Por Nayara Santos em 11.01.2022

Jingle de Supermercado: se inspire em nossas ideias

Por Nayara Santos em 11.01.2022

O jingle de supermercado é uma forma de publicidade que ajuda o cliente a lembrar da sua loja. Para entender como isso é possível, basta pensar nas peças publicitárias que veiculavam no rádio e na TV na sua infância, e você provavelmente vai se lembrar de algumas dessas músicas. 

Como tudo o que você quer é ser lembrado pelos consumidores no momento da compra, ter um jingle pode ser uma boa opção. Entretanto, criar um jingle pode não ser uma tarefa tão simples e deve ser feito por profissionais. De qualquer forma, é preciso entender como um jingle funciona e conhecer outros para poder se inspirar e criar o seu. Por isso, criamos este artigo com algumas ideias para você se inspirar. Confira!

O que é um Jingle?

Um jingle nada mais é do que uma publicidade cantada, com melodia e letra que refletem a personalidade da marca. Como a maioria das pessoas tem mais facilidade de lembrar de uma música do que de texto, o jingle é uma importante ferramenta que os varejistas têm para serem lembrados pelos consumidores.

Além disso, o jingle também facilita a criação de empatia entre a marca e as pessoas. Aliás, esse é o principal motivo pelo qual você ainda consegue lembrar de diferentes jingles da sua infância.

Apesar de alguns especialistas afirmarem que os jingles estão fora de moda e devem ser evitados em campanhas publicitárias, essa não é exatamente a realidade encontrada no mercado. Como os jingles são canções planejadas, que possuem letra, acorde e melodia feitos exclusivamente para aquela empresa. Portanto, ele é capaz de conversar diretamente com o público-alvo da marca. 

Justamente por esse motivo, os jingles devem ser produzidos por profissionais especializados, tais como cantores, compositores, músicos, locutores, arranjadores, técnicos de som, dentre outros. Claro que essa produção envolve um custo, que vai depender de quantos profissionais você precisará para fazer e gravar o jingle. Portanto, leve isso em consideração durante o planejamento dessa estratégia.

Jingles de supermercado para se inspirar

Mas será que também é possível utilizar o jingle para atrair os consumidores para o supermercado? A resposta é um sonoro sim. Isso mesmo, você também pode utilizar essa estratégia para fazer com que os clientes lembrem sempre do seu supermercado. Ainda, vale a pena mencionar que, você poderá preparar um jingle para o supermercado para ser veiculado apenas na sua loja. Estratégia interessantíssima para as lojas que possuem uma rádio interna personalizada.

Por mais que os jingles de supermercado devam ser também feitos por profissionais, você pode auxiliá-los levando algumas ideias para que eles possam desenvolver um jingle perfeito para o seu negócio. Assim, trouxemos algumas ideias para você se inspirar para fazer o seu jingle. Esses jingles não são apenas de supermercado, mas sim de diferentes produtos e que fizeram um grande sucesso. São eles:

Danoninho – Batavo

Aquele famoso jingle do Danoninho, da Batavo, que começava com “Me dá, me dá, me dá”, provavelmente fez parte da infância de muitos gestores de supermercado hoje em dia. Neste caso, o jingle fala de todas as vitaminas, lipídios, protídios e glicídios, que o produto tem. Ou seja, conta porque o produto é bom e o que os clientes terão de nutrientes ao consumir o produto.

Guaraná Antarctica

O jingle do Guaraná Antarctica ficou muito conhecido principalmente entre os amantes de pipoca. A campanha era veiculada na televisão no final do domingo, dia em que muitas pessoas optam por fazer refeições mais simples ou simplesmente comer um lanche, no caso, pipoca. Esse, inclusive, foi considerado um dos mais marcantes jingles do país nos anos 90.

Guaraná Dolly

Ainda falando de bebidas, temos também o jingle da campanha publicitária do Guaraná Dolly que também fez bastante sucesso e até hoje muitas pessoas lembram. Neste caso, além de falar sobre a qualidade do produto ele ainda ressalta a característica de que esse é um produto nacional. Assim como o guaraná, uma fruta encontrada no Brasil.

Big Mac – McDonalds

Um dos lanches mais pedidos do McDonalds é o Big Mac. O tal sanduíche é tão procurado que a rede de fast food até criou um dia em que toda a renda obtida com a venda dele é revertida para programas sociais.


Um dos jingles mais simples e conhecidos do mundo publicitário simplesmente descreve o que o lanche tem: “Dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola e picles num pão com gergelim. É Big Mac, é Big Mac!”

Lápis Faber Castell

Já no caso dos lápis da Faber Castell o jingle foi um pouco diferente. Isso porque, na verdade, ele usou uma conhecida música da MPB, “Aquarela” de Toquinho e Vinícius, e compôs a campanha com desenhos que iam aparecendo na tela, conforme a música descrevia. Muitas pessoas acabam tendo uma grande sensação de nostalgia quando escutam essa música e lembram da propaganda veiculada em 1983 até os dias atuais.

Leite Parmalat

Provavelmente você lembra do comercial de Leite Parmalat com as crianças vestidas de diferentes animais, certo? Essa campanha publicitária ficou muito conhecida no Brasil nos anos 90. Um dos motivos que o jingle fez tanto sucesso também se deve à campanha de brindes que a Parmalat lançou. Nela, os clientes que compravam uma determinada quantidade do produto poderiam escolher entre os diferentes bichinhos de pelúcia da propaganda.

Aliás, essa é uma ótima ideia de combinação que você pode fazer com o jingle do supermercado e ao mesmo tempo fazer alguma distribuição de brindes para os seus clientes. Podendo também ser uma forma de incentivar os clientes a fazerem parte do programa de fidelidade, premiando apenas esses clientes.

Até agora, você conheceu um pouco mais sobre o jingle de supermercado, e ainda trouxemos algumas ideias de jingles bem sucedidos para você se inspirar para o seu negócio. Que tal então conferir a nossa próxima dica para veicular o seu jingle sem preocupação ou burocracia? Vem com a gente então!

Rádio indoor para supermercado: criando a sua identidade

A ideia de ter um jingle para supermercado é bastante interessante. Afinal, é possível transmitir os diferenciais do seu negócio em um formato que facilite o cliente a lembrar dele. Entretanto, os estabelecimentos que optam por esse formato de campanha de marketing precisam investir também na divulgação dele, o que nem sempre é barato.

Mas, e se a gente disser que é possível divulgar o seu jingle sem precisar gastar muito? Isso mesmo, que você ouviu, com a estratégia certa você consegue divulgar o seu estabelecimento de forma rápida, segura e barata. Estamos falando na rádio indoor personalizada para supermercados.

Anúncios personalizados, a maneira mais rápida de se comunicar com o cliente

Quando você tem uma rádio personalizada no supermercado você consegue gravar anúncios e reproduzi-los quase que na mesma hora na sua loja. Isso permite não apenas a reprodução do jingle, mas também que você tenha um canal de comunicação com o cliente à sua disposição. Essa é uma ferramenta muito versátil que pode ser utilizada para:

  • Divulgar ofertas
  • Convidar o cliente para a inauguração de uma loja nova;
  • Informar sobre o horário de funcionamento durante feriados;
  • Avisar o cliente do horário de fechamento do caixa;
  • Quando tiver pão fresquinho na padaria;
  • Regras para participação de sorteios;
  • Distribuição de brindes;

Basta decidir o que será comunicado ao cliente, gravar o anúncio e reproduzi-lo praticamente na mesma hora. Ainda, se quiser que os anúncios sejam gravados por locutores profissionais, você precisará esperar apenas alguns dias. 

Tudo isso é possível com a Listenx, empresa especializada em music branding e que oferece um produto exclusivo para supermercado, o Listenplay Supermarket. A seguir falaremos mais sobre ele.

Música para melhorar a experiência do cliente

Sem dúvida alguma a personalização de anúncios é uma das grandes vantagens da rádio personalizada para supermercado, mas ela está longe de ser a única. A rádio também permite que você tenha uma playlist exclusiva para o seu estabelecimento.

Com uma playlist adequada é possível transformar a experiência de compras do cliente e influenciar o seu comportamento. Afinal, a música consegue deixar a pessoa mais calma, mais agitada ou mais animada e isso irá se refletir nos resultados da sua loja.

Ou seja, escolher a trilha sonora adequada pode fazer com que você aumente as vendas, já que o cliente tende a passar mais tempo em um ambiente agradável, dando mais tempo para conferir os produtos com mais calma e comprar mais. Ainda, você também consegue ficar na mente dos clientes, que tendem a lembrar de marcas que reproduzem músicas que combinam com o seu estilo.

Confira o nosso Guia completo para montar a playlist certa para o meu negócio e comece a encantar os clientes.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Decoração de halloween no supermercado: 8 ideias de como fazer

Já escolheu qual será a decoração de Halloween do seu supermercado? Ainda dá tempo, então não precisa se preocupar. Mas, você sabe dizer o porquê é tão importante preparar a decoração da sua loja para essa data? Se ficou na dúvida, não tem problema, ao longo desse artigo você vai entender como a decoração pode…

Por Nayara Santos em 26.07.2023

Produtos vencidos no estoque: quais são as suas alternativas?

Os comerciantes de alimentos têm muito a ganhar evitando produtos vencidos no estoque. Afinal, isso representa menos desperdício, maiores lucros, melhor fluxo de caixa, clientes mais satisfeitos e fiéis, mais espaço no estoque para os produtos que realmente importam. Porém, por mais claros que sejam os benefícios, os caminhos para alcançá-los são igualmente complexos e…

Por Nayara Santos em 31.05.2022

Marketing de rede a era do supermercado virtual: saiba tudo sobre o tema

O marketing de rede, também conhecido como marketing multinível, surgiu nos Estados Unidos. A sua principal ideia é aumentar as vendas dos produtos de uma empresa, entretanto, com um modelo de negócio um pouquinho diferente do que o usualmente utilizado. Como o marketing de rede ainda é pouco conhecido no Brasil, entender como ele funciona…

Por Nayara Santos em 29.03.2022

Arrumação de gôndolas de supermercado: 12 dicas que podem ser seguidas!

Cada empreendimento conta com desafios e a arrumação de gôndolas de supermercado é uma dificuldade específica desse ramo. Isso porque esse processo trata de um trabalho fundamental para fazer com que os produtos que estão sendo vendidos sejam notados pelos compradores e até mesmo para influenciar as compras. O layout das gôndolas de um supermercado…

Por Nayara Santos em 04.08.2022

Ideias inovadoras para supermercados: 6 ideias para se destacar

Ter ideias inovadoras para supermercados pode ser a diferença entre o sucesso do seu negócio ou a constante luta pela sobrevivência. Entretanto, nem sempre é fácil ter essas ideias e conseguir se destacar da concorrência. Isso ocorre porque a impressão que temos é que as pessoas já inventaram tudo o que poderia ser inventado. Se…

Por Nayara Santos em 10.01.2022

Devolução de mercadoria em supermercado: entenda como proceder

Qual é a política de devolução de mercadorias no seu supermercado? Não tem uma política estabelecida? Analisa cada caso separadamente? Então chegou o momento de mudar isso e estabelecer uma política que os seus clientes e os seus funcionários entendam e possam seguir. Não há dúvidas de que os gestores de supermercados gostariam de não…

Por Nayara Santos em 07.03.2023

Treinamento para operador de caixa de supermercado: veja como fazer em 8 passos

 Qual o tipo de treinamento para operador de caixa você tem oferecido no seu supermercado? Ou melhor, os seus operadores possuem um treinamento específico para atendimento ao cliente? Ou esse treinamento é focado apenas em conhecer os produtos e saber operar o sistema utilizado? Se você não possui um programa de treinamento para os…

Por Nayara Santos em 22.11.2022

Projeto sustentável para supermercado: entenda a importância para o seu negócio

Promover ações de sustentabilidade no supermercado pode ser um grande desafio para os gestores. Isso porque eles estão muito mais voltados para a gestão administrativa do negócio e acabam deixando um pouco de lado os impactos ambientais da atividade. Se esse for o seu caso ou mesmo se você quiser trazer inovações, é importante preparar…

Por Nayara Santos em 10.01.2022

Avisos de supermercados: aprenda a fazer em 8 passos

A comunicação visual de um supermercado é extremamente importante para orientar clientes e funcionários. Mais do que isso, é uma oportunidade para trabalhar o marketing da loja e usar os espaços de maneira estratégica. Será que você está aproveitando todo o potencial dos avisos de supermercados? O objetivo da sinalização é chamar a atenção e…

Por Nayara Santos em 24.08.2020

Receba nossos conteúdos exclusivos