Por Nayara Santos em 05.04.2021

WhatsApp para supermercados: 5 motivos para adotar essa estratégia

Por Nayara Santos em 05.04.2021

O WhatsApp para supermercados pode ser uma boa estratégia para aumentar as vendas e fidelizar clientes. Contando ainda com uma grande vantagem, ele é gratuito. Por isso, cada vez mais, empresas de diferentes ramos do varejo vêm aderindo a esse aplicativo para ter mais sucesso. 

Se você ainda não entende como essa estratégia pode funcionar, então você está no lugar certo. Neste artigo vamos te apresentar os principais motivos para adotar mais essa ferramenta de divulgação do supermercado e fidelização de clientes. Confira!

Quais recursos utilizar no WhatsApp para supermercados?

O WhatsApp é o aplicativo mais utilizado pelos brasileiros para se comunicar. É através dele que enviamos mensagens de textos, vídeos e imagens para amigos e familiares, podendo, ainda, fazer chamadas de vídeo. Tudo isso gratuitamente, utilizando apenas os dados da internet do seu celular ou uma rede wifi.

Entretanto, quando falamos de usar o WhatsApp para supermercado estamos nos referindo ao WhatsApp Business. Esta versão é a ideal porque ela disponibiliza diversas ferramentas que não estão presentes no aplicativo de uso pessoal. Confira, a seguir, quais são as principais vantagens de se utilizar o WhatsApp para supermercados e dicas de como fazer essa estratégia funcionar.

1. Mensagem automática

A primeira ferramenta do WhatsApp Business que você poderá utilizar no seu supermercado é a de mensagem automática. Através dela é possível programar mensagens automáticas para serem enviadas a quem faz contato através do aplicativo. 

Essas mensagens podem ser de boas-vindas para quem contacta o supermercado por este canal pela primeira vez. Outro caso em que a mensagem automática pode ser útil é quando o cliente enviar alguma mensagem fora do horário de atendimento. Assim, ele saberá que não há funcionamento naquele dia ou horário e estará ciente que será preciso aguardar para ter um retorno.

2. Separar clientes utilizando diferentes etiquetas

A possibilidade de utilizar etiquetas para classificar os clientes é bastante útil em diversas ocasiões. Por exemplo, se o seu supermercado possui diferentes filiais, em bairros diferentes, você pode criar uma etiqueta para cada um deles. Assim, isso facilita o envio de material promocional diretamente para pessoas daquele bairro. Essa mesma linha de raciocínio pode ser utilizada para os clientes que fazem parte do programa de fidelidade do supermercado.

3. Criar listas de transmissão

Se você já comprou algum produto online provavelmente já teve a oportunidade de fazer parte de algum grupo de lançamento de produto. Esses grupos possuem o nome de “listas de transmissão” e são utilizados para promover algo específico para um determinado grupo de clientes.


Essas listas podem ser utilizadas para que você envie um determinado material promocional para até 256 contatos. Entretanto, para isso, é preciso que o contato do cliente esteja cadastrado no seu celular e o seu contato esteja cadastrado no celular do cliente. Assim, informe ao cliente que irá fazer parte dessa lista para que ele grave o seu número, caso contrário, ele não irá receber o material enviado.

4. Ficar de olho nas estatísticas

O WhatsApp Business permite que você acesse as estatísticas das mensagens enviadas para os seus clientes. Isso significa que você saberá quantas mensagens foram enviadas, quantas foram entregues e quantas foram lidas. 

Ou seja, essa pode ser uma ferramenta para o supermercado, já que ela permite que você entenda o que o seu público gosta e o que poderá dar mais resultados. Portanto, auxilia no planejamento estratégico de futuras ações de marketing para o supermercado.

5. Facilidade de acesso

Cada vez mais as pessoas estão em busca de conseguir se comunicar com as empresas de uma forma direta e sem precisar fazer ligações. Por isso, o WhatsApp pode ser uma ótima opção. Assim, o cliente não precisa ligar e ficar aguardando na linha para conseguir falar com alguém. Ele pode simplesmente mandar uma mensagem e aguardar pela resposta.

Dito isso, é evidente que você precisa ter tempo para conseguir responder aos clientes, ainda, é possível contratar uma pessoa que faça apenas isso ou ter um funcionário responsável por essa função. Lembre-se apenas que a pessoa precisa ter um bom treinamento para conseguir lidar com os clientes e garantir o bom atendimento também pelo WhatsApp.

WhatsApp para supermercado: cuidados para que a estratégia funcione

Sim, o WhatsApp é uma ótima ferramenta para supermercados, entretanto, é preciso ter alguns cuidados na hora de utilizá-la. Por isso, para te ajudar elencamos quais são eles:

  • Tenha um número único: por mais que seja possível utilizar tanto o WhatsApp pessoal quanto o Business com o mesmo número de celular, a recomendação é ter um número único para o supermercado. Assim, você não mistura a sua agenda pessoal com a profissional. Sem falar que você também não perde a sua privacidade e ainda torna o atendimento ao cliente mais profissional;
  • Divulgação do número: para que essa estratégia funcione é preciso que os seus clientes encontrem o número do WhatsApp do supermercado. Por isso, inclua essa informação no perfil do supermercado nas redes sociais e nos panfletos de propaganda, divulgue esse canal de comunicação através da rádio personalizada, deixe cartazes na loja informando essa possibilidade;
  • Tenha um objetivo: o WhatsApp para supermercados pode ser utilizado com diferentes objetivos, portanto, é importante que eles sejam claros. Isso permitirá que você saiba exatamente o que fazer. Por exemplo, se for manter os clientes informados das promoções, então você deverá mandar as ofertas semanalmente. Se for para aumentar o número de clientes na loja, você pode oferecer descontos exclusivos para os clientes que fazem parte de alguma lista; e assim por diante;
  • Avise o cliente do que acontecerá: na hora de conseguir o contato do cliente, é importante que ele seja informado de qual será o conteúdo daquele grupo, e quais as vantagens que ele terá ao fazer parte dele. Transparência é fundamental;
  • Responda a todas as mensagens: pode ser que as mensagens se acumulem, entretanto, é preciso que todas elas sejam respondidas e nenhum cliente seja esquecido. Lembre-se que esse pode ser um importante canal de comunicação direta e de fidelização dos clientes.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Como gerenciar um supermercado? Conheça 10 pontos importantes

Se você chegou até aqui provavelmente já deve ter se perguntado como gerenciar um supermercado. Fazer uma boa gestão é um dos grandes desafios para os donos e gestores de qualquer negócio, afinal de contas, você quer ter um empreendimento de sucesso, certo? Assim como em outras áreas, para conseguir fazer uma boa gestão existem…

Por Nayara Santos em 16.11.2020

Confira as 8 tendências para supermercados em 2024!

Se você chegou até este artigo em busca das tendências para supermercado em 2024, então você veio ao lugar certo. Conhecer quais serão as tendências para o ano que se inicia é essencial para que você consiga sair na frente da concorrência e atender às demandas dos clientes.  Sem falar que, o simples fato de…

Por Nayara Santos em 09.10.2023

Impostos no supermercado: entenda tudo sobre os tributos

Para ser um empreendedor de sucesso no Brasil existem grandes desafios que devem ser superados. Eles vão desde a burocracia e o tempo necessário para abrir um negócio, até entender o funcionamento e quais são os impostos que devem ser pagos. E isso se aplica a todas as áreas do varejo, inclusive aos supermercados. Além…

Por Nayara Santos em 22.08.2022

Marketing digital para supermercados: 11 ações para vender mais

Considerando que a tecnologia e o ambiente digital já fazem parte da rotina das pessoas e que eles transformaram a maneira como consumimos informações e marcas, é necessário que o seu negócio esteja online. Por isso, o marketing digital para supermercados é uma ferramenta que o ajudará a ter mais resultados. Conseguir o engajamento do…

Por Nayara Santos em 26.11.2020

5 ferramentas gratuitas para divulgar as ofertas do seu supermercado!

Encontrar as melhores formas de divulgar as ofertas do seu supermercado é essencial para atrair mais clientes para a sua loja e aumentar as vendas. Lembrando que, uma vez que você consiga fazer com que o cliente vá até a sua loja, outras técnicas de marketing podem ser aplicadas para fidelizá-lo. Portanto, quanto mais pessoas…

Por Nayara Santos em 09.10.2023

Quanto custa para abrir um supermercado? Saiba tudo sobre o assunto

Ter um negócio próprio é o sonho de muitos brasileiros. Como os gastos com alimentação são sempre necessários, independentemente da situação financeira do país, muitas pessoas optam por se aventurar em abrir um supermercado. Durante essa jornada, uma das primeiras perguntas que as pessoas fazem é quanto custa abrir um supermercado. Já adiantamos que essa…

Por Nayara Santos em 30.08.2022

Qual é a margem de lucro de um supermercado?

Você sabe qual é a margem de lucro de um supermercado? Certos indicadores financeiros mostram como um estabelecimento está se saindo no quesito rentabilidade. Cada lugar terá suas variáveis, mas todos podem fazer algumas contas e análises para identificar o que está indo bem e o que pode melhorar. Esse cálculo é um dos mais…

Por Nayara Santos em 22.08.2022

Como fazer ofertas em supermercado? 7 dicas práticas!

As ofertas em supermercados são cruciais para aumentar as vendas, atrair novos compradores e reter os clientes atuais. No entanto, algumas empresas não seguem um planejamento adequado antes de executar suas campanhas. O resultado é que, sem planejamento, além de não alcançar os resultados desejados, ainda podem ter prejuízos. Como a preparação para fazer ofertas…

Por Nayara Santos em 26.01.2022

Como a Listenplay ajuda o seu supermercado a vender mais

A Listenplay pode ser a rádio indoor que faltava para tornar o seu supermercado um sucesso. Afinal, o setor supermercadista é bem competitivo e se destacar pode ser um grande desafio sem as ferramentas certas. Mas, por que a Listenplay é a solução ideal para o seu supermercado? Com uma ampla seleção de playlists e…

Por Nayara Santos em 30.01.2025

Receba nossos conteúdos exclusivos