Por Nayara Santos em 06.04.2023

Como montar seções de supermercado: confira um guia completo

Por Nayara Santos em 06.04.2023

Você, gestor do setor supermercadista, já parou para pensar sobre a importância de montar seções de supermercado? Ou mesmo em como fazer isso? Será que existe uma forma ideal para isso? Bom, provavelmente se chegou até aqui é porque está interessado em saber mais sobre o assunto e é justamente isso que faremos.

Manter o supermercado organizado e bem sinalizado é fundamental para que a experiência de compra dos clientes seja positiva e agradável. Os clientes precisam encontrar com facilidade os produtos que desejam, precisam conseguir transitar entre os corredores com conforto e tranquilidade, além de visualizar os preços dos itens com clareza. 

Ao mesmo tempo, a forma como as seções estão dispostas no supermercado, também podem influenciar diretamente nas suas vendas. Já que com isso você pode fazer com que o cliente ande um pouco mais pela loja, ficando exposto a outros produtos e, consequentemente, compre mais.

Para que o seu supermercado tenha um ambiente favorável às compras e você consiga vender bem, é necessário saber como montar as seções de supermercado da forma correta e é sobre isso que vamos falar neste artigo. Boa leitura!

Qual a importância de organizar as seções de supermercado?

Antes de te contar como montar as seções do supermercado, é essencial que você entenda qual é a importância de ter essa organização na sua loja. Todos os clientes que forem realizar as compras no seu supermercado precisam encontrar os itens que foram buscar. Imagina que desagradável o cliente ficar perdido dentro do estabelecimento por não conseguir encontrar o produto que precisa, pois o seu supermercado não é separado por seções. 

Inclusive, é bem provável que isso já tenha acontecido com você em algum momento e a sensação é péssima. Sem falar que o cliente perde tempo, tem uma experiência ruim, fazendo com que ele deixe a loja com uma má impressão e nem sequer queira retornar. Como você não quer que isso aconteça com você, então é preciso pensar na melhor formas de montar as seções do supermercado.

O cenário que acabamos de mostrar pode até parecer extremo, mas, acredite, não é. Para que a experiência de compra de qualquer cliente, seja ele novo ou fidelizado, seja positiva, você precisa investir e dedicar tempo a diversos fatores.

Dentre os principais, podemos mencionar a organização dos itens nas prateleiras e gôndolas, uma iluminação adequada que favoreça a visualização dos produtos, uma rádio personalizada que divulgue as promoções e serviços oferecidos no supermercado, além de tocar uma música agradável e é claro, montar as seções de supermercado de forma que facilite a localização dos produtos.

E, como falamos no início deste artigo, a disposição dessas seções pode ajudar a vender mais. Assim, você pode deixar determinados produtos no fundo do supermercado, fazendo com que o cliente tenha que percorrer mais corredores para chegar onde ele quer. Lembre-se que, facilidade para encontrar um produto não significa deixá-lo na porta do supermercado, mas usar isso a seu favor para melhorar a experiência do cliente e os seus resultados.

Como montar seções de supermercado

Para montar seções de supermercado, antes de mais nada, você precisa definir quais produtos serão comercializados no seu supermercado, ou seja, o seu supermercado terá apenas alimentos, ou também produtos de limpeza? Terá apenas hortifrúti ou também açougue e peixaria? Essa definição é essencial para que você consiga ter maior clareza sobre quais seções o seu supermercado precisará ter. 


Após ter definido quais itens serão vendidos no supermercado, é o momento de separá-los e agrupá-los por categoria para só assim conseguir definir como montar seções de supermercado. E, se você já possui um supermercado ou mercadinho de bairro, então faça uma lista de todos os produtos que você comercializa.

Portanto, nem todas as seções são obrigatórias, mas elas devem fazer sentido de alguma forma, para que o cliente consiga se localizar dentro do supermercado. Vejamos a seguir quais são as seções mais comuns e quais produtos são expostos em cada uma delas.

Principais seções de um supermercado

  • Bebidas: água, suco, refrigerante, cerveja, vinho, destilados, água com gás, água tônica, etc.;
  • Açougue (carnes e aves): alcatra, costela de porco ou bovina, cupim, maminha, músculo, picanha, bife, filé de frango, coxa de frango, lombo suíno, salsichas, linguiças, miúdos, etc.;
  • Cereais e farináceos: arroz, feijão, aveia, farinha de trigo, mistura para bolos, cereal matinal, grão-de-bico, ervilha, farinha de aveia, quibe, sal, açúcar, etc.;
  • Enlatados: atum, sardinha, milho, ervilha, leite condensado, azeite de oliva, etc;
  • Frios: queijo, presunto, mortadela, peito de peru, salame, etc.;
  • Laticínios: manteiga, requeijão, leite, iogurte, sobremesas lácteas, produtos sem lactose, etc.;
  • Material de limpeza: amaciante de roupa, sabão em pó, água sanitária, tira manchas, sacos para lixo, balde, vassoura, flanela, palha de aço, detergente, limpa vidros, etc.;
  • Higiene pessoal: desodorante, shampoo, condicionador, sabonete, papel higiênico, creme dental, escova de dente, absorvente, hidratante, etc.;
  • Peixaria: cação, namorado, corvina, camarão, sardinha, trilha, tainha, mexilhão, ostra, etc.;
  • Hortifrúti (frutas e verduras): maçã, uva, pêra, banana, laranja, mamão, mexerica, morango, alface, agrião, couve, brócolis, couve-flor, etc.;
  • Padaria:  pães, salgados, doces, bolos, etc.;
  • Produtos pet: rações, brinquedos, ossinhos, bifinhos, vasilhas, shampoo, etc.;
  • Utensílios para cozinha: espátulas, talheres, papel filme, papel alumínio, formas, panelas, pratos, guardanapos, etc.;
  • Congelados: vegetais, pães, massas, sobremesas, carnes, sorvetes, etc.

Seções mais lucrativas de um supermercado

Saber identificar quais são as seções de supermercado mais lucrativas é fundamental para que você consiga potencializar os ganhos do seu estabelecimento desenvolvendo estratégias de marketing direcionadas a elas. Claro que isso vai depender do perfil da sua marca e qual é a mensagem dela.

Por exemplo, se o seu supermercado tem um foco maior em vender itens orgânicos, então o hortifrúti provavelmente será mais lucrativo e merecerá um certo destaque. Ou então, se você oferece uma boa diversidade de cervejas nacionais e importadas, então essa seção irá atrair a atenção dos clientes e muitos deles irão à sua loja apenas para isso.

Entretanto,algumas seções do supermercado podem ter um maior impacto na lucratividade do seu negócio. Falaremos sobre elas a seguir.

Padaria

Ter a seção de padaria com fabricação própria dentro do seu supermercado permite que você ofereça aos clientes uma grande variedade de produtos e nas mais diversas faixas de preço. Primeiramente, porque ninguém resiste àquele cheirinho de pão francês que acabou de sair do forno, não é mesmo? 

Além disso, se você apostar na diversificação de produtos, tais como salgados, brioches, pães doces, bolos e tortas, por exemplo, a padaria do seu supermercado vai aumentar ainda mais a lucratividade.

Açougue

O açougue é uma das seções mais visitadas do supermercado, pois praticamente é uma parada obrigatória para todos os clientes que desejam comprar uma “mistura”. Um problema muito frequente na seção de açougue é a falta de agilidade no atendimento e consequentemente filas demoradas devido à alta demanda. 

Nesse caso você pode investir em um espaço maior para conseguir atender a alta procura e contratar mais funcionários, ou profissionais experientes para garantir que a experiência do cliente não seja prejudicada devido ao tempo de espera. 

Além disso, também é importante oferecer uma certa variedade de carnes. Isso não significa que seja necessário ter todos os cortes bovinos, suínos e de frango, mas sim focar naqueles que são mais procurados pelos clientes.

Você também pode reservar um espaço no açougue para expor carvão. Assim o cliente já compra a carne e o carvão para preparar o churrasco do final de semana. Sem precisar ficar rodando o mercado todo.

