Tudo sobre experiência do cliente
Dicas e táticas para conquistar, engajar e fidelizar clientes, aumentando resultados
Marketing para supermercados é um conjunto de ações de marketing que tem como objetivo despertar o interesse do consumidor, instigar a compra por impulso e auxiliar no aumento das vendas por meio de estratégias inovadoras. Além de melhorar a experiência do cliente, fidelizando os laços entre consumidor e supermercado.
Desenvolver ações de marketing para supermercados é o primeiro passo para conquistar o aumento das vendas em estabelecimentos do tipo. E engana-se quem pensa que é preciso investir muito dinheiro para isso. Usando a criatividade, você pode chamar mais público para o seu negócio, sem precisar ter uma fortuna em mãos para gastar.
Existe uma série de estratégias diferenciadas que podem ser adotadas por supermercados para vender mais. Na sequência, falaremos brevemente sobre algumas delas, para que você possa se inspirar e colocar em prática no seu estabelecimento. Ficou interessado? Então é só seguir a leitura e conferir!!
Ao planejar uma estratégia de marketing para sua loja, é importante definir seus KPIs:
Ter essas respostas antes do lançamento de novas campanhas permite que você acompanhe o crescimento — e avalie o que está funcionando e o que não está. Estratégias de marketing bem-sucedidas levam tempo e dinheiro: dois itens que nenhuma empresa deseja desperdiçar.
Então você precisa de um plano — por onde começar? Primeiro, pergunte a si mesmo quais são os melhores canais de marketing para alcançar seu consumidor em potencial. Essas perguntas variam de acordo com sua localização, tamanho e público-alvo.
Seu plano deve incluir estratégias de longo e curto prazo. Por exemplo, sua loja pode rapidamente atrair pessoas com uma promoção incrível ou oferecer alguns produtos populares, mas depois que a promoção acabar, os clientes permanecerão?
Por isso, para que sua empresa não seja refém de promoções rápidas, também é importante investir em programas de fidelidade para manter os compradores na sua loja.
Com tudo isso em mente, reunimos nossas 13 ideias favoritas para estratégias e promoções de marketing — que podem atender a uma série de objetivos de curto e longo prazo. Veja a seguir.
Você sabia que a rádio personalizada para supermercado trás inúmeros benefícios e vantagens? É isso mesmo! A rádio personalizada facilita a comunicação com os clientes, através dela você pode transmitir informativos, divulgar os produtos que estão em oferta, anunciar um colaborador de forma profissional, manter as filas dos caixas organizadas e até mesmo manter o estacionamento organizado. É muito simples e fácil fazer anúncios através dela. Além de todos esses benefícios, você ainda constrói um ambiente de compra mais agradável para o seu cliente, através da música.
Você pode estar se perguntando, como uma rádio personalizada pode me ajudar a aumentar as vendas? A resposta é simples, com ela você consegue divulgar as ofertas de forma rápida e efetiva, o que ajuda a aumentar as vendas e proporcionar ações promocionais mais agressivas e frequentes. Você pode anunciar as regras do supermercado e orientar os clientes a não abrirem as embalagens e não consumirem os produtos no interior da loja, o que te ajuda a diminuir a perda de produtos. Além disso, você consegue divulgar todas as formas de pagamento aceitas no supermercado e ainda convidar os clientes a fazerem o cartão da loja e desfrutarem de benefícios exclusivos.
Fora todas essas vantagens, com o uso correto da música ambiente, você aumenta o tempo de permanência dos clientes no interior da loja, pois estará proporcionando uma experiência agradável a eles e reduzindo o estresse. Desta forma, eles tendem a comprar mais e a recomendar o seu supermercado aos amigos, pois tiveram uma experiência de compra positiva! A rádio personalizada para supermercado torna-se um diferencial perante a concorrência.
Ir ao supermercado é algo necessário para todas as pessoas, independentemente de raça, religião, gênero, ideologia política ou qualquer outra segmentação. Todo mundo precisa abastecer a casa com alimentos e outros produtos, que só são encontrados nesse tipo de estabelecimento. Essa é uma grande oportunidade, que não pode ser desperdiçada pelos supermercadistas.
Tendo isso em mente, você pode compreender que o estabelecimento sempre terá clientes. Os supermercados não vendem só itens supérfluos e que as pessoas podem ficar sem em tempos de crise, por exemplo. Trata-se de um negócio que é sempre lucrativo.
E para que se possa vender ainda mais e se aproveitar do fluxo de pessoas no local, é interessante se preocupar com o espaço físico do supermercado. Ele precisa ser muito bem organizado, com os produtos organizados, de maneira que sejam fáceis de serem localizados pelo cliente.
Caso existam produtos em oferta, eles devem ficar em prateleiras ou gôndolas especiais. Elas devem conter cartazes e informações que mostrem para os clientes que aqueles itens estão com preço especial e que isso é por tempo limitado.
Ainda explorando a presença das pessoas no local, uma das ações de marketing mais interessantes é o estímulo aos sentidos dos clientes. A ideia é que sejam explorados o tato, o olfato, a visão, a audição e o paladar, para despertar o interesse de se adquirir determinado produção.
A audição, por exemplo, pode ser explorada com uma rádio indoor ou uma playlist personalizada. De tal maneira, podem ser tocadas músicas agradáveis e veicular anúncios que estimulem as pessoas a comprarem mais.
O olfato também pode ser explorado no marketing sensorial. Uma boa estratégia é usar perfumes especiais para que as pessoas se sintam atraídas pelo aroma. Próximo a padaria pode ser colocado periodicamente uma fragrância com cheiro de pão fresco, por exemplo.
Também é bastante comum de se explorar o paladar, tendo em vista que boa parte dos produtos de um supermercado são alimentos. Nesse caso podem ser oferecidas degustações de novos itens que estão sendo comercializados. Se o cliente gostar, ele pode voltar e comprar algumas unidades.
Quando falamos em ações de marketing para supermercados também é muito interessante atentar para que não se deixem espaços vazios nas prateleiras. Quando isso acontece, se passa a sensação de que o estabelecimento está desguarnecido, que os produtos estão em falta e que o cliente não conseguirá encontrar ali o que ele precisa. As chances dessa pessoa sair e não voltar mais, não são pequenas.
É por isso que os funcionários devem ser orientados a sempre observar os produtos que vão sendo retirados pelos clientes das prateleiras. Assim, conforme as pessoas vão comprando, pode-se já repor os itens que foram retirados, evitando que as prateleiras fiquem vazias.
Os corredores precisam ser bem organizados e com espaço suficiente para que as pessoas possam circular com facilidade. É muito importante que eles sejam bem sinalizados, para que se possa encontrar os produtos de forma prática.
É necessário instalar placas de identificação para cada sessão, como de produtos de limpeza, de bebidas, de hortifruti etc. Isso fará com que os clientes encontrem o que eles precisam comprar e também sigam uma linha ao fazer as compras. Se tudo passar uma sensação de organização, as pessoas tendem a comprar mais nos supermercados.
Novamente falando sobre organização, é muito importante que seja realizada a correta disposição dos produtos nas prateleiras. O mais indicado é que se trabalhe com um método internacionalmente conhecido, no qual os produtos com maior margem de lucro para o supermercado sejam colocados nas prateleiras mais altas, para que fiquem no campo de visão do cliente que circula pelos corredores com o carrinho.
Nas prateleiras mais baixas podem ser colocados os produtos de marcas mais baratas e menos conhecidas, bem como aqueles que não trazem tanta margem de lucro para o estabelecimento.
A regra só tem exceção quando se trabalha com produtos que tenham apelo com o público infantil. Nesses casos, os produtos mais relevantes devem ficar em prateleiras mais baixas, para que sejam visualizados pelas crianças que acompanham os pais nas compras.
A internet é um dos principais meios de comunicação contemporâneos e é muito importante que você a utilize para interagir com clientes e divulgar ofertas.
Podem ser desenvolvidas ações nas redes sociais, como o Facebook e o Instagram, para que as pessoas conheçam mais sobre determinado produto. Nesses canais você também pode desenvolver atividades de branding e relações públicas, além de divulgar os itens que deseja vender. Isso certamente causará boas impressões nas pessoas, que passarão a comprar mais de você.
No entanto, lembre-se de não usar os canais digitais apenas para anunciar produtos. As redes sociais são um canal de relacionamento. Os usuários querem se relacionar com empresas espirituosas, engraçadas e que sejam ativas na sociedade. Sua marca precisa de um propósito claro, uma personalidade.
Uma regra simples para ter sucesso no meio digital é dedicar 90% do conteúdo para dicas alimentares, informações úteis, entrevistas etc. — tudo que for relevante para seu público-alvo. Nos outros 10% podemos reservar para produtos e promoções.
Essa estratégia funciona, pois o conteúdo relevante (90%) atrai muitos usuários que vão interagir com suas publicações. Com isso, o algoritmo da rede social entende que todos os seus posts merecem ser exibidos em destaque na plataforma. Ou seja, seu perfil não fica refém de posts patrocinados para conseguir algum engajamento.
Além dos conteúdos, os canais digitais também são ótimas ferramentas de atendimento ao cliente. A empresa pode sanar dúvidas e resolver possíveis problemas de forma rápida e conveniente.
De acordo com o movimento sustentável, é essencial oferecer sacolas reutilizáveis. Cada dia mais pessoas estão descartando sacos de papel e plástico em favor dessas opções ecológicas.
Isso não apenas ajuda o meio ambiente, mas também divulga a marca da empresa quando os compradores usam as sacolas em outros lugares da cidade. Não se esqueça: quanto mais sacolas forem usadas, menos dinheiro é gasto com sacolas plásticas ou marrons.
Mantenha suas sacolas próximas ao caixa, onde os clientes podem vê-las e comprá-las facilmente. Você também pode adicionar algum incentivo — como um desconto para os clientes que entrarem no supermercado com sua sacola.
Assim como já mencionamos, as degustações são uma ótima maneira de apresentar novos produtos aos clientes, mas que tal acelerar esse espírito com um evento real?
Talvez uma demonstração de culinária, uma cozinha infantil ou algum evento que coincida com um próximo feriado ou data comemorativa. Os eventos aumentam o tráfego de pessoas e também incentivam compras inesperadas (por impulso).
Se você não tem muito espaço na loja, tente fazer parcerias com uma empresa local para eventos! Sua loja receberá o dobro da exposição em promoções, e ainda pode dividir os custos.
Vivemos uma transformação no mercado, onde muitas empresas foram obrigadas a adotar o delivery para não encerrar as atividades. Mesmo que o setor de alimentos seja uma atividade essencial, as empresas precisam se adaptar ao novo padrão de consumo.
Caso sua empresa ainda não tenha um site, existem inúmeras plataformas para desenvolver o seu rapidamente (e com baixo custo). Não há desculpas! Apenas lembre-se de divulgar essa opção de compra em sua loja física.
Ter a chance de falar e se envolver com seus clientes fora da loja é uma grande conquista da empresa. Isso pode ser feito com as redes sociais, como já explicamos acima, mas também em uma escala mais íntima com mensagens por SMS ou WhatsApp.
Claro que você precisa da autorização do cliente antes de enviar qualquer mensagem. Caso contrário, sua empresa está fazendo spam e pode até ser denunciada por invasão de privacidade.
Antes de solicitar o número do cliente, deixe bem claro o propósito da campanha e quais serão os benefícios. Sua empresa pode, por exemplo:
Uma das grandes vantagens dessa ação é a alta taxa de abertura. O cliente não precisa visitar o site ou a rede social para entrar em contato. Apenas essa simples notificação é capaz de manter a marca fixada na mente do cliente.
Tome cuidado também com o volume de mensagens. Mesmo que o usuário tenha autorizado o recebimento, uma frequência de envio muito alta pode atrapalhar a campanha. Faça testes com seu público e encontre um número razoável de envios. Use o gatilho mental da escassez a seu favor.
Os programas de fidelidade são uma maneira fantástica de conquistar clientes fiéis que permanecerão comprando, apesar da concorrência. Você pode estabelecer um relacionamento com essas pessoas com um programa personalizado.
As vantagens básicas incluem cupons exclusivos e até brindes (como aquela sacola reutilizável da marca que mencionamos). Talvez os clientes recebam um desconto em cada compra, um item grátis todos os meses ou alguma outra vantagem.
Obviamente, as pessoas precisam comprar alimentos todos os meses, por isso, adicionar pequenos bônus para quem compra regularmente em sua loja é uma ótima maneira de atrair e manter as pessoas lá.
Outra forma de incentivar uma compra por impulso é o famoso “compre 3 e leve 1 grátis”. Estratégias similares podem ser utilizadas para acelerar a venda de itens próximos ao vencimento. Escolha um local de destaque na loja e crie um cartaz chamativo para ter sucesso em sua promoção.
Essas são as principais ações de marketing para supermercados que sua empresa pode desenvolver. É claro que as possibilidades vão muito além disso, principalmente se considerarmos a infinidade de plataformas de mídia que existem hoje em dia. Porém, se fizer bem o básico, certamente os resultados serão positivos em um curto espaço de tempo.
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