveis, mas todos podem fazer algumas contas e análises para identificar o que está indo bem e o que pode melhorar. Esse cálculo é um dos mais…

Por Nayara Santos em 22.08.2022

Fila de supermercado: 7 dicas para resolver esse problema

Quando um cliente precisa ficar muito tempo na fila de supermercado a experiência de compras dele pode ficar comprometida. Isso porque, quando a demora é grande, o cliente começa a ficar impaciente e descontente com o serviço prestado. Claro que abolir as filas de supermercado é uma tarefa praticamente impossível, entretanto, adotando algumas medidas você…

Por Nayara Santos em 06.07.2021

Reposição em supermercado: 13 dicas de como fazer

Conhecer as principais dicas de reposição em supermercado e colocá-las em prática, pode fazer toda a diferença para o sucesso do seu negócio. Isso ficou ainda mais evidente durante a pandemia de coronavírus, quando muitos supermercados se viram, de repente, sem estoque de alguns produtos, principalmente álcool em gel e papel higiênico.  Mesmo com avisos…

Por Nayara Santos em 17.10.2022

Propaganda em carrinho de supermercado: conheça 4 passos para fazer uma

Você já pensou em fazer propaganda no carrinho de supermercado? Se não pensou ainda, deveria considerar essa ideia. Isso porque, você pode não apenas ter uma fonte de renda para o seu negócio, como também divulgar o seu estabelecimento. Para te auxiliar com essa tarefa, nós preparamos este artigo com os passos para você começar…

Por Nayara Santos em 26.02.2021

Características do setor supermercadista: conheça as principais

Cada setor do varejo possui as suas particularidades, sendo fundamental conhecê-las antes de começar um empreendimento. Somente através do conhecimento de como cada setor funciona e quais os principais desafios que você irá enfrentar, é que você poderá se preparar para eles. Por isso, se você vai abrir um supermercado ou está considerando essa possibilidade,…

Por Nayara Santos em 03.02.2021

Quanto custa para abrir um supermercado? Saiba tudo sobre o assunto

Ter um negócio próprio é o sonho de muitos brasileiros. Como os gastos com alimentação são sempre necessários, independentemente da situação financeira do país, muitas pessoas optam por se aventurar em abrir um supermercado. Durante essa jornada, uma das primeiras perguntas que as pessoas fazem é quanto custa abrir um supermercado. Já adiantamos que essa…

Por Nayara Santos em 30.08.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos