Por Nayara Santos em 22.06.2021

Cupom de desconto para supermercado: veja como usar essa estratégia

Por Nayara Santos em 22.06.2021

Na busca de atrair clientes e aumentar as vendas, oferecer cupons de desconto para supermercado pode ser uma ação interessante. Ainda pouco explorada no Brasil e mais presente em compras online, o uso dos cupons de desconto pode trazer um grande diferencial para o seu negócio.

A seguir, vamos contar da importância de oferecer os cupons de desconto para os seus clientes, quais as melhores formas de se fazer isso, quais tipos de cupons você pode oferecer. E, como só atrair novos clientes não garante aumento das vendas todos os meses, vamos dar uma dica bônus de como fidelizar esse cliente. Confira!

Por que oferecer cupons de desconto para supermercado?

No Brasil, os cupons de descontos já são bastante conhecidos de quem tem o costume de fazer compras online. Esses cupons são entregues por muitas empresas depois da primeira compra, ou mesmo de tempos em tempos para incentivar o cliente a retornar. Além disso, geralmente os cupons oferecem uma determinada porcentagem de desconto para a próxima compra.

No caso dos supermercados, os cupons de descontos são muito comuns nos Estados Unidos, aliás, essa temática acabou se tornando um reality show. Afinal de contas, todas as pessoas precisam comprar alimentos, mas se for possível fazer isso gastando menos é mais vantajoso, certo? Por isso, é tão comum que as pessoas utilizem esses cupons de desconto.

Dito isso, fica evidente que os cupons de desconto são uma excelente forma de atrair clientes para o seu negócio, independentemente se eles já conhecem o seu supermercado ou não. Além disso, quando o cliente percebe a vantagem de comprar os mesmos produtos gastando menos, ele tende a retornar.

Como oferecer os cupons de desconto para os clientes

Se você for oferecer os cupons de desconto para os clientes do seu supermercado é importante estabelecer em quais circunstâncias eles serão oferecidos. Por exemplo, após a primeira compra no site ou no aplicativo, em compras acima de determinado valor, quando o cliente comprar produtos de uma determinada marca (neste caso quando houver parceria com o fabricante), dentre outros.

Além disso, também é importante determinar qual será a forma de distribuição desses cupons. Veja, a seguir, algumas delas:

  • Redes Sociais: se o seu supermercado possui um perfil nas redes sociais essa pode ser uma excelente forma de aumentar o engajamento dos seguidores e trazer mais pessoas para o seu aplicativo ou loja virtual. Por exemplo, você pode oferecer um cupom de desconto para a primeira compra do cliente em uma dessas plataformas;
  • Aplicativo e loja virtual: o cliente que comprar na sua loja virtual ou no aplicativo do supermercado pode receber um cupom de desconto após a primeira compra. Outra possibilidade é ir somando o valor das compras e a partir de um determinado valor o cliente ganha um cupom de desconto, ou então se fizer 4 compras no mês, ele recebe o cupom;
  • Parcerias: é possível fazer parceria com outras lojas do varejo ou com digital influencer para divulgar o seu supermercado e dar aos clientes dessas lojas um cupom quando eles efetuarem alguma compra na loja parceira;
  • Encarte do supermercado: se você distribui encartes de supermercado, você pode colocar um cupom de desconto que possa ser destacado e apresentado no caixa na próxima compra. Assim, você estimula o cliente a olhar o encarte e conferir as promoções, ou seja, têm duas vezes mais chance de atrair mais clientes.

Como os clientes podem usar os cupons de desconto

Outro passo importante para que os cupons de desconto para supermercado funcionem é determinar quando o cliente poderá usar o cupom ou quais itens o desconto se aplica. Por exemplo, você inaugurou a padaria do supermercado recentemente e quer estimular as vendas dos itens de fabricação própria. Desta forma, é possível que os clientes que comprarem a partir de R$ 20,00 receberão um cupom de desconto de 10% para a próxima compra.

Outra possibilidade, é oferecer a todos os clientes, por um determinado período, descontos de 10% no valor total da compra. Com esse desconto valendo apenas para os produtos que não estejam em promoção e que não sejam da marca própria do supermercado, afinal de contas, esses itens já estão ou já possuem um valor mais baixo.

Ainda, se o cupom foi adquirido através de compras online, ele só pode ser utilizado na mesma plataforma. Ou então, se você estiver investindo para que o supermercado tenha Omnichannel, neste caso o cupom adquirido em uma determinada plataforma poderá ser descontado tanto nas lojas físicas quanto no aplicativo e site. Neste caso, o mais importante é deixar as regras claras para que o cliente saiba exatamente quando é que ele conseguirá usar o cupom de desconto para supermercado.

Sucesso nas vendas: indo muito além dos cupons

Tudo bem que os cupons de desconto podem ser uma excelente forma de atrair clientes e mantê-los sempre de olho no seu supermercado. Apesar disso, se você não conseguir proporcionar uma boa experiência de compra para os clientes, eles provavelmente não voltarão.

Por isso, é preciso que você seja capaz de tornar o ambiente de compras o mais agradável possível e as ferramentas do marketing sensorial são ótimas para isso. Por exemplo, se o cliente for até a sua loja, é essencial que você mantenha as prateleiras organizadas, o ambiente limpo e bem iluminado, e até mesmo tenha uma rádio personalizada. Estudos mostram que quando o cliente ouve a playlist certa ele tende a ficar mais tempo na loja e a comprar mais. 

Além disso, também é fundamental que os produtos sejam de boa qualidade e que o atendimento dos operadores de caixa seja bom. Desta forma, o cliente sairá bastante satisfeito da sua loja, sabendo que, além de ter gastado menos para fazer as compras, ainda foi bem atendido. Ou seja, um custo benefício excelente. 

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Atacarejo supermercado: descubra o que é e como funciona

O supermercado atacarejo é uma excelente alternativa de negócio neste ramo do varejo. Isso porque, ele consegue atender não apenas o consumidor que adquire pequenas quantidades de produtos. Como também os pequenos e médios comerciantes, que compram uma quantidade maior de produtos no supermercado. Ficou interessado por esse modelo de negócio? Então você está no…

Por Nayara Santos em 03.11.2021

Programa de fidelidade para supermercado: veja como fazer em 10 passos

Os programas de fidelidade para supermercado são uma excelente estratégia para conseguir fidelizar os clientes. Afinal de contas, a principal intenção com essa abordagem é fazer com que as pessoas retornem ao supermercado com mais frequência, comprem mais produtos e optem por realizar suas compras sempre no mesmo supermercado.  Para que um programa de fidelidade…

Por Nayara Santos em 15.03.2021

Decoração de halloween no supermercado: 8 ideias de como fazer

Já escolheu qual será a decoração de Halloween do seu supermercado? Ainda dá tempo, então não precisa se preocupar. Mas, você sabe dizer o porquê é tão importante preparar a decoração da sua loja para essa data? Se ficou na dúvida, não tem problema, ao longo desse artigo você vai entender como a decoração pode…

Por Nayara Santos em 26.07.2023

Produtos para mercearia: veja quais não podem faltar no seu negócio

 Um dos pontos cruciais para o sucesso de uma mercearia está ligado aos produtos que ela oferece ao consumidor. Conhecer o público-alvo do seu negócio será fundamental para saber quais produtos para mercearia são mais buscados pelos clientes e que não podem faltar no seu negócio. Sabemos que existe uma variedade infinita de produtos…

Por Nayara Santos em 22.02.2023

Prevenção de perdas no supermercado: veja como fazer em 9 passos e evite prejuízos

A prevenção de perdas no supermercado deve ser estrategicamente planejada, já que essa é a melhor forma de conseguir evitar prejuízos. Segundo a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), em 2019, as perdas representaram 1,82% do faturamento do setor, o que pode somar cerca de R$ 7,6 bilhões anuais . Ou seja, se focar nessa tarefa,…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Produtos de alto risco no supermercado: veja como lidar

Os produtos de alto risco configuram 80% das perdas não identificadas nos supermercados, por isso merecem uma atenção especial da equipe de prevenção de perdas. É preciso identificar quais são os produtos de alto risco e estabelecer medidas para evitar que as perdas continuem acontecendo. Entretanto, identificar quais são esses produtos de alto risco não…

Por Nayara Santos em 22.02.2021

Conheça 8 Tendências de Marketing para Supermercados em 2024!

Manter-se atualizado com as tendências de marketing para supermercado em 2024 é sinônimo de sair na frente da concorrência e conquistar os clientes antes que outras marcas o façam. Por isso, se você quiser uma marca pioneira no mercado, precisa conhecer todas as novidades disponíveis. Mas, já podemos adiantar que os recursos tecnológicos que facilitam…

Por Nayara Santos em 09.10.2023

Outdoor de supermercado: veja como ser criativo

Para os gestores e donos de supermercado é importantíssimo encontrar diferentes formas de divulgar o seu negócio. Por mais que a divulgação do supermercado em outdoor de supermercado seja explorada, nem sempre ela é capaz de atingir os objetivos desejados. Para funcionar, essa estratégia precisa ser capaz de chamar a atenção dos consumidores e se…

Por Nayara Santos em 03.05.2021

Músicas de Natal para supermercados: 40 músicas para entrar no clima

As músicas de Natal para supermercados são uma poderosa ferramenta para fazer com que o cliente entre no clima da festa. Além disso, como a música é capaz de influenciar a forma como as pessoas se sentem na sua loja, a trilha sonora certa aumenta as chances do cliente sair satisfeito e lembrar da sua…

Por Nayara Santos em 11.08.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos