Saber como preparar o layout certo para o mini mercado pode trazer muitas vantagens para a sua loja. Afinal, quando utilizado da forma correta, o layout ajuda a aumentar o tempo de permanência do cliente na loja e as suas vendas. Por isso, é importante prestar atenção se você está fazendo isso da maneira correta.
Como gestor de um mercado, a intenção é sempre levar aos seus clientes a maior diversidade de produtos possível, proporcionando a melhor experiência de compra. Entretanto, em locais pequenos, como em um mini mercado, isso pode ser um grande desafio devido à limitação de espaço. Mas, já adiantamos, essa passa longe de ser uma daquelas missões impossíveis.
Portanto, preparar um bom layout para mini mercado é perfeitamente possível, sem falar que ainda te ajuda entregar a melhor experiência para os seus clientes. Se você está com dificuldades em acertar o layout certo para a sua loja, então confira o texto a seguir que você encontrará as melhores dicas de como montar o layout do seu pequeno negócio para se destacar. Vamos lá?
Dicas infalíveis para montar o layout para mini mercado
Na hora de montar o layout de mercados pequenos é preciso levar em consideração não apenas a capacidade para oferecer os produtos mais procurados pelos clientes, mas também em manter um bom visual. Lembre-se que cada detalhe conta na hora de convencer o cliente a comprar mais e para proporcionar uma boa experiência de compras, e o layout do mini mercado está diretamente ligado às duas. Confira a seguir como fazer isso.
1. Divida o mini mercado em setores
Não é porque o espaço é pequeno que ele precisa ser bagunçado. Por isso, antes de começar a colocar gôndolas e distribuir os produtos em prateleiras, separe os produtos que serão vendidos por setores.
Assim, você consegue não apenas oferecer uma organização lógica, em que o cliente consegue se achar e encontrar o que ele precisa. Sem falar que existem certas regras a serem cumpridas, como o caso da exposição de produtos de limpeza, que não devem ser junto com produtos alimentícios.
Mesmo em um mini mercado é possível ter uma grande diversidade de setores, entretanto, é necessário ter a consciência de que, talvez nem todos sejam possíveis em espaço menor. Os setores mais comuns são:
- Mercearia;
- Padaria e confeitaria;
- Bebidas;
- Hortifrúti;
- Aves, frios e laticínios;
- Pescados;
- Açougue;
- Higiene e limpeza.
É importante avaliar a estrutura que cada um desses setores exige. Por exemplo, para ter um setor de pescados é preciso ter uma câmara fria, um freezer, um espaço adequado com gelo e refrigerado para oferecer os produtos aos clientes. Se você não tiver espaço para colocar todos esses itens, então é melhor não ter um setor de pescados.
2. Colocação das gôndolas
Agora que você já sabe quais serão os setores do seu mini mercado, o próximo passo para montar um bom layout é a distribuição das gôndolas. Por mais que você queira expor o máximo de produtos possíveis, resista à tentação de colocar o maior número de gôndolas que couber no seu estabelecimento.
Isso porque, você ficará com corredores estreitos, que dificultam a circulação dos clientes e também a visualização dos produtos. Sem falar que também não facilita a reposição de produtos, deixando as condições de trabalho ruins. Ainda, é preciso mencionar que você precisará passar pela inspeção do Corpo de Bombeiros e, se os corredores forem muito estreitos e puderem comprometer a segurança das pessoas, eles podem não autorizar o funcionamento do seu mini mercado.
Para entender melhor a importância da disposição das gôndolas, basta que você se imagine em um mercado com corredores estreitos e em um com um pouco mais de espaço. Agora responda, em qual deles você passaria mais tempo fazendo compras? Em qual você encontraria os produtos mais rapidamente? Em qual deles você teria a melhor experiência e gostaria de voltar para uma próxima compra?
Não há uma recomendação mínima de espaço. Apesar disso, é recomendado que você deixe espaço suficiente para que haja uma mão dupla no corredor, em que pelo menos dois clientes possam passar ao mesmo tempo.
3. Organização das prateleiras
No planejamento do layout para mini mercado também é essencial prestar atenção à organização das prateleiras. Esse é um passo importantíssimo já que alguns pontos da prateleira atraem a atenção dos clientes mais facilmente, enquanto outros nem tanto.
Dito isso, vale lembrar que os diferentes níveis devem ser estrategicamente utilizados, para convencer o cliente a comprar determinados produtos. Assim, os níveis na altura dos olhos e da cintura são os locais mais nobres. Deixe na altura dos olhos os produtos que apresentam uma melhor margem de lucro. Já na linha da cintura aqueles itens mais procurados. A linha acima dos olhos pode ficar produtos maiores e menos procurados pelos clientes. Já a prateleira próxima ao chão pode ficar os itens mais pesados e os que apresentam menor margem de lucro.
Lembre-se de fazer adaptações nos setores com produtos destinados para crianças, deixando os produtos com maior margem de lucro na altura dos olhos delas. Quer saber mais detalhes sobre como organizar as prateleiras do seu mini mercado? Então confira o nosso e-book Como organizar o seu supermercado: tenha prateleiras, gôndolas e estoque impecáveis.
4. Organização do estoque
Provavelmente você tenha ficado um pouco surpreso ao ver sobre o que se trata essa nossa dica. Mas, por mais que o seu cliente não vá ver o que tem no seu estoque, é importantíssimo mantê-lo bem organizado.
Mas calma, vamos desenvolver a nossa linha de raciocínio e você vai entender. O estoque é como se fosse o coração de qualquer mini mercado, mercadinho de bairro ou supermercado. Afinal, se faltarem produtos no estoque, as suas prateleiras ficam vazias, e o consumidor entende isso como um sinal de que as coisas não vão bem com o seu negócio. Sem falar que, se ele sempre encontrar prateleiras vazias e produtos faltando, ele provavelmente vai começar a comprar com o concorrente.
Portanto, um estoque bem organizado permite que você saiba exatamente o que tem e o que precisa ser adquirido. Além disso, um bom controle de estoque permite que você identifique quais itens estão em excesso e precisam ser vendidos com maior rapidez para evitar perdas por vencimento.
Outra dica importante para um estoque organizado é fazer a disposição dos produtos no estoque pelo método PEPS, ou seja, “Primeiro que entra é o primeiro que sai”. Assim, você sempre irá expor primeiro os itens que vencem antes. Lembre-se, estoque organizado, produtos repostos com maior rapidez nas prateleiras.
5. Não se esqueça do visual merchandising
Outro importante ponto de montar o layout para mini mercado, que poderá fazer a diferença frente a concorrência, é focar no visual merchandising. Ele tem como objetivo criar um ambiente de compra agradável para o cliente.
É através do visual merchandising que você conseguirá adequar a loja ao perfil do seu cliente, fazer com que ele entre na sua loja sem pressa de ir embora, melhorar a visibilidade da sua marca, fidelizar clientes e aumentar as suas vendas.
As estratégias de visual merchandising incluem a climatização da loja, iluminação diferenciada para destacar produtos, implementação de uma rádio própria para o supermercado, que toque uma playlist que agrade o seu cliente. Além disso, você também pode fazer promoções e atividades diferenciadas em datas comemorativas e sazonalmente.
6. Posicione os produtos de forma inteligente
A nossa próxima dica para o seu layout de mini mercado também está diretamente relacionado com a disposição dos produtos nos corredores do supermercado. Lembre-se que a forma como os produtos são expostos funciona como uma espécie de roteiro que o cliente faz ao entrar no mini mercado.
Portanto, é preciso ficar atento para que esse roteiro seja atrativo, interessante e funcional, sempre pensando na experiência do cliente e no aumento das suas vendas. Uma estratégia bastante interessante que você pode utilizar é o cross merchandising, que consiste em expor produtos complementares, ou que o cliente sempre compra junto, próximos um do outro.
Por exemplo, massa de macarrão, molho e queijo ralado ficam no mesmo corredor. Mas, se você notar (depois da análise de vendas da sua loja) que os seus clientes costumam comprar iogurte e pão na mesma compra, então esses produtos podem ficar próximos um do outro.
Ainda na disposição dos produtos, aproveite para deixar aqueles itens mais procurados no fundo da loja. Assim, o cliente precisará andar mais pela loja para enocntrar o produto, ficando exposto a outros itens. Nesse percurso ele pode lembrar de algo que precisa ou mesmo decidir comprar mais alguma coisa.
7. Dê uma atenção especial para a frente de caixa
Pensar em um layout adequado para mini mercado também envolve a frente de caixa da loja. Afinal, esse é um espaço que os clientes passa algum tempo e esperar em filas apertadas é a receita perfeita para uma experiência ruim.
Além disso, a frente de caixa também é um local que você pode expor alguns itens e aumentar as vendas e o ticket médio da sua loja. Portanto, esse é um local que merece uma atenção especial na hora de planejar o layout.
Você precisará definir quantos caixas serão necessários para o seu mini mercado. Lembre-se que os caixas convencionais ocupam um certo espaço. Enquanto isso, os caixas de autoatendimento te ajudam a atender mais clientes e ocupam menos espaço. Neste caso, o mais importante é analisar qual tipo de caixa terá no seu mini mercado.
Como falamos anteriormente, esse é o último esforço para aumentar as suas vendas, por isso, deixe exposto alguns produtos estratégicos na frente de caixa. Os melhores exemplos provavelmente são balas, chicletes, chocolates, refrigerantes, água, dentre outros. São aqueles itens de consumo rápido, que o cliente opta por levar porque deu fome ou sede enquanto fazia as compras. Ou mesmo que o cliente compra por impulso.
Aumentando as suas vendas, vá além do layout do mini mercado
Na hora de preparar o layout para o mini mercado é importante que você analise friamente aquilo que o seu cliente precisa, quais são os pontos fortes e os pontos fracos do seu estabelecimento. Uma excelente ferramenta para isso é a análise SWOT.
Essa análise será essencial na elaboração de estratégias de gestão e de marketing do seu negócio. Afinal de contas, você poderá mostrar aos seus clientes os seus pontos fortes, implementar melhorias para sanar os pontos fracos, e ainda fazer melhorias constantes.
Outra estratégia importante para sempre trazer melhorias e entender o que o seu cliente quer, é através das pesquisas de satisfação. Não tenha medo de ouvir o que o seu cliente tem a dizer, lembre-se, ele é a principal razão pela qual o seu negócio existe, portanto, oferecer aquilo que ele busca é essencial.
Ao longo desse artigo falamos bastante em algumas estratégias que te ajudam a aumentar as vendas do seu mini mercado. Mas, se você realmente quiser obter bons resultados, você pode investir em sonorização ambiente. Com música o ambiente de compras fica mais descontraído e agradável, e o cliente reconhece isso.
Estudos comprovam que o cliente tende a ficar mais tempo na loja quando a música é agradável, compram mais e há uma chance muito mais dele recomendar a sua loja para amigos e familiares. Portanto, não perca mais tempo e incorpore a música nas suas estratégias de marketing, confira a seguir como fazer isso.
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