Por Nayara Santos em 11.08.2023

Decoração de Natal para supermercado: Veja 8 dicas de como fazer

Por Nayara Santos em 11.08.2023

Investir na decoração de Natal no supermercado pode melhorar a experiência de compra do cliente e aumentar as suas vendas ainda mais. Isso acontece porque o consumidor brasileiro é um dos que mais valoriza a experiência de compras, e a decoração ajuda a criar um ambiente imersivo e diferenciado.

Inclusive, não é incomum ver pessoas indo a shopping centers para tirar fotos com a decoração de Natal do estabelecimento. Portanto, não dá para negligenciar a decoração e fazer algo muito simples e que passe despercebido pelo cliente.

Por ser um ponto importante para a atração dos clientes e para o aumento das vendas durante as festas de final de ano, a decoração de Natal do supermercado deve ser bem planejada. Isso inclui determinar quais serão os elementos da decoração, se você usará os produtos para isso e se haverá mudanças no layout na loja.

Como existem diversas opções de decoração para serem utilizadas no seu supermercado, é preciso conhecer as possibilidades e saber que elas podem ser aplicadas separadamente, ou em conjunto. Por isso, se a sua imaginação não é das melhores ou mesmo se você está em busca de ideias, você veio ao lugar certo. Neste artigo daremos dicas de como preparar uma decoração de Natal de sucesso para o seu supermercado. Boa leitura!

Arrase na decoração de Natal para supermercado

Você pode até se perguntar se a decoração de Natal é realmente importante para aumentar as vendas do seu supermercado. Claro que ela não é o único fator, afinal, de nada adianta fazer uma decoração incrível e oferecer um atendimento péssimo ou produtos de baixa qualidade, já que isso afastará os clientes. 

Entretanto, quando você capricha na decoração do local, você mostra para os clientes que o seu estabelecimento também está celebrando a data. Ou seja, o supermercado terá produtos típicos para as celebrações dos consumidores e, ainda, alguns deles podem estar em promoção. Veja como fazer isso.

1. Decore a fachada do supermercado

Uma coisa é certa, mesmo em tempos de crise, as pessoas continuarão comprando produtos alimentícios, ou seja, continuarão frequentando os supermercados. O que acontece é que nesses momentos a escolha de produtos será diferente, já que a preferência será por produtos mais baratos e, provavelmente, marcas menos conhecidas.

Entretanto, para conseguir ter lucro e aumentar as vendas, é preciso se destacar da concorrência. Claro que preços mais competitivos podem ser importantes, mas a decisão do cliente de comprar neste ou naquele supermercado não se baseia apenas nisso. Grande parte desse destaque se deve à capacidade do estabelecimento de proporcionar uma boa jornada e experiência de compra para o cliente.


Muitas pessoas gostam e são atraídas pelas decorações de Natal, indo a lugares apenas para conferir como a decoração foi feita. Por isso, não perca essa oportunidade e comece a chamar a atenção do seu cliente antes mesmo dele entrar na sua loja, ou seja, faça alguma decoração de Natal na fachada do supermercado.

Se você tiver orçamento para isso, pode colocar uma linda árvore de Natal bem decorada no estacionamento ou na entrada da loja. Se o orçamento for mais modesto, você pode colocar algumas guirlandas, bolas de Natal e presentes na fachada. Ainda, se você tiver uma grande fachada de vidro, aproveite para fazer desenhos e ilustrações de Natal.

Quer aliar decoração e divulgação das promoções e ofertas? Recorte os cartazes de oferta em formato de bolas de Natal ou de presentes e escreva as promoções nele. O importante é ser criativo, ficar dentro do orçamento e conseguir se comunicar com o cliente de forma efetiva.

2. O interior do supermercado também importa

De nada adianta caprichar na decoração da fachada do supermercado e não ter o mesmo cuidado com o interior da loja. Por isso, capriche nela também. E assim como do lado de fora, você também não precisa gastar muito para isso. Muitas vezes, detalhes e criatividade são mais atrativos do que algo grandioso. Algumas dicas para decorar o supermercado são:

  • Colocar guirlandas nos caixas e nos corredores;
  • Providenciar gorros de Papai Noel para os funcionários usarem;
  • Utilizar tecidos nas cores vermelha, verde e dourada para decorar o teto;
  • Utilizar os produtos que você está vendendo para fazer a decoração, por exemplo, uma árvore de panetones;
  • Colocar uma árvore de Natal em alguma área do supermercado que tenha um pouco mais de espaço e não atrapalhe a circulação de clientes;
  • Decorar as ilhas de produtos, principalmente aquelas em que estão expostos os produtos natalinos;
  • Mudar o formato dos cartazes da loja, para bolas de Natal ou presentes.

Você pode utilizar mais de uma dessas dicas de decoração, tudo vai depender do espaço disponível no supermercado e do seu orçamento para isso. Ainda, você pode encontrar muitas fotos para se inspirar em plataformas como o Pinterest, basta procurar por “decoração de Natal para supermercado” e você irá se surpreender com tantas opções.

3. Crie pequenos setores de produtos de Natal

As seções do supermercado são essenciais para uma boa jornada de compras dos clientes, e você pode usar isso a seu favor na decoração de Natal. Criar um setor de produtos de Natal tornará mais fácil para o cliente encontrar aquilo que ele procura. 

Sem falar que isso também pode facilitar na hora de criar uma decoração mais elaborada. Por isso, a nossa terceira dica de decoração de Natal para supermercado é criar pequenos setores com os produtos mais procurados.

Por exemplo, na seção de produtos para casa, você pode ter um setor cujo foco seja a decoração da mesa da ceia de Natal. No corredor ao lado, coloque os produtos que podem ser utilizados para a decoração da casa, como iluminação, miniaturas de Papai Noel, presépios, ou qualquer outro item que você queira vender. 

Na seção de hortifrúti, você pode deixar os itens mais procurados para o período, como castanhas, uva, romã, abacaxi e pêssego próximos. E isso pode ser feito em qualquer outra seção do supermercado e pode, até mesmo, ser uma forma de incentivar o cliente a andar mais pela loja. Afinal, quanto mais tempo ele permanece no supermercado, maiores as chances dele comprar mais.

Sem falar que isso também pode deixar a experiência de compras mais interessante. Afinal, a cada corredor ou nova seção que o cliente entrar, ele encontrará uma decoração diferente e será uma nova surpresa, podendo deixar o cliente cada vez mais imerso no clima natalino.

4. Faça uma boa iluminação

Para dar o destaque que a sua decoração de Natal merece, uma dica é caprichar na iluminação. Principalmente se você estiver utilizando os próprios produtos como parte da decoração. Por exemplo, se você escolheu fazer uma árvore de panetones, que tal destacar ela com uma iluminação direta? 

Essa simples medida será capaz de chamar a atenção para o item e fazer com que o cliente vá conferir de perto o que está sendo exibido. E, dessa simples curiosidade, é bem possível que o cliente resolva comprar aquele produto.

Apenas tome cuidado com as luzes que esquentam, afinal, a incidência dessa luz pode danificar embalagens e os produtos. Por isso, o ideal é que você utilize lâmpadas de led para esse propósito.

5. Tenha uma playlist natalina personalizada

Natal é sinônimo de festa e celebração, e não tem festa sem música, certo? Portanto, considere a trilha sonora natalina como parte da decoração do seu supermercado. Como dissemos anteriormente, é fundamental fazer com que o cliente seja contagiado pelo espírito natalino na hora das compras. E a música é a melhor ferramenta para te ajudar nessa tarefa.

Mas, aqui vai uma dica valiosa, é preciso saber escolher as músicas certas para agradar aos clientes. Isso é praticamente impossível com rádios convencionais ou mesmo com playlists de algumas plataformas. Afinal, as músicas podem não refletir o gosto musical dos seus clientes. E, se você escolher a trilha sonora errado, há grandes chances do cliente deixar a loja sem levar nada.

Com a rádio própria, você terá a liberdade necessária para escolher as músicas que serão reproduzidas. Sem falar que você também consegue evitar que o cliente fique ouvindo sempre a mesma música repetidas vezes. E, se isso é ruim para o cliente, que fica apenas alguns minutos na loja, imagine para os funcionários que ficarão ouvindo as mesmas músicas o dia todo.

Além disso, com a rádio personalizada para supermercados você ainda pode divulgar promoções, ofertas especiais de Natal e ainda outras vantagens para que o cliente faça parte do clube de vantagens do seu supermercado (caso você tenha um).

Ficou interessado? Temos um e-book exclusivo onde você encontra todas as informações que você precisa saber para implementar uma rádio no seu supermercado, confira aqui.

6. Oferecer degustação de produtos natalinos

Você possui uma padaria ou vende produtos de fabricação própria? Quer incentivar os seus clientes a comprar esses produtos, que possuam uma boa margem de lucro? Se você respondeu “sim” para qualquer uma dessas perguntas, então a nossa sugestão é oferecer degustação de produtos que estejam ligados ao Natal.

Tudo bem, você deve estar se perguntando o que a degustação tem a ver com decoração, certo? Ela pode fazer parte da sua decoração, imagine montar uma pequena mesa de ceia. Assim você oferece os produtos alimentícios e os itens de decoração. Um funcionário treinado pode orientar e passar informações aos clientes sobre os produtos oferecidos. Esse funcionário pode estar vestido como um duende ajudante de Papai Noel, por exemplo.

Além disso, se você possui uma padaria pode preparar alguns produtos natalinos para o período. Por exemplo, um bolo de chocolate com nozes e colocar decoração de Natal nele. Assim, você não apenas inova e atrai a atenção dos clientes, mas também deixa o expositor decorado e no clima da festa.

7. Segurança acima de tudo

Quando falamos em decoração de Natal, geralmente pensamos em árvores grandes e guirlandas penduradas. E tudo isso é ótimo e faz parte do cenário natalino, entretanto, é preciso ressaltar um ponto, o cuidado com a segurança dos consumidores e dos seus funcionários.

Por isso, ao optar por pendurar itens, certifique-se de que eles estão fixados adequadamente e utilize material de qualidade para isso. Assim, você evita que eles caiam depois de algum tempo e machuque quem esteja passando.

Ainda, durante a montagem da decoração, a segurança também deve ser prioridade. Não é porque aquela guirlanda ficaria legal em um determinado ponto do supermercado, mas que é difícil de ser alcançado, que você deve colocá-la ali. O mesmo é válido para quando a decoração de Natal do supermercado for removida.

8. Não se esqueça do layout da loja

A nossa última dica é com relação ao layout da loja. Claro que ele é importante durante o ano todo, entretanto, durante períodos promocionais, em que você precisará de mais espaço para a decoração, como é o caso do Natal, fica ainda mais importante planejá-lo adequadamente.

A recomendação é que você faça as modificações necessárias para acomodar os itens decorativos e deixar espaço suficiente para a circulação de pessoas nos corredores. Mesmo porque, não tem nada mais desagradável do que fazer comprar em um local apertado, em que você mal consegue se mover.

Lembre-se que manter uma boa área de circulação para os seus clientes é importante para a experiência de compra, e para que a pessoa queira realmente passar mais tempo na sua loja. Portanto, remova gôndolas ou modifique o layout em algumas seções caso necessário.

Como preparar o supermercado para o Natal

Sim, a decoração é um dos elementos importantíssimo para garantir uma boa experiência de compras durante o Natal. Entretanto, sem os devidos cuidados e preparos administrativos, de nada adianta ter uma decoração incrível, não é mesmo? Afinal, os clientes querem encontrar os produtos que eles precisam para preparar a ceia e aproveitar o tempo com a família e amigos.

Por isso, preparamos essas dicas bônus para que você consiga deixar o seu supermercado pronto para receber os consumidores durante o Natal.

Prepare as ofertas para o período

O Natal é uma das épocas mais movimentadas para o varejo, incluindo os supermercados. Por isso, os varejistas precisam ficar atentos para conseguirem aproveitar a oportunidade para aumentar as vendas, e garantir um bom fechamento e início de ano.

Uma das formas de conseguir fazer isso é preparando ofertas especiais que atraiam os clientes e te ajudem a impulsionar as vendas. No entanto, para se destacar em uma época tão competitiva, não basta apenas fazer ofertas, é preciso conhecer o perfil dos consumidores e saber quais são os produtos mais procurados durante essa época festiva.

Ao conhecer as preferências dos seus clientes, necessidades e hábitos de compra, você poderá preparar promoções que realmente sejam atraentes. Para isso, o ideal é fazer pesquisas de mercado, analisar os dados de vendas anteriores e feedback dos clientes.

Além disso, é importante destacar que nem todas as ofertas precisam ser baseadas em descontos. O Natal é uma época de presentear e celebrar, portanto, você pode criar promoções de Natal que distribuem brindes, pacotes promocionais e até mesmo serviços adicionais, como embalagens de presente gratuitas. Essas ações ajudam a agregar valor à experiência de compra do cliente e a fortalecer a fidelidade à marca.

Garanta um bom estoque

Como você bem sabe, durante o período de Natal o consumidor tem mais dinheiro no bolso e está mais disposto a gastar. Ou seja, você não vai querer perder vendas porque faltam itens no seu estoque, não é mesmo?

De modo geral, garantir um bom estoque é uma das principais preocupações dos varejistas, e não apenas durante o Natal, mas ao longo do ano todo. Entretanto, em época de aumento da procura de produtos e das vendas, é preciso ficar atento. Neste caso, a melhor solução é realizar um planejamento detalhado e negociar com os fornecedores de forma estratégica, ou seja, não deixar para a última hora.

Mas, antes de sair comprando tudo o que vê pela frente, analise os dados das vendas dos anos anteriores para identificar quais produtos tiveram maior procura durante o Natal. Com base nessa análise, faça uma previsão de demanda e determine a quantidade de produtos que deve ser adquirida. 

E, não se esqueça de considerar fatores como tendências de consumo, mudanças no comportamento dos clientes e até mesmo possíveis cenários econômicos para garantir um estoque bem dimensionado. Lembre-se, caso haja algum produto excedente que esteja muito ligado ao Natal, você precisará colocar em promoção, vender mais barato, ou ficar com o item parado no estoque, o que é ainda mais crítico para produtos com data de validade não muito longa.

Outro ponto importante é manter uma boa relação com os seus fornecedores. Eles serão ideais nesse período e sem isso você pode ter algumas desvantagens na hora de fazer o pedido para os produtos de Natal. Por último, mas não menos importante, evite ficar preso a apenas um fornecedor, assim, caso algo dê errado, você já poderá procurar outra empresa para não ficar com as prateleiras vazias.

Dê atenção especial para a reposição de produtos

Por falar em prateleiras vazias, durante o Natal é fundamental que você dê uma atenção especial para a reposição de produtos. Essa é uma das atividades mais importantes para garantir a satisfação dos clientes e o bom desempenho nas vendas. 

A falta de produtos nas prateleiras pode causar uma péssima impressão no cliente, gerando frustração e até mesmo levando-o a optar por fazer suas compras em outro lugar. Além disso, essa situação pode prejudicar a imagem do supermercado, que pode ser percebido como desorganizado e pouco comprometido em atender às necessidades dos consumidores.

O papel do gestor do supermercado é justamente dar uma atenção especial a esse processo, orientando adequadamente os repositores. Além disso, você também deve adotar estratégias eficientes para assegurar que os produtos estejam sempre disponíveis para os consumidores.

O primeiro passo para isso é garantir o treinamento adequado dos repositores de supermercado. Eles precisam compreender a importância de manter as prateleiras abastecidas e estar cientes dos produtos com maior demanda, especialmente durante o período de Natal. A capacitação também inclui orientações sobre organização de prateleiras e técnicas de reposição que otimizem o tempo e evitem falhas.

Outra estratégia importante é dividir a loja em seções bem definidas, o que facilita a reposição e evita que os repositores percam tempo buscando os produtos em diferentes locais. A organização das prateleiras por categorias ou marcas também ajuda o cliente a encontrar o que procura de forma rápida e eficiente, contribuindo para uma experiência de compra positiva.

Adeque o horário de funcionamento

Sabe aqueles clientes que deixam tudo para a última hora? Pois, ajustar o horário de funcionamento do supermercado pode ser uma forma interessante de atrair mais consumidores. Porém, não é apenas esse público que se beneficia, as pessoas que trabalham mais durante esse período, como vendedores de lojas, também terão a oportunidade de aproveitar as ofertas no seu supermercado.

Mas, não se esqueça de considerar a demanda específica de cada loja e região. O dono do supermercado deve analisar o histórico de vendas do Natal de anos anteriores e avaliar o movimento de clientes em diferentes horários para tomar decisões embasadas sobre o horário de funcionamento durante essa época festiva.

Além disso, caso a estratégia tenha sido aplicada em anos anteriores, então você também pode analisar se estender o horário de funcionamento fez alguma diferença para o lucro do supermercado. Afinal, se a resposta do público foi ruim, essa pode não ser a melhor opção para o Natal.

Por fim, não se esqueça de comunicar o horário de funcionamento especial de forma clara para os clientes. Utilizar os meios de comunicação disponíveis, como placas na entrada da loja, redes sociais, e-mails e até mesmo mensagens de texto, ajuda a informar os clientes sobre os horários e a incentivar suas visitas ao supermercado.

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É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

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