Por Nayara Santos em 18.11.2021

Descubra como atrair clientes para a sua loja de varejo

Por Nayara Santos em 18.11.2021

A preocupação em como atrair clientes para a loja de varejo é uma constante na vida de todos os gestores e empreendedores. Isso porque, são os clientes que trazem lucros e possibilitam que o seu negócio prospere. Entretanto, atrair clientes para a loja nem sempre é fácil e requer muita dedicação e investimentos na divulgação da empresa. Sem falar que entender o que o cliente quer também é fundamental. 

Ao desenvolver estratégias para atrair clientes, você não está apenas pensando em questões de curto prazo. A implementação desse tipo de técnica vai ajudar também em longo prazo. Pensando nisso, resolvemos te ajudar a se planejar para atrair clientes para a sua loja do varejo. A seguir você confere 8 dicas práticas que você pode colocar em prática agora mesmo. Confira!

Dicas de como atrair clientes para a loja do varejo

Confira a seguir as nossas dicas práticas de como atrair clientes para a sua loja do varejo.

1. Conheça o seu cliente

Antes de pensar em implementar qualquer estratégia é preciso que você reflita sobre uma questão essencial: você realmente conhece o seu consumidor? Tudo que será implementado com o objetivo de atrair mais clientes para a sua loja deve ter como base o perfil do seu público-alvo.

Ao iniciar um negócio você precisa definir quem é o seu público-alvo e para quem você está vendendo. Isso permitirá que você consiga entender quais são as estratégias que serão capazes de chamar a atenção deles. Inclusive, desta forma você conseguirá conhecer as ações que serão mais eficazes.

Por exemplo, se você possui um público-alvo jovem é essencial que você esteja presente nas redes sociais do momento, como é o caso do TikTok. Por outro lado, quando o seu público-alvo for mais velho, você poderá utilizar o Facebook ou Instagram, além de mídias analógicas como jornais de ofertas e panfletos. Além disso, as preocupações e problemas também mudam conforme o público. E conhecer eles é fundamental para encontrar estratégias e propor soluções. Ou seja, atrair a atenção do cliente e fazer com que ele vá até a sua loja.


Para entender o que o seu cliente quer e o que ele espera da sua marca você poderá fazer pesquisas de satisfação, ou mesmo informalmente, com os vendedores e caixas fazendo algumas perguntas para os clientes.

2. Invista na relação com a comunidade

Outra estratégia bastante interessante para atrair clientes para a sua loja de varejo é reforçar a relação que a sua marca possui com a comunidade local. Afinal de contas, quanto maior for a relevância e o reconhecimento que a sua loja tenha na região em que está localizada, maior será a possibilidade dos clientes a recomendarem para outras pessoas.

Investir nessa relação significa fazer parcerias com lojas de varejo locais, em que um divulga a marca do outro. Ainda, você pode fazer promoções envolvendo essas lojas. Por exemplo, no dia das mães o cliente ganha uma cesta de produtos de uma perfumaria local.

Ainda, você também pode apoiar causas que sejam importantes para a comunidade, como projetos sociais. Assim, a sua marca poderá ser amplamente divulgada e ficará na memória dos moradores.

3. Marque presença na internet

Atualmente não tem mais como atrair clientes para a sua loja de varejo estando fora da internet. Estamos falando isso porque hoje em dia os clientes primeiramente procuram informações sobre as lojas online para saber a reputação da loja.

Existem diferentes formas de se fazer isso, tais como ter uma loja virtual, perfis nas redes sociais, investir em marketing digital, dentre outros. O mais importante é entender que apenas ter um e-commerce ou estar nas redes sociais, não garante que a atenção do cliente seja atraída.

Para manter o cliente sempre interessado é fundamental que você produza conteúdo com informações relevantes para os clientes. Por exemplo, se você tiver uma loja de roupas, poderá incluir dicas de cuidados com as roupas, combinação de peças, novidades da loja ou tendências da moda.

4. Aposte na experiência de compras do cliente

É muito importante ter em mente que muito do que você fizer será percebido somente de forma inconsciente pelo seu consumidor. Toda questão que envolva técnicas de como atrair clientes para sua loja de varejo tem a ver com a experiência que seu consumidor vai ter. Logo, para atraí-los é preciso oferecer uma experiência que seja realmente interessante.

Não estamos falando de experiências físicas, e sim de questões que estão implícitas, que ele nem percebe na hora que está passando. Para isso, você poderá investir em marketing sensorial, cujo objetivo é melhorar a experiência do cliente despertando os cinco sentidos dos consumidores.

Uma das formas mais interessantes de se fazer isso é através de uma rádio personalizada. Com ela você consegue tocar uma playlist que seja agradável para os clientes ao mesmo tempo em que ajuda a reforçar a sua marca e a transmitir a mensagem da sua marca para os clientes. Confira mais detalhes sobre essa estratégia no nosso Guia completo sobre marketing sensorial no varejo.

Além disso, a rádio também pode ser utilizada para divulgar as promoções que você está fazendo, permitindo que todos os clientes que estão na loja. 

5. Ofereça o melhor atendimento

Não tem como oferecer uma boa experiência de compras e atrair clientes para a sua loja de varejo se você não consegue oferecer o melhor atendimento. Você até pode conseguir atrair alguns clientes, mas uma vez que eles constatem o atendimento ruim, isso vai gerar muita publicidade negativa e o cliente falará mal da sua loja para outras pessoas.

Investir em treinamento para os vendedores pode ser uma excelente forma de manter o cliente sempre interessado na sua loja. Vale a pena lembrar que muitos clientes preferem pagar um pouco mais para serem bem atendidos. Esse, inclusive, pode passar a ser um grande diferencial da sua loja.

6. Dê atenção especial ao pós-venda

É importante ter em mente que atrair clientes para a sua loja do varejo não diz respeito apenas para novos clientes, mas também para aquelas que já conhecem a sua marca. Mesmo porque, conquistar novos clientes custa mais do que fidelizar os clientes. Isso mesmo, trabalhar na fidelização é trabalhar na atração de consumidores.

Além de investir no bom atendimento e na experiência de compras, você também deve focar no pós-venda. Isso fará com que o cliente perceba que ele é realmente importante para a sua empresa.

No pós-venda você deverá manter o contato com o cliente, seja através de mensagens no WhatsApp, através de e-mail ou mensagens. Faça com que o consumidor se lembre da sua marca quando precisar comprar alguma coisa. Oferecer descontos também é uma excelente forma de manter o cliente ligado no que você está fazendo.

7. Invista em descontos e promoções

Não tem como negar que uma das melhores formas de atrair clientes para a sua loja de varejo é através de descontos e promoções. Afinal de contas, os clientes sempre buscam comprar os produtos que precisam por um bom preço.

Investir em promoções sazonais e em datas comemorativas sempre vai atrair a atenção dos clientes e a possibilidade de aumentar as suas vendas. Para aumentar as vendas durante o ano todo você pode criar um programa de fidelidade. Nele, quanto mais o cliente comprar na sua loja, maiores os descontos ou prêmios eles irão receber. 

Assim, os clientes que fazem parte do programa provavelmente voltarão para comprar mais e ainda indicarão a sua loja para amigos e familiares.

8. Capriche no layout da loja

Um bom layout na loja também é capaz de atrair a atenção da loja. Com as cores, móveis e decoração certa você sem dúvida alguma conseguirá fazer com que alguns clientes entrem na sua loja para conferir o que tem no interior.

A vitrine também desempenha um papel importantíssimo, já que é através dela que o cliente pode ter uma ideia de quais produtos ele irá encontrar e dos preços. Entretanto, é preciso ter cuidado com a decoração e os adesivos de promoções para não impedir que o cliente veja os itens expostos.

Neste artigo você conheceu 8 dicas de como atrair clientes para a sua loja. Para conferir outras dicas para ter um negócio de sucesso, acesse o nosso blog e confira os nossos artigos.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Padronização de franquias: entenda a importância para um branding efetivo

Um dos principais benefícios que a padronização de franquias (franchising) traz para quem investe nessa área é o alinhamento do branding. Não importa se a sua loja fica no interior, por exemplo, se um comercial da marca em que você é franqueado passar no horário nobre da televisão, as pessoas do seu município saberão que…

Por Nayara Santos em 02.07.2020

14 frases para loja de variedades, confira

Escolher as frases que irão representar a sua loja, a sua marca e se comunicar de forma efetiva com o cliente é trabalho de todo gestor do varejo. Em lojas de variedades isso se torna ainda mais importante, afinal a concorrência é não apenas de outras lojas do mesmo ramo, mas também daquelas especializadas. Além…

Por Nayara Santos em 02.05.2023

17 textos para convite de inauguração de loja de roupas

Parte de uma festa de inauguração de loja de sucesso, é escolher o texto certo para convidar as pessoas. Mas essa, nem sempre é uma tarefa fácil, já que você tem pouco tempo para convencer o seu ouvinte de que vale a pena conferir a festa. Entretanto, você tem ao seu lado o fato de…

Por Nayara Santos em 02.03.2023

As últimas tendências em IA: O que esperar em 2025 e como se preparar

A inteligência artificial (IA) está revolucionando a forma como lidamos com a tecnologia. No varejo, a promessa é que ela ajude a melhorar a eficiência operacional, o planejamento de estratégias de marketing, a análise de resultados de vendas, tomada de decisões e a criar interações mais personalizadas com os clientes.  Diante deste cenário, é essencial…

Por Nayara Santos em 05.12.2024

Inauguração de loja de maquiagem: 5 dicas de como fazer

Está se preparando para a inauguração da sua loja de maquiagem e ainda não sabe quais ações fazer para conquistar os clientes? Sim, esse é um problema comum em muitos setores do varejo, portanto, calma que a gente te ajuda. A inauguração da loja é um momento importantíssimo para qualquer varejista. Afinal, é o primeiro…

Por Nayara Santos em 02.05.2023

Brand persona: veja a importância dessa estratégia para sua marca!

Você já ouviu falar em brand persona? Conhece a importância dessa estratégia para  a sua marca? Já tentou aplicar na sua loja, mas acabou ficando perdido e não sabia nem por onde começar? Se essas são algumas das dúvidas que passam pela sua cabeça de gestor, então não precisa mais se preocupar, porque nós iremos…

Por Nayara Santos em 27.06.2022

Como organizar uma farmácia: 6 dicas essenciais

Saber como organizar uma farmácia pode fazer uma grande diferença para o sucesso do seu negócio. Isso acontece porque quando um estabelecimento está organizado de modo que faça sentido para os clientes, eles conseguem encontrar o que precisam sem grandes dificuldades. Além disso, a organização da loja, disposição dos produtos e a identificação de cada…

Por Nayara Santos em 26.06.2023

Como Montar a Vitrine de Loja Perfeita em 4 Passos

Conhece o ditado “a primeira impressão é a que fica”? É por isso que você precisa saber como montar a vitrine de loja perfeita. Afinal de contas, é através da vitrine que o cliente tem o primeiro contato com os seus produtos. A vitrine é uma ferramenta estratégica para qualquer loja de varejo da atualidade.…

Por Nayara Santos em 25.07.2022

Confira as tendências no varejo para 2024!

Ficar de olho nas principais tendências no varejo para 2024 é fundamental se você não quiser ficar para trás na grande corrida da inovação que ganhou o mercado nos últimos anos. Como o ritmo das transformações é intenso e cada vez mais recursos estão acessíveis para os gestores e empreendedores que estão antenados nas novidades.…

Por Nayara Santos em 06.10.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos