Por Nayara Santos em 05.04.2021

WhatsApp para supermercados: 5 motivos para adotar essa estratégia

Por Nayara Santos em 05.04.2021

O WhatsApp para supermercados pode ser uma boa estratégia para aumentar as vendas e fidelizar clientes. Contando ainda com uma grande vantagem, ele é gratuito. Por isso, cada vez mais, empresas de diferentes ramos do varejo vêm aderindo a esse aplicativo para ter mais sucesso. 

Se você ainda não entende como essa estratégia pode funcionar, então você está no lugar certo. Neste artigo vamos te apresentar os principais motivos para adotar mais essa ferramenta de divulgação do supermercado e fidelização de clientes. Confira!

Quais recursos utilizar no WhatsApp para supermercados?

O WhatsApp é o aplicativo mais utilizado pelos brasileiros para se comunicar. É através dele que enviamos mensagens de textos, vídeos e imagens para amigos e familiares, podendo, ainda, fazer chamadas de vídeo. Tudo isso gratuitamente, utilizando apenas os dados da internet do seu celular ou uma rede wifi.

Entretanto, quando falamos de usar o WhatsApp para supermercado estamos nos referindo ao WhatsApp Business. Esta versão é a ideal porque ela disponibiliza diversas ferramentas que não estão presentes no aplicativo de uso pessoal. Confira, a seguir, quais são as principais vantagens de se utilizar o WhatsApp para supermercados e dicas de como fazer essa estratégia funcionar.

1. Mensagem automática

A primeira ferramenta do WhatsApp Business que você poderá utilizar no seu supermercado é a de mensagem automática. Através dela é possível programar mensagens automáticas para serem enviadas a quem faz contato através do aplicativo. 

Essas mensagens podem ser de boas-vindas para quem contacta o supermercado por este canal pela primeira vez. Outro caso em que a mensagem automática pode ser útil é quando o cliente enviar alguma mensagem fora do horário de atendimento. Assim, ele saberá que não há funcionamento naquele dia ou horário e estará ciente que será preciso aguardar para ter um retorno.

2. Separar clientes utilizando diferentes etiquetas

A possibilidade de utilizar etiquetas para classificar os clientes é bastante útil em diversas ocasiões. Por exemplo, se o seu supermercado possui diferentes filiais, em bairros diferentes, você pode criar uma etiqueta para cada um deles. Assim, isso facilita o envio de material promocional diretamente para pessoas daquele bairro. Essa mesma linha de raciocínio pode ser utilizada para os clientes que fazem parte do programa de fidelidade do supermercado.

3. Criar listas de transmissão

Se você já comprou algum produto online provavelmente já teve a oportunidade de fazer parte de algum grupo de lançamento de produto. Esses grupos possuem o nome de “listas de transmissão” e são utilizados para promover algo específico para um determinado grupo de clientes.


Essas listas podem ser utilizadas para que você envie um determinado material promocional para até 256 contatos. Entretanto, para isso, é preciso que o contato do cliente esteja cadastrado no seu celular e o seu contato esteja cadastrado no celular do cliente. Assim, informe ao cliente que irá fazer parte dessa lista para que ele grave o seu número, caso contrário, ele não irá receber o material enviado.

4. Ficar de olho nas estatísticas

O WhatsApp Business permite que você acesse as estatísticas das mensagens enviadas para os seus clientes. Isso significa que você saberá quantas mensagens foram enviadas, quantas foram entregues e quantas foram lidas. 

Ou seja, essa pode ser uma ferramenta para o supermercado, já que ela permite que você entenda o que o seu público gosta e o que poderá dar mais resultados. Portanto, auxilia no planejamento estratégico de futuras ações de marketing para o supermercado.

5. Facilidade de acesso

Cada vez mais as pessoas estão em busca de conseguir se comunicar com as empresas de uma forma direta e sem precisar fazer ligações. Por isso, o WhatsApp pode ser uma ótima opção. Assim, o cliente não precisa ligar e ficar aguardando na linha para conseguir falar com alguém. Ele pode simplesmente mandar uma mensagem e aguardar pela resposta.

Dito isso, é evidente que você precisa ter tempo para conseguir responder aos clientes, ainda, é possível contratar uma pessoa que faça apenas isso ou ter um funcionário responsável por essa função. Lembre-se apenas que a pessoa precisa ter um bom treinamento para conseguir lidar com os clientes e garantir o bom atendimento também pelo WhatsApp.

WhatsApp para supermercado: cuidados para que a estratégia funcione

Sim, o WhatsApp é uma ótima ferramenta para supermercados, entretanto, é preciso ter alguns cuidados na hora de utilizá-la. Por isso, para te ajudar elencamos quais são eles:

  • Tenha um número único: por mais que seja possível utilizar tanto o WhatsApp pessoal quanto o Business com o mesmo número de celular, a recomendação é ter um número único para o supermercado. Assim, você não mistura a sua agenda pessoal com a profissional. Sem falar que você também não perde a sua privacidade e ainda torna o atendimento ao cliente mais profissional;
  • Divulgação do número: para que essa estratégia funcione é preciso que os seus clientes encontrem o número do WhatsApp do supermercado. Por isso, inclua essa informação no perfil do supermercado nas redes sociais e nos panfletos de propaganda, divulgue esse canal de comunicação através da rádio personalizada, deixe cartazes na loja informando essa possibilidade;
  • Tenha um objetivo: o WhatsApp para supermercados pode ser utilizado com diferentes objetivos, portanto, é importante que eles sejam claros. Isso permitirá que você saiba exatamente o que fazer. Por exemplo, se for manter os clientes informados das promoções, então você deverá mandar as ofertas semanalmente. Se for para aumentar o número de clientes na loja, você pode oferecer descontos exclusivos para os clientes que fazem parte de alguma lista; e assim por diante;
  • Avise o cliente do que acontecerá: na hora de conseguir o contato do cliente, é importante que ele seja informado de qual será o conteúdo daquele grupo, e quais as vantagens que ele terá ao fazer parte dele. Transparência é fundamental;
  • Responda a todas as mensagens: pode ser que as mensagens se acumulem, entretanto, é preciso que todas elas sejam respondidas e nenhum cliente seja esquecido. Lembre-se que esse pode ser um importante canal de comunicação direta e de fidelização dos clientes.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Controle de qualidade em supermercado: Conheça a importância

 O controle de qualidade em supermercado é uma etapa importante na busca de oferecer ao cliente sempre um bom produto e um bom atendimento. O controle de qualidade pode tanto estar relacionado aos processos operacionais do mercado, como também à segurança alimentar.  Quando falamos em segurança alimentar, esse controle está baseado em garantir que…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Comprador de supermercado: 5 dicas para ser o melhor

Ser um comprador de supermercado significa que você tem uma grande responsabilidade. Isso porque você será um dos principais responsáveis por manter um estoque sempre repleto de itens essenciais para o supermercado. Afinal de contas, não tem como ter um supermercado se não houverem produtos para serem vendidos. Assim, se você é um comprador de…

Por Nayara Santos em 06.10.2021

Gerente de supermercado: 7 dicas para ser o melhor

Se você chegou até aqui, provavelmente está se perguntando como ser um bom gerente de supermercado, certo? Essa dúvida pode surgir em muitas situações, tais como para quem já é gerente de loja em busca de aperfeiçoamento profissional, para aqueles funcionários que almejam um cargo de gerência, para um empreendedor ou dono de supermercado que…

Por Nayara Santos em 18.08.2022

Aprenda a criar um Cartaz de Ofertas e Aumente suas Vendas!

Os cartazes de ofertas de supermercado ainda são muito utilizados por muitos gestores. Afinal, essa ainda é uma estratégia relativamente barata e fácil de impactar o cliente e conseguir aumentar as vendas do supermercado. Entretanto, para criar um cartaz de ofertas de supermercado que realmente funcione é preciso prestar atenção a alguns detalhes. Vem com…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Quanto gasto para abrir um mercadinho? Acabe com essa dúvida agora mesmo

Responder à dúvida de quanto você irá gastar para abrir um mercadinho é um tanto quanto desafiador. Isso porque são inúmeros fatores que podem influenciar o valor necessário para o investimento inicial. Por isso, ter um bom planejamento e fazer muitas pesquisas é tão importante antes de investir qualquer quantia em um novo negócio. Neste…

Por Nayara Santos em 16.02.2021

Análise SWOT para supermercado: veja como fazer em 9 passos

 A análise SWOT para supermercado prevê a identificação e a avaliação das forças, oportunidades, fraquezas e ameaças desses estabelecimentos nos micro e macro ambientes nos quais estão inseridos. Afinal de contas, é natural que toda empresa possua os seus pontos fortes, que devem ser destacados, e os pontos fracos que devem ser melhorados. Além…

Por Nayara Santos em 17.10.2022

Furtos em supermercados: veja como evitar e não ter mais prejuízos

Não é segredo para ninguém que os furtos em supermercados são muito comuns e impactam consideravelmente os lucros do estabelecimento. Conseguir prevenir essas perdas é fundamental para que o seu supermercado tenha sucesso e seja mais competitivo. Entretanto, apenas conseguimos prevenir aquilo que conhecemos as causas, certo?  Por isso, antes de planejar ou desenvolver qualquer…

Por Nayara Santos em 16.11.2022

Qualidade no atendimento em supermercados: 8 regras do bom atendimento!

Toda pessoa quer ser bem recebida em um ambiente dedicado ao consumo. Se a experiência for agradável durante a visita, é muito provável que as chances de compra aumentem. Lembre-se disso para investir cada vez mais em práticas que garantam a qualidade no atendimento em supermercados. Clientes satisfeitos com essa etapa do relacionamento não hesitarão…

Por Nayara Santos em 10.01.2022

7 ações gratuitas de marketing para supermercado que são essenciais para o sucesso do seu negócio!

Diferentes etapas da jornada de compras do cliente requerem diferentes ações de marketing para supermercado. Por isso, é essencial mais do que uma ou duas estratégias. Afinal, quanto maior for o seu conhecimento sobre esse assunto, maiores chances você terá de conseguir aumentar as suas vendas. Pensando nisso, preparamos esse artigo com algumas dicas de…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos