Existem diversas ferramentas que podem auxiliar no aumento das vendas do supermercado e a ponta de gôndola é uma delas. Como é um local de destaque e que é facilmente visualizado pelos clientes, ela permite que você dê um maior destaque aos produtos conforme a estratégia que você esteja utilizando.
Se você ainda não investe nesse importante local do seu supermercado e está à procura de novas formas de melhorar as suas vendas, então confira o nosso artigo. Nele você vai saber o que é a ponta de gôndola e, porque você deve investir nela, e ainda daremos algumas dicas de como aproveitá-las para aumentar os seus lucros. Boa leitura!
O que é a ponta de gôndola de supermercado e por que investir nela?
A ponta de gôndola do supermercado são prateleiras adicionadas ao final das gôndolas e que ficam viradas para os corredores principais do supermercado. Elas possuem uma posição estratégica já que, geralmente, estão dispostas em locais com grande fluxo de pessoas. Ou seja, os produtos que são expostos ali ficam muito mais visíveis do que os expostos nos corredores. Por isso, elas podem ser utilizadas para aumentar as vendas em diferentes estratégias.
Além disso, muitas vezes os clientes reconhecem o que está sendo exposto nos corredores graças às pontas de gôndola. Ou seja, você ainda consegue atrair o cliente para setores que talvez ele não fosse passar.
Dito isso, é evidente que saber como organizar e como dar o devido destaque às pontas de gôndola é essencial para aumentar as vendas do supermercado. Confira a seguir a nossa lista de como fazer isso.
1. Escolha o produto certo
Tudo começa com a escolha dos produtos certos para colocar na ponta de gôndola do supermercado. Não há uma receita e nem uma recomendação geral, tudo vai depender dos seus objetivos. Apesar disso, o local deve ser reservado aos produtos para os quais você quer que o cliente veja.
Assim como nas demais prateleiras, é importante manter uma certa organização na ponta de gôndola. Por isso, uma das dicas é evitar expor muitos produtos diferentes ao mesmo tempo. Como as prateleiras são relativamente pequenas, se você colocar muitos itens pode dar a impressão de desorganização e dificultar que o cliente encontre o que procura.
O ideal é que você escolha um único produto, o mesmo produto com sabores e/ou aromas diferentes, ou então produtos da mesma marca. Por exemplo, você pode expor as diferentes variedades de chocolate de uma determinada marca: ao leite, meio amargo, 70% cacau, 80% cacau, com avelã, com castanhas, branco, com pedaços de frutas, e assim por diante.
Nos próximos itens, falaremos de algumas opções de uso específico para as pontas de gôndola de supermercado.
2. Invista na decoração
Por mais que a ponta de gôndola de supermercado seja um local de grande visibilidade, você pode chamar ainda mais a atenção dos clientes através da decoração. O importante, é alinhar a decoração com o produto exposto.
Provavelmente, uma das formas mais fáceis de fazer isso é através de parcerias com fornecedores. Assim, você consegue banners, totens e qualquer outro item decorativo que vá beneficiar o seu supermercado e o fabricante do produto. É importante apenas tomar cuidado para não fazer a decoração com algo muito grande e que atrapalhe a circulação dos clientes.
3. Rotatividade de produtos
Ter itens parados no estoque é absolutamente comum em todo supermercado. Afinal de contas, você pode acabar comprando mais unidades de um produto que acha interessante, mas que não foi tão atrativo para os seus clientes. O mais importante é conseguir reconhecer quais são esses produtos e adotar medidas para evitar perdas por vencimento. Confira o nosso artigo Controle de estoque em supermercado: veja 12 dicas de como fazer.
Assim, utilizar a ponta de gôndola para expor esses produtos pode ser uma boa alternativa para fazer a rotatividade de itens. Quer aumentar ainda mais as chances de vender esses itens? Então capriche na decoração e faça uma promoção atrativa.
4. Aumente a visibilidade dos produtos em promoção
Você sempre prepara o jornal de ofertas de supermercado, divulga as promoções nas suas redes sociais e mesmo assim não está conseguindo vender o quanto gostaria? Então você pode passar a colocar alguns produtos em promoção nas pontas de gôndola.
Inclusive, você pode adotar essa estratégia como uma característica do seu supermercado. Por exemplo, deixando nas pontas de gôndola os produtos daquela seção que estão em promoção. Assim, o cliente fidelizado vai saber exatamente onde procurar para encontrar bons preços. Isso melhora, e muito, a experiência de compra do cliente.
5. Ponta de gôndola de supermercado e o cross-selling
O cross-selling é uma prática em que você posiciona estrategicamente produtos complementares próximos uns dos outros. Como quando você está comprando em um site e há uma sugestão que geralmente aparece como “recomendado para você” ou “outros clientes também compraram”. Para ficar mais fácil de entender, basta pensar no corredor que vende molho de tomate, você também vai encontrar macarrão, massa para lasanha e queijo ralado.
Essa é uma estratégia que você pode adotar no supermercado utilizando as pontas de gôndola para impulsionar as suas vendas e, inclusive, aumentar o ticket médio do cliente. Para saber quais itens colocar próximos uns dos outros é preciso analisar o perfil de compra dos clientes, e ver quais são os itens que eles geralmente compram juntos.
Combinação de estratégias, melhor forma de impulsionar as vendas
Aumentar as vendas e conquistar bons números continuamente é o sonho de todo dono ou gestor de supermercado. Entretanto, para conseguir obter bons resultados é preciso estar constantemente investindo em estratégias de marketing para atrair novos clientes e fidelizar aqueles que já conhecem o supermercado.
Neste artigo você leu como utilizar a ponta de gôndola de supermercado ao seu favor, mas essa é apenas uma das ações que podem ser utilizadas na busca pelos lucros. Existem outras formas de convencer o cliente a comprar mais e de fazer com que ele volte ao seu estabelecimento.
Como nem todas as estratégias irão funcionar para todos os públicos e todas possuem vantagens e desvantagens, você pode combiná-las, tornando a divulgação de produtos mais eficiente. Por exemplo, uma excelente forma de fazer isso é através da rádio personalizada para supermercado.
Essa estratégia é bastante versátil e pode ser utilizada com diferentes objetivos. Através da música você torna o ambiente mais agradável e faz com que cliente passe mais tempo no supermercado e acabe comprando mais. É possível incluir spots ao longo da programação com anúncios de promoções e ofertas relâmpago que podem ser ouvidos por todos os clientes que estão na loja. Além disso, esses spots podem ser utilizados para auxiliar na gestão do supermercado, com anúncios de horário de fechamento de caixa, placas de carros no estacionamento, cuidados durante as compras e muito mais.
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