Por Nayara Santos em 06.10.2022

Marketing para Supermercados: 13 ações para aumentar as vendas

Por Nayara Santos em 06.10.2022

Você consegue citar quais são as estratégias de marketing que está usando no seu supermercado? Sabe quais são melhores para atrair novos clientes? Ou mesmo aquelas que devem ser implementadas para fidelizar quem já conhece a sua loja? Ainda, quais ações têm feito para aumentar a visibilidade do supermercado?

Se respondeu “não” para alguma dessas perguntas, então você está no lugar certo, porque nós vamos te ajudar! Conhecer diferentes estratégias de marketing e quais as aplicações de cada uma delas é fundamental para fazer a sua empresa deslanchar. Afinal, são elas que vão te ajudar a divulgar a marca e a sua loja, aumentar o movimento da sua loja, melhorar as vendas e conquistar os clientes de uma vez por todas.

Neste artigo, nós vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre o marketing para supermercado. Vem com a gente e não se arrependa!

O que é marketing para supermercados?

Marketing para supermercados é um conjunto de ações de marketing que tem como objetivo despertar o interesse do consumidor, instigar a compra por impulso e auxiliar no aumento das vendas por meio de estratégias inovadoras. Além disso, ele também é o responsável por melhorar a experiência do cliente, fidelizando os laços entre consumidor e supermercado.

Desenvolver ações de marketing é o primeiro passo para conquistar o aumento das vendas não apenas em supermercados, mas em qualquer ramo do varejo. E engana-se quem pensa que é preciso investir muito dinheiro para isso. Usando a criatividade, você pode chamar mais público para o seu negócio, sem precisar ter uma fortuna em mãos para gastar. Afinal, economia é sempre bem-vinda, ainda mais quando você está começando um negócio ou em tempos de crise.

Existe uma série de estratégias diferenciadas que podem ser adotadas por supermercados para ter mais sucesso e conquistar tudo isso que falamos. Na sequência, mostraremos brevemente algumas delas, para que você possa se inspirar e colocar em prática no seu estabelecimento.

Mas, antes de escolher uma estratégia

Ao planejar uma estratégia de marketing para sua loja, é importante definir seus KPIs, sigla que vem do inglês Key Performance Indicators, ou Indicadores-chave de Performance na tradução para o português. Esses indicadores te ajudam a analisar se o seu objetivo com a estratégia de marketing foi realmente alcançado.

Bons KPIs devem ser mensuráveis, importantes para o supermercado, relevantes, te ajudar com escolhas inteligentes e a possibilidade de serem medidos periodicamente. Desta forma você estará escolhendo KPIs que tragam respostas úteis e não apenas que te mostrem números que não servem de absolutamente nada.

Alguns KPIs que podem ser bastante úteis para o seu supermercado são:

  • Volume e valor de vendas em um determinado período;
  • Volume e valor de vendas de um determinado produto;
  • Ticket-médio do cliente;
  • Número de clientes que visitaram a loja;
  • Volume e valor de compras pela internet;
  • Número de reclamações, gerais ou sobre um determinado assunto.

Lembre-se que estratégias de marketing bem-sucedidas levam tempo e dinheiro: dois itens que nenhuma empresa deseja desperdiçar. Então você precisa de um plano, que começa analisando o que precisa ser melhorado para oferecer o melhor atendimento para o cliente.


Além disso, você também deve entender quais são os melhores canais de marketing para alcançar seu consumidor em potencial. Afinal, você precisa conseguir conversar com o cliente e estar onde ele está.

Outro ponto importante para ter em mente é que o seu plano de marketing para supermercado deve incluir estratégias de curto, médio e longo prazo. Por exemplo, sua loja pode rapidamente atrair pessoas com uma promoção incrível ou oferecer alguns produtos populares, mas depois que a promoção acabar, os clientes permanecerão?

Por isso, para que sua empresa não seja refém de promoções rápidas, também é importante investir em programas de fidelidade para manter os compradores na sua loja.

13 Estratégias de marketing e ideias promocionais para supermercados

Com tudo isso em mente, reunimos nossas 13 ideias favoritas para estratégias e promoções de marketing — que podem atender a uma série de objetivos de curto, médio e longo prazo. Veja a seguir.

1. Tenha uma rádio personalizada

Você sabia que a rádio personalizada para supermercado traz inúmeros benefícios e vantagens? Essa é provavelmente uma das ferramentas de marketing sensorial mais versáteis que você pode ter na sua loja. Isso porque ela pode:

  • Te ajudar a oferecer um bom ambiente de compras e facilitar a fidelização do cliente;
  • Influenciar o cliente em um dos momentos mais decisivos das compras;
  • Manter um canal aberto de comunicação com os consumidores;
  • Aumentar as vendas da sua loja sem grandes esforços.

Quando falamos em rádio, pensamos automaticamente em música, certo? Entretanto, quando você tem uma rádio personalizada, é você quem escolhe as músicas que serão reproduzidas. Ou seja, você pode escolher artistas, melodias e ritmos que mais agradam os seus clientes. Assim, eles se sentirão mais à vontade, perceberão um ambiente mais agradável e permanecerão mais tempo na loja, podendo ainda comprar mais.

Aqui, a gente te conta mais sobre como a música pode influenciar a sua loja, confira!

Outra característica importante da rádio é a possibilidade de fazer anúncios ao longo da programação musical. Assim, você consegue anunciar promoções da semana, ofertas relâmpago, avisar que tem pão fresquinho na padaria, convidar o cliente a se cadastrar no programa de fidelidade da loja, dentre outros. Até mesmo anúncios relacionados ao funcionamento de caixas, ou anúncios sobre o estacionamento você poderá fazer. 

Quer conhecer em mais detalhes essa estratégia? Então confira o nosso material exclusivo, totalmente gratuito, Rádio para supermercado: revolucione o seu negócio.

2. Preocupe-se com o espaço físico do supermercado

Ir ao supermercado é algo necessário para todas as pessoas, independentemente de raça, religião, gênero, ideologia política ou qualquer outra segmentação. Todo mundo precisa abastecer a casa com alimentos e outros produtos, que só são encontrados nesse tipo de estabelecimento. Essa é uma grande oportunidade, que não pode ser desperdiçada pelos supermercadistas.

Tendo isso em mente, você pode compreender que o estabelecimento sempre terá clientes. Até mesmo em tempos de crise. Afinal, as pessoas podem até cortar alguns itens da lista, mas elas continuam indo aos supermercados. Além disso, nesses estabelecimentos se vendem itens de diferentes categorias, como itens de higiene pessoal e limpeza, produtos pet, até mesmo eletrodomésticos em lojas maiores. Portanto, um supermercado é um negócio lucrativo.

E para que se possa vender ainda mais e se aproveitar do fluxo de pessoas no local, é interessante se preocupar com o espaço físico do supermercado. Ele precisa ser muito bem organizado, com os produtos organizados, de maneira que sejam fáceis de serem localizados pelo cliente.

O ideal é que você crie seções para expor os produtos e, claro, faça cartazes e coloque placas indicando o que o cliente encontrará em cada uma das seções ou corredores. Assim, você facilita a busca dele, que não vai ficar perdido dentro da loja procurando o que quer comprar. Acredite, você não vai querer aumentar o tempo de permanência na loja desse jeito.

Ainda, caso existam produtos em oferta, eles podem ficar em prateleiras ou gôndolas especiais. Elas devem conter cartazes e informações que mostrem para os clientes que aqueles itens estão com preço especial e que isso é por tempo limitado. Uma forma bastante eficiente e utilizada pelos supermercadistas é colocar etiquetas de cores diferentes e chamativas nos produtos em promoção.

3. Estimule os sentidos dos clientes

Ainda explorando a presença das pessoas no local, uma das ações de marketing mais interessantes é o estímulo aos sentidos dos clientes, essas técnicas fazem parte do marketing sensorial. A ideia é que sejam explorados o tato, o olfato, a visão, a audição e o paladar. Isso pode ser feito tanto para despertar o interesse de se adquirir um determinado produto ou para criar uma identidade e ambiente de compras único.

A audição, por exemplo, pode ser explorada com uma rádio indoor ou uma playlist personalizada. De tal maneira, podem ser tocadas músicas agradáveis e veicular anúncios que estimulem as pessoas a comprarem mais, como explicamos no primeiro item.

O olfato também pode ser explorado, mas, no caso do supermercado, é bom ter alguns cuidados. Geralmente as lojas utilizam fragrâncias diferentes para deixar o ambiente mais agradável e com a cara da marca. Mas, no supermercado evite esses cheiros e aposte no cheirinho de pão da padaria, por exemplo.

Também é bastante comum de se explorar o paladar, tendo em vista que boa parte dos produtos de um supermercado são alimentos. Nesse caso podem ser oferecidas degustações de novos itens que estão sendo comercializados. Se o cliente gostar, ele pode voltar e comprar algumas unidades. Além disso, quando o cliente prova algo novo, ele fica mais predisposto a comprar novos itens e marcas.

4. Não deixe espaços vazios nas prateleiras

Quando falamos em ações de marketing para supermercados também é muito interessante atentar para que não se deixem espaços vazios nas prateleiras. Quando isso acontece, se passa a sensação de que o estabelecimento está desguarnecido, que os produtos estão em falta e que o cliente não conseguirá encontrar ali o que ele precisa. As chances dessa pessoa sair e não voltar mais, não são pequenas.

É por isso que os repositores de supermercado devem ser orientados a sempre observar os produtos que vão sendo retirados pelos clientes das prateleiras. Assim, conforme as pessoas vão comprando, pode-se já repor os itens que foram retirados, evitando que as prateleiras fiquem vazias. 

Neste caso é preciso ficar atento para deixar os produtos que vencem primeiro na frente da prateleira. Isso evita que alguma unidade fique escondida e acabe vencendo.

Outro ponto importante com as prateleiras é que alguns supermercados optam por deixar alguns produtos faltando. Isso pode criar uma sensação de urgência nos clientes e fazer com que eles comprem um determinado item por impulso. Mas tome cuidado para não passar a impressão errada, como explicamos.

5. Utilize bem os corredores

Os corredores precisam ser bem organizados e com espaço suficiente para que as pessoas possam circular com facilidade. É muito importante que eles sejam bem sinalizados, para que se possa encontrar os produtos de forma prática.

É necessário instalar placas de identificação para cada sessão, como de produtos de limpeza, de bebidas, de hortifruti etc. Isso fará com que os clientes encontrem o que eles precisam comprar e também sigam uma linha ao fazer as compras. Se tudo passar uma sensação de organização, as pessoas tendem a comprar mais nos supermercados.

Lembre-se também das pontas de gôndola. Essas são áreas importantíssimas do supermercado, que permitem a exibição de itens em promoção ou bastante procurados pelos clientes. Assim, você consegue chamar a atenção do cliente para o que está no corredor ou mesmo influenciá-lo a uma compra por impulso.

6. Faça uma correta disposição dos produtos

Novamente falando sobre organização, é muito importante que seja realizada a correta disposição dos produtos nas prateleiras. O mais indicado é que se trabalhe com um método internacionalmente conhecido, no qual os produtos com maior margem de lucro para o supermercado sejam colocados nas prateleiras mais altas, para que fiquem no campo de visão do cliente que circula pelos corredores com o carrinho.

Nas prateleiras mais baixas podem ser colocados os produtos de marcas mais baratas e menos conhecidas, bem como aqueles que não trazem tanta margem de lucro para o estabelecimento.

A regra só tem exceção quando se trabalha com produtos que tenham apelo com o público infantil. Nesses casos, os produtos mais relevantes devem ficar em prateleiras mais baixas, para que sejam visualizados pelas crianças que acompanham os pais nas compras.

Outra estratégia de marketing para supermercados que você pode utilizar na hora de planejar a exposição dos produtos nas prateleiras é o cross merchandising. A ideia é que você exiba produtos complementares, ou que os clientes compram geralmente juntos, próximos um dos outro. É aquele clássico exemplo do molho, massa de macarrão e queijo ralado serem dispostos sempre juntos.

7. Aposte no digital

A internet é um dos principais meios de comunicação contemporâneos e é muito importante que você a utilize para interagir com clientes e divulgar ofertas. Provavelmente, durante a pandemia, você deve ter percebido o quanto é importante marcar presença no mundo digital.

Dito isso, podem ser desenvolvidas ações nas redes sociais, como o Facebook e o Instagram, para que as pessoas conheçam mais sobre determinado produto. Nesses canais você também pode desenvolver atividades de branding e relações públicas, além de divulgar os itens que deseja vender. Isso certamente causará boas impressões nas pessoas, que passarão a comprar mais de você.

No entanto, lembre-se de não usar os canais digitais apenas para anunciar produtos. As redes sociais são um canal de relacionamento. Os usuários querem se relacionar com empresas espirituosas, engraçadas e que sejam ativas na sociedade. Sua marca precisa de um propósito claro, uma personalidade.

Uma regra simples para ter sucesso no meio digital é dedicar 90% do conteúdo para dicas alimentares, informações úteis, entrevistas etc. — tudo que for relevante para seu público-alvo. Nos outros 10% podemos reservar para produtos e promoções.

Essa estratégia funciona, pois o conteúdo relevante (90%) atrai muitos usuários que vão interagir com suas publicações. Com isso, o algoritmo da rede social entende que todos os seus posts merecem ser exibidos em destaque na plataforma. Ou seja, seu perfil não fica refém de posts patrocinados para conseguir algum engajamento.

Além dos conteúdos, os canais digitais também são ótimas ferramentas de atendimento ao cliente. A empresa pode sanar dúvidas e resolver possíveis problemas de forma rápida e conveniente.

8. Ofereça sacolas de compras reutilizáveis ​

De acordo com o movimento sustentável, é essencial oferecer sacolas reutilizáveis. Cada dia mais pessoas estão descartando sacos de papel e sacolas plásticas em favor dessas opções mais ecológicas.

Isso não apenas ajuda o meio ambiente, mas também divulga a marca da empresa quando os compradores usam as sacolas em outros lugares da cidade. Não se esqueça: quanto mais sacolas forem usadas, menos dinheiro é gasto com sacolas plásticas ou marrons.

Mantenha suas sacolas próximas ao caixa, onde os clientes podem vê-las e comprá-las facilmente. Você também pode adicionar algum incentivo — como um desconto para os clientes que entrarem no supermercado com sua sacola. Ainda, você pode oferecer as sacolas como brinde a partir de um determinado valor de compra, ou criar estampas colecionáveis.

9. Aposte em eventos promocionais

Assim como já mencionamos, as degustações são uma ótima maneira de apresentar novos produtos aos clientes, mas que tal acelerar esse espírito com um evento real? Afinal, promover eventos é uma ótima forma de chamar a atenção para a sua marca e trabalhar o relacionamento com o cliente.

No caso do supermercado, essa ação de marketing pode ser realizada com uma demonstração de culinária, uma cozinha infantil ou algum evento que coincida com um próximo feriado ou data comemorativa. Os eventos aumentam o tráfego de pessoas e também incentivam compras inesperadas (por impulso).

Se você não tem muito espaço na loja, tente fazer parcerias com uma empresa local para eventos! Sua loja receberá o dobro da exposição em promoções, e ainda pode dividir os custos. Além disso, se a sua logomarca estiver nos produtos promocionais do evento, o cliente ainda vai ajudar a divulgá-la e vai mantê-la sempre por perto.

10. Ofereça o serviço de delivery

Vivemos uma transformação no mercado, onde muitas empresas foram obrigadas a adotar o delivery para não encerrar as atividades. Mesmo que o setor de alimentos seja uma atividade essencial, as empresas precisam se adaptar ao novo padrão de consumo.

Caso sua empresa ainda não tenha um site, existem inúmeras plataformas para desenvolver o seu rapidamente (e com baixo custo). Não há desculpas! Apenas se lembre de divulgar essa opção de compra em sua loja física.

Mas, se você quiser inovar, também pode oferecer a possibilidade de delivery mesmo para quem fizer as compras na loja física. Isso porque, pode ser que a pessoa não consiga levar os produtos para casa, ou mesmo porque ela está comprando para outra pessoa. Na verdade, o motivo pouco importa, o importante aqui é entender se essa é uma demanda dos seus clientes e se você é capaz de resolvê-la.

11. Mantenha o contato por SMS ou WhatsApp

Ter a chance de falar e se envolver com seus clientes fora da loja é uma grande conquista da empresa. Isso pode ser feito com as redes sociais, como já explicamos acima, mas também em uma escala mais íntima com mensagens por SMS ou WhatsApp.

Claro que você precisa da autorização do cliente antes de enviar qualquer mensagem. Caso contrário, sua empresa está fazendo spam e pode até ser denunciada por invasão de privacidade.

Antes de solicitar o número do cliente, deixe bem claro o propósito da campanha e quais serão os benefícios. Sua empresa pode, por exemplo:

  • enviar receitas;
  • dicas de culinária;
  • destacar a qualidade dos seus fornecedores;
  • listar suas promoções semanais;
  • fazer convites para eventos;
  • realizar sorteios;
  • oferecer cupons etc.

Uma das grandes vantagens dessa ação é a alta taxa de abertura. O cliente não precisa visitar o site ou a rede social para entrar em contato. Apenas essa simples notificação é capaz de manter a marca fixada na mente do cliente.

Tome cuidado também com o volume de mensagens. Mesmo que o usuário tenha autorizado o recebimento, uma frequência de envio muito alta pode atrapalhar a campanha. Faça testes com seu público e encontre um número razoável de envios. Use o gatilho mental da escassez a seu favor.

12. Crie programas de fidelidade

Os programas de fidelidade são uma maneira fantástica de conquistar clientes fiéis que permanecerão comprando, apesar da concorrência. Você pode estabelecer um relacionamento com essas pessoas com um programa personalizado.

As vantagens básicas incluem cupons exclusivos e até brindes (como aquela sacola reutilizável da marca que mencionamos). Talvez os clientes recebam um desconto em cada compra, um item grátis todos os meses ou alguma outra vantagem.

Obviamente, as pessoas precisam comprar alimentos todos os meses, por isso, adicionar pequenos bônus para quem compra regularmente em sua loja é uma ótima maneira de atrair e manter as pessoas lá.

13. Promoções rápidas e persuasivas

Outra forma de incentivar uma compra por impulso é o famoso “compre 3 e leve 1 grátis”. Estratégias similares podem ser utilizadas para acelerar a venda de itens próximos ao vencimento. Escolha um local de destaque na loja e crie um cartaz chamativo para ter sucesso na sua promoção.

Essas são as principais ações de marketing para supermercados que sua empresa pode desenvolver. É claro que as possibilidades vão muito além disso, principalmente se considerarmos a infinidade de plataformas de mídia que existem hoje em dia. Porém, se fizer bem o básico, certamente os resultados serão positivos em um curto espaço de tempo.

Conheça a Rádio que divulga ofertas em segundos dentro do seu supermercado

Você tem dificuldade de divulgar as ofertas do seu supermercado? Se a sua resposta for sim, você precisa conhecer a Listenplay Supermarket, a rádio ideal para você divulgar todas as suas ofertas de uma maneira super rápida e simples.

Você terá anúncios de ofertas ilimitados e de forma instantânea, é isso mesmo basta digitar a promoção e em segundos ela começará a tocar dentro do seu supermercado.

Além disso, você terá acesso a diversas playlists criadas para o perfil dos seus clientes, oferecendo um ambiente muito mais agradável e confortável, minimizando o stress nos momentos de loja estiver lotada ou com filas nos caixas.

Lembrando que a playlist certa te ajuda a fidelizar os clientes e ainda aumenta o tempo de permanência deles dentro do seu negócio, o que consequentemente melhora as suas vendas.

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