Por Nayara Santos em 08.11.2022

Propagandas criativas para supermercados: confira 5 ideias para se inspirar

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Você já conseguiu fazer uma propaganda criativa para o seu supermercado? Não conseguiu e não sabe bem por onde começar? Então não tem problema, esse artigo foi feito pensando em você, é só vir com a gente e conferir as ideias que a gente tem para você se inspirar.

Provavelmente você já ouviu dizer que propaganda é a alma do negócio. Não é à toa que essa afirmação é tão repetida e levada a sério pelos empresários do setor supermercadista. Afinal de contas, é através da divulgação da sua marca que você inicia a jornada de compra do cliente, seja mostrando que ele tem um problema, ou mesmo que o seu supermercado consegue ajudá-lo com a solução.

Uma forma bastante eficaz de fazer isso é com a criação de propagandas criativas para supermercados. Isso porque, elas conseguem chamar a atenção do cliente e fazer com que as pessoas prefiram comprar na sua loja do que no concorrente. Por isso, neste artigo, daremos algumas dicas de como usar a sua criatividade para atrair mais clientes. Confira!

Ideias para propagandas criativas para supermercados

Quando você elabora uma campanha de marketing, está dando vida e trazendo personalidade para a sua marca. É justamente através das propagandas que você consegue se comunicar com o seu cliente. Por isso, é preciso falar com ele utilizando uma linguagem que ele entenda e que reflita as missões e os objetivos da empresa. 

1. Conte uma história

Todo mundo adora uma história, seja ela dramática, cômica ou ficcional, entretanto, poucas marcas optam por esse caminho na hora de fazer a divulgação do seu supermercado. Assim, essa estratégia pode ser uma ideia bastante interessante e inovadora.

Claro que contar uma história completa em poucos segundos, sejam eles em rádio, televisão ou vídeos no YouTube é um verdadeiro desafio. Afinal, se tem uma coisa que geralmente os brasileiros não são é serem objetivos. Por isso, se você optar por esse caminho, é importante ter o suporte de profissionais experientes.

Ainda, é possível criar uma campanha de modo que o cliente fique aguardando os próximos episódios, por exemplo, um novo episódio por semana, ou a cada duas semanas. É possível também incentivar o cliente a ir até a sua loja para conferir o final da história.

Vale a pena ressaltar que a história deve ser pensada de modo a levar emoção aos seus clientes, preferencialmente boas emoções. Isso porque se ele ficar com medo ou assustado, ele não vai querer saber o que você tem a dizer. Portanto, terá o efeito contrário ao desejado.

Um exemplo de empresa que se utilizou desse recurso e fez uma propaganda criativa foi a Dove. A marca é voltada para a autoestima e lançou a campanha Retratos Real da Beleza. No vídeo, um artista forense, desses que fazem retrato falado, fazia o desenho do rosto das pessoas conforme elas descreviam como eram. 


Depois, as mesmas pessoas eram retratadas com base no relato de outra pessoa, ou seja, como alguém viu aquele rosto. A propaganda mostrava que a autocrítica poderia ser uma grande inimiga da beleza natural. Ou seja, além de criativa, a marca ainda conseguiu reforçar a sua mensagem e reforçar os seus valores.

2. Resolva o problema do cliente

O segredo de conseguir aumentar as vendas e manter clientes sempre fiéis ao seu negócio é justamente a capacidade para solucionar problemas. Para isso, você precisa primeiro mostrar ao cliente que ele tem um problema, que muitas vezes nem ele mesmo sabia que tinha. Em seguida, você mostra que o seu supermercado é capaz de resolver esse problema.

Veja este exemplo, imagine que o seu supermercado oferece serviço de delivery e possui um aplicativo em que os clientes podem fazer as compras. Então, na propaganda você poderá mostrar que nem sempre as pessoas têm tempo de ir ao mercado. Mas com a sua marca elas podem fazer as compras de qualquer lugar e a qualquer momento, agendar a entrega e aguardar os produtos em casa.

A sua marca oferece produtos deliciosos de fabricação própria? Que tal mostrar ao seu cliente que ele não precisa se preocupar em preparar os pratos para receber os amigos, que basta encomendar os produtos no seu supermercado e retirá-los no horário agendado.

Uma empresa que se saiu muito bem em fazer propaganda criativa e ainda mostrar para o cliente que ele tinha um problema foi a Nissan. Provavelmente você se lembra daquela propaganda dos “pôneis malditos”. Neste caso, a Nissan mostrou que somente eles eram capazes de fazer carros com motores com cavalos de verdade (utilizado para indicar a potência do motor), que as demais empresas faziam carros com pôneis apenas.

3. Mostre porque você é melhor que a concorrência

A nossa próxima ideia de propaganda criativa para supermercados tem como base mostrar aos seus clientes que você é melhor que o seu concorrente. A intenção aqui é que você olhe os seus concorrentes de perto, veja o que eles oferecem aos clientes e o que o seu supermercado pode fazer ou tem de diferente.

Vamos a um exemplo para ficar mais fácil de entender. Vamos supor que o seu supermercado seja forte em vinhos, oferecendo diferentes marcas e tipos de produto. Pois, esse é justamente o seu diferencial, um dos pontos fortes do seu negócio, e você deve usá-lo a seu favor. Você deverá fazer com que os consumidores que apreciam um bom vinho, se lembrem da sua marca quando decidirem comprar a bebida.

Ah, e aproveite para investir em queijos também, assim você conseguirá agradar ao cliente pela praticidade de conseguir comprar tudo em um único lugar. Ainda, se o seu supermercado oferece serviço de delivery gratuito a partir de determinado valor de compra, então você deverá focar a sua propaganda nisso.

Podemos citar como exemplo uma campanha publicitária da Pepsi. A imagem mostrava uma latinha do refrigerante fantasiada de Coca-cola e desejando a todos um Dia das Bruxas assustador. A rivalidade entre as marcas é conhecida, e sempre surgem algumas propagandas desse tipo. 

Vale a pena mencionar que essa ideia de propaganda pode acabar gerando uma competição acirrada entre você e seus concorrentes. Entretanto, tudo vai depender do tom que for usado na propaganda. Se for mais agressivo, mostrando diretamente quem é o seu concorrente e enfrentando as diferenças, você poderá esperar uma propaganda dele como resposta.

Lembre-se apenas de que no mundo do marketing é assim mesmo. Ganha quem consegue vender mais, atrair mais clientes e mais atenção para o seu negócio.

4. Invista no marketing de experiência

Outra ideia criativa para a propaganda do supermercado pode ser investir no marketing de experiência. Este ramo do marketing tem como base criar uma propaganda que seja muito mais do que divulgação da marca, mas que possa realmente envolver o cliente e fazer com que ele crie uma memória afetiva e duradoura.

Esse tipo de propaganda geralmente é interativa, afinal, não há melhor forma de fazer com que o consumidor se lembre da sua marca do que despertando emoções nele. Quer um exemplo bastante simples, sabe quando você está em um bar ou restaurante e pede o drink especial da casa? 

Caso tenha uma banda, é muito comum que uma música específica comece a tocar. Sem falar que geralmente esses drinks são flambados, coloridos, e possuem toda uma performance ao redor deles.

Essa pequena mudança na atmosfera do local provavelmente vai fazer com que você se lembre desse momento por um longo tempo. Pode até se lembrar de qual era o sabor da bebida, mesmo que tenha tomado ela uma vez só. 

Por isso, apostar no marketing de experiência para fazer propagandas criativas para o supermercado pode ser uma excelente forma de ficar na memória do cliente. Se quiser conferir outras marcas que apostaram nessa estratégia e o que elas fizeram, confira o nosso artigo Confira 7 cases de marketing de experiência e se inspire.

5. Encontre inspiração com os seus clientes

Já pensou em procurar inspiração para as propagandas criativas para supermercado nos seus clientes? Cada vez mais os consumidores estão interessados em interagir com as marcas que eles gostam e as redes sociais são a ferramenta perfeita para isso. 

Afinal, ali os consumidores podem curtir e comentar as publicações, podendo até mesmo serem respondidos. Isso gera uma relação muito mais duradoura do que a relação entre consumidor e marca. Além disso, o comportamento do consumidor está mudando e ele está cada vez mais interessado em se relacionar com marcas com as quais ele divide os mesmo valores.

Por isso, é importante ficar atento ao que acontece com as suas redes sociais e tentar aproveitar qualquer oportunidade que surgir. Quer um exemplo bastante interessante de marca que faz propagandas criativas usando a sua interação com os clientes? A Netflix. 

Ela pode até não ser uma rede de supermercados, mas sem dúvida alguma é uma grande marca, que revolucionou o mercado de filmes e séries e que possui uma estratégia de marketing bastante diferente e que chama a atenção. Então, porque não prestar atenção e tentar fazer a mesma coisa?

Sem falar que, a partir de um bom relacionamento com os clientes, você conseguirá conquistá-los, aumentar a autoridade da sua marca e tornar o seu supermercado a primeira opção para muitos consumidores. E ainda poderá entender o que os seus clientes pensam a seu respeito e quais ideias ele possui que podem tornar a sua loja ainda mais atrativa.

Propagandas criativas para supermercados: últimas dicas

Essas foram as nossas dicas de propagandas criativas para supermercado, mas gostaríamos de chamar a atenção para alguns pontos importantíssimos na hora de planejar as suas estratégias e campanhas de marketing. 

Eles podem (e devem) ser utilizados em qualquer estratégia que você for planejar, já que são os detalhes que contam de verdade e podem fazer até com que uma propaganda simples tenha um grande efeito nos consumidores. São eles:

  • Seja fiel aos seus valores e objetivos: todas as empresas possuem os seus valores e objetivos, e é fundamental que isso seja mantido em todas as propagandas. É isso que permitirá que o cliente se identifique ou não com a sua marca e seja fidelizado. Como falamos, o cliente quer entender o que a sua marca representa e defende, e isso vai fazer uma grande diferença;
  • Identidade visual: toda marca possui uma identidade visual de cores, logotipo e tipografia que permite ao cliente reconhecê-la facilmente. Portanto, mantenha essa identidade nas propagandas. Assim, o cliente nem precisará ver o logotipo ou ouvir o que foi dito, ele saberá de qual marca se trata. Vale a pena reforçar que essa identidade visual será extremamente importante para as redes sociais;
  • Fique de olho no público-alvo: toda e qualquer propaganda deve ser feita pensando no público-alvo. Por isso, saiba exatamente quem você quer atingir com ela para utilizar o seu tempo e dinheiro de forma que realmente te traga resultados. Como um supermercado possui muitos público-alvo, aproveite a possibilidade de segmentação dos clientes e crie propagandas destinadas para cada um desses públicos. Assim, você conseguirá se comunicar melhor com eles, trazendo bons leads para a sua loja.

Quer conferir mais dicas de marketing para o seu supermercado? Então confira o nosso guia completo Marketing para supermercado: 7 ações essenciais para o seu negócio.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

11 Campanhas de Natal para supermercados: aumente o movimento da loja

Conseguir criar campanhas de Natal para supermercados que sejam criativas e capazes de atrair a atenção do cliente é um verdadeiro desafio. Afinal, essa é uma das datas mais importantes do varejo e simplesmente todas as lojas estarão oferecendo vantagens para os consumidores. Além disso, os varejistas frequentemente querem fazer algo completamente novo e fugir…

Por Nayara Santos em 11.08.2023

Dia do Consumidor no supermercado: 10 dicas para se preparar e vender mais

O Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março, é uma daquelas grandes datas do varejo que o gestor supermercadista pode aproveitar para vender mais. Entretanto, para conseguir realmente ter sucesso neste período, será necessário fazer mais do que simplesmente anunciar ofertas.  Lembre-se que o cliente será bombardeado por ofertas de diferentes lojas do varejo…

Por Nayara Santos em 14.02.2024

Sinalização interna do supermercado: 6 dicas para fazer da melhor forma

Você sabe qual é a importância da sinalização interna para os supermercados e como ela pode te ajudar a vender mais? Em uma análise inicial, isso pode até parecer um mero detalhe, porém, trata-se de uma ferramenta de comunicação essencial com o público.  Na prática, a comunicação pode ser utilizada para diversas finalidades, como deixar…

Por Nayara Santos em 30.08.2022

6 exemplos de fluxograma de supermercado: veja os melhores

Você sabe quais são os principais exemplos de fluxograma de supermercado? Aliás, você sabe para que serve um fluxograma? Ou entende como ele pode te ajudar no dia a dia do supermercado? Não se preocupe se você respondeu “não” para alguma dessas perguntas. Afinal, é justamente para adquirir conhecimento que você resolveu ler este artigo.…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Dia Nacional do Supermercado: como aproveitar a data para vender mais

O Dia Nacional do Supermercado, celebrado em 12 de novembro, pode ser uma data excelente para você aproveitar e aumentar as suas vendas. Essa data foi escolhida justamente porque é o dia em que a Lei n.º 7.208, que regulamenta a atividade do setor supermercadista, entrou em vigor. Além disso, é também nesse dia que…

Por Nayara Santos em 27.07.2023

Marketing digital para supermercados: 11 ações para vender mais

Considerando que a tecnologia e o ambiente digital já fazem parte da rotina das pessoas e que eles transformaram a maneira como consumimos informações e marcas, é necessário que o seu negócio esteja online. Por isso, o marketing digital para supermercados é uma ferramenta que o ajudará a ter mais resultados. Conseguir o engajamento do…

Por Nayara Santos em 26.11.2020

6 dicas para operador de caixa de supermercado: veja como torná-lo mais eficiente

 Procurar dicas para melhorar o desempenho dos operadores de caixa do supermercado é algo que todo gestor deve fazer. Afinal, esses profissionais têm papel essencial para a qualidade do atendimento ao cliente e para a sua fidelização. Sem falar que essa também é uma função muito importante já que lida com o dinheiro que…

Por Nayara Santos em 16.11.2022

Acessibilidade em supermercados: 5 ações para adaptar o seu negócio

Ser capaz de oferecer acessibilidade no supermercado é entender que todos os consumidores merecem respeito. Uma consequência disso é conseguir conquistar um novo público para o seu negócio. Afinal de contas, se você prestar atenção, são poucos os locais adaptados para receber clientes que possuem necessidades específicas. Mas, antes de sair fazendo adaptações na infraestrutura…

Por Nayara Santos em 06.10.2021

Aumente as vendas do seu supermercado com 8 ações inovadoras

Acompanhar as inovações do setor supermercadista é fundamental em um ramo tão competitivo. Afinal, se você não fizer, a concorrência fará primeiro que você. Entretanto, acompanhar todas as inovações não é uma tarefa muito fácil. Pensando em te ajudar com essa tarefa, criamos uma lista com as principais ações inovadoras para supermercado. Confira, escolha aquelas…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos