Por Nayara Santos em 04.08.2022

Arrumação de gôndolas de supermercado: 12 dicas que podem ser seguidas!

Por Nayara Santos em 04.08.2022

Cada empreendimento conta com desafios e a arrumação de gôndolas de supermercado é uma dificuldade específica desse ramo. Isso porque esse processo trata de um trabalho fundamental para fazer com que os produtos que estão sendo vendidos sejam notados pelos compradores e até mesmo para influenciar as compras.

O layout das gôndolas de um supermercado é capaz de direcionar o olhar do cliente e a maneira como ele percebe os produtos. Assim, é fundamental pensar no ponto de vendas como uma forma de melhorar os seus resultados e de ampliar as suas vendas.

Portanto, se você deseja conhecer mais sobre esse tema e conhecer algumas dicas que você pode aplicar na arrumação das gôndolas no seu supermercado, acompanhe este post para conferir todos os detalhes. Boa leitura!

1. Conheça os principais modelos de arrumação de gôndolas no supermercado

O primeiro passo para conseguir planejar a organização das gôndolas é conhecer os diferentes modelos básicos de organização. Saber quais são as vantagens e desvantagens de cada um deles fará com que você saiba exatamente qual é o melhor momento e a melhor seção do supermercado para aplicá-los. 

Ainda, para optar pelo melhor modelo de organização de gôndolas para o seu estabelecimento é preciso levar em consideração itens como estratégia e necessidade de vendas. Sem falar que algumas formas podem ser mais utilizadas para alguns produtos, enquanto outros itens requerem uma forma diferente de organização.

Organização vertical

Esse modelo de organização de gôndola de supermercado facilita a observação dos produtos expostos. Ele ainda é capaz de proporcionar um bom impacto visual, já que os produtos vão surgindo conforme o cliente caminha pela loja. Pode ser utilizada para produtos de higiene pessoal, por exemplo.

Organização horizontal

Neste modelo de organização, os produtos ficam enfileirados nas gôndolas expostos em níveis. Contudo, um dos maiores problemas desse tipo de organização pode ser a dificuldade de visualizar os itens expostos. Ideal para a organização de biscoito, por exemplo.

Organização por blocos

Já a organização em blocos, por sua vez, consiste em separar os produtos por tipos ou marcas. O principal objetivo desse modelo de organização de gôndolas é ajudar o cliente a optar de maneira facilitada pela mercadoria que mais o agrada e, ainda, permitir que a comparação de preços seja realizada de forma mais simples. Esse tipo de organização é muito utilizado nos molhos de tomates e macarrão, por exemplo.

Organização sazonal

Por fim, há o modelo de organização sazonal, que costuma ser muito eficiente em datas comemorativas, como Natal, festa junina e páscoa. Este modelo facilita a visualização dos produtos mais consumidos em determinada época do ano e, consequentemente, estimula a sua compra.

Geralmente os produtos destinados para a celebração da data são colocados em setores separados dos demais, ou então em ilhas de produtos. Um exemplo bastante simples são os corredores de ovos de Páscoa, ou então são aquelas barraquinhas de produtos durante a comemoração da Festa Junina.

2. Entenda como é o comportamento dos clientes em sua loja

Outro ponto relevante para a arrumação de gôndolas de supermercado é realizar o mapeamento do comportamento dos clientes dentro de sua loja para optar pelo melhor layout para o seu público. Existem sistemas de automação para supermercados que auxiliam no processo de identificação dessas áreas.

Ao descobrir quais locais apresentam maior movimentação de clientes dentro do estabelecimento, também conhecidos como hotspots, você pode montar a arrumação das gôndolas do supermercado com base nessas informações, determinando a localização e o posicionamento das promoções nos locais de maior fluxo.


É preciso considerar, por exemplo, que o layout da loja é capaz de convencer o seu público a comprar itens que, inicialmente, não estavam em seu planejamento, o que, consequentemente, aumenta os lucros do supermercado. Por isso, planejar onde cada item ficará é essencial para o sucesso nas vendas.

Entender o comportamento dos clientes também inclui saber quais são os produtos mais procurados na sua loja e quais os produtos que são os responsáveis pela maior parte do seu lucro. Desta forma você saberá exatamente a quais itens deverá dar o maior destaque na hora de organizar as prateleiras do supermercado e criar promoções.

Para obter essa informação basta fazer um levantamento das vendas de um determinado período e verificar a quantidade de itens que foram comprados de cada produto. Os itens mais rentáveis podem ser conhecidos através da análise da curva abc.

3. Organize a frente de caixa

A parte das prateleiras dos caixas, por exemplo, é um local muito importante para o momento final da compra e que deve ser explorado. Neste local do supermercado o ideal é colocar itens que sejam capazes de despertar a atenção do cliente. Como o cliente já está na reta final da compra, o processo de convencimento se torna mais fácil.

Os itens preferidos para a frente de caixa são balas, chicletes, chocolates, pequenos pacotes de bolacha, revistas e bebidas. Sendo que as bebidas farão sucesso, principalmente se você conseguir mantê-las em geladeira.

4. Pense nos pequenos consumidores

Outra dica importante para organizar as gôndolas do supermercado para vender mais é pensar nos pequenos consumidores. Neste caso, você deverá colocar os itens que despertam o desejo e a atenção das crianças em prateleiras que fiquem na altura do campo de visão delas. 

Vale mencionar que é interessante dispor alguns itens saudáveis. Desta forma você também ajuda os pais a oferecerem uma alimentação equilibrada aos pequenos. É fundamental saber investir em seus clientes!

5. Seja estratégico

Ser estratégico também é mais um ponto relevante na arrumação de gôndolas de supermercado. Para montar a sua estratégia é preciso observar quais são os serviços oferecidos por seu estabelecimento e o local em que esses setores estão localizados.

O ideal é que os setores como padaria e açougue estejam localizados no fundo do estabelecimento. Dessa maneira os clientes que, inicialmente, desejam comprar apenas carne ou pão precisarão passar por diferentes prateleiras e, de maneira natural, vão observar os produtos expostos. Com isso, o cliente pode ser induzido a comprar um determinado item que nem sequer planejava, ou mesmo lembrar de algum item que acabou na despensa.

Outra dica relevante para aumentar as vendas do supermercado é colocar prateleiras específicas com produtos relacionados nas áreas de cada um dos serviços oferecidos. Na parte da padaria, por exemplo, o ideal é dispor itens como bolos, torradas e biscoitos. Já na parte do açougue, produtos como farofas, sal grosso, molhos para churrasco e temperos podem ser mais interessantes, pois se relacionam com a carne.

Quer conhecer mais dicas para conseguir aumentar as vendas da sua loja? Então acesse o nosso e-book 5 estratégias certeiras para aumentar as vendas do supermercado.

6. Determine o que colocar em cada linha de visualização do cliente

Por fim, outra estratégia fundamental, sem dúvida a mais utilizada, de arrumação de gôndolas de supermercado consiste em colocar os produtos expostos em cada linha de visualização do cliente. Para tanto, é preciso considerar que existem cinco níveis diferentes para a exposição dos produtos.

Acima da cabeça

O primeiro local é acima da cabeça, com os produtos que ficam dispostos no nível mais alto. Aqueles itens são os que têm menor visibilidade, ou seja, aqueles que não apresentam boa saída, mas que todo supermercado deve ter. Assim, nunca coloque na parte superior itens perecíveis, um lançamento interessante ou mesmo produtos pesados.

Altura dos olhos

Já o nível mais nobre na prateleira de um supermercado é a que fica na altura dos olhos. Isso porque esse é o primeiro lugar que os clientes olham, portanto, é onde devem ser colocados os itens que possuem maior retorno de vendas. Por essa razão, é fundamental que ele seja trabalhado de maneira minuciosa a fim de aumentar os lucros do supermercado. O ideal é deixar nessa altura os itens com maior margem de lucro e que costumam apresentar mais saída.

Linha da cintura

O nível da linha da cintura, por sua vez, também apresenta grande visibilidade e um bom impacto sobre as vendas. Por isso, o ideal é destiná-lo para itens de grande procura e que devem estar acessíveis aos consumidores, mas que não apresentam uma margem de lucro tão boa.

Abaixo da cintura

Já abaixo da cintura é interessante dispor os itens essenciais com menores preços e grande rotatividade, uma vez que se trata de uma localização que já não faz mais parte do campo de visão dos clientes. Assim, como se tratam de itens importantes, os clientes devem buscar pelos produtos independentemente de onde eles estejam localizados no supermercado.

Chão

Por fim, no chão devem ficar apenas os itens pesados a fim de reduzir as chances de acidente e diminuir os riscos de perda em razão do manuseio errado pelo cliente. Entretanto, em algumas seções do supermercado esse item pode ser mais explorado, como na seção de limpeza. Afinal de contas, muitos clientes preferem comprar galões maiores de produtos. Se esse for o perfil do seu cliente, invista na comunicação interna para chamar atenção para essa área.

7. Utilize as pontas das gôndolas

As pontas das gôndolas podem ser utilizadas de diversas formas para que você consiga aumentar as suas vendas. Veja algumas opções:

  • Produtos muito procurados: assim você consegue dar uma maior visibilidade para eles, fazendo com que o cliente os ache facilmente;
  • Produtos em promoção: as promoções podem ser de produtos que estejam próximos ao vencimento ou mesmo os itens que sobraram da última data importante para o seu supermercado. Por exemplo, as paçocas e pés-de-moleque que sobraram das festas juninas;
  • Itens com menor procura: caso as pontas das gôndolas fiquem em um local com menor fluxo de pessoas, você pode posicionar os itens que possuem menor procura;
  • Produtos orgânicos: essa dica é para os donos de mercearias, pode ser que a procura por itens orgânicos e saudáveis não seja muito grande no seu estabelecimento, mas pode ser que alguns clientes optem por comprá-los. Desta forma, você não precisará ocupar grande parte das prateleiras com eles.

8. Capriche na decoração nas datas sazonais

As datas sazonais são épocas do ano que as pessoas tendem a gastar mais no supermercado. Isso porque muitas famílias fazem comemorações das datas e além de presentes isso sempre resulta em almoços e jantares. 

Por isso, capriche na organização das gôndolas do supermercado nesses períodos e na decoração da sua loja. O ideal para esta época é manter os itens mais procurados em uma mesma seção. Desta forma, o cliente pode acabar comprando vários produtos, apenas porque eles estão ali. 

Em seguida, utilize a decoração a seu favor. Ela servirá para guiar o cliente à seção correta do supermercado, encontrando facilmente o que ele procura. Sem falar que você pode ser criativo e utilizar os próprios produtos para compor a decoração da sua loja.

9. Fique de olho nos preços

Parte da arrumação das gôndolas do supermercado está também na capacidade de se comunicar bem com o cliente, ou seja, em colocar os preços de todos os produtos no local correto. Afinal de contas, não há nada mais desagradável do que você querer comprar um produto e não saber quanto ele custa.

Inclusive, você provavelmente já deve ter desistido de comprar algo porque não conseguiu encontrar o preço ou onde consultá-lo. Portanto, você não vai querer que a mesma coisa aconteça no seu supermercado. Por isso, deixe claro para os repositores e responsáveis por cada seção do supermercado que os preços devem ser sempre conferidos e corretamente posicionados.

Outro ponto importante neste caso é o destaque das promoções. O ideal é que você utilize etiquetas de cores diferentes. Assim, visualmente fica bem mais fácil para o cliente identificar que aquele produto está mais barato. E, se ele possuir um preço diferenciado para quem faz parte do programa de fidelidade do supermercado, então isso também deve estar claro.

10. Dê atenção à limpeza

Outro fator importantíssimo para ficar atento é manter a limpeza das prateleiras. Algumas seções do supermercado podem exigir visitas constantes de uma pessoa responsável para ter certeza que não há necessidade de limpar o chão ou as prateleiras.

Os setores que costumam ter mais problemas neste sentido são a seção de bebidas, já que garrafas de vidro podem cair e quebrar. Fique de olho também no hortifrúti, produtos podem cair, correndo até mesmo o risco de provocar algum acidente caso o cliente pise sobre um tomate, por exemplo.

Vale a pena também ficar atento às prateleiras onde estão farinha de trigo, arroz e açúcar, que costumam ficar bem sujas. Além disso, acidentes com iogurtes também podem ser muito comuns na área de refrigerados.

Por isso, tenha sempre um funcionário à disposição para limpar esses locais caso haja necessidade. E oriente os funcionários e repositores para identificar esses pontos rapidamente e como eles devem proceder caso ocorra. Desta forma você reduzirá o tempo que a área ficou suja.

11. Mantenha as prateleiras cheias

É fundamental que ao planejar a organização das gôndolas do supermercado, você planeje também o que precisa fazer para que elas estejam sempre cheias. Fazer a reposição de produtos é importantíssimo para que o cliente não tenha a impressão de desleixo. 

Prateleiras vazias passam a impressão de que o supermercado não está bem, e está incapaz de oferecer os produtos que ele procura. O ideal é ter pelo menos um funcionário responsável por cada seção do supermercado e que esse funcionário faça rondas periódicas e reponha os itens que forem necessários.

Aqui vale a pena destacar que alguns supermercados optam por ter algumas unidades faltando nas prateleiras. Para os esses estabelecimentos, essas unidades a menos mostram que aquele item é bastante procurado pelos clientes e pode incentivar outros consumidores a consumi-los também.

Neste caso, o mais importante é escolher a estratégia que mais combina com a sua marca e com a rotina da sua loja. Ao verificar que uma estratégia não está dando resultados, não hesite em mudar os planos.

12. Invista no cross merchandising

A nossa última dica de arrumação de gôndolas de supermercado é o cross merchandising, inclusive, talvez você já até aplique essa técnica, mas de forma inconsciente. Ela consiste basicamente em expor produtos que são complementares, ou consumidos juntos, próximos um do outro.

Um bom exemplo disso é a exposição de molhos de tomate, macarrão e queijo ralado no mesmo corredor. Assim, você não apenas facilita as compras do cliente, como também pode incentivar o consumo desses produtos, mesmo que o cliente tenha ido buscar apenas um deles.

Entretanto, outras combinações de itens não são tão óbvias assim, mas podem ser exploradas da mesma forma. Por exemplo, em um supermercado foi feita uma análise dos itens que geralmente eram comprados juntos e percebeu-se que os pais que iam ao supermercado comprar fraldas para bebês acabam comprando também cerveja. Neste caso, os dois produtos passaram a ser expostos próximos um do outro.

Para conseguir entender esses padrões de consumo para o seu supermercado faço uma análise das compras. Isso permitirá não apenas que você invista em um bom cross merchandising e exponha os itens de modo inteligente, mas também na elaboração de promoções.

Agora que você já conhece 12 dicas de arrumação de gôndolas de supermercado, é só colocá-las em prática o quanto antes em seu estabelecimento para aumentar as suas vendas de maneira efetiva e obter melhores resultados!

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Treinamento Completo e Gratuito para operador de caixa de supermercado!

Preparar um bom treinamento para operadores de caixa de supermercado é uma tarefa essencial do gestor. Afinal, os operadores são, na grande maioria das vezes, as únicas pessoas com quem o cliente tem contato.  Ou seja, são poucos minutos para oferecer um bom atendimento e fazer com que o cliente deixe a loja com uma…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Como fazer curva abc: saiba tudo sobre o assunto

Ser capaz de fazer um bom gerenciamento dos produtos em estoque tem os seus desafios. Por isso, é essencial para todo gestor ou dono de um negócio conhecer as ferramentas corretas para conseguir informações que sejam relevantes para a tomada de decisões. Uma dessas ferramentas é a curva abc. Saber como fazer a curva abc…

Por Nayara Santos em 28.10.2020

9 ações simples e práticas para aumentar as vendas do seu supermercado no final de ano!

 Final de ano chegando e todos os varejistas estão de olho no 13° salários dos consumidores. Inclusive, o final de ano é um período muito esperado por todos os lojistas para conseguir aumentar as vendas. E, com os supermercados não é diferente, já que são muitas festas e celebrações que exigem sempre a compra…

Por Nayara Santos em 11.08.2023

6 exemplos de fluxograma de supermercado: veja os melhores

Você sabe quais são os principais exemplos de fluxograma de supermercado? Aliás, você sabe para que serve um fluxograma? Ou entende como ele pode te ajudar no dia a dia do supermercado? Não se preocupe se você respondeu “não” para alguma dessas perguntas. Afinal, é justamente para adquirir conhecimento que você resolveu ler este artigo.…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Cadeia agroindustrial integrada ao supermercado: guia completo

A cadeia agroindustrial integrada ao supermercado trata da interação entre todas as fases da cadeia produtiva de um produto, até chegar ao consumidor. Conhecer e entender como essa cadeia funciona é fundamental para procurar formas de melhorar a qualidade do produto final. Pensando nisso, elaboramos um artigo para te explicar o que é a cadeia…

Por Nayara Santos em 24.08.2021

Playlist para supermercado: como escolher a ideal? Saiba mais!

Deseja montar uma playlist para supermercado? Então é certo que você já ouviu falar sobre consumo emocional e deseja melhorar a experiência do cliente por meio da implementação de música ambiente. Sem falar que, por mais que o cliente não perceba, a trilha sonora também ajuda a reforçar a identidade da sua marca e a…

Por Nayara Santos em 30.08.2022

Supermercado drive thru: invista nessa tendência que veio para ficar

Ter um supermercado drive thru pode ser uma excelente forma de trazer modernidade para a sua marca. Essa tendência vêm começando a ganhar mais espaço no país, principalmente depois que o setor de varejo percebeu a fragilidade de muitos negócios. Diante da dificuldade de se manter no mercado, muitos donos e gestores desse setor buscaram…

Por Nayara Santos em 21.07.2021

Comunicação interna do supermercado: confira 8 dicas essenciais para o seu negócio

A comunicação interna do supermercado contribuirá efetivamente para a maior satisfação de seus colaboradores, uma vez que ela traz mais credibilidade e transparência para as decisões da gestão, além de permitir um melhor conhecimento da empresa por parte dos profissionais. Além disso, destaca-se o sentimento de pertencimento atribuído a toda a equipe, e o poder…

Por Nayara Santos em 10.01.2022

Decoração de carnaval para supermercado: veja como destacar o seu negócio

Preparar a decoração de Carnaval no seu supermercado é uma forma de fazer com que os clientes entrem no clima de celebração e fiquem ainda mais dispostos a aproveitar as ofertas que você preparou. Além disso, a decoração pode influenciar diretamente na experiência de compras e ajudar os clientes a lembrarem da sua loja no…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

Receba nossos conteúdos exclusivos