A frente de caixa de supermercado é o último local em que o cliente tem contato com a sua marca. Por isso, dar uma atenção especial para esses momentos e para que eles sejam os mais tranquilos possíveis é essencial. Afinal de contas, você não quer que o seu cliente termine de comprar e saia com uma má impressão do seu estabelecimento.
Para que você entenda mais sobre a importância da frente de caixa, preparamos este artigo. Não perca a oportunidade de conhecer mais sobre essa etapa da jornada de compra do cliente e como utilizá-la a seu favor. Boa leitura!
O que é a frente de caixa?
A frente de caixa do supermercado é o local onde o cliente efetua o pagamento pelos produtos escolhidos. É neste momento que o dinheiro sai da conta do cliente e vai para o seu negócio, e os produtos deixam de ser seus e passam a ser do seu cliente.
Vale a pena mencionar que a frente de caixa é um dos locais do ponto de venda (PDV), que abrange também todas as prateleiras, balcões, guichês e qualquer outra parte da sua loja em que o cliente tenha contato direto com os produtos.
Por que investir na frente de caixa?
É fundamental que os gestores de supermercados encarem a frente de caixa como um dos pontos-chave para o relacionamento dele com o cliente. Como esse é o local que lida diretamente com dinheiro, e muitas pessoas ficam especialmente sensíveis ou até mesmo alteradas quando se trata disso, todo cuidado é pouco.
Além disso, esse é um local em que o cliente poderá ser facilmente influenciado a comprar algo por impulso. Não é à toa que os caixas estão cheios de guloseimas e produtos que podem ser imediatamente consumidos.
Assim, enquanto esperam eles podem acabar comprando um chocolate, uma revista que acharam interessante e lembrar que o isqueiro está próximo do fim. Por isso, esse é um local que poderá influenciar diretamente no aumento das vendas do seu supermercado, bem como no aumento do ticket médio dos seus clientes.
Resumindo, a frente de caixa é um local que influencia diretamente os lucros e a fidelização do cliente, e isso já é razão suficiente para você dedicar maior atenção a esse ponto do seu supermercado.
Como preparar a frente de caixa do supermercado
Preparar a frente de caixa do supermercado para receber o seu cliente é fundamental. A seguir abordaremos alguns aspectos que são importantíssimos no processo de fidelização e satisfação do cliente para esse ponto de venda.
Planeje o espaço
A frente de caixa deve ter um espaço suficiente para que os clientes possam esperar em filas sem ficarem amontoados, para que o operador de caixa possa trabalhar e para expor alguns produtos. Por isso, faça o planejamento deste espaço como de qualquer outro lugar da sua loja.
Quando estiver pensando em como fazer o layout da frente de caixa, considere que o cliente precisa de espaço para passar com o carrinho de compras e também para observar os produtos que estão nas prateleiras. Por isso, não faça corredores apertados.
Lembre-se de manter a organização das gôndolas da frente de caixa e de fazer a reposição dos produtos. Entretanto, evite fazer isso enquanto o caixa estiver aberto, já que isso poderá atrapalhar o fluxo de clientes. Se necessário, feche brevemente o caixa para realizar essa tarefa.
Tenha um software de gestão
Contar com a tecnologia nos dias atuais deixou de ser uma opção e passou a ser uma obrigação e diferencial competitivo. Por isso, conte com o auxílio de um bom software de gestão para ser utilizado no caixa. Esse software deverá ser capaz de emitir notas fiscais, aplicar descontos e ter um bom funcionamento.
É preciso apenas ficar atento se o software escolhido é capaz de operar normalmente offline. Desta forma, caso você tenha algum problema com a internet ele continuará funcionando e você não vai precisar fechar o supermercado. Além disso, se esse sistema ainda for integrado com o de controle de estoque, será possível fazer a saída dos itens automaticamente. Ou seja, você terá mais tempo livre para planejar o marketing e como fazer com que o seu negócio se destaque frente à concorrência.
Neste caso, a recomendação é que você faça testes no software antes de adquiri-lo, para ter certeza de que ele se adequa a todas as suas necessidades e de que ele é rápido o suficiente para evitar filas.
Treine os operadores
Investir no treinamento dos operadores de caixa pode ser um ponto crucial e influenciar diretamente os resultados. Como esses funcionários têm contato direto com o cliente, eles precisam ter treinamento de bom atendimento, cordialidade e proatividade. Além disso, eles também precisam saber operar o sistema que eles utilizam.
Desta forma, elabore um plano de treinamento para todos os funcionários novos e deixe-os sozinhos somente depois que realmente estiverem adaptados à rotina. Mantenha também um programa de reciclagem para os funcionários mais experientes, garantindo que eles continuem aplicando o que já aprenderam no passado.
Considere o uso do autoatendimento
Uma novidade para a frente de caixa é o autoatendimento. Muito comum em outros países do mundo, essa novidade ainda é pouco utilizada no Brasil, mas, sem dúvida alguma, veio para ficar. Além disso, ele pode ser ideal para as mercearias, que não dispõem de muito espaço, já que um caixa convencional ocupa o lugar de dois ou três caixas de autoatendimento.
Essa é uma excelente forma de demonstrar ao seu cliente que você está atualizado com as novidades do mercado. Ainda, com o autoatendimento você pode diminuir as filas nos outros caixas e ainda economizar com operadores de caixa, utilizando esse dinheiro para investir no crescimento do seu negócio.
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