Por Nayara Santos em 22.02.2021

Social media para supermercado: entenda a importância da presença digital

Por Nayara Santos em 22.02.2021

Em um mundo cada vez mais digital é fundamental que você, dono de supermercado, inclua a social media no seu dia a dia. Essa tendência ficou ainda mais evidente durante a pandemia, já que manter contato com o cliente utilizando as ferramentas que a tecnologia oferece foi crucial para a sobrevivência de muitos negócios.

Independente do tamanho do seu negócio é importantíssimo investir em marketing digital, já que ele poderá não apenas atrair mais clientes para o seu supermercado, mas será uma ótima opção para fidelizar os seus clientes e fazer com que você aumente as suas vendas.

Neste artigo vamos trazer mais informações sobre a importância da social media para supermercados e daremos algumas dicas de como marcar presença no mundo digital. Confira!

Por que devo me preocupar com social media de supermercado?

Antigamente, para uma empresa estar presente no mundo digital significava ter uma loja virtual. Entretanto, hoje em dia as empresas não precisam mais ter uma loja digital, mas devem ter um perfil em alguma (ou em várias) redes sociais, o que já é uma realidade para a maioria dos empreendimentos.


Com tanta concorrência e a necessidade de se destacar dela você não pode ficar para trás. Por isso, criar um perfil em alguma social media é fundamental. Dentre os principais benefícios de se investir nessa ferramenta do marketing digital podemos citar:

  • Aumento de vendas;
  • Aumento do fluxo de clientes;
  • Maior divulgação da marca;
  • Melhor engajamento com os seguidores/clientes;
  • Aumento do tráfego no site ou no blog.

Apesar disso, muitas empresas ainda estão fora das redes sociais pela falta de tempo, falta de conhecimento de como fazer o gerenciamento das suas contas, ou pelo simples fato de não considerar isso essencial para o seu supermercado. Vale ressaltar que alguns empreendedores ainda dizem que ter um perfil nas redes simplesmente não surtiu o efeito desejado.

Dicas para marcar presença no mundo digital

Para conseguir que a sua estratégia de marketing para supermercados através da social media tenha os resultados desejados é fundamental conseguir o engajamento do seu público. Ou seja, ter muitos comentários e likes nas suas publicações. 

Entretanto, isso nem sempre é fácil, já que para fazer com que os seus seguidores prestem atenção ao que você tem a dizer é fundamental trazer conteúdos que sejam importantes para a vida dessas pessoas. E acredite, a competição é grande, são muitos perfis e muitas redes sociais. Saiba o que fazer para conseguir esse engajamento.

1. Defina os objetivos

O primeiro passo para conseguir ter sucesso na social media para supermercado é definir qual será o seu objetivo. Afinal de contas, você só consegue chegar em algum lugar se souber para onde está indo. Alguns exemplos: aumentar as vendas, atrair mais clientes, entender melhor o seu público-alvo, reforçar a sua marca ou fidelizar clientes.

Essa primeira etapa será fundamental para que você consiga planejar as ações que serão tomadas. Se a sua única intenção com as redes sociais for atrair mais clientes, então você precisará divulgar ofertas constantemente, mostrar os diferenciais do seu negócio e ainda as vantagens que o cliente terá ao optar pelo seu supermercado.

2. Escolha a rede social certa

Agora que você já tem os objetivos é importante escolher a rede social certa. Vale lembrar que cada rede possui um perfil diferente de postagens e até mesmo de público. Por isso, fazer a escolha certa é importantíssimo. Veja algumas características de cada uma:

  • Facebook: a rede mais acessada e onde a maior parte da população brasileira possui conta. Há uma grande capacidade de compartilhamento de informações e integração. Permite a publicação de textos, vídeos e fotos. Ainda, é possível fazer publicações patrocinadas através do Facebook Ads;
  • Instagram: segunda maior rede social do país. O principal foco é a publicação de fotos e vídeos mais curtos (cerca de 15 segundos). Permite que você insira filtros nas fotos e textos como legendas;
  • Twitter: é a quarta maior rede do Brasil. Ela funciona muito dinamicamente, permitindo postagens de textos com até 140 caracteres, além de fotos, vídeos e compartilhamento de links.

3. Faça publicações diárias

Fazer publicações diariamente é uma forma de manter o seu cliente sempre por dentro do que está acontecendo no seu supermercado. Por isso, é importante haver um planejamento para que não falte conteúdo.

Por exemplo, você pode publicar as promoções da semana na segunda-feira; um pouco dos bastidores na terça-feira; mostrar a qualidade dos produtos de hortifrúti na quarta-feira; anunciar as ofertas do final de semana na quinta-feira; as promoções de bebidas na sexta-feira; divulgar o serviço de delivery no sábado; mostrar as vantagens do programa de fidelidades no domingo.

Ainda, você pode fazer as publicações com perguntas para os seus clientes, como uma rápida pesquisa de satisfação. Ou mesmo perguntar que tipo de informações eles estariam interessados em obter do seu supermercado. Pode até mesmo divulgar receitas, dicas de limpeza, as novidades da padaria, ou qualquer outro assunto que seja interessante e relevante para o supermercado.

