O planograma de supermercado é mais uma das ferramentas que os gestores possuem para conseguir atrair a atenção do cliente para os produtos certos e aumentar as vendas. Aliado a organização de produto por categoria é possível planejar a sua loja para agradar aos seus clientes, como se fosse uma personalização do supermercado de acordo com os interesses que os consumidores possuem.
Neste texto você irá entender o que é planograma, quais são as vantagens de adotá-lo no seu supermercado e como fazer isso. Confira!
O que é um planograma de supermercado?
Um planograma de supermercado é um tipo de planejamento estratégico para a exposição de produtos nas prateleiras, gôndolas, PDV e frente de caixa. O principal objetivo de um planograma é melhorar a experiência de compra do cliente, tornando-a mais fácil, já que ele conseguirá encontrar os produtos nas prateleiras sem grande esforço.
Diversos fatores podem influenciar um planograma, são eles:
- Mix de produtos que o supermercado possui;
- Perfil de compra dos clientes;
- Produtos mais procurados no seu supermercado;
- Categorias de produtos;
- Margem de lucro dos produtos vendidos;
- Disponibilidade do estoque.
Vamos a um exemplo para você entender. Imagine uma adega de supermercado. A disposição de vinhos de acordo com um planograma seria dispor os produtos por blocos de acordo com o país de origem. Em seguida, você separa os vinhos tintos, que ficam nas prateleiras superiores e os brancos, que ficam nas prateleiras inferiores. Depois, os vinhos são organizados conforme o tipo de uva. E, ainda, é possível organizá-los por preços, do mais caro para o mais barato.
Como o planograma irá influenciar diretamente o layout do supermercado, ele deve ser pensado e planejado com base nas informações disponíveis nos seus relatórios gerenciais.
Vantagens de ter um planograma de supermercado
As vantagens de pensar a disposição de produtos no PDV utilizando um planograma são:
- Aumento das vendas: como você sabe o que os seus clientes mais compram, é possível deixar esses produtos em destaque nas prateleiras;
- Aumento do ticket médio: essa disposição de produtos também pode aumentar as compras por impulso, já que o cliente vê determinados produtos mais facilmente;
- Melhor experiência de compras: se você deixa à vista os produtos que os clientes mais compram, a experiência de compras será muito melhor, aumentando as chances de fidelização.
Como montar o planograma para o seu supermercado
O principal ponto para ter em mente ao montar o planograma de supermercado é que você deve facilitar a compra para o cliente, ou seja, fazer com que ele encontre o que procura sem precisar andar o supermercado todo. Veja a seguir quais passos seguir.
Entenda os hábitos dos clientes
Conhecer e entender os hábitos dos clientes quando visitam o seu supermercado é fundamental. Já que isso trará todas as informações necessárias de quais produtos são mais importantes para as pessoas que frequentam sua loja. Vale mencionar que caso você tenha filiais do supermercado, esses produtos podem mudar. Portanto, essa análise deve ser feita individualmente para cada loja.
E uma dica, essa análise pode ser realizada através de softwares de gestão. Portanto, se você ainda não possui sistemas automatizados no seu supermercado, considere esse investimento, já que ele pode trazer informações importantes que tornam a gestão muito mais fácil.
Separe os produtos por categorias
Agora que você já sabe quais são os produtos mais procurados, separe-os por categorias e veja quais são as categorias que possuem maior saída. Por exemplo, as pessoas que frequentam o supermercado podem ter uma certa preferência para uma determinada marca de chocolate. Entretanto, quais são os sabores que fazem o maior sucesso? E quais as embalagens que mais vendem?
Confira o nosso artigo Categoria de produtos de supermercado: veja como gerenciar para ter mais dicas.
Analise os relatórios gerenciais
O próximo passo para montar um planograma de supermercado é analisar os relatórios gerenciais. Primeiramente, porque nesses relatórios você saberá qual é o nível de estoque de cada um desses produtos mais procurados.
Lembre-se que ao destacar um item nas prateleiras as vendas dele irão aumentar, portanto, é preciso ter um bom estoque deles. Dessa forma, é preciso ter unidade suficiente para conseguir atender à demanda que será gerada.
Segundo, porque ele também permite entender quais são os períodos da semana ou do mês que alguns produtos são mais procurados. Assim, você conseguirá não apenas fazer ofertas desses itens para atrair mais clientes, mas também dar um maior destaque para eles nas prateleiras durante esses períodos.
Defina os critérios de disposição dos produtos
Em seguida é importante definir quais serão os critérios utilizados na disposição dos produtos nas prateleiras, pontas de gôndola e frente de caixa. Os critérios mais utilizados são:
- Preços: pode ser do item que possui o valor mais alto para o que tem menor valor. Semelhante ao que é feito com os níveis de prateleiras;
- Sabores, aromas e cores: isso passará a sensação de organização para o cliente, sem falar que esteticamente fica mais bonito e chama mais a atenção do consumidor;
- Tamanho: por mais que a intenção seja deixar a embalagem mais procurada à mostra, lembre-se que produtos mais pesados devem ser dispostos próximos do chão. Isso reduzirá os acidentes de manuseio e os riscos para os clientes.
Defina o layout do supermercado
A última etapa para montar um planograma de supermercado é definir como será o layout da loja. Pode ser que não haja necessidade de fazer grandes alterações ao que você já tem, mas em alguns casos as mudanças são importantes.
Vale ressaltar que, não é porque o produto é mais procurado e o cliente deve encontrá-lo facilmente que eles precisam ficar logo na entrada do supermercado. É importante fazer com que o cliente percorra um caminho maior dentro do supermercado já que isso pode levar a compras por impulso. Portanto, também considere isso no seu planejamento.
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