Uma coisa todo mundo deve concordar: a playlist de uma loja impacta, e muito, o comportamento tanto dos vendedores quanto dos seus clientes. Não acredita? Então fica com a gente que nós vamos te contar como melhorar essa estratégia para conquistar os resultados desejados.
Todos que trabalham no varejo têm como objetivo o crescimento constante das vendas, o aumento do reconhecimento da marca e a fidelização dos consumidores. Em um mercado cada vez mais competitivo, qualquer detalhe pode fazer toda a diferença, e é aí que a escolha da playlist entra.
Mas, não basta reproduzir qualquer música, é preciso analisar e pensar qual é a melhor trilha sonora para o seu negócio e os seus clientes. Por isso, contar com um serviço de música profissional e até mesmo 100% personalizado, como o de music branding, pode auxiliar para alcançar as suas metas.
Este artigo ajudará você a entender como funciona a solução Listenplay da Listenx. Uma rádio indoor completa para o seu negócio que já ajudou mais de 12 mil clientes a se destacarem. Confira!
A importância da música para o varejo
Escutar música é um hábito para a maioria das pessoas, seja enquanto estudam, trabalham, ao se deslocarem para algum local, dentre muitas outras atividades. Prova disso é que, em um estudo realizado pela HeartBeats International, para 61% dos entrevistados a música é algo muito importante para suas vidas.
De fato, experiências marcantes em nossas vidas geralmente vêm acompanhadas de uma trilha sonora. Por exemplo, a música do casamento, ou alguma melodia que represente um relacionamento, até mesmo aquela música que alguém da família gostava e sempre que você escuta se lembra dela.
Então, por que pensar que a música atuaria de forma diferente no varejo? Neste mesmo estudo, a HeartBeats afirma que a música é um excelente meio para conversar com os clientes, pois ela é capaz de conectar a marca com as emoções de quem frequenta a loja. Assim, fica muito mais fácil do consumidor se lembrar da sua marca posteriormente.
Como contra fatos não há argumentos, reunimos alguns dos dados revelados pela pesquisa e que comprovam a importância da música no varejo:
- Empresas que acertam na música da sua loja vendem 14% a mais do que aquelas que não utilizam desse recurso;
- 31% dos clientes são estimulados pela música a voltar ao estabelecimento;
- Quando gostam da música, 35% passam mais tempo na loja.
Esses dados mostram que a música influencia de forma direta o comportamento do cliente na loja. Inclusive, podemos dizer que é como um efeito em cadeia: com música agradável, o cliente tem uma boa experiência, acaba ficando mais tempo no estabelecimento e, consequentemente, comprando mais.
Quer saber mais detalhes sobre essa pesquisa? Então faça o download do nosso infográfico. Ele é totalmente gratuito!
Errei na escolha da trilha sonora, e agora?
Você está utilizando música na sua loja, mas não obteve nenhum dos bons resultados que mencionamos anteriormente? Então pode ser que você tenha escolhido a trilha sonora errada.
Da mesma forma que a música certa ajuda o cliente a ficar mais tempo no estabelecimento, comprar mais e se lembrar da marca, ao errar nessa escolha você faz com que quase metade dos clientes deixem o local sem comprar nada. Ainda, ele pode até se lembrar da sua loja, mas não com uma emoção positiva ou de uma forma boa.
Ou seja, há grandes chances dele não retornar à sua loja. E ainda pode falar mal dela e não recomendá-la para amigos e parentes. Entendeu agora porque é preciso ficar atento com o tipo de playlist que você reproduz?
Quando o assunto é música, alguns dos principais erros cometidos por gestores do varejo são:
- Escolher a trilha sonora com base no seu gosto musical ou de seus funcionários;
- Utilizar rádios convencionais ou serviços de streaming;
- Não prestar atenção ao nível de energia da playlist;
- Repetições constantes;
- Reproduzir a trilha sonora no volume errado;
- Não se preocupar com o feedback da sua equipe de vendas e de seus clientes.
Por isso, a melhor saída para não correr o risco de errar na hora de escolher a trilha sonora da sua loja é contar com a ajuda de quem entende de músicas para negócios. A Listenx possui um time de especialistas responsáveis pelas mais de 100 playlists disponíveis. Confira a seguir todos os benefícios que essa ferramenta oferece.
Listenplay: entenda como funciona e conheça os benefícios
Como você já deve imaginar, a Listenplay é um serviço da Listenx destinado para os mais diferentes ramos do varejo, desde lojas, passando por farmácias e consultórios, até restaurantes. Com ela, você poderá melhorar a experiência do cliente, permitindo que ele se conecte com a sua marca e seja fidelizado.
Confira todos os detalhes de como ela funciona e como poderá te ajudar a ter os resultados desejados.
Para quem é a Listenplay?
A Listenx desenvolveu essa ferramenta completa de marketing para ser utilizada nos diferentes ramos do varejo. Indicada para todos os segmentos, ela ajuda na ambientação do local, integração das demais estratégias de marketing, a criar um universo diferenciado e único para o consumidor, e ainda potencializa a divulgação dos seus produtos, promoções e campanhas.
O serviço ajuda aqueles gestores que não sabem qual tipo de música colocar para tocar. Sem falar que, assim também é possível resolver o problema de deixar a escolha da playlist sob responsabilidade dos funcionários.
Desta forma, você evita que eles coloquem as músicas de acordo com o seu gosto pessoal e espantem os clientes. Ou seja, é uma forma do gestor ter controle do que está tocando, mesmo sem estar na loja.
Quais playlists terei acesso?
Esse serviço é composto por mais de 100 playlists que são cuidadosamente elaboradas por profissionais especializados em músicas para negócios. Diversos pontos são considerados durante a criação de cada uma dessas playlists tais como:
- O nível energético de cada música;
- As variações dos gêneros musicais e as sensações que eles causam;
- A sofisticação do público e o segmento do mercado.
Com tudo isso de playlists você deve estar pensando em como escolher a certa, não é mesmo? Não precisa se preocupar. Ao contratar o Listenplay, o consultor da Listenx entra em contato com você para entender quem é o seu público e as suas preferências. Desta forma, ele poderá indicar as playlists que melhor se adequem ao seu negócio.
Facilitando a sua rotina com o agendamento da playlist
A Listenplay possibilita que o gestor faça o agendamento da playlist de forma fácil e rápida. Desta forma, você não precisa mais se preocupar com a programação musical, sem falar que ainda evita as repetições ao longo do dia.
Portanto, você poderá definir qual playlist tocará em determinado dia da semana e o período que ela deve tocar. Isso dá total liberdade para agendar quantas playlists você quiser, nos dias e horários que desejar.
Ao contratar o serviço, o consultor da Listenx realiza uma consultoria com o cliente e faz a primeira indicação da programação, com base no perfil do público, no segmento de atuação da loja e nas necessidades do cliente. Ou seja, você não precisa ficar experimentando diferentes playlists para saber qual melhor se adequa ao seu negócio.
Playlist sempre atualizada
Você, gestor que já possui música ambiente na sua loja, quando foi a última vez em que a playlist foi atualizada? Nunca? No ano passado? Há mais de seis meses? Então esse pode ser um dos principais motivos pelos quais a sua estratégia não está funcionando.
O ideal é que as playlists sejam atualizadas com frequência, desta forma, você sempre terá músicas que estão em evidência no momento tocando dentro do seu negócio. Ou mesmo para evitar repetições constantes, afinal, por mais que a clientela mude, os seus vendedores estarão lá, ouvindo sempre as mesmas playlists.
Isso pode deixar o ambiente monótono e resultar na desmotivação da sua equipe, o que reflete na qualidade do atendimento, produtividade e no desempenho geral do estabelecimento. A boa notícia é que com a Listenplay você não precisa se preocupar com isso, afinal, você terá as suas playlists atualizadas pelo nosso time de especialistas na frequência certa. Basta apertar o play!
Anúncios ao longo da programação musical
Claro que a música é uma ferramenta de comunicação entre a sua marca e o seu público. Mas, ter uma rádio indoor, em que você controla a programação, pode melhorar ainda mais a sua comunicação e os seus resultados. Confira o nosso e-book gratuito Comunicação para Negócios: 6 dicas de como fazer da maneira certa, e não erre mais.
A Listenplay oferece a possibilidade de incluir anúncios entre as músicas, de modo que a comunicação fique muito mais dinâmica e personalizada. Ao contratar o serviço da Listenplay você pode utilizar tanto os anúncios pré-gravados e prontos para usar como criar os seus próprios anúncios para divulgar seus produtos, promoções e campanhas e impulsionar suas vendas. Isso é possível tanto com o locutor virtual quanto profissional.
Gostou da Listenplay e de como funciona? Então confira abaixo como solicitar o seu teste gratuito e conferir todos os benefícios que ela poderá trazer para a sua loja. Além disso, você poderá conhecer a plataforma e entender como ela funciona. Não perca mais tempo, comunicação e música para negócios é com a Listenx.
Tenha a playlist ideal para melhorar o ambiente de compra e aumentar seus resultados
A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.
Com a Listenplay você terá acesso a diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios, atualizadas mensalmente e livre de repetições, criando o ambiente perfeito de compra.
Além disso, te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo e em tempo real. Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais e assistente de Inteligência Artificial para criar suas campanhas.
Aproveite o nosso período de teste grátis para melhorar a experiência dos seus clientes e divulgar todas as suas promoções no som ambiente do seu negócio, enquanto os clientes estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.
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