4. Invista em anúncios patrocinados

Além disso, você pode investir em anúncios patrocinados em todas essas redes. O lado bom da social media para supermercado é que você pode produzir diferentes anúncios para diferentes públicos-alvo e escolher para quem esses anúncios serão mostrados. Ou seja, elas permitem que você foque exclusivamente no seu alvo. 

Outro benefício é escolher em quais dias e horários os anúncios serão mostrados. Assim, você ainda consegue exibi-los nos momentos em que os seus clientes e seguidores estarão mais ativos na rede.

5. Não leve tudo tão a sério

As redes sociais podem ser, acima de tudo, um momento de descontração para os seus seguidores, por isso, não precisa levar tudo tão a sério. Use sim, uma dose de humor com os memes e os acontecimentos do momento. Aproveite para deixar o seu público curioso e sempre interessado no que você tem a mostrar.

É preciso apenas ficar atento para que você utilize aqueles memes que realmente sejam compatíveis com a sua empresa e a mensagem que a sua marca transmite. 

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Planograma de supermercado: entenda o que é, sua importância e como montar um

O planograma de supermercado é mais uma das ferramentas que os gestores possuem para conseguir atrair a atenção do cliente para os produtos certos e aumentar as vendas. Aliado a organização de produto por categoria é possível planejar a sua loja para agradar aos seus clientes, como se fosse uma personalização do supermercado de acordo…

Por Nayara Santos em 11.05.2021

Veja como ter um supermercado com preço baixo

Ter um supermercado com preço baixo pode ser um grande diferencial da sua marca. Entretanto, esse também é um grande desafio para os donos de negócios do setor supermercadista. Afinal de contas, todos os custos para a manutenção do supermercado devem ser considerados, bem como a lucratividade para manter o negócio funcionando. Por isso, se…

Por Nayara Santos em 14.06.2021

Radio indoor para supermercados: conheça os diferenciais

A rádio indoor para supermercados pode trazer inúmeros benefícios para o seu negócio. Além disso, ela também pode ser um diferencial e uma forma de se destacar da sua concorrência. Afinal de contas, ela permite personalização da sua marca, sem falar que a comunicação direta com o cliente também fica mais fácil. Se você está…

Por Nayara Santos em 10.01.2022

Abrir um supermercado da dinheiro? Entenda mais sobre o assunto

Muitos empreendedores têm vontade de abrir um supermercado, pois parece ser uma ótima oportunidade de negócio. Mesmo assim, a insegurança ainda é grande, já que uma dúvida muito comum é se realmente abrir um supermercado dá dinheiro. Inclusive, essa é a dúvida principal para qualquer empreendedor, independentemente da área em que vá atuar. Portanto, se…

Por Nayara Santos em 19.08.2022

Ideias inovadoras para supermercados: 6 ideias para se destacar

Ter ideias inovadoras para supermercados pode ser a diferença entre o sucesso do seu negócio ou a constante luta pela sobrevivência. Entretanto, nem sempre é fácil ter essas ideias e conseguir se destacar da concorrência. Isso ocorre porque a impressão que temos é que as pessoas já inventaram tudo o que poderia ser inventado. Se…

Por Nayara Santos em 10.01.2022

Prevenção de perdas no supermercado: veja como fazer em 9 passos e evite prejuízos

A prevenção de perdas no supermercado deve ser estrategicamente planejada, já que essa é a melhor forma de conseguir evitar prejuízos. Segundo a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), em 2019, as perdas representaram 1,82% do faturamento do setor, o que pode somar cerca de R$ 7,6 bilhões anuais . Ou seja, se focar nessa tarefa,…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Jornal de ofertas de supermercados: veja como potencializar a divulgação

Fazer a divulgação do supermercado através do jornal de ofertas ainda é uma prática muito comum no setor supermercadista. A prática ainda se mantém, mesmo com o advento da tecnologia e com tudo sendo pesquisado na internet. O que aconteceu foi que os supermercados passaram a disponibilizar o jornal de ofertas também em um formato…

Por Nayara Santos em 03.05.2021

10 novidades e tendências para supermercados em 2024

 É fundamental para o gestor do setor supermercadista conhecer as novidades e tendências para o supermercado em 2024. Afinal, o sucesso da sua empresa depende disso e você não quer ser pego desprevenido, não é mesmo? Além disso, com as mudanças rápidas no comportamento do consumidor, é imperativo que todos os negócios se mantenham…

Por Nayara Santos em 06.10.2023

Curva ABC no supermercado: veja como aumentar o lucro do seu negócio

A curva ABC no supermercado é uma das melhores ferramentas que os gestores possuem para saber quais são os produtos mais importantes para o seu negócio. É ela que vai te mostrar em quais produtos você deve focar na hora de investir em estratégias de marketing. Afinal de contas, são esses produtos que vão fazer…

Por Nayara Santos em 18.03.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos