Por Nayara Santos em 10.05.2021

Ações de sustentabilidade em supermercados: 7 ações que podem ser tomadas

Por Nayara Santos em 10.05.2021

Você já parou para pensar no quanto o seu negócio pode estar impactando o meio ambiente? Por isso, incluir ações de sustentabilidade no seu supermercado pode ser uma forma não apenas de diminuir esse impacto, mas também de conquistar clientes que tenham as mesmas preocupações e valores.

Por mais que você saiba e já pratique algumas ações em casa, é preciso lembrar que um supermercado é maior e possui processos mais complexos. Portanto, exige um maior planejamento para que todas as ações sejam implementadas de modo efetivo.

A seguir, vamos apresentar 7 ações de sustentabilidade para supermercados que podem ser colocadas em prática e melhorar a visibilidade do seu negócio. Confira!

1. Incentive o uso de sacolas reutilizáveis

Esse já foi um assunto bastante polêmico e muito discutido tanto por varejistas quanto por comerciantes. Entretanto, se você quiser mostrar que o seu supermercado se preocupa com o meio ambiente, é preciso incentivar o uso de sacolas reutilizáveis.

O primeiro passo para deixar os clientes interessados em adquirir essas sacolas é que elas sejam de boa qualidade e boa durabilidade. Caso contrário, o cliente simplesmente vai optar pelas sacolas convencionais.

Vale a pena mencionar que as sacolas devem ser vistas como um espaço a mais de propaganda do seu supermercado. Por isso, fique atento às cores, ao design e não se esqueça de incluir o logo e o nome do supermercado nela. Assim, sempre que o cliente utilizar a sacola, mesmo que em outro estabelecimento, o seu nome será divulgado.

2. Inicie um programa de reciclagem

Outra importante ação de sustentabilidade em supermercado é iniciar um programa interno de reciclagem e separação de lixo. Entretanto, antes de mais nada é preciso entender quais são os tipos de resíduos gerados por cada um dos setores do supermercado.


Por exemplo, na área de escritório o principal resíduo são os papéis e copos descartáveis utilizados para tomar água, chá ou café. No caso dos papéis, é possível orientar os funcionários a imprimir apenas os documentos oficiais, evitando desperdícios. Já no caso dos descartáveis, incentive os funcionários a trazerem as suas próprias canecas, ou mesmo os presenteie com uma caneca com o logo do supermercado. 

Além disso, é preciso disponibilizar lixeiras adequadas para cada tipo diferente de resíduo que será gerado. Essas lixeiras devem estar devidamente identificadas e distribuídas em todas as áreas do supermercado.

3. Treine os funcionários

Para que as ações de sustentabilidade do supermercado funcionem é preciso haver engajamento de todos os funcionários. Afinal de contas, de nada adianta implementar algumas mudanças para beneficiar o meio ambiente se os funcionários não aderirem a elas.

Por isso, é preciso que todos os envolvidos na rotina do supermercado, sejam eles funcionários diretamente contratados, terceirizados, gerentes ou diretores, todos devem fazer a sua parte. Assim, elabore programas de treinamento para explicar os impactos que o supermercado pode gerar no meio ambiente, a importância da participação de cada um e o que cada pessoa pode fazer para diminuir esse impacto.

Além de ministrar o treinamento para todos os funcionários, sem exceções, principalmente para os recém contratados. Lembre-se que é preciso estipular cursos de reciclagem, para lembrar a todos do que fazer e que sempre que houverem mudanças nos setores que a geração de resíduos deve ser reavaliada.

4. Verifique os equipamentos

A próxima ação de sustentabilidade para supermercado que vamos falar é a verificação, manutenção e a regulagem de equipamentos elétricos. O consumo de energia elétrica em um supermercado é relativamente alto. Afinal de contas, é preciso ter inúmeros freezers e geladeiras para manter diversos alimentos. Entretanto, se o equipamento estiver desregulado sem a devida vedação, ele pode estar gastando mais energia do que o necessário.

Além disso, para manter os demais produtos em boas condições e proporcionar um bom ambiente de compras para os clientes, muitos supermercados possuem ar condicionado. A falta de manutenção e de limpeza além de fazer com que o equipamento trabalhe mais para manter o ambiente em uma temperatura adequada, ele ainda pode trazer riscos à saúde. Por isso, estabeleça um cronograma de manutenção e verificação de todos os equipamentos utilizados no supermercado. 

5. Troque as lâmpadas

Provavelmente você já adotou essa medida na sua casa, mas ela também pode ser utilizada no supermercado para economizar energia. Portanto, verifique se você ainda possui alguma luz incandescente, a conhecida luz amarela, em algum local no supermercado. 

Elas devem ser trocadas pelas lâmpadas fluorescentes, ou brancas. Além de economizar energia, elas também possuem maior durabilidade, ou seja, você não vai precisar ficar trocando as lâmpadas com tanta frequência.

6. Disponibilize pontos de coleta de materiais reciclados

Uma ação de sustentabilidade que pode ser feita pelo seu supermercado é disponibilizar pontos de coleta de materiais para reciclagem. Isso pode ser facilmente realizado através de parcerias com cooperativas de reciclagem. Assim, os clientes podem separar o lixo reciclável em casa e levar quando eles forem fazer as compras. 

Essa é uma forma de incentivar o cliente a reciclar e de fazer com que eles participem ativamente do processo de cuidar do meio ambiente. Vale a pena mencionar que essa é também uma forma de fazer com que os clientes que possuem esses valores e que prezam pela preservação da natureza se aproximem da sua marca.

7. Venda produtos a granel

As embalagens plásticas nas quais muitos produtos são vendidos podem trazer muitos problemas para o meio ambiente se não forem descartadas corretamente. Por isso, uma das alternativas é oferecer produtos a granel, principalmente os grãos.

Você pode até mesmo criar uma seção de supermercado exclusiva para esses produtos. Usando a criatividade e fazendo uma decoração mais rústica. Isso sem dúvida irá atrair a atenção dos clientes. Lembre-se apenas de que é importante manter um ou mais funcionários no local para auxiliar os clientes caso eles tenham dúvidas de como proceder.

Neste artigo você conheceu algumas ações de sustentabilidade que podem ser implementadas no seu supermercado. Não perca a oportunidade de conquistar clientes que compartilham os mesmos valores que a sua marca. Saiba como compartilhar essas ações com os seus clientes utilizando as redes sociais no nosso artigo Social media para supermercado: entenda a importância da presença digital.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Produtos para mercearia: veja quais não podem faltar no seu negócio

 Um dos pontos cruciais para o sucesso de uma mercearia está ligado aos produtos que ela oferece ao consumidor. Conhecer o público-alvo do seu negócio será fundamental para saber quais produtos para mercearia são mais buscados pelos clientes e que não podem faltar no seu negócio. Sabemos que existe uma variedade infinita de produtos…

Por Nayara Santos em 22.02.2023

18 Textos prontos para divulgar as ofertas de supermercado, confira

Fazer ofertas no supermercado é importante porque você consegue atrair novos clientes para a sua loja, aumentar o movimento e as vendas. Além disso, quando o cliente sabe que você faz boas ofertas, ele estará sempre de olho para conferir as novidades. Entretanto, ter bons preços pode não ser suficiente para conseguir ter resultados melhores.…

Por Nayara Santos em 03.05.2022

18 Textos prontos para açougue de supermercado, confira

Para conseguir aumentar as vendas do açougue do supermercado é importante criar textos criativos e atrativos para as propagandas. Muitos gestores acreditam que esses textos precisam ser algo totalmente inovador e diferentes, entretanto, é aí que eles se enganam.  Afinal, nem sempre o que é criativo ou inovador irá chamar a atenção do seu público-alvo.…

Por Nayara Santos em 02.03.2023

Atacarejo supermercado: descubra o que é e como funciona

O supermercado atacarejo é uma excelente alternativa de negócio neste ramo do varejo. Isso porque, ele consegue atender não apenas o consumidor que adquire pequenas quantidades de produtos. Como também os pequenos e médios comerciantes, que compram uma quantidade maior de produtos no supermercado. Ficou interessado por esse modelo de negócio? Então você está no…

Por Nayara Santos em 03.11.2021

Coletor de dados para supermercado: principais funções e sua importância

O coletor de dados para supermercado é uma daquelas ferramentas que facilitam o dia-a-dia dos gestores e funcionários e que se tornam indispensáveis para otimizar a sua rotina. Apesar disso, nem todos os gestores ou donos de supermercado fazem uso dela ou conseguem explorar todo o potencial que ela pode ter, seja por desconhecimento ou…

Por Nayara Santos em 17.08.2021

Como ocorre o armazenamento de produtos e equipamentos no supermercado? Descubra agora

Saber como ocorre o armazenamento de produtos e equipamentos no supermercado é necessário para que você mantenha a qualidade do que é vendido, bem como a durabilidade dos equipamentos utilizados. Apesar disso, nem todo gestor dá a devida atenção a esse importante processo do supermercado. Para te mostrar a importância dessa etapa e ainda te…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Confira as 8 tendências para supermercados em 2024!

Se você chegou até este artigo em busca das tendências para supermercado em 2024, então você veio ao lugar certo. Conhecer quais serão as tendências para o ano que se inicia é essencial para que você consiga sair na frente da concorrência e atender às demandas dos clientes.  Sem falar que, o simples fato de…

Por Nayara Santos em 09.10.2023

Prevenção de perdas no supermercado: veja como fazer em 9 passos e evite prejuízos

A prevenção de perdas no supermercado deve ser estrategicamente planejada, já que essa é a melhor forma de conseguir evitar prejuízos. Segundo a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), em 2019, as perdas representaram 1,82% do faturamento do setor, o que pode somar cerca de R$ 7,6 bilhões anuais . Ou seja, se focar nessa tarefa,…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Ofertas de Páscoa no supermercado: veja como aumentar as vendas

Se preparar para fazer boas ofertas de Páscoa no supermercado faz parte da busca constante por formas de aumentar as vendas em datas comemorativas. E, por mais que algumas estratégias pareçam ultrapassadas, elas são utilizadas até os dias atuais pelo simples motivo de que ainda funcionam. Descontos, sorteios e brindes provavelmente estão entre as opções…

Por Nayara Santos em 11.03.2024

Receba nossos conteúdos exclusivos