Por Nayara Santos em 18.12.2020

Iluminação ideal para supermercados: aprenda como fazer

Por Nayara Santos em 18.12.2020

A iluminação é uma poderosa ferramenta de marketing para supermercados, ela é responsável por direcionar o olhar dos clientes. Um produto bem iluminado chama a atenção e contribui para o aumento das vendas. Além disso, um ambiente bem iluminado torna-se mais agradável e convidativo, o que estimula a permanência dos clientes na loja por mais tempo. 

Para ter uma iluminação ideal para supermercados, o projeto precisa ser bem planejado e estudado, aspectos técnicos e psicológicos precisam ser levados em conta para garantir o bem-estar dos clientes e atender as normas de iluminação. Acompanhe a leitura e aprenda a fazer uma iluminação ideal para supermercados. 

Tipos de iluminação para supermercados

Cada ambiente do supermercado pede um tipo de iluminação específica para valorizar os produtos expostos, e é por isso que você precisa saber quais são os tipos de iluminação que existem e como podem ser aplicadas. Confira.

Iluminação direta

Para destacar produtos que estão em promoção, na área de hortifruti, açougue, na padaria e áreas nobres como adega, essa é a iluminação ideal, pois as lâmpadas podem ser direcionadas para os itens em questão, o que irá dar destaque a eles e chamar a atenção dos clientes. Portanto, se você quer chamar a atenção para algum produto específico ou local, essa é a iluminação certa. Para utilizá-la basta ter o suporte de alguma luminária com spots. 

Iluminação indireta

A iluminação indireta proporciona uma luz suave, nela as lâmpadas não aparecem. Para usar esse tipo de iluminação, deve- se ter alguma superfície como gesso para rebater o fluxo luminoso, que refletirá na superfície branca do teto e espalhará a luz pelo ambiente.


Existem dois ambientes no supermercado em que a iluminação indireta é indicada, são eles a praça de alimentação e o hall de entrada, pois ela cria um clima mais intimista e aconchegante. 

Iluminação difusa

A iluminação difusa é a mais tradicional e utilizada para criar uma iluminação ideal para supermercados, pois ela garante que o ambiente seja iluminado por igual, de maneira uniforme, sem variações. A lâmpada fica localizada no centro do teto, iluminando o espaço de maneira homogênea e criando um ambiente de bem-estar e receptividade transmitindo a sensação de conforto. 

Iluminação em LED

Consiste na substituição das lâmpadas comuns, por lâmpadas de LED. Essa substituição garante maior economia ao supermercado, pois as lâmpadas de LED não precisam de manutenção, além de deixarem o ambiente mais iluminado, uma vez que as lâmpadas de LED transformam 90% da energia em luz, enquanto as comuns apenas 20%. 

Outros benefícios da iluminação em LED são a melhor reprodução de cores, redução de custos com energia, maior vida útil das lâmpadas, preservação dos produtos expostos e as lâmpadas não esquentam e não atraem insetos mantendo o frescor e a atratividade dos alimentos.

Você sabia que as lâmpadas comuns, fluorescentes, emitem calor e luz UV? Se você ainda não sabia, então acabou de descobrir. O calor e a luz UV são prejudiciais para as frutas, verduras e legumes interferindo na qualidade dos alimentos.

Iluminação dos corredores

Uma boa sugestão são as lâmpadas tubulares, devido à alta amplitude de luminosidade elas deixam o ambiente mais claro e criam a sensação de que o corredor é maior do que ele realmente é. 

Cores quentes (2500K – 4000K)

A iluminação quente, mais amarelada, é mais utilizada em setores que necessitam de mais aconchego e comodidade, como na adega, na padaria e na bomboniere.

Cores frias (4000K-6000K)

Já em setores que necessitam de mais destaques visuais como na peixaria, hortifruti e geladeiras, é recomendado cores mais frias, mais focadas na cor super branca e branca neutra.

Como fazer um projeto de iluminação ideal para supermercados?

Você pode contar com a ajuda de um profissional para projetar a iluminação do seu supermercado, mas essa tarefa também pode ser desempenhada por você! É isso mesmo, qualquer pessoa pode desenvolver um projeto luminotécnico, não apenas os especialistas. 

Antes de mais nada, você precisa analisar todos os ambientes do seu supermercado e identificar quais são as necessidades específicas de cada local ou setor, assim como seus pontos fortes e fracos. 

Por exemplo, o setor de hortifruti está recebendo a iluminação ideal? São usadas lâmpadas de LED para garantir a qualidade dos alimentos? As frutas, legumes e verduras estão recebendo o destaque necessário? O ambiente está escuro? Há a presença de insetos no local? Você precisa analisar todos esses aspectos, em todos os setores, para identificar possíveis problemas com a iluminação. 

Outro exemplo, agora na área da adega, a iluminação está favorecendo os produtos? O ambiente está transmitindo sofisticação? É um ambiente convidativo? Analise esses e outros aspectos para definir qual é a iluminação ideal para cada ambiente de acordo com as suas peculiaridades. 

É importante lembrar que, caso você decida planejar e executar todo o projeto sozinho, será necessário muito estudo, planejamento e a busca por informações técnicas, pois existem diversas categorias, tipos e normas de iluminação e nós sabemos que não é tão simples criar uma iluminação ideal para supermercados que favoreça todos os ambientes. 

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Fachada de supermercado: veja como criar a ideal

O impacto visual no cliente é sempre fundamental para chamar sua atenção, principalmente quando ele não está esperando. O melhor momento para fazer isso é com a fachada de supermercado. Esse é o primeiro passo para fazer com que alguém entre na loja. Você com certeza pensou muito bem no local de instalação do seu…

Por Nayara Santos em 03.11.2021

Corredor de supermercado: saiba como melhorar a experiência dos clientes

A forma como o corredor de supermercado é organizado, disposto e apresentado para os clientes pode fazer toda a diferença durante as compras. Isso porque, locais bagunçados, sem nenhuma separação por categorias, sujo e com mercadorias faltando afastam o cliente não apenas do corredor, mas também do seu supermercado. Dito isso, é evidente que você…

Por Nayara Santos em 22.06.2021

Recebimento de mercadorias em supermercado: 5 dicas para otimizar o processo

O recebimento de mercadorias em supermercado deve ser sempre acompanhado de perto e ter um processo bem estabelecido. Assim, você consegue reduzir as perdas e diminuir a possibilidade de algum erro ocorrer durante essa importante atividade do seu supermercado. Essa é uma daquelas tarefas da gestão de supermercados que requerem padronização e comprometimento dos funcionários…

Por Nayara Santos em 09.08.2021

Exposição de cerveja em supermercado: 6 ideias para vender mais

Conhecer a forma certa de fazer a exposição de cerveja em supermercado pode fazer toda a diferença para o sucesso das vendas dos produtos desta seção. O ideal é que você organize as prateleiras de tal forma que o cliente consiga encontrar aquilo que ele procura, sem precisar perder muito tempo. Se você está sem…

Por Nayara Santos em 13.07.2021

PDV do supermercado: entenda a importância de investir no PDV

Preparar o PDV do supermercado é essencial para conseguir proporcionar um ambiente agradável, que facilite a compra e deixe o cliente se sentindo confortável enquanto faz as compras. Apesar dessa não ser a única receita para o sucesso do seu supermercado, ela é importantíssima no processo de fidelização do cliente. Dito isso, neste artigo vamos…

Por Nayara Santos em 13.07.2021

Conheça 8 Tendências de Marketing para Supermercados em 2024!

Manter-se atualizado com as tendências de marketing para supermercado em 2024 é sinônimo de sair na frente da concorrência e conquistar os clientes antes que outras marcas o façam. Por isso, se você quiser uma marca pioneira no mercado, precisa conhecer todas as novidades disponíveis. Mas, já podemos adiantar que os recursos tecnológicos que facilitam…

Por Nayara Santos em 09.10.2023

Aumente as suas vendas agora com 5 ações simples e práticas!

É natural que gestores do setor supermercadista estejam em uma busca constante por formas de aumentar as vendas do supermercado. Afinal, nem sempre é fácil encontrar formas de se destacar e fazer com que o cliente prefira a sua loja. Por isso, em um ramo tão competitivo, ficar de olho nas novidades é uma questão…

Por Nayara Santos em 03.05.2022

Como abrir um supermercado com pouco dinheiro? 7 dicas incríveis

 Você sempre quis empreender e ter o seu próprio negócio do ramo alimentício, mas não sabe como abrir um supermercado com pouco dinheiro? Nós preparamos esse conteúdo com várias dicas para te ajudar a acabar com essa dúvida e a tirar os seus planos do papel! Para iniciar um negócio com pouco dinheiro você…

Por Nayara Santos em 06.03.2023

Rádio para Supermercado: Conheça os benefícios e vantagens

 A rádio para supermercado pode ser uma excelente aliada na busca por fidelizar clientes e aumentar as suas vendas. Não é à toa que com a crescente competitividade no varejo, principalmente no ramo dos supermercados, têm feito gestores procurarem por estratégias que ajudem a diferenciar da concorrência. Estabelecimentos que possuem uma rádio própria, reproduzindo…

Por Nayara Santos em 04.08.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos