Por Nayara Santos em 18.11.2021

Descubra como atrair clientes para a sua loja de varejo

Por Nayara Santos em 18.11.2021

A preocupação em como atrair clientes para a loja de varejo é uma constante na vida de todos os gestores e empreendedores. Isso porque, são os clientes que trazem lucros e possibilitam que o seu negócio prospere. Entretanto, atrair clientes para a loja nem sempre é fácil e requer muita dedicação e investimentos na divulgação da empresa. Sem falar que entender o que o cliente quer também é fundamental. 

Ao desenvolver estratégias para atrair clientes, você não está apenas pensando em questões de curto prazo. A implementação desse tipo de técnica vai ajudar também em longo prazo. Pensando nisso, resolvemos te ajudar a se planejar para atrair clientes para a sua loja do varejo. A seguir você confere 8 dicas práticas que você pode colocar em prática agora mesmo. Confira!

Dicas de como atrair clientes para a loja do varejo

Confira a seguir as nossas dicas práticas de como atrair clientes para a sua loja do varejo.

1. Conheça o seu cliente

Antes de pensar em implementar qualquer estratégia é preciso que você reflita sobre uma questão essencial: você realmente conhece o seu consumidor? Tudo que será implementado com o objetivo de atrair mais clientes para a sua loja deve ter como base o perfil do seu público-alvo.

Ao iniciar um negócio você precisa definir quem é o seu público-alvo e para quem você está vendendo. Isso permitirá que você consiga entender quais são as estratégias que serão capazes de chamar a atenção deles. Inclusive, desta forma você conseguirá conhecer as ações que serão mais eficazes.

Por exemplo, se você possui um público-alvo jovem é essencial que você esteja presente nas redes sociais do momento, como é o caso do TikTok. Por outro lado, quando o seu público-alvo for mais velho, você poderá utilizar o Facebook ou Instagram, além de mídias analógicas como jornais de ofertas e panfletos. Além disso, as preocupações e problemas também mudam conforme o público. E conhecer eles é fundamental para encontrar estratégias e propor soluções. Ou seja, atrair a atenção do cliente e fazer com que ele vá até a sua loja.


Para entender o que o seu cliente quer e o que ele espera da sua marca você poderá fazer pesquisas de satisfação, ou mesmo informalmente, com os vendedores e caixas fazendo algumas perguntas para os clientes.

2. Invista na relação com a comunidade

Outra estratégia bastante interessante para atrair clientes para a sua loja de varejo é reforçar a relação que a sua marca possui com a comunidade local. Afinal de contas, quanto maior for a relevância e o reconhecimento que a sua loja tenha na região em que está localizada, maior será a possibilidade dos clientes a recomendarem para outras pessoas.

Investir nessa relação significa fazer parcerias com lojas de varejo locais, em que um divulga a marca do outro. Ainda, você pode fazer promoções envolvendo essas lojas. Por exemplo, no dia das mães o cliente ganha uma cesta de produtos de uma perfumaria local.

Ainda, você também pode apoiar causas que sejam importantes para a comunidade, como projetos sociais. Assim, a sua marca poderá ser amplamente divulgada e ficará na memória dos moradores.

3. Marque presença na internet

Atualmente não tem mais como atrair clientes para a sua loja de varejo estando fora da internet. Estamos falando isso porque hoje em dia os clientes primeiramente procuram informações sobre as lojas online para saber a reputação da loja.

Existem diferentes formas de se fazer isso, tais como ter uma loja virtual, perfis nas redes sociais, investir em marketing digital, dentre outros. O mais importante é entender que apenas ter um e-commerce ou estar nas redes sociais, não garante que a atenção do cliente seja atraída.

Para manter o cliente sempre interessado é fundamental que você produza conteúdo com informações relevantes para os clientes. Por exemplo, se você tiver uma loja de roupas, poderá incluir dicas de cuidados com as roupas, combinação de peças, novidades da loja ou tendências da moda.

4. Aposte na experiência de compras do cliente

É muito importante ter em mente que muito do que você fizer será percebido somente de forma inconsciente pelo seu consumidor. Toda questão que envolva técnicas de como atrair clientes para sua loja de varejo tem a ver com a experiência que seu consumidor vai ter. Logo, para atraí-los é preciso oferecer uma experiência que seja realmente interessante.

Não estamos falando de experiências físicas, e sim de questões que estão implícitas, que ele nem percebe na hora que está passando. Para isso, você poderá investir em marketing sensorial, cujo objetivo é melhorar a experiência do cliente despertando os cinco sentidos dos consumidores.

Uma das formas mais interessantes de se fazer isso é através de uma rádio personalizada. Com ela você consegue tocar uma playlist que seja agradável para os clientes ao mesmo tempo em que ajuda a reforçar a sua marca e a transmitir a mensagem da sua marca para os clientes. Confira mais detalhes sobre essa estratégia no nosso Guia completo sobre marketing sensorial no varejo.

Além disso, a rádio também pode ser utilizada para divulgar as promoções que você está fazendo, permitindo que todos os clientes que estão na loja. 

5. Ofereça o melhor atendimento

Não tem como oferecer uma boa experiência de compras e atrair clientes para a sua loja de varejo se você não consegue oferecer o melhor atendimento. Você até pode conseguir atrair alguns clientes, mas uma vez que eles constatem o atendimento ruim, isso vai gerar muita publicidade negativa e o cliente falará mal da sua loja para outras pessoas.

Investir em treinamento para os vendedores pode ser uma excelente forma de manter o cliente sempre interessado na sua loja. Vale a pena lembrar que muitos clientes preferem pagar um pouco mais para serem bem atendidos. Esse, inclusive, pode passar a ser um grande diferencial da sua loja.

6. Dê atenção especial ao pós-venda

É importante ter em mente que atrair clientes para a sua loja do varejo não diz respeito apenas para novos clientes, mas também para aquelas que já conhecem a sua marca. Mesmo porque, conquistar novos clientes custa mais do que fidelizar os clientes. Isso mesmo, trabalhar na fidelização é trabalhar na atração de consumidores.

Além de investir no bom atendimento e na experiência de compras, você também deve focar no pós-venda. Isso fará com que o cliente perceba que ele é realmente importante para a sua empresa.

No pós-venda você deverá manter o contato com o cliente, seja através de mensagens no WhatsApp, através de e-mail ou mensagens. Faça com que o consumidor se lembre da sua marca quando precisar comprar alguma coisa. Oferecer descontos também é uma excelente forma de manter o cliente ligado no que você está fazendo.

7. Invista em descontos e promoções

Não tem como negar que uma das melhores formas de atrair clientes para a sua loja de varejo é através de descontos e promoções. Afinal de contas, os clientes sempre buscam comprar os produtos que precisam por um bom preço.

Investir em promoções sazonais e em datas comemorativas sempre vai atrair a atenção dos clientes e a possibilidade de aumentar as suas vendas. Para aumentar as vendas durante o ano todo você pode criar um programa de fidelidade. Nele, quanto mais o cliente comprar na sua loja, maiores os descontos ou prêmios eles irão receber. 

Assim, os clientes que fazem parte do programa provavelmente voltarão para comprar mais e ainda indicarão a sua loja para amigos e familiares.

8. Capriche no layout da loja

Um bom layout na loja também é capaz de atrair a atenção da loja. Com as cores, móveis e decoração certa você sem dúvida alguma conseguirá fazer com que alguns clientes entrem na sua loja para conferir o que tem no interior.

A vitrine também desempenha um papel importantíssimo, já que é através dela que o cliente pode ter uma ideia de quais produtos ele irá encontrar e dos preços. Entretanto, é preciso ter cuidado com a decoração e os adesivos de promoções para não impedir que o cliente veja os itens expostos.

Neste artigo você conheceu 8 dicas de como atrair clientes para a sua loja. Para conferir outras dicas para ter um negócio de sucesso, acesse o nosso blog e confira os nossos artigos.

Compartilhe

Você também pode gostar

Entendendo o Comportamento do Consumidor da sua Loja 4 Passos

Um dos fatores primordiais para o sucesso de um empreendimento é que o gestor esteja de fato entendendo o comportamento do consumidor que frequenta a sua loja. Estamos falando isso porque o mercado, além de ficar cada vez mais competitivo, exige do empreendedor a busca constante por novas alternativas que o mantenha à frente da…

Por Nayara Santos em 12.01.2022

O que é armário cápsula e por que apostar nesse conceito? Descubra agora!

Em tempos onde andam em alta conceitos como minimalismo, sustentabilidade e consumo consciente, o armário cápsula tem conquistado cada vez mais adeptos e a atenção de quem trabalha no mercado da moda. Isso porque muitos consumidores estão caminhando para uma vertente onde o melhor é comprar roupas de melhor qualidade, que durem anos e combinem…

Por Nayara Santos em 28.11.2019

14 textos prontos para vender mais na primavera, se inspire!

Ter textos prontos para utilizar nas suas campanhas de primavera e conseguir vender mais é, sem dúvida alguma, uma vantagem para a sua empresa. Afinal, você saberá como atrair clientes e convencê-los a comprar. Para obter sucesso nesta tarefa, é importante que você entenda qual é o espírito da estação, e o que os seus…

Por Nayara Santos em 23.01.2023

Voice commerce: descubra o que é e como preparar o seu negócio

O avanço tecnológico trouxe consigo uma grande diversidade de ferramentas que podem ser utilizadas para aumentar a visibilidade e os lucros do seu negócio. Uma delas é o voice commerce, que consiste na realização de compras online utilizando assistentes virtuais. Mas, será que o negócio está preparado para isso? Calma, justamente pela curiosidade ou necessidade…

Por Nayara Santos em 13.07.2023

Vitrine de primavera: 6 dicas para montar a ideal

Será que a vitrine de primavera precisa ter muitas flores? Quais flores devo utilizar? Quais as cores que melhor atrairão a atenção do cliente? Quais outros elementos posso incluir na vitrine da minha loja para conseguir me destacar? Essas, e provavelmente muitas outras dúvidas, já devem ter passado pela sua mente na hora de planejar…

Por Nayara Santos em 23.01.2023

Entenda a diferença entre Spot, Vinheta e Jingle

Você sabe o que é um spot? E uma vinheta? E a diferença deles para o jingle? Se você respondeu não para alguma dessas perguntas então você está no lugar certo. Essas são diferentes ferramentas que você tem a seu dispor para divulgar a sua marca em rádios, seja ela personalizada ou convencional. Inclusive, você…

Por Nayara Santos em 03.05.2023

Como Arrumar Vitrine de Loja para Exibir Promoções?

Quando bem feita, uma vitrine pode ser uma excelente ferramenta para atrair novos clientes e chamar ainda mais a atenção de quem já frequenta o empreendimento. Além disso, saber como arrumar vitrine de loja em datas específicas ou mesmo em outras ocasiões pode aumentar e muito a receita. Afinal, ela é o cartão de visitas…

Por Nayara Santos em 12.12.2018

Nomes para salão de beleza: 30 ideias para se inspirar

Escolher o nome certo para um salão de beleza é uma das primeiras tarefas que o empreendedor terá. A escolha do nome nem sempre é uma tarefa fácil, afinal, ele deve ser capaz de conversar com o público-alvo do salão e comunicar as principais características da marca. Isso, sem falar que o nome do seu…

Por Nayara Santos em 16.05.2023

Como vender uma ideia? Confira estratégias de vendas aplicadas no dia a dia

O mundo está repleto de sonhos e propostas valiosas, mas nem todos sabem como vender uma ideia, muito menos imaginam a importância disso em suas carreiras e até no dia a dia. O nosso cérebro é uma verdadeira máquina de soluções, estamos sempre identificando problemas ao nosso redor e procurando saídas convenientes. Isso vai desde…

Por Nayara Santos em 17.05.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos