Por Nayara Santos em 14.12.2020

Ideias para supermercado: confira 13 ideias para se destacar

Por Nayara Santos em 14.12.2020

Conseguir encontrar novas ideias para supermercados que realmente sejam inovadoras e façam o seu negócio se destacar frente a concorrência não é nada fácil. Aliás, haja criatividade para conseguir isso. Mesmo assim, existem diversas estratégias e medidas que você pode adotar no seu negócio para conseguir atrair a atenção do seu cliente e aumentar as suas vendas.

Se criatividade não é o seu forte, ou se você acha que já pensou em todas as ideias possíveis, então este artigo é para você. Nele vamos trazer ideias inovadoras que podem ser implantadas no seu supermercado agora mesmo. Boa leitura!

1. Agregue valor

A nossa primeira ideia para inovar em um supermercado é agregando valor aos produtos que são vendidos. Você provavelmente está se perguntando como fazer isso quando o que você vende são produtos relativamente comuns, certo?

Pois bem, você pode agregar valor para a sua marca, fazendo com que o cliente tenha uma boa experiência de compra, ou através de clubes de assinatura e fidelidade, ou mesmo oferecendo serviços diferenciados.

Uma boa experiência de compra pode ser obtida através de um atendimento de qualidade, produtos organizados, um ambiente agradável (com música, boa iluminação e prateleiras organizadas). Já os clubes de assinatura e fidelidade podem servir para que os clientes tenham acesso a descontos, promoções e brindes exclusivos. Ainda, dentro dos serviços diferenciados, você pode dar dicas de como harmonizar produtos, dar receitas, compartilhar informações nutricionais.

2. Promova ações sustentáveis

Cada vez mais as pessoas estão preocupadas em gerar menos resíduos quando precisam consumir algum produto, ou mesmo interessadas em participar de ações que possam ajudar o meio ambiente. Dito isso, uma forma inovadora de você conseguir se destacar é promovendo ações sustentáveis.

Você pode fazer isso através de parcerias com ONGs ambientais ou mesmo com cooperativas de reciclagem. Promova o seu ponto de venda como um local para descarte de produtos eletrônicos, pilhas e baterias. Caso tenha espaço, separe um local para a coleta de lixo reciclável. 

Ainda, você pode também promover ações com campanhas solidárias que tenham o objetivo de arrecadar alimentos, roupas ou qualquer outro produto para ajudar outras pessoas em condições menos favoráveis.

3. Use a tecnologia a seu favor

Outra ideia para supermercado é utilizar a tecnologia a seu favor, já que ela pode oferecer maior competitividade para as vendas. Algumas das formas em que a tecnologia pode ser utilizada são:

  • Etiqueta eletrônica: promove a facilidade na hora de fazer promoções e remarcação de preços. Isso permite que você faça promoções relâmpago ou ofertas estratégicas em determinados horários do dia;
  • Câmera de calor: além de ajudar na segurança na loja, elas ainda são capazes de mapear quais são as áreas que os clientes passam mais tempo. Com os resultados dessa análise, os chamados mapas de calor, é possível utilizar melhor todas as áreas do supermercado;
  • Vitrine eletrônica: os clientes podem escanear o QR code do produto, que é adicionado ao seu carrinho virtual. Ao finalizar a compra o cliente efetua o pagamento, e os itens são entregues posteriormente no endereço indicado. Esse modelo de compra pode ser uma excelente opção para pessoas que não conseguem carregar as compras, como motoqueiros, por exemplo.

4. Tenha uma rádio própria

Manter o foco na experiência de compra do cliente é sempre um sinal de inovação, aumento das vendas e fidelização de clientes. Uma ótima forma de fazer isso é oferecendo aos seus clientes uma boa trilha sonora para o momento das compras através das chamadas rádios indoor. Existem empresas especializadas nesse ramo, que são capazes de encontrar a trilha sonora perfeita para a sua marca e o seu público-alvo.

Além de melhorar a experiência de compra do cliente, deixando o ambiente mais agradável, a rádio para supermercado também pode ser utilizada para fazer propagandas de ofertas, serviços oferecidos e quais são os diferenciais da sua marca.

5. Fique de olho nas datas comemorativas

Por mais que essa ideia para supermercado possa não parecer muito inovadora, a forma como você a utiliza vai depender da sua criatividade. Por exemplo, é evidente que datas como dia das Mães, dia dos Pais ou Natal possuem as suas peculiaridades e produtos mais procurados. 

Mas você já pensou em fazer uma promoção especial no dia da Pizza, por exemplo? Ou no dia dos animais? Além de promoções, você pode oferecer degustações, brindes e atividades especiais. 

6. Invista nas cores

As cores são poderosas ferramentas na hora de convencer o seu cliente a comprar determinados produtos. Isso porque elas são capazes de despertar determinadas emoções e sentimentos, sendo de fundamental importância conhecer que tipo de efeito cada cor pode ter, já que se utilizada de forma incorreta, poderá ter o efeito contrário.


As cores mais utilizadas pelo setor de alimentos são o laranja, amarelo e vermelho. O laranja é uma cor mais amigável, que além de chamar a atenção do cliente, ainda pode despertar o seu interesse. Já o amarelo transmite a sensação de cautela, atenção e felicidade podendo ser utilizado para chamar a atenção do cliente para algo específico. Já o vermelho, é utilizado para estimular o apetite, além de ser uma cor bastante chamativa, transmitindo a sensação de urgência.

Essas cores podem ser amplamente utilizadas em comunicados internos na loja, panfletos de promoções e ofertas. 

7. Retire os relógios

Essa ideia está relacionada a manter o cliente dentro da sua loja o maior tempo possível. Afinal de contas, quanto maior o tempo que ele passar no supermercado, maior a chance dele gastar mais.

Isso pode ser facilmente alcançado eliminando-se os relógios da loja ou qualquer outro equipamento que possa trazer a sensação de tempo passando. O mesmo é válido para janelas que deem acesso ao exterior da loja.

Claro que você não conseguirá lutar contra os celulares e relógios dos consumidores, mas quanto menos conhecimento o cliente tiver de que horas são, melhor para você.

8. Mantenha as prateleiras organizadas

Você provavelmente já está cansado de ouvir que espaços vazios nas prateleiras podem ser sinônimo de desleixo e passar a impressão para o seu cliente de que a gestão do seu negócio não é muito boa. 

Entretanto, há aquelas pessoas que acreditam que ao deixar alguns espaços vazios pode induzir as pessoas a comprar determinado produto. Essa é uma tática que pode funcionar e atuar no subconsciente do cliente e levar o cliente a pensar “Bom, se outras pessoas já levaram, então esse deve ser um produto bom, certo?”.

Ainda, se o cliente não consegue pegar o produto da prateleira, ele facilmente irá desistir da compra. Portanto, esses espaços vazios também podem fazer com que fique mais fácil pegar os produtos na prateleira. Lembre-se sempre que a experiência do cliente deve vir acima de tudo, e ser capaz de proporcionar isso ao cliente sempre vai deixar boas memórias nele. 

9. Ofereça uma experiência omnichannel

A experiência omnichannel consiste em oferecer ao cliente a possibilidade de consultar pedidos, compras, preços e disponibilidade de produtos em diferentes canais, tais como loja física, aplicativo e site. Por exemplo, o cliente pode efetuar a compra pelo aplicativo e retirar os produtos em uma loja física.

Por isso, as marcas do varejo que forem capazes de oferecer uma experiência omnichannel para os seus clientes sairão na frente da concorrência. É importante dizer que essa não é uma tarefa fácil. Para que tudo funcione perfeitamente é preciso ter um bom sistema de automação de gestão, com todos os setores bem integrados.

De qualquer forma, esse é um investimento que vale a pena para o seu negócio, pois muito provavelmente ele será o futuro do varejo.

10. Implemente caixas de autoatendimento

Os caixas de autoatendimento já fazem muito sucesso em diversos países no exterior, sendo que o seu uso vem crescendo no Brasil. Essa ideia inovadora para supermercado funciona da seguinte forma: o cliente é responsável por fazer a leitura e a pesagem de todos os itens comprados, bem como ele fica responsável pelo pagamento da compra. Ou seja, não há o contato com o operador de caixa.

Muitos clientes gostam de novidades, e preferem fazer as suas compras em estabelecimentos que possam oferecer uma melhor experiência para eles. Além disso, com o autoatendimento o gestor pode economizar com a contratação de funcionário, diminuir o tempo de espera das filas, fazer com que os funcionários tenham mais tempo para realizar outras atividades na loja, dentre outros.

11. Crie um ambiente aconchegante

Ser capaz de criar um ambiente aconchegante para os seus clientes é sempre uma ideia excelente e que vai de encontro à preocupação em proporcionar uma melhor experiência de compra. Afinal de contas, um ambiente que seja capaz de fazer com que o seu cliente se sinta em casa vai fazer com que ele fique mais tempo na sua loja, gaste mais e aumente as suas vendas.

Existem diversas formas de fazer isso dentro de um supermercado. Abordamos duas delas previamente neste texto (Tenha uma rádio própria e Invista nas cores), mas você pode utilizar outras estratégias.

Uma delas é caprichar na iluminação da sua loja, ou seja, nada de ter corredores mal iluminados ou cantinhos escuros. Além de dificultar a prevenção de perdas, eles não são atrativos para os clientes. 

Por mais que você queira aproveitar cada pedacinho do seu supermercado, planeje o seu layout sem deixar corredores estreitos. Eles dificultam a circulação de pessoas, além de ficar mais difícil para o cliente encontrar o produto que ele está procurando.

12. Capriche nos cartazes promocionais

Outra ideia que pode não parecer muito inovadora, mas que se vem executada vai fazer uma grande diferença, são os cartazes promocionais. Isso porque, grande parte das compras feitas por impulso são devido a eles, já que os cartazes conseguem atrair a atenção dos clientes tanto dentro quanto fora da loja.

Fora da loja, os cartazes são capazes de atrair o cliente para conferir as promoções, e acabar comprando mais do que planejava. E dentro da loja ele pode atrair a atenção do cliente para algo que ele não precisava, mas que ele decide levar porque o preço estava bom.

Lembre-se que os cartazes podem ter diferentes tamanhos e formatos, mas sempre tome cuidado para não prejudicar a circulação de clientes. Além disso, você deverá aplicar a psicologia das cores nele, tanto para atrair a atenção do cliente quanto para convencê-lo a comprar. 

Vale ressaltar que é preciso tomar cuidado com os erros gramaticais. Eles podem passar a impressão de desleixo e pouco profissionalismo.

13. Posicione os produtos estrategicamente

A nossa última ideia para supermercado para se destacar está relacionada ao posicionamento dos produtos na sua loja. É fundamental que haja um planejamento para fazer isso, afinal de contas, existem estratégias que podem (e devem) ser utilizadas para que você consiga aumentar as suas vendas.

A primeira delas está relacionada a forma como você usa os diferentes níveis da prateleira. A área nobre das gôndolas está justamente na prateleira que fica na altura dos olhos dos clientes. Portanto, reserve essa área para os produtos que possuem uma melhor margem de lucro.

Outra estratégia que pode ser aplicada é deixar os produtos mais procurados em locais mais distantes das portas. Isso fará com que o cliente tenha que percorrer uma área maior para comprar o produto que ele quer, passando por vários corredores, e potencialmente acabar fazendo alguma compra por impulso. 

Ainda focando na organização das prateleiras, você pode posicionar produtos que são consumidos juntos próximos um do outro. Um exemplo clássico é a macarronada de domingo. Você provavelmente vai encontrar macarrão, queijo ralado e molho de tomate todos próximos. Assim, o cliente vai comprar o macarrão, mas não tem certeza se tem molho e queijo suficientes em casa, então ele leva um pacote de cada, apenas por precaução.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

34 textos de propaganda de Natal para supermercados, se inspire

Encontrar os textos para fazer as propagandas de Natal do seu supermercado pode ser um grande trunfo. Afinal, geralmente você tem poucos segundos para atrair a atenção do cliente e, portanto, escolher o texto certo pode fazer toda a diferença. Ainda, é preciso dizer que todo o varejo estará trabalhando com os mesmo objetivos, atrair…

Por Nayara Santos em 11.08.2023

Ticket médio de supermercado: entenda o que é e como aumentá-lo

O ticket médio de um supermercado nada mais é do que um indicador de vendas que você pode utilizar para saber como andam as vendas do seu empreendimento. Ele é calculado com base no valor total de faturamento e no número de vendas realizadas em um determinado período. Assim, é possível saber qual é o…

Por Nayara Santos em 04.08.2022

Estratégias para aumentar as vendas do supermercado no início do ano

O ano começou e junto com eles diversas despesas que, por mais que esperadas, podem acabar prejudicando os resultados do seu supermercado. Afinal, assim como a sua empresa tem obrigações tributárias, as pessoas também, isso sem falar nas despesas das férias e celebrações do final do ano. Se por um lado você precisa aumentar a…

Por Nayara Santos em 14.02.2024

Decoração de Páscoa em supermercado: veja 8 ideias de como fazer

Você sabia que a decoração de Páscoa no supermercado é importantíssima para aumentar as vendas da sua loja durante esse período. Não apenas porque ela pode auxiliar o cliente a encontrar o que procura, mas também porque ajuda o consumidor a entrar no clima da celebração e se sentir mais disposto a comprar os produtos…

Por Nayara Santos em 11.03.2024

Confira as 8 tendências para supermercados em 2024!

Se você chegou até este artigo em busca das tendências para supermercado em 2024, então você veio ao lugar certo. Conhecer quais serão as tendências para o ano que se inicia é essencial para que você consiga sair na frente da concorrência e atender às demandas dos clientes.  Sem falar que, o simples fato de…

Por Nayara Santos em 09.10.2023

9 ações simples e práticas para aumentar as vendas do seu supermercado no final de ano!

 Final de ano chegando e todos os varejistas estão de olho no 13° salários dos consumidores. Inclusive, o final de ano é um período muito esperado por todos os lojistas para conseguir aumentar as vendas. E, com os supermercados não é diferente, já que são muitas festas e celebrações que exigem sempre a compra…

Por Nayara Santos em 11.08.2023

Prevenção de perdas em supermercados: 12 passos para evitar perdas

Com certeza você já sofreu alguma perda dentro do seu supermercado, correto? Existem diversas situações que podem ocasionar perdas e prejuízos, podemos citar casos onde ocorrem furtos ocasionados por clientes ou funcionários, o problema recorrente do consumo de alimentos dentro do supermercado onde os clientes violam as embalagens e não pagam pelos itens, a troca…

Por Nayara Santos em 14.12.2020

Supermercado pet friendly: 3 vantagens para adaptar o seu negócio

Ter um supermercado que seja pet friendly significa ter um local em que os animais de estimação são bem-vindos e que possuem uma infraestrutura específica para recebê-los. Por isso, se você quiser atrair clientes que gostam de levar os seus animais a todos os lugares, essa pode ser a sua grande oportunidade.  Para te ajudar…

Por Nayara Santos em 05.10.2021

Inventário de estoque no supermercado: entenda o que é e a sua importância

Já preparou o inventário de estoque no seu supermercado nos últimos meses? E no último ano? Como foi a sua experiência durante o processo? Se pudesse você adotaria uma estratégia diferente ou manteria o processo de inventário igual?  Primeiramente, se você não faz o inventário do seu estoque então é melhor ficar atento. Já que…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos