O jingle de supermercado é uma forma de publicidade que ajuda o cliente a lembrar da sua loja. Para entender como isso é possível, basta pensar nas peças publicitárias que veiculavam no rádio e na TV na sua infância, e você provavelmente vai se lembrar de algumas dessas músicas.
Como tudo o que você quer é ser lembrado pelos consumidores no momento da compra, ter um jingle pode ser uma boa opção. Entretanto, criar um jingle pode não ser uma tarefa tão simples e deve ser feito por profissionais. De qualquer forma, é preciso entender como um jingle funciona e conhecer outros para poder se inspirar e criar o seu. Por isso, criamos este artigo com algumas ideias para você se inspirar. Confira!
O que é um Jingle?
Um jingle nada mais é do que uma publicidade cantada, com melodia e letra que refletem a personalidade da marca. Como a maioria das pessoas tem mais facilidade de lembrar de uma música do que de texto, o jingle é uma importante ferramenta que os varejistas têm para serem lembrados pelos consumidores.
Além disso, o jingle também facilita a criação de empatia entre a marca e as pessoas. Aliás, esse é o principal motivo pelo qual você ainda consegue lembrar de diferentes jingles da sua infância.
Apesar de alguns especialistas afirmarem que os jingles estão fora de moda e devem ser evitados em campanhas publicitárias, essa não é exatamente a realidade encontrada no mercado. Como os jingles são canções planejadas, que possuem letra, acorde e melodia feitos exclusivamente para aquela empresa. Portanto, ele é capaz de conversar diretamente com o público-alvo da marca.
Justamente por esse motivo, os jingles devem ser produzidos por profissionais especializados, tais como cantores, compositores, músicos, locutores, arranjadores, técnicos de som, dentre outros. Claro que essa produção envolve um custo, que vai depender de quantos profissionais você precisará para fazer e gravar o jingle. Portanto, leve isso em consideração durante o planejamento dessa estratégia.
Jingles de supermercado para se inspirar
Mas será que também é possível utilizar o jingle para atrair os consumidores para o supermercado? A resposta é um sonoro sim. Isso mesmo, você também pode utilizar essa estratégia para fazer com que os clientes lembrem sempre do seu supermercado. Ainda, vale a pena mencionar que, você poderá preparar um jingle para o supermercado para ser veiculado apenas na sua loja. Estratégia interessantíssima para as lojas que possuem uma rádio interna personalizada.
Por mais que os jingles de supermercado devam ser também feitos por profissionais, você pode auxiliá-los levando algumas ideias para que eles possam desenvolver um jingle perfeito para o seu negócio. Assim, trouxemos algumas ideias para você se inspirar para fazer o seu jingle. Esses jingles não são apenas de supermercado, mas sim de diferentes produtos e que fizeram um grande sucesso. São eles:
Danoninho – Batavo
Aquele famoso jingle do Danoninho, da Batavo, que começava com “Me dá, me dá, me dá”, provavelmente fez parte da infância de muitos gestores de supermercado hoje em dia. Neste caso, o jingle fala de todas as vitaminas, lipídios, protídios e glicídios, que o produto tem. Ou seja, conta porque o produto é bom e o que os clientes terão de nutrientes ao consumir o produto.
Guaraná Antarctica
O jingle do Guaraná Antarctica ficou muito conhecido principalmente entre os amantes de pipoca. A campanha era veiculada na televisão no final do domingo, dia em que muitas pessoas optam por fazer refeições mais simples ou simplesmente comer um lanche, no caso, pipoca. Esse, inclusive, foi considerado um dos mais marcantes jingles do país nos anos 90.
Guaraná Dolly
Ainda falando de bebidas, temos também o jingle da campanha publicitária do Guaraná Dolly que também fez bastante sucesso e até hoje muitas pessoas lembram. Neste caso, além de falar sobre a qualidade do produto ele ainda ressalta a característica de que esse é um produto nacional. Assim como o guaraná, uma fruta encontrada no Brasil.
Big Mac – McDonalds
Um dos lanches mais pedidos do McDonalds é o Big Mac. O tal sanduíche é tão procurado que a rede de fast food até criou um dia em que toda a renda obtida com a venda dele é revertida para programas sociais.
Um dos jingles mais simples e conhecidos do mundo publicitário simplesmente descreve o que o lanche tem: “Dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola e picles num pão com gergelim. É Big Mac, é Big Mac!”
Lápis Faber Castell
Já no caso dos lápis da Faber Castell o jingle foi um pouco diferente. Isso porque, na verdade, ele usou uma conhecida música da MPB, “Aquarela” de Toquinho e Vinícius, e compôs a campanha com desenhos que iam aparecendo na tela, conforme a música descrevia. Muitas pessoas acabam tendo uma grande sensação de nostalgia quando escutam essa música e lembram da propaganda veiculada em 1983 até os dias atuais.
Leite Parmalat
Provavelmente você lembra do comercial de Leite Parmalat com as crianças vestidas de diferentes animais, certo? Essa campanha publicitária ficou muito conhecida no Brasil nos anos 90. Um dos motivos que o jingle fez tanto sucesso também se deve à campanha de brindes que a Parmalat lançou. Nela, os clientes que compravam uma determinada quantidade do produto poderiam escolher entre os diferentes bichinhos de pelúcia da propaganda.
Aliás, essa é uma ótima ideia de combinação que você pode fazer com o jingle do supermercado e ao mesmo tempo fazer alguma distribuição de brindes para os seus clientes. Podendo também ser uma forma de incentivar os clientes a fazerem parte do programa de fidelidade, premiando apenas esses clientes.
Até agora, você conheceu um pouco mais sobre o jingle de supermercado, e ainda trouxemos algumas ideias de jingles bem sucedidos para você se inspirar para o seu negócio. Que tal então conferir a nossa próxima dica para veicular o seu jingle sem preocupação ou burocracia? Vem com a gente então!
Rádio indoor para supermercado: criando a sua identidade
A ideia de ter um jingle para supermercado é bastante interessante. Afinal, é possível transmitir os diferenciais do seu negócio em um formato que facilite o cliente a lembrar dele. Entretanto, os estabelecimentos que optam por esse formato de campanha de marketing precisam investir também na divulgação dele, o que nem sempre é barato.
Mas, e se a gente disser que é possível divulgar o seu jingle sem precisar gastar muito? Isso mesmo, que você ouviu, com a estratégia certa você consegue divulgar o seu estabelecimento de forma rápida, segura e barata. Estamos falando na rádio indoor personalizada para supermercados.
Anúncios personalizados, a maneira mais rápida de se comunicar com o cliente
Quando você tem uma rádio personalizada no supermercado você consegue gravar anúncios e reproduzi-los quase que na mesma hora na sua loja. Isso permite não apenas a reprodução do jingle, mas também que você tenha um canal de comunicação com o cliente à sua disposição. Essa é uma ferramenta muito versátil que pode ser utilizada para:
- Divulgar ofertas
- Convidar o cliente para a inauguração de uma loja nova;
- Informar sobre o horário de funcionamento durante feriados;
- Avisar o cliente do horário de fechamento do caixa;
- Quando tiver pão fresquinho na padaria;
- Regras para participação de sorteios;
- Distribuição de brindes;
Basta decidir o que será comunicado ao cliente, gravar o anúncio e reproduzi-lo praticamente na mesma hora. Ainda, se quiser que os anúncios sejam gravados por locutores profissionais, você precisará esperar apenas alguns dias.
Tudo isso é possível com a Listenx, empresa especializada em music branding e que oferece um produto exclusivo para supermercado, o Listenplay Supermarket. A seguir falaremos mais sobre ele.
Música para melhorar a experiência do cliente
Sem dúvida alguma a personalização de anúncios é uma das grandes vantagens da rádio personalizada para supermercado, mas ela está longe de ser a única. A rádio também permite que você tenha uma playlist exclusiva para o seu estabelecimento.
Com uma playlist adequada é possível transformar a experiência de compras do cliente e influenciar o seu comportamento. Afinal, a música consegue deixar a pessoa mais calma, mais agitada ou mais animada e isso irá se refletir nos resultados da sua loja.
Ou seja, escolher a trilha sonora adequada pode fazer com que você aumente as vendas, já que o cliente tende a passar mais tempo em um ambiente agradável, dando mais tempo para conferir os produtos com mais calma e comprar mais. Ainda, você também consegue ficar na mente dos clientes, que tendem a lembrar de marcas que reproduzem músicas que combinam com o seu estilo.
Confira o nosso Guia completo para montar a playlist certa para o meu negócio e comece a encantar os clientes.
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