Hortifrúti

Assim como acontece no açougue, o hortifrúti também é uma seção de parada obrigatória. Isso porque os consumidores não abrem mão de levar para casa verduras, legumes e frutas fresquinhas. Cada vez mais a população está se preocupando em manter uma alimentação balanceada e saudável e esse é um dos motivos dessa seção ser tão movimentada. 

Garanta que o hortifrúti do seu supermercado esteja sempre bem organizado de forma que favoreça a circulação dos clientes. Além disso, é essencial ter um funcionário responsável por manter a seção sempre limpa, já que produtos podem cair no chão e até mesmo provocar acidentes.

Sem falar que é essencial ter alguém sempre de olho em produtos que possam estar passados ou estragados, e para removê-los das prateleiras e ilhas. Aqui vai uma dica importante: muitos supermercados fazem um dia de promoção dos itens de hortifrúti. Você também pode apostar nessa estratégia para vender mais.

Mercearia

Essa é a seção responsável por disponibilizar os itens básicos de consumo, tais como arroz, feijão, farinha, sal, açúcar, café, dentre outros.  Por ser uma seção de extrema importância, é essencial que ela esteja sempre muito bem organizada para que os produtos sejam encontrados de forma rápida. 

Além disso, é essencial que o repositor responsável pela seção fique sempre de olho em embalagens danificadas, seja para evitar acidentes, seja para manter o corredor da seção sempre limpo.

Quer saber como manter as prateleiras sempre organizadas? Então confira o nosso guia Como organizar o seu supermercado: tenha prateleiras, gôndolas e estoque impecáveis.

Erros que você não deve cometer

Nesse conteúdo nós já entendemos como montar seções de supermercado, quais são as principais seções, a importância de manter as seções organizadas e quais são as mais lucrativas. Para concluirmos esse guia precisamos falar sobre quais erros não podem ser cometidos na hora de montar as seções de supermercado.

Cuidado com os preços

O primeiro erro é deixar a mercadoria sem preço, com certeza esse é um erro que deixa os consumidores insatisfeitos, pois eles acabam gastando muito tempo procurando pela informação e muitas vezes chegam a desistir da compra.

Além disso, etiquetas de preços erradas também podem deixar o consumidor bastante irritado e até mesmo enganado pelo estabelecimento. Como você não quer que ele descubra a diferença de preço apenas no caixa, é preciso tomar cuidado com esse ponto. 

Oriente os repositores a sempre verificarem as etiquetas e efetuar as trocas sempre que necessário. Aproveite e utilize as etiquetas para destacar itens e m promoção. Use cores chamativas para atrair a atenção dos consumidores. 

Prateleiras vazias e falta de produtos

O próximo erro ao montar as seções de supermercado é deixar faltar produtos no seu supermercado, é muito desagradável não encontrar o item que se deseja não é mesmo? Então cuide do seu estoque para garantir que não haverá a falta de produtos e tenha um funcionário sempre atento para fazer o acompanhamento da saída de mercadorias e a reposição imediata das mesmas.

Falta de comunicação

Saber como se comunicar com o cliente é fundamental em qualquer ramo do varejo. Mas, no supermercado, com a grande variedade de produtos vendidos, é importante que a comunicação seja excelente. Inclusive, de nada adianta separar o supermercado em seções, se você não deixar claro quais são elas.

Por isso, coloque cartazes indicando o nome de cada seção e quais produtos o cliente vai encontrar em cada um deles. Isso facilita as compras e melhora a experiência do cliente.

Produtos de limpeza e alimentícios

O último erro ao montar as seções do supermercado é deixar os produtos de higiene pessoal e de limpeza no mesmo corredor que os alimentos. Esses itens devem ficar separados para evitar cheiros ou contaminações.

Portanto, mesmo que você tenha um mercadinho de bairro, pense em como expor esses itens sem que eles fiquem com alimentos. Inclusive, essa é uma das exigências da vigilância sanitária.

E então, gostou das nossas dicas para montar as seções do supermercado? Então confira outras dicas nos artigos disponíveis no nosso blog.

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