Por Nayara Santos em 11.05.2021

Planograma de supermercado: entenda o que é, sua importância e como montar um

Por Nayara Santos em 11.05.2021

O planograma de supermercado é mais uma das ferramentas que os gestores possuem para conseguir atrair a atenção do cliente para os produtos certos e aumentar as vendas. Aliado a organização de produto por categoria é possível planejar a sua loja para agradar aos seus clientes, como se fosse uma personalização do supermercado de acordo com os interesses que os consumidores possuem.

Neste texto você irá entender o que é planograma, quais são as vantagens de adotá-lo no seu supermercado e como fazer isso. Confira!

O que é um planograma de supermercado?

Um planograma de supermercado é um tipo de planejamento estratégico para a exposição de produtos nas prateleiras, gôndolas, PDV e frente de caixa. O principal objetivo de um planograma é melhorar a experiência de compra do cliente, tornando-a mais fácil, já que ele conseguirá encontrar os produtos nas prateleiras sem grande esforço.

Diversos fatores podem influenciar um planograma, são eles:

  • Mix de produtos que o supermercado possui;
  • Perfil de compra dos clientes;
  • Produtos mais procurados no seu supermercado;
  • Categorias de produtos;
  • Margem de lucro dos produtos vendidos;
  • Disponibilidade do estoque.

Vamos a um exemplo para você entender. Imagine uma adega de supermercado. A disposição de vinhos de acordo com um planograma seria dispor os produtos por blocos de acordo com o país de origem. Em seguida, você separa os vinhos tintos, que ficam nas prateleiras superiores e os brancos, que ficam nas prateleiras inferiores. Depois, os vinhos são organizados conforme o tipo de uva. E, ainda, é possível organizá-los por preços, do mais caro para o mais barato.


Como o planograma irá influenciar diretamente o layout do supermercado, ele deve ser pensado e planejado com base nas informações disponíveis nos seus relatórios gerenciais.

Vantagens de ter um planograma de supermercado

As vantagens de pensar a disposição de produtos no PDV utilizando um planograma são:

  • Aumento das vendas: como você sabe o que os seus clientes mais compram, é possível deixar esses produtos em destaque nas prateleiras;
  • Aumento do ticket médio: essa disposição de produtos também pode aumentar as compras por impulso, já que o cliente vê determinados produtos mais facilmente;
  • Melhor experiência de compras: se você deixa à vista os produtos que os clientes mais compram, a experiência de compras será muito melhor, aumentando as chances de fidelização.

Como montar o planograma para o seu supermercado

O principal ponto para ter em mente ao montar o planograma de supermercado é que você deve facilitar a compra para o cliente, ou seja, fazer com que ele encontre o que procura sem precisar andar o supermercado todo. Veja a seguir quais passos seguir.

Entenda os hábitos dos clientes

Conhecer e entender os hábitos dos clientes quando visitam o seu supermercado é fundamental. Já que isso trará todas as informações necessárias de quais produtos são mais importantes para as pessoas que frequentam sua loja. Vale mencionar que caso você tenha filiais do supermercado, esses produtos podem mudar. Portanto, essa análise deve ser feita individualmente para cada loja.

E uma dica, essa análise pode ser realizada através de softwares de gestão. Portanto, se você ainda não possui sistemas automatizados no seu supermercado, considere esse investimento, já que ele pode trazer informações importantes que tornam a gestão muito mais fácil.

Separe os produtos por categorias

Agora que você já sabe quais são os produtos mais procurados, separe-os por categorias e veja quais são as categorias que possuem maior saída. Por exemplo, as pessoas que frequentam o supermercado podem ter uma certa preferência para uma determinada marca de chocolate. Entretanto, quais são os sabores que fazem o maior sucesso? E quais as embalagens que mais vendem?

Confira o nosso artigo Categoria de produtos de supermercado: veja como gerenciar para ter mais dicas.

Analise os relatórios gerenciais

O próximo passo para montar um planograma de supermercado é analisar os relatórios gerenciais. Primeiramente, porque nesses relatórios você saberá qual é o nível de estoque de cada um desses produtos mais procurados. 

Lembre-se que ao destacar um item nas prateleiras as vendas dele irão aumentar, portanto, é preciso ter um bom estoque deles. Dessa forma, é preciso ter unidade suficiente para conseguir atender à demanda que será gerada.

Segundo, porque ele também permite entender quais são os períodos da semana ou do mês que alguns produtos são mais procurados. Assim, você conseguirá não apenas fazer ofertas desses itens para atrair mais clientes, mas também dar um maior destaque para eles nas prateleiras durante esses períodos.

Defina os critérios de disposição dos produtos

Em seguida é importante definir quais serão os critérios utilizados na disposição dos produtos nas prateleiras, pontas de gôndola e frente de caixa. Os critérios mais utilizados são:

  • Preços: pode ser do item que possui o valor mais alto para o que tem menor valor. Semelhante ao que é feito com os níveis de prateleiras;
  • Sabores, aromas e cores: isso passará a sensação de organização para o cliente, sem falar que esteticamente fica mais bonito e chama mais a atenção do consumidor;
  • Tamanho: por mais que a intenção seja deixar a embalagem mais procurada à mostra, lembre-se que produtos mais pesados devem ser dispostos próximos do chão. Isso reduzirá os acidentes de manuseio e os riscos para os clientes.

Defina o layout do supermercado

A última etapa para montar um planograma de supermercado é definir como será o layout da loja. Pode ser que não haja necessidade de fazer grandes alterações ao que você já tem, mas em alguns casos as mudanças são importantes.

Vale ressaltar que, não é porque o produto é mais procurado e o cliente deve encontrá-lo facilmente que eles precisam ficar logo na entrada do supermercado. É importante fazer com que o cliente percorra um caminho maior dentro do supermercado já que isso pode levar a compras por impulso. Portanto, também considere isso no seu planejamento.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

6 ideias de campanhas para fazer no seu supermercado

Fazer boas campanhas no seu supermercado fará com que você consiga atingir todos os objetivos desejados, sejam eles aumentar as vendas, fidelizar clientes ou mesmo melhorar a imagem da sua marca.  Por isso, saber como planejar as campanhas e quais campanhas você pode fazer é essencial para o seu sucesso no setor supermercadista. A seguir,…

Por Nayara Santos em 29.03.2022

Arrumação de gôndolas de supermercado: 12 dicas que podem ser seguidas!

Cada empreendimento conta com desafios e a arrumação de gôndolas de supermercado é uma dificuldade específica desse ramo. Isso porque esse processo trata de um trabalho fundamental para fazer com que os produtos que estão sendo vendidos sejam notados pelos compradores e até mesmo para influenciar as compras. O layout das gôndolas de um supermercado…

Por Nayara Santos em 04.08.2022

Produtos mais vendidos no inverno em supermercados

Um dos grandes desafios dos gestores de supermercados é a variação sazonal na demanda dos produtos. Ou seja, você precisa conhecer quais são os itens mais vendidos em diferentes épocas do ano para atender às necessidades dos clientes. Para aqueles lojistas que possuem mais de uma unidade, esse desafio é ainda maior, já que o…

Por Nayara Santos em 11.04.2024

Ideias para supermercado: confira 13 ideias para se destacar

Conseguir encontrar novas ideias para supermercados que realmente sejam inovadoras e façam o seu negócio se destacar frente a concorrência não é nada fácil. Aliás, haja criatividade para conseguir isso. Mesmo assim, existem diversas estratégias e medidas que você pode adotar no seu negócio para conseguir atrair a atenção do seu cliente e aumentar as…

Por Nayara Santos em 14.12.2020

Aplicativo para supermercado: veja a importância de ter o seu

Com as pessoas cada vez mais conectadas através de aplicativos de celulares, é impossível para o varejista não acompanhar essa tendência. Por isso, se você ainda não tem um aplicativo para o seu supermercado chegou o momento de entender melhor como isso funciona e quais os benefícios que ele pode trazer para o seu negócio.…

Por Nayara Santos em 10.05.2021

Como fazer um cartaz de oferta de supermercado em 8 passos

Saber como fazer um cartaz de oferta de supermercado é um passo essencial para conseguir atrair a atenção do seu cliente e aumentar as vendas do seu negócio. E isso envolve muito mais do que simplesmente escrever o nome e o preço do produto em um pedaço de papel. Essas ações, quando não planejadas, podem…

Por Nayara Santos em 01.09.2020

Crie grátis seus próprios tabloides

Saber como criar os seus próprios tabloides pode ser um grande diferencial para o seu supermercado. Isso porque, você consegue divulgar os seus produtos e atrair clientes para a sua loja. Entretanto, para que ele funcione da forma desejada, é fundamental ficar atento a alguns detalhes importantes. A seguir, falaremos mais sobre esse assunto e…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Natal em supermercados: como se preparar para a data

O Natal é provavelmente uma das datas mais importantes não apenas para supermercados, como para todo o setor varejista. Afinal de contas, esse é um período em que as pessoas participam de celebrações, presenteiam as pessoas e, geralmente, têm mais dinheiro para gastar.  Portanto, estar preparado para atender a demanda que surgirá será essencial para…

Por Nayara Santos em 11.08.2023

Cupom de desconto para supermercado: veja como usar essa estratégia

Na busca de atrair clientes e aumentar as vendas, oferecer cupons de desconto para supermercado pode ser uma ação interessante. Ainda pouco explorada no Brasil e mais presente em compras online, o uso dos cupons de desconto pode trazer um grande diferencial para o seu negócio. A seguir, vamos contar da importância de oferecer os…

Por Nayara Santos em 22.06.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos