Por Nayara Santos em 14.06.2021

Veja como ter um supermercado com preço baixo

Por Nayara Santos em 14.06.2021

Ter um supermercado com preço baixo pode ser um grande diferencial da sua marca. Entretanto, esse também é um grande desafio para os donos de negócios do setor supermercadista. Afinal de contas, todos os custos para a manutenção do supermercado devem ser considerados, bem como a lucratividade para manter o negócio funcionando.

Por isso, se você tem a intenção de atrair mais clientes para o seu supermercado através do preço baixo, precisa ficar atento a este artigo. Nele você terá algumas dicas de como conseguir vender produtos mais baratos e o que não pode ficar de fora para continuar agradando aos clientes. Boa leitura!

Supermercado com preço baixo: como ter o seu

A lucratividade de um negócio é o objetivo de qualquer empreendedor e existem diferentes táticas para chegar até o saldo positivo. Uma dessas estratégias é um supermercado com preço baixo. Entretanto, ao adotá-la, é preciso ficar atento a diversos pontos para não comprometer a saúde financeira do seu negócio. A seguir falaremos quais são esses pontos.

Conheça os custos para manter o seu negócio

O primeiro passo para conseguir conquistar os clientes com preços baixos é conhecer quais são os custos para manter o seu supermercado funcionando. Por isso, ter um bom controle financeiro é fundamental. 

Nesse cálculo você deverá incluir todas as despesas essenciais que a sua loja possui, tais como: salário de funcionários, aluguel do espaço, dívidas com fornecedores, contas de água e luz, contratos de prestadores de serviços, capital de giro, dentre outros. O mais importante aqui é não deixar nenhuma conta de fora.

Desta forma, você saberá exatamente qual é o mínimo que você precisa ter de saldo positivo para que o supermercado se mantenha. Vale ressaltar que você também pode incluir um determinado valor para reserva de emergência da sua empresa. Afinal de contas, imprevistos podem acontecer e é importante ter de onde tirar esse dinheiro. Assim, você não compromete outras áreas da empresa.

Encontre os fornecedores certos

O próximo passo para ter um supermercado com preço baixo é ter os fornecedores certos, que vendem as mercadorias com bons preços. Vale destacar que, ao comprar uma maior quantidade de produtos você terá um maior poder de negociação. 


É preciso apenas ficar atento para não perder produtos por vencimento no estoque. Por isso, se você for comprar grandes quantidades, faça um excelente controle de estoque. Confira mais dicas no artigo Controle de estoque em supermercado: 12 dicas de como fazer.

Além disso, é preciso prestar atenção a dois pontos: prazos de entrega e qualidade dos produtos. Com preços mais baixos, pode ser que o fornecedor não garanta uma entrega tão rápida e você pode ficar sem itens essenciais nas prateleiras. Já a qualidade, certifique-se de que as marcas compradas sejam boas e os produtos sejam bons o suficiente para agradar ao cliente.

Reduza custos operacionais

Como todos os custos operacionais devem ser considerados na hora de fazer a precificação dos produtos, se você quiser ter um supermercado com preço baixo precisará rever todos os seus gastos. Uma vez que você consiga reduzir os custos operacionais, você também conseguirá vender produtos com preços menores.

Ao preparar a lista de custos, conforme mencionamos anteriormente, você poderá repensar alguns processos do supermercado para tentar reduzir os custos. Por exemplo, é possível trocar lâmpadas para reduzir os custos com energia elétrica; implementar caixas de autoatendimento para reduzir custos com funcionários; preparar um programa de manutenção de equipamentos para diminuir o consumo de energia, dentre outros.

Ofereça descontos para clientes fidelizados

Você também pode utilizar a estratégia de preços menores para fidelizar clientes, por exemplo, os descontos oferecidos para clientes que fazem parte do programa de fidelidade podem ser expressivos.

Diferentes estratégias podem ser utilizadas neste caso. Uma delas é simplesmente fazer parte do programa, ou então o desconto pode ser progressivo, quanto mais o cliente comprar em um determinado período, maior o desconto ele terá.

Assim, você faz com que o cliente se filie ao programa e compre com frequência no seu supermercado. Desta forma, você estará aumentando as vendas e mantendo um bom lucro pela grande quantidade de produtos vendidos e não por ter uma margem de lucro grande.

Aposte na marca própria

Outra excelente forma de conseguir vender produtos com preços baixos no seu supermercado é optando pela marca própria. Assim, sem os grandes gastos com marketing e distribuição de produtos para uma grande rede de lojas, o custo final é menor e o preço para o consumidor também será menor. Vale a pena mencionar que essa também é uma forma de conseguir trazer visibilidade de reforçar a sua marca.

Para que essa estratégia funcione, é preciso apenas prestar atenção para oferecer produtos de boa qualidade. Caso contrário, o cliente vai preferir pagar mais caro para ter um produto que realmente atenda às suas necessidades.

Não se esqueça

A ideia de ter um supermercado com preço baixo é excelente para atrair mais clientes para a sua loja. Entretanto, se você não for capaz de oferecer uma boa experiência de compra, os clientes virão ao seu supermercado, mas não voltarão.

Para isso, você pode apostar em estratégias que possam ser utilizadas em diferentes ações de marketing, como é o caso da rádio indoor personalizada. Ela é uma ação de marketing sensorial, que permite estimular a audição dos consumidores e proporcionar um ambiente de compras agradável aos clientes. Ao apostar na rádio você pode utilizar uma playlist que reforce a sua marca e agrade ao seu público-alvo.

A Listenx é uma empresa especializada na implementação de rádio personalizada no varejo, com um produto exclusivo para supermercado, a Listenplay – Supermarket. Com ele, você poderá personalizar os anúncios da rádio, que poderá ser utilizada para divulgar as promoções do supermercado, convidar o cliente para participar do programa de fidelidade, informar o cliente de sorteios na loja e inauguração de novas unidades. Além disso, você também poderá usar a rádio no gerenciamento do supermercado, como informando aos clientes o fechamento de caixa no final do expediente.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Produtos veganos no supermercado: veja os principais que não podem faltar

Por mais que um supermercado venda uma grande diversidade de produtos e consiga atender a diferentes públicos-alvo, é preciso prestar atenção ao mix de produtos expostos nas prateleiras para conseguir atrair mais clientes para a sua loja. Isso pode ser facilmente feito através da venda de produtos veganos no supermercado. Essa é uma área que…

Por Nayara Santos em 02.06.2021

Como controlar o vencimento de produtos em supermercados? Descubra aqui

Saber como controlar o vencimento de produtos em um supermercado de forma eficiente é essencial para o bom funcionamento do estabelecimento. E isso não apenas pela segurança alimentar dos seus clientes, mas também para evitar perdas financeiras que possam comprometer o lucro do seu negócio. Afinal de contas, você não vai ter o que fazer…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Guia do mercadinho de bairro (mercearia): tudo o que você precisa saber

Ter um mercadinho de bairro, ou mercearia, pode ser um ótimo negócio. Entretanto, antes de iniciar um empreendimento, independentemente do ramo, existe a necessidade de conhecer as principais características que ele tem. Além disso, também é essencial buscar e avaliar quais estratégias adotar para obter os melhores resultados. Outro ponto bastante importante no setor supermercadista…

Por Nayara Santos em 17.10.2022

Como aumentar as vendas do supermercado no Dia das Mães

O Dia das Mães é uma das datas mais importantes do varejo, ou seja, a disputa pela atenção do cliente é grande. Isso significa que sem as estratégias certas você pode ser passado para trás pela concorrência. Portanto, se você não quiser contar com a sorte para conseguir aumentar as vendas no Dia das Mães…

Por Nayara Santos em 13.03.2024

Processos de um supermercado: saiba quais são os principais

Você conhece todos os processos do supermercado? Sabe quais deles são essenciais para o funcionamento do seu estabelecimento? Consegue apontar como os processos estão conectados? Ou mesmo como eles podem interferir na experiência, satisfação e fidelização dos clientes? Se você respondeu não para alguma dessas perguntas, então continue lendo. Os desafios de gerenciar um supermercado…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Logística para supermercados: saiba tudo sobre o tema

Saber como fazer a logística para supermercados pode dar uma grande vantagem estratégica para o gestor desse tipo de estabelecimento. Isso porque, além de conseguir maior eficiência nos processos do supermercado, ainda é possível reduzir custos e até mesmo trabalhar a fidelização do cliente. Apesar disso, nem todos os gestores dão a devida importância para…

Por Nayara Santos em 13.10.2021

Exposição de produtos no supermercado: Veja 9 dicas para não errar

Você sabe como trabalhar a exposição de produtos no supermercado para conseguir aumentar as suas vendas? Ou mesmo o quanto isso pode influenciar na experiência de compras do cliente? Ainda, é possível influenciar a decisão de compra do cliente apenas colocando o produto na altura certa da prateleira. Esse conhecimento pode fazer toda a diferença…

Por Nayara Santos em 13.12.2022

Prevenção de perdas em supermercados: 12 passos para evitar perdas

Com certeza você já sofreu alguma perda dentro do seu supermercado, correto? Existem diversas situações que podem ocasionar perdas e prejuízos, podemos citar casos onde ocorrem furtos ocasionados por clientes ou funcionários, o problema recorrente do consumo de alimentos dentro do supermercado onde os clientes violam as embalagens e não pagam pelos itens, a troca…

Por Nayara Santos em 14.12.2020

Plano de marketing de um supermercado: 7 passos para montar o seu

Ter um plano de marketing é fundamental para conseguir divulgar o seu negócio, tornar a sua marca conhecida, atrair mais clientes e fidelizá-los. Todos os tipos de negócio devem ter um plano de marketing bem estabelecido para conseguir bons resultados. E isso é válido inclusive para estabelecimentos que são essenciais para as pessoas, como é…

Por Nayara Santos em 03.11.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos