Conhecer boas dicas de atendimento ao cliente em supermercado é fundamental para quem busca atrair novos consumidores e fidelizá-los. Afinal, esse atributo é um carro-chefe desse tipo de estabelecimento. Seu uso adequado garante o sucesso no varejo e permite que o negócio cresça a cada dia, trazendo satisfação aos consumidores e bons resultados aos gestores e líderes.
Se você chegou até aqui provavelmente está em busca de sugestões capazes de aprimorar seu relacionamento com a clientela. Por isso, não deixe de conferir as informações deste artigo, boa leitura!
1. Oferecer treinamentos aos colaboradores
Capacitar constantemente a sua equipe é um dos principais fatores na hora de conquistar um atendimento ao cliente de qualidade no supermercado. Afinal, por mais atualizados que eles estejam, o comportamento e as exigências dos clientes mudam constantemente. Dessa forma, é preciso reinventar o serviço de tempos em tempos.
Gestores atentos estão sempre de olho nessas mudanças e nas tendências do supermercado. Sem falar que, ao manter sua equipe alinhada, fica mais fácil conquistar os clientes e mantê-los engajados. Boas formas de treinar os colaboradores para oferecer um bom atendimento ao cliente em supermercado incluem:
- Reuniões semanais para monitorar os resultados;
- Promoção de workshops;
- Realização de eventos;
- Oferecer palestras com especialistas no assunto.
Lembre-se de que uma equipe motivada, trabalha melhor e aumenta as possibilidades de obter bons resultados.
2. Transmitir confiança
Se você não for capaz de mostrar ao cliente que ele pode confiar no seu trabalho, será muito difícil de fidelizá-lo. É importante que o cliente saiba não apenas que os produtos vendidos são de qualidade e que o serviço prestado é bom, ele precisa perceber isso nas ações promovidas e resposta aos problemas enfrentados no dia a dia. Em outras palavras, os consumidores precisam saber que podem contar com você.
Para conseguir trazer essa confiança, primeiramente você precisa demonstrar que pode resolver qualquer problema que o cliente tenha. Isso mostrará que o seu supermercado é uma empresa séria e que ele preza pela satisfação do cliente. Lembre-se que os problemas surgirão e muitas vezes você não poderá fazer nada para evitá-los, entretanto, conseguir solucioná-los fará com que o cliente veja a sua marca com outros olhos.
Além disso, você também pode conseguir aumentar a autoridade da sua marca através do marketing de conteúdo. Ou seja, levando informações que sejam relevantes e úteis para os consumidores. Assim, ele saberá que pode encontrar informações confiáveis no seu blog, redes sociais ou mesmo conversando com os seus funcionários.
3. Estar presente nas redes sociais
As redes sociais podem ser uma excelente ferramenta para que você ofereça um bom atendimento para os clientes do supermercado. Isso porque, ela te ajuda a construir um relacionamento com os seus consumidores.
Com o perfil do supermercado nas redes você consegue coletar feedbacks, entender quais mudanças precisam ser feitas para atender aos clientes, responder dúvidas, conversar com o seu público utilizando a linguagem adequada, mostrar o dia a dia do supermercado, divulgar ofertas, distribuir cupons de desconto, dentre outros.
Diversas estratégias de marketing digital são capazes de ajudar você a levar mais clientes para a sua loja. Uma vez que você consiga fazer isso, o próximo passo é oferecer ao cliente uma experiência única de compras. As ações de marketing sensorial que promovem uma ambientação da loja, ou seja, esteticamente agradável, com playlists personalizadas e organização, aumentam consideravelmente as chances de fidelização dos clientes.
Aproveite, também, o fato de diversas redes sociais estarem disponíveis. Uma simples pesquisa indicará quais são as principais usadas por seus consumidores. Com essa informação em mãos, esteja presente, converse abertamente e proponha trocas interessantes com as pessoas que se engajarem.
4. Elaborar estratégias a partir do feedback dos clientes
Não há nada mais desagradável do que não se sentir ouvido por uma marca em que ele confia. Afinal, ele está dedicando recursos diversos a ela, como tempo e dinheiro. Assim, reforçar a importância de prestar atenção aos feedbacks e colocar o que for possível em prática é uma das maiores dicas de atendimento ao cliente em supermercado.
Os comentários do seu público podem abranger diversos pontos, serviços e diferentes áreas do supermercado. Eles incluem:
- Organização do espaço;
- Higiene;
- Disposição dos produtos;
- Auxílio por parte dos colaboradores;
- Amparo de gerentes e líderes na resolução de problemas;
- Entrega;
- Qualidade dos produtos vendidos, dentre outros.
Independentemente da situação que originou o feedback se tratar de um caso isolado ou não, ele deve ser atendido. Comentários positivos também devem ganhar espaço e você devera agradecer o feedback do cliente. Agradecer a confiança e a dedicação daqueles que elogiam o estabelecimento também é benéfico na hora de fidelizar clientes.
Já os pontos que requerem melhoria, é fundamental que você avalie cuidadosamente cada um e veja quais estão gerando o maior número de reclamações. Afinal, esse pode ser um ponto crítico para a satisfação do cliente e deve ser tratado com prioridade. Certifique-se também que essa melhoria não irá comprometer a saúde financeira do seu negócio.
5. Priorizar a cortesia
A empatia é um ponto fundamental a ser considerado por quem busca boas dicas de atendimento ao cliente em supermercado. Ela é importante uma vez que, para muitos, esse ambiente representa uma parada obrigatória mensal, semanal e até mesmo diária. Nesses momentos, se deparar com sorrisos e delicadeza é um grande diferencial e faz com que a ida às compras seja sempre divertida e tranquila.
Ao saberem que serão bem atendidos e recebidos, os consumidores se sentem satisfeitos e felizes em retornar. Além disso, se abrem à possibilidade de registrar bons feedbacks e recomendar o serviço aos colegas, amigos e familiares. Em outras palavras, a cortesia é uma arma fundamental na busca por clientes felizes.
6. Invista em tecnologia
Grande parte dos serviços de atendimento podem ser automatizados. Ao utilizar de artifícios como a inteligência artificial e os chatbots, os atendentes passam a ter mais tempo na tarefa de se focarem no que realmente importa: o público. Essa gestão de recursos culmina em um ambiente melhor preparado no momento de recebê-lo, em atenção às necessidades individuais de cada cliente e em muitos outros benefícios ao estabelecimento. Alguns incluem:
- Espaço atrativo;
- Equipe engajada;
- Ambiente tranquilo;
- Funcionários atuando sem sobrecarga etc.
As inovações disponíveis para o varejo vão além de softwares que simplificam a gestão. Elas englobam soluções que facilitam e otimizam todos os pontos do supermercado, como design, música, atendimento, financeiro, estoque…. Além disso, atuam no sentido de agregar diferenciais competitivos que colocam você à frente da concorrência.
7. Alinhe ambientação e educação
Tanto os colaboradores quanto o público se beneficiam de um bom ambiente para trabalhar e comprar. Isso significa contar com o design certo e com a ambientação perfeita. Formas de conquistá-los incluem:
- Escolha as cores que melhor representem o público;
- Busque por tornar a decoração convidativa e alegre;
- Use logos e marcas amigáveis a todos os públicos;
- Invista em diversidade e representatividade na equipe;
- Use playlists personalizadas e que dão o tom certo ao espaço.
A música é uma grande aliada do bom atendimento. Ela deixa os funcionários bem-humorados e prontos para tirar qualquer dúvida e estimula o cliente a ficar por mais tempo na loja. Não deixe de aproveitar esse interessante artifício em seu estabelecimento.
Oferecer uma experiência de compras diferenciada irá encantar e fidelizar os seus clientes. Ficou interessado e quer conhecer todos os detalhes dessa estratégia, faça o download gratuito do nosso e-book Aprenda a montar uma estratégia de Marketing de Experiência para o seu negócio e revolucione o seu supermercado!
8. Crie estratégias de pós-venda
A relação da marca com o cliente não termina quando ele deixa o supermercado. Afinal, se você não conseguir ficar na mente do cliente, pode ser que ele decida comprar com o concorrente da próxima vez. Dito isso, é evidente que desenvolver estratégias de pós-venda pode ser um grande diferencial para o seu negócio.
Com essas estratégias você mostra para o cliente que ele é importante e que você está preocupado com a satisfação dele. A melhor forma de encarar o pós-venda de uma compra é como uma pré-venda de compra. Mesmo porque, se o pós-venda for ruim, as chances do cliente retornar são bem pequenas.
Algumas estratégias de pós-venda de atendimento ao cliente que você pode implementar no seu supermercado são:
- Oferecer diferentes canais de atendimento, para que o cliente possa entrar em contato com você sem dificuldades;
- Ter profissionais treinados para conversar com o cliente no pós-venda e resolver qualquer problema rapidamente;
- Ouvir o que o cliente tem a dizer através de pesquisas de satisfação ou caixa de sugestões;
- Oferecer programas de fidelidade ou cashback fazem com que o cliente queira voltar ao supermercado;
- Envio de mensagens personalizadas no aniversário do cliente e em datas comemorativas como Dia das Mães, Dia dos Pais, dentre outros;
- Oferecer descontos exclusivos para os clientes que compraram na loja.
As dicas de atendimento ao cliente em supermercado citadas são simples de serem aplicadas. Elas correspondem a um alinhamento entre o gestor, a equipe e os valores da empresa. Ao organizar cada um desses pontos, o reflexo virá na forma de uma grande vantagem competitiva e os melhores resultados possíveis.
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