Por Nayara Santos em 26.11.2020

Marketing digital para supermercados: 11 ações para vender mais

Por Nayara Santos em 26.11.2020

Considerando que a tecnologia e o ambiente digital já fazem parte da rotina das pessoas e que eles transformaram a maneira como consumimos informações e marcas, é necessário que o seu negócio esteja online. Por isso, o marketing digital para supermercados é uma ferramenta que o ajudará a ter mais resultados.

Conseguir o engajamento do seu público é algo valioso para o negócio, por isso é importante atrair o maior número de clientes. Além disso, é fundamental conseguir fidelizar aqueles que já conhecem a sua marca. Isso será excelente para a sua reputação e, claro, para aumentar as suas vendas.

Exatamente por isso que pensamos em elaborar um conteúdo focado em marketing digital. Neste texto falaremos mais sobre a importância do marketing digital, os benefícios que ele pode trazer para o seu negócio e ainda daremos algumas dicas de como fazê-lo. Boa leitura!

Qual a importância de fazer marketing digital para supermercados?

O marketing digital é o conjunto de estratégias e ações de divulgação da sua marca que são planejadas para serem executadas online. Assim como as outras estratégias de marketing, o digital também está focado em promover o seu negócio, tornando a sua marca mais conhecida, atraindo mais clientes e aumentando as suas vendas.

Cada vez mais as pessoas estão conectadas e procuram empresas que também marquem presença no mundo digital. Isso ficou ainda mais evidente durante a pandemia do coronavírus, que aumentou muito as compras online e fez com que 2020 passasse a ser conhecido como o “ano do e-commerce”. Dito isso, fica evidente que investir em marketing digital para o seu supermercado passou a ser muito importante. 

Além disso, muitas pessoas antes de comprar determinados produtos ou visitar alguma loja física, fazem uma pesquisa na internet para conhecer a reputação da empresa. Por isso, ter uma boa reputação no mundo digital (e fora dele) é ainda mais importante.

Benefícios do marketing digital para supermercados

As empresas que já investem em marketing digital provavelmente já perceberam os diversos benefícios desta estratégia. Mas, se esse não é o seu caso ou mesmo se você quer entender melhor como pode se beneficiar entrando no mundo digital, esses são os principais benefícios:

  • Facilidade para mensurar resultados: o mundo digital permite uma ótima forma de mensurar os resultados com campanhas. Você poderá saber exatamente quantas pessoas clicaram nos anúncios, quantos desses cliques resultaram em compras, caso você tenha uma loja virtual. Ainda, também é possível saber quem está interagindo com o perfil do seu supermercado nas redes sociais, ou seja, quanto engajamento você tem;
  • Proximidade com o cliente: através do seu perfil nas redes sociais é possível estar bastante próximo do cliente, mostrar para ele como funciona os bastidores, fazer sorteios de cartões de presente, pesquisas de satisfação, dentre outros. Por exemplo, se o seu supermercado possui uma padaria e vende itens de fabricação própria, você pode promover pães e bolos mostrando como eles são fabricados e todos os cuidados que são adotados para garantir a qualidade dos produtos;
  • Segmentação: o marketing digital permite que você segmente o mercado, desta forma você consegue criar campanhas para atingir em cheio um determinado público-alvo. Por exemplo, uma campanha de promoções e ofertas de bebidas apenas para maiores de 18 anos.

Como fazer marketing digital para supermercados

Agora que você já sabe por que é importante fazer o marketing digital para supermercado e os benefícios que ele pode trazer para o seu negócio, vamos falar um pouco da parte prática. Afinal de contas, assim como qualquer outra estratégia de marketing, ela precisa ser bem planejada, caso contrário, você não conseguirá obter os resultados desejados.

Lembre-se que você precisará atingir o seu público-alvo, fazer com que os clientes se interessem pelas suas campanhas, atrair clientes para a sua loja física (e virtual, caso tenha) e ainda melhorar a reputação do seu supermercado.

1. Conheça o seu público-alvo

Antes de começar qualquer campanha de marketing digital é importantíssimo que você saiba exatamente qual é o seu público-alvo ou qual público-alvo que você quer atingir. Assim como a segmentação pode ser um benefício, ela também pode ser uma armadilha se as campanhas não forem bem direcionadas.

E isso é válido tanto para grandes redes de supermercados como para mercearias. Aproveite que é possível escolher idade, sexo, localização e use isso a seu favor. Mesmo porque, não faz o menor sentido querer divulgar o seu negócio no estado inteiro, se você possui um mercadinho de bairro. Neste caso é preciso focar no seu bairro, assim você conseguirá obter bons resultados.

2. Ter uma presença online

O primeiro pilar do marketing digital para supermercados é a presença online. Estar no ambiente digital é imprescindível para a sua visibilidade. Nos últimos anos, as pessoas vêm passando cada vez mais tempo na internet e buscando por informações através dela.

Sempre que desejam comprar algo ou buscam por uma empresa, essa procura é feita no ambiente digital. Aliás, não seria exagero dizer que as empresas que não estão online se tornam irrelevantes dependendo do seu público. Portanto, a presença online é o caminho para que tenha visibilidade e consiga atrair clientes.

3. Tenha metas claras

Ao planejar uma estratégia de marketing, seja ela digital ou não, é preciso ter as metas claras. Somente assim você conseguirá mensurar se a ação deu certo ou não (falaremos sobre isso mais adiante).

Por exemplo, na última semana as vendas de iogurte diminuíram e você se viu obrigado a fazer promoções para prevenir perdas por vencimento. Por isso, você decide fazer uma campanha nas suas redes sociais, dando um desconto de 5% para os seus seguidores que mostrarem a postagem no caixa. Assim, você saberá exatamente qual foi o engajamento e se as vendas aumentaram ou não.

4. Gerar engajamento com a persona

Por falar em engajamento, você sabe o que é isso? Clientes engajados são aqueles próximos e participativos na sua marca. Nas redes sociais, o engajamento é mensurado por meio das curtidas de um usuário nas suas publicações, compartilhamento com os amigos e comentários na página.

Esse é o primeiro passo para ter um consumidor fidelizado e que prioriza o seu supermercado, mesmo tendo opções mais próximas e até mesmo mais baratas e acessíveis. O marketing digital, além de ser responsável pela sua presença online, tem estratégias para aumentar o engajamento do seu público.

Isso é feito por meio da produção de conteúdos relevantes, informativos e campanhas eficientes e voltadas para o perfil do seu público. Esses são recursos que fortalecem os laços entre a sua empresa e os seus consumidores, gerando assim mais engajamento.

5. Ganhar autoridade de marca

Outro benefício do marketing digital para supermercados é a geração de autoridade no mercado. Esse é o resultado da sua visibilidade positiva e do engajamento do seu público. A autoridade é alcançada quando o seu público confia na sua marca e ela é utilizada como referência.

A principal ferramenta do marketing digital para gerar autoridade é o marketing de conteúdo. Essa é uma estratégia que foca na produção de conteúdos relevantes, atualizados e que tiram as dúvidas dos consumidores. Com isso, sempre que tiverem alguma objeção ou problema, irão procurar os seus canais para ter maiores informações.

No entanto, para alcançar uma boa autoridade no seu mercado, é necessário ter uma boa reputação e visibilidade. Afinal, as pessoas não confiam em empresas com avaliações ruins ou com histórico de reclamações e problemas com os consumidores. Portanto, a sua credibilidade precisa ser trabalhada em conjunto.

6. Ter a oportunidade de competir com grandes empresas

O marketing digital para supermercados pequenos e médios é tão importante e benéfico quanto para os gigantes do mercado. Alguns gestores e empresários podem ter receio de não conseguir alcançar o mesmo nível de engajamento das grandes empresas, mas isso não é verdade.

Se as suas estratégias para vender mais e campanhas são planejadas e sempre seguindo o perfil do seu público, você conseguirá sim competir com os grandes supermercados. Além disso, as marcas mais famosas do mercado e os grandes negócios se diferem somente nos investimentos voltados às ações, porém nem sempre isso é garantia de bons resultados se essas campanhas não forem bem trabalhadas.

Mesmo que tenha recursos para divulgar os produtos na televisão em horário nobre, as mídias e, principalmente, as redes sociais podem dar conta do trabalho. O mais relevante e que trará bons retornos financeiros e de engajamento é ter estratégias alinhadas ao seu público e às necessidades dos clientes.

7. Personalizar as ofertas

Uma maneira de utilizar o marketing digital para atrair o público online até o seu supermercado são as promoções e descontos exclusivos. Por exemplo, você pode publicar uma espécie de voucher nas suas redes sociais. Os 10 primeiros seguidores que apresentarem no estabelecimento recebem uma oferta especial.

Também é interessante divulgar descontos e promoções exclusivas para as mídias. A personalização faz com que o seu público se sinta valorizado, diferenciado e que está tendo benefícios em acompanhar o seu negócio na internet.

8. Mensura resultados

Aquilo que não é mensurado, não é gerenciado! Sempre tenha isso em mente ao traçar as suas estratégias. Você precisa de ações que possam ser mensuradas, que o ROI possa ser avaliado e o retorno medido.

Caso contrário, corre o risco de gastar dinheiro e outros recursos com canais e planos que não são eficientes para o seu negócio. Nesse sentido, o marketing digital para supermercados também sai na frente. Por meio de ferramentas como o Analytics e AdWords é possível mensurar os seus resultados, como engajamento do público e aumento de visualizações, por exemplo.

Além disso, algumas redes sociais, como o Facebook e o Instagram Business também disponibilizam relatórios sobre o comportamento dos seus seguidores e resultados das suas ações.

9. Bom custo-benefício

Muitos dos recursos utilizados pelo marketing digital são gratuitos. Porém, mesmo aqueles que podem ser pagos, patrocinados e impulsionados com pagamento são acessíveis. Ao contrário da mídia offline por exemplo, em que é necessário desembolsar valores consideráveis e nem sempre acessíveis para ter resultados.

O Facebook é gratuito e o Instagram também. Você somente paga caso queira aumentar o seu alcance, como por meio de publicações pagas. Os blogs para o seu marketing de conteúdo também não precisam de grandes investimentos para bons retornos.

10. Coleta informações dos clientes

Quanto mais informações e dados obtiver do seu público, melhores serão os seus resultados. Isso permite que você tenha estratégias centradas no perfil e nas necessidades das pessoas que frequentam o seu supermercado. Também evita publicar conteúdos que sejam irrelevantes.

Como dissemos, as redes sociais, o seu blog e as plataformas de gerenciamento das suas estratégias, fornecem relatórios e informações valiosas sobre os seus seguidores e consumidores. Além disso, esses canais podem ser utilizados para enviar formulários e pesquisas de satisfação e de mercado, assim coletam informações e dados direto da fonte.

11. Mantenha a sua identidade

Toda a marca possui uma identidade, e mantê-la nas suas redes sociais e publicações em blogs é importantíssimo. Por exemplo, se a sua marca fala com o cliente de forma mais descontraída e informal, isso deve ser sempre mantido quando interagir com os seus clientes. Já, as marcas que possuem um tom mais sério e formal, devem mantê-lo. Caso contrário, o seu cliente poderá estranhar a mudança de tom e deixar de segui-lo.

Além disso, a sua marca também possui uma identidade visual, com logotipo e cores próprias. Essa paleta de cores deve ser seguida nas postagens. Isso facilitará ao cliente reconhecer a sua marca e memorizá-la. Se você não tiver experiência em fazer isso por conta própria, é possível contratar uma empresa especializada ou mesmo um funcionário que fique encarregado de fazer o gerenciamento das suas redes sociais.

O marketing digital para supermercados é uma ferramenta valiosa para conquistar mais clientes e engajar e fidelizar aqueles que já compram no seu negócio. Então, aposte em ações, campanhas e conteúdos relevantes para o seu público e veja que terá resultados importantes na visibilidade e no aumento de vendas.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Catálogo de supermercado: 6 dicas para criar o ideal

Muitos gestores podem considerar o catálogo de supermercado algo ultrapassado e que não vale a pena investir tempo e dinheiro. Entretanto, eles não poderiam estar mais enganados. O catálogo ainda é uma excelente forma das pessoas verificarem quais são as promoções do período, portanto, uma ótima maneira de atrair novos clientes para o supermercado. Além…

Por Nayara Santos em 21.07.2021

Estratégias para aumentar as vendas do supermercado no início do ano

O ano começou e junto com eles diversas despesas que, por mais que esperadas, podem acabar prejudicando os resultados do seu supermercado. Afinal, assim como a sua empresa tem obrigações tributárias, as pessoas também, isso sem falar nas despesas das férias e celebrações do final do ano. Se por um lado você precisa aumentar a…

Por Nayara Santos em 14.02.2024

Folheto de ofertas de supermercado: conheça as boas práticas para fazer o ideal

Em um mundo cada vez mais digital você provavelmente está se perguntando se ainda vale a pena fazer um folheto de ofertas de supermercado, certo? Nós já adiantamos a resposta, vale a pena sim! Essa ainda é uma forma de divulgar os produtos em oferta e atrair clientes para o seu supermercado. Afinal de contas,…

Por Nayara Santos em 28.04.2021

Conheça o serviço que seu concorrente tem e usa para aumentar as vendas, mas você ainda não!

Provavelmente você já se deparou com serviços que o seu concorrente usa e que você ainda não implementou na sua loja. Inclusive, já deve ter reparado que muitos desses serviços permitem que a concorrência obtenha melhores resultados que o seu supermercado. Por isso, é fundamental conhecer quais serviços você quer implementar no seu supermercado para…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Impostos no supermercado: entenda tudo sobre os tributos

Para ser um empreendedor de sucesso no Brasil existem grandes desafios que devem ser superados. Eles vão desde a burocracia e o tempo necessário para abrir um negócio, até entender o funcionamento e quais são os impostos que devem ser pagos. E isso se aplica a todas as áreas do varejo, inclusive aos supermercados. Além…

Por Nayara Santos em 22.08.2022

Avisos de supermercados: aprenda a fazer em 8 passos

A comunicação visual de um supermercado é extremamente importante para orientar clientes e funcionários. Mais do que isso, é uma oportunidade para trabalhar o marketing da loja e usar os espaços de maneira estratégica. Será que você está aproveitando todo o potencial dos avisos de supermercados? O objetivo da sinalização é chamar a atenção e…

Por Nayara Santos em 24.08.2020

Características do setor supermercadista: conheça as principais

Cada setor do varejo possui as suas particularidades, sendo fundamental conhecê-las antes de começar um empreendimento. Somente através do conhecimento de como cada setor funciona e quais os principais desafios que você irá enfrentar, é que você poderá se preparar para eles. Por isso, se você vai abrir um supermercado ou está considerando essa possibilidade,…

Por Nayara Santos em 03.02.2021

Controle de qualidade em supermercado: Conheça a importância

 O controle de qualidade em supermercado é uma etapa importante na busca de oferecer ao cliente sempre um bom produto e um bom atendimento. O controle de qualidade pode tanto estar relacionado aos processos operacionais do mercado, como também à segurança alimentar.  Quando falamos em segurança alimentar, esse controle está baseado em garantir que…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

O que é frente de caixa? Entenda a importância para o seu supermercado

Entender o que é a frente de caixa e o quanto esse é um ponto estratégico para o seu negócio pode fazer toda a diferença na lucratividade do seu supermercado. É importante perceber que esse espaço é muito mais importante do que apenas um local para que o cliente pague as compras.  Muito pelo contrário,…

Por Nayara Santos em 28.11.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos