A iluminação é uma poderosa ferramenta de marketing para supermercados, ela é responsável por direcionar o olhar dos clientes. Um produto bem iluminado chama a atenção e contribui para o aumento das vendas. Além disso, um ambiente bem iluminado torna-se mais agradável e convidativo, o que estimula a permanência dos clientes na loja por mais tempo.
Para ter uma iluminação ideal para supermercados, o projeto precisa ser bem planejado e estudado, aspectos técnicos e psicológicos precisam ser levados em conta para garantir o bem-estar dos clientes e atender as normas de iluminação. Acompanhe a leitura e aprenda a fazer uma iluminação ideal para supermercados.
Tipos de iluminação para supermercados
Cada ambiente do supermercado pede um tipo de iluminação específica para valorizar os produtos expostos, e é por isso que você precisa saber quais são os tipos de iluminação que existem e como podem ser aplicadas. Confira.
Iluminação direta
Para destacar produtos que estão em promoção, na área de hortifruti, açougue, na padaria e áreas nobres como adega, essa é a iluminação ideal, pois as lâmpadas podem ser direcionadas para os itens em questão, o que irá dar destaque a eles e chamar a atenção dos clientes. Portanto, se você quer chamar a atenção para algum produto específico ou local, essa é a iluminação certa. Para utilizá-la basta ter o suporte de alguma luminária com spots.
Iluminação indireta
A iluminação indireta proporciona uma luz suave, nela as lâmpadas não aparecem. Para usar esse tipo de iluminação, deve- se ter alguma superfície como gesso para rebater o fluxo luminoso, que refletirá na superfície branca do teto e espalhará a luz pelo ambiente.
Existem dois ambientes no supermercado em que a iluminação indireta é indicada, são eles a praça de alimentação e o hall de entrada, pois ela cria um clima mais intimista e aconchegante.
Iluminação difusa
A iluminação difusa é a mais tradicional e utilizada para criar uma iluminação ideal para supermercados, pois ela garante que o ambiente seja iluminado por igual, de maneira uniforme, sem variações. A lâmpada fica localizada no centro do teto, iluminando o espaço de maneira homogênea e criando um ambiente de bem-estar e receptividade transmitindo a sensação de conforto.
Iluminação em LED
Consiste na substituição das lâmpadas comuns, por lâmpadas de LED. Essa substituição garante maior economia ao supermercado, pois as lâmpadas de LED não precisam de manutenção, além de deixarem o ambiente mais iluminado, uma vez que as lâmpadas de LED transformam 90% da energia em luz, enquanto as comuns apenas 20%.
Outros benefícios da iluminação em LED são a melhor reprodução de cores, redução de custos com energia, maior vida útil das lâmpadas, preservação dos produtos expostos e as lâmpadas não esquentam e não atraem insetos mantendo o frescor e a atratividade dos alimentos.
Você sabia que as lâmpadas comuns, fluorescentes, emitem calor e luz UV? Se você ainda não sabia, então acabou de descobrir. O calor e a luz UV são prejudiciais para as frutas, verduras e legumes interferindo na qualidade dos alimentos.
Iluminação dos corredores
Uma boa sugestão são as lâmpadas tubulares, devido à alta amplitude de luminosidade elas deixam o ambiente mais claro e criam a sensação de que o corredor é maior do que ele realmente é.
Cores quentes (2500K – 4000K)
A iluminação quente, mais amarelada, é mais utilizada em setores que necessitam de mais aconchego e comodidade, como na adega, na padaria e na bomboniere.
Cores frias (4000K-6000K)
Já em setores que necessitam de mais destaques visuais como na peixaria, hortifruti e geladeiras, é recomendado cores mais frias, mais focadas na cor super branca e branca neutra.
Como fazer um projeto de iluminação ideal para supermercados?
Você pode contar com a ajuda de um profissional para projetar a iluminação do seu supermercado, mas essa tarefa também pode ser desempenhada por você! É isso mesmo, qualquer pessoa pode desenvolver um projeto luminotécnico, não apenas os especialistas.
Antes de mais nada, você precisa analisar todos os ambientes do seu supermercado e identificar quais são as necessidades específicas de cada local ou setor, assim como seus pontos fortes e fracos.
Por exemplo, o setor de hortifruti está recebendo a iluminação ideal? São usadas lâmpadas de LED para garantir a qualidade dos alimentos? As frutas, legumes e verduras estão recebendo o destaque necessário? O ambiente está escuro? Há a presença de insetos no local? Você precisa analisar todos esses aspectos, em todos os setores, para identificar possíveis problemas com a iluminação.
Outro exemplo, agora na área da adega, a iluminação está favorecendo os produtos? O ambiente está transmitindo sofisticação? É um ambiente convidativo? Analise esses e outros aspectos para definir qual é a iluminação ideal para cada ambiente de acordo com as suas peculiaridades.
É importante lembrar que, caso você decida planejar e executar todo o projeto sozinho, será necessário muito estudo, planejamento e a busca por informações técnicas, pois existem diversas categorias, tipos e normas de iluminação e nós sabemos que não é tão simples criar uma iluminação ideal para supermercados que favoreça todos os ambientes.
Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!
A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.
Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra.
É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.
Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!