Por Nayara Santos em 19.10.2020

Veja como funciona o serviço de delivery para supermercado e saiba como montar um

Por Nayara Santos em 19.10.2020

Se antes a preocupação dos varejistas era oferecer comodidade para os seus clientes, depois da pandemia alguns serviços passaram a ser essenciais para a sobrevivência do seu negócio. Um bom exemplo disso é o serviço de delivery para supermercado.

Como muitas pessoas estão evitando sair de casa, ou mesmo optando por não se expor a riscos desnecessários, é importantíssimo que os gestores de supermercado se adaptem e montam um serviço de delivery. 

Neste artigo vamos te explicar como funciona o serviço de delivery para supermercado e ainda te dar algumas dicas valiosas para montar um. Vamos lá?

Passo-a-passo para um delivery para supermercado que funcione

Se você, gestor de supermercado, está pensando em oferecer o serviço de delivery para os seus clientes, é importante planejar bem para não ter problemas. Afinal de contas, prestar um serviço de qualidade, será um diferencial no seu supermercado. Por outro lado, se o serviço tiver falhas, poderá afastar os clientes do seu negócio.

Veja a seguir qual é o passo-a-passo para montar um delivery que funciona.

1. Avalie o funcionamento da sua loja

Quando uma empresa oferece delivery o cliente espera receber os itens em bom estado, dentro do prazo informado e sem contratempos. Por isso, antes de oferecer o serviço de delivery para os seus clientes é preciso ter certeza de que todos os processos do seu supermercado estejam funcionando bem.

Dito isso, o primeiro passo para montar um delivery de supermercado é avaliar se a gestão de estoque está funcionando adequadamente e se a reposição de itens nas prateleiras está sendo feita. Caso algum problema seja percebido, é imprescindível que ele seja sanado antes de começar o seu delivery. Desta forma você evita oferecer ao seu cliente um produto que não esteja disponível.

2. Monte a sua loja virtual

Geralmente, o cliente que solicita delivery de produtos faz as compras através de uma loja virtual ou de um aplicativo. Por isso, você precisará montar uma estrutura de e-commerce para atender essa demanda.

É importante mencionar que a gestão de um e-commerce é bem diferente da gestão de uma loja física. Entretanto, alguns pontos são igualmente importantes, como:

  • Organização do site: os itens devem ser separados por setores para facilitar o cliente de encontrar o que procura;
  • Experiência do cliente: oferecer uma boa experiência de compra, com um site que tenha uma boa navegabilidade, facilidade na hora de fazer o checkout e cadastro.

Ainda, é durante esta etapa que você deverá definir quais serão as formas de pagamento. Ela pode estar disponível no próprio site, através de cartão de crédito ou boleto. Caso prefira, você também poderá oferecer ao cliente a possibilidade de pagar pelas compras no momento em que ele recebe os produtos.

3. Tenha profissionais treinados

Outra recomendação que é importante para que o serviço de delivery de supermercado funcione bem é ter uma equipe exclusiva e bem treinada. 

Essa equipe pode ser formada por uma pessoa que seja responsável por receber os pedidos, organizá-los e planejar a logística da entrega. Provavelmente no início a demanda será pequena, o que não exigirá um número grande de pessoas para executar a tarefa. Conforme a demanda aumentar, você deve considerar aumentar o número de pessoas envolvidas.

O treinamento também é essencial já que alguns cuidados devem ser tomados na hora de separar os produtos que serão enviados para o cliente. Lembre-se que itens de geladeira e congelados devem ser acondicionados em recipientes adequados, que produtos de limpeza devem ser separados dos demais e que os produtos devem chegar em bom estado para o cliente.

A entrega também é um ponto importantíssimo, já que pode exigir carros ou caminhões especiais. Se possível, contrate uma empresa especializada nesse tipo de entrega. Lembrando sempre que a higiene deve ser mantida durante todo o processo de entrega.

4. Faça uma boa gestão de estoque

Ter uma boa gestão de estoque é um dos pontos-chave para o bom funcionamento do serviço de delivery de um supermercado. Afinal de contas, o cliente terá acesso às informações disponíveis na sua loja virtual ou no aplicativo, imaginando que se o produto pode ser visualizado ele está disponível em estoque.

Para facilitar esse controle, você pode integrar o controle de estoque com a sua loja virtual, desta forma as baixas são feitas automaticamente e você não correrá o risco de oferecer um produto que não tem. Já que é bem desagradável você comprar um item e não recebê-lo ou receber algo em troca que você não queria.

Além disso, a boa gestão de estoque inclui também saber quais itens possuem datas de vencimento próxima, permitindo a realização de promoções para vendê-los e prevenir perdas. Ou mesmo quais os itens mais procurados, ou que estão acabando e que devem ser comprados.

5. Mantenha a comunicação com o seu cliente

Lembre-se que o foco principal e a razão de existir do seu negócio são os seus clientes. Ser capaz de oferecer o que o seu cliente procura, bem como proporcionar um atendimento de qualidade e uma boa experiência de compra são fundamentais para conseguir fidelizar e atrair novos clientes para o seu supermercado.

Para isso, é importante manter um canal de comunicação aberto e ouvir o que o cliente tem a dizer. Por isso, antes de começar a investir em um delivery para supermercado, que tal perguntar aos seus clientes o que eles acham disso e se eles usariam o serviço?

Depois de começar a oferecer o serviço, pergunte aos clientes que utilizaram o que eles acharam e o que poderia ser melhorado. Avaliar as respostas fria e objetivamente irão te auxiliar a oferecer serviços cada vez melhores e a sair na frente da concorrência.

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