Por Nayara Santos em 11.01.2022

8 dicas de atendimento ao cliente em supermercado: saiba quais são e saia na frente!

Por Nayara Santos em 11.01.2022

Conhecer boas dicas de atendimento ao cliente em supermercado é fundamental para quem busca atrair novos consumidores e fidelizá-los. Afinal, esse atributo é um carro-chefe desse tipo de estabelecimento. Seu uso adequado garante o sucesso no varejo e permite que o negócio cresça a cada dia, trazendo satisfação aos consumidores e bons resultados aos gestores e líderes.

Se você chegou até aqui provavelmente está em busca de sugestões capazes de aprimorar seu relacionamento com a clientela. Por isso, não deixe de conferir as informações deste artigo, boa leitura!

1. Oferecer treinamentos aos colaboradores

Capacitar constantemente a sua equipe é um dos principais fatores na hora de conquistar um atendimento ao cliente de qualidade no supermercado. Afinal, por mais atualizados que eles estejam, o comportamento e as exigências dos clientes mudam constantemente. Dessa forma, é preciso reinventar o serviço de tempos em tempos.

Gestores atentos estão sempre de olho nessas mudanças e nas tendências do supermercado. Sem falar que, ao manter sua equipe alinhada, fica mais fácil conquistar os clientes e mantê-los engajados. Boas formas de treinar os colaboradores para oferecer um bom atendimento ao cliente em supermercado incluem:

  • Reuniões semanais para monitorar os resultados;
  • Promoção de workshops;
  • Realização de eventos;
  • Oferecer palestras com especialistas no assunto.

Lembre-se de que uma equipe motivada, trabalha melhor e aumenta as possibilidades de obter bons resultados.

2. Transmitir confiança

Se você não for capaz de mostrar ao cliente que ele pode confiar no seu trabalho, será muito difícil de fidelizá-lo. É importante que o cliente saiba não apenas que os produtos vendidos são de qualidade e que o serviço prestado é bom, ele precisa perceber isso nas ações promovidas e resposta aos problemas enfrentados no dia a dia. Em outras palavras, os consumidores precisam saber que podem contar com você.

Para conseguir trazer essa confiança, primeiramente você precisa demonstrar que pode resolver qualquer problema que o cliente tenha. Isso mostrará que o seu supermercado é uma empresa séria e que ele preza pela satisfação do cliente. Lembre-se que os problemas surgirão e muitas vezes você não poderá fazer nada para evitá-los, entretanto, conseguir solucioná-los fará com que o cliente veja a sua marca com outros olhos.

Além disso, você também pode conseguir aumentar a autoridade da sua marca através do marketing de conteúdo. Ou seja, levando informações que sejam relevantes e úteis para os consumidores. Assim, ele saberá que pode encontrar informações confiáveis no seu blog, redes sociais ou mesmo conversando com os seus funcionários.

3. Estar presente nas redes sociais

As redes sociais podem ser uma excelente ferramenta para que você ofereça um bom atendimento para os clientes do supermercado. Isso porque, ela te ajuda a construir um relacionamento com os seus consumidores.

Com o perfil do supermercado nas redes você consegue coletar feedbacks, entender quais mudanças precisam ser feitas para atender aos clientes, responder dúvidas, conversar com o seu público utilizando a linguagem adequada, mostrar o dia a dia do supermercado, divulgar ofertas, distribuir cupons de desconto, dentre outros.

Diversas estratégias de marketing digital são capazes de ajudar você a levar mais clientes para a sua loja. Uma vez que você consiga fazer isso, o próximo passo é oferecer ao cliente uma experiência única de compras. As ações de marketing sensorial que promovem uma ambientação da loja, ou seja, esteticamente agradável, com playlists personalizadas e organização, aumentam consideravelmente as chances de fidelização dos clientes.

Aproveite, também, o fato de diversas redes sociais estarem disponíveis. Uma simples pesquisa indicará quais são as principais usadas por seus consumidores. Com essa informação em mãos, esteja presente, converse abertamente e proponha trocas interessantes com as pessoas que se engajarem.

4. Elaborar estratégias a partir do feedback dos clientes

Não há nada mais desagradável do que não se sentir ouvido por uma marca em que ele confia. Afinal, ele está dedicando recursos diversos a ela, como tempo e dinheiro. Assim, reforçar a importância de prestar atenção aos feedbacks e colocar o que for possível em prática é uma das maiores dicas de atendimento ao cliente em supermercado. 

Os comentários do seu público podem abranger diversos pontos, serviços e diferentes áreas do supermercado. Eles incluem:

  • Organização do espaço;
  • Higiene;
  • Disposição dos produtos;
  • Auxílio por parte dos colaboradores;
  • Amparo de gerentes e líderes na resolução de problemas;
  • Entrega;
  • Qualidade dos produtos vendidos, dentre outros.

Independentemente da situação que originou o feedback se tratar de um caso isolado ou não, ele deve ser atendido. Comentários positivos também devem ganhar espaço e você devera agradecer o feedback do cliente. Agradecer a confiança e a dedicação daqueles que elogiam o estabelecimento também é benéfico na hora de fidelizar clientes.

Já os pontos que requerem melhoria, é fundamental que você avalie cuidadosamente cada um e veja quais estão gerando o maior número de reclamações. Afinal, esse pode ser um ponto crítico para a satisfação do cliente e deve ser tratado com prioridade. Certifique-se também que essa melhoria não irá comprometer a saúde financeira do seu negócio.

5. Priorizar a cortesia

A empatia é um ponto fundamental a ser considerado por quem busca boas dicas de atendimento ao cliente em supermercado. Ela é importante uma vez que, para muitos, esse ambiente representa uma parada obrigatória mensal, semanal e até mesmo diária. Nesses momentos, se deparar com sorrisos e delicadeza é um grande diferencial e faz com que a ida às compras seja sempre divertida e tranquila.

Ao saberem que serão bem atendidos e recebidos, os consumidores se sentem satisfeitos e felizes em retornar. Além disso, se abrem à possibilidade de registrar bons feedbacks e recomendar o serviço aos colegas, amigos e familiares. Em outras palavras, a cortesia é uma arma fundamental na busca por clientes felizes.

6. Invista em tecnologia

Grande parte dos serviços de atendimento podem ser automatizados. Ao utilizar de artifícios como a inteligência artificial e os chatbots, os atendentes passam a ter mais tempo na tarefa de se focarem no que realmente importa: o público. Essa gestão de recursos culmina em um ambiente melhor preparado no momento de recebê-lo, em atenção às necessidades individuais de cada cliente e em muitos outros benefícios ao estabelecimento. Alguns incluem:

  • Espaço atrativo;
  • Equipe engajada;
  • Ambiente tranquilo;
  • Funcionários atuando sem sobrecarga etc.

As inovações disponíveis para o varejo vão além de softwares que simplificam a gestão. Elas englobam soluções que facilitam e otimizam todos os pontos do supermercado, como design, música, atendimento, financeiro, estoque…. Além disso, atuam no sentido de agregar diferenciais competitivos que colocam você à frente da concorrência.

7. Alinhe ambientação e educação

Tanto os colaboradores quanto o público se beneficiam de um bom ambiente para trabalhar e comprar. Isso significa contar com o design certo e com a ambientação perfeita. Formas de conquistá-los incluem:

  • Escolha as cores que melhor representem o público;
  • Busque por tornar a decoração convidativa e alegre;
  • Use logos e marcas amigáveis a todos os públicos;
  • Invista em diversidade e representatividade na equipe;
  • Use playlists personalizadas e que dão o tom certo ao espaço.


A música é uma grande aliada do bom atendimento. Ela deixa os funcionários bem-humorados e prontos para tirar qualquer dúvida e estimula o cliente a ficar por mais tempo na loja. Não deixe de aproveitar esse interessante artifício em seu estabelecimento.

Oferecer uma experiência de compras diferenciada irá encantar e fidelizar os seus clientes. Ficou interessado e quer conhecer todos os detalhes dessa estratégia, faça o download gratuito do nosso e-book Aprenda a montar uma estratégia de Marketing de Experiência para o seu negócio e revolucione o seu supermercado! 

8. Crie estratégias de pós-venda

A relação da marca com o cliente não termina quando ele deixa o supermercado. Afinal, se você não conseguir ficar na mente do cliente, pode ser que ele decida comprar com o concorrente da próxima vez. Dito isso, é evidente que desenvolver estratégias de pós-venda pode ser um grande diferencial para o seu negócio. 

Com essas estratégias você mostra para o cliente que ele é importante e que você está preocupado com a satisfação dele. A melhor forma de encarar o pós-venda de uma compra é como uma pré-venda de compra. Mesmo porque, se o pós-venda for ruim, as chances do cliente retornar são bem pequenas.

Algumas estratégias de pós-venda de atendimento ao cliente que você pode implementar no seu supermercado são:

  • Oferecer diferentes canais de atendimento, para que o cliente possa entrar em contato com você sem dificuldades;
  • Ter profissionais treinados para conversar com o cliente no pós-venda e resolver qualquer problema rapidamente;
  • Ouvir o que o cliente tem a dizer através de pesquisas de satisfação ou caixa de sugestões;
  • Oferecer programas de fidelidade ou cashback fazem com que o cliente queira voltar ao supermercado;
  • Envio de mensagens personalizadas no aniversário do cliente e em datas comemorativas como Dia das Mães, Dia dos Pais, dentre outros;
  • Oferecer descontos exclusivos para os clientes que compraram na loja.

As dicas de atendimento ao cliente em supermercado citadas são simples de serem aplicadas. Elas correspondem a um alinhamento entre o gestor, a equipe e os valores da empresa. Ao organizar cada um desses pontos, o reflexo virá na forma de uma grande vantagem competitiva e os melhores resultados possíveis.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

18 Textos prontos para padaria de supermercado, confira

Caprichar nos textos para divulgar a padaria do seu supermercado poderá fazer toda a diferença para que você aumente as vendas da sua loja. Afinal, os clientes gostam de novidades e de produtos de qualidade, mas eles precisam saber o que está acontecendo na sua loja para poder aproveitar. Neste artigo traremos algumas ideias de…

Por Nayara Santos em 06.03.2023

Frases para Supermercado: 7 frases para conquistar o cliente

 Sabe aquelas frases para supermercado que chamam a atenção nas gôndolas quando você faz as compras do mês? Ou mesmo que te convencem a ir até um supermercado apenas para conferir o que foi anunciado? Pois elas são parte importante das estratégias de marketing para atrair a clientela, colocar a concorrência de lado e…

Por Nayara Santos em 17.10.2022

Marketing de rede a era do supermercado virtual: saiba tudo sobre o tema

O marketing de rede, também conhecido como marketing multinível, surgiu nos Estados Unidos. A sua principal ideia é aumentar as vendas dos produtos de uma empresa, entretanto, com um modelo de negócio um pouquinho diferente do que o usualmente utilizado. Como o marketing de rede ainda é pouco conhecido no Brasil, entender como ele funciona…

Por Nayara Santos em 29.03.2022

Conheça o serviço que seu concorrente tem e usa para aumentar as vendas, mas você ainda não!

Provavelmente você já se deparou com serviços que o seu concorrente usa e que você ainda não implementou na sua loja. Inclusive, já deve ter reparado que muitos desses serviços permitem que a concorrência obtenha melhores resultados que o seu supermercado. Por isso, é fundamental conhecer quais serviços você quer implementar no seu supermercado para…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Ilha de produtos para supermercado: aprenda a montar em 7 passos

Sem dúvida alguma você possui muitas ilhas de produtos no seu supermercado. Elas são excelentes para expor produtos e marcam presença em alguns setores, como no caso do hortifrúti, composto praticamente por esse tipo de expositor, sem prateleiras. Saber qual é a melhor forma de expor produtos pode fazer toda a diferença na hora de…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Como fazer um cartaz de oferta de supermercado em 8 passos

Saber como fazer um cartaz de oferta de supermercado é um passo essencial para conseguir atrair a atenção do seu cliente e aumentar as vendas do seu negócio. E isso envolve muito mais do que simplesmente escrever o nome e o preço do produto em um pedaço de papel. Essas ações, quando não planejadas, podem…

Por Nayara Santos em 01.09.2020

Jingle de Supermercado: se inspire em nossas ideias

O jingle de supermercado é uma forma de publicidade que ajuda o cliente a lembrar da sua loja. Para entender como isso é possível, basta pensar nas peças publicitárias que veiculavam no rádio e na TV na sua infância, e você provavelmente vai se lembrar de algumas dessas músicas.  Como tudo o que você quer…

Por Nayara Santos em 11.01.2022

Qual o público-alvo de um supermercado? Entenda em 5 passos!

Você sabe qual é o público-alvo de um supermercado? Ou melhor, você qual é o público-alvo do seu supermercado? Em um ramo do varejo com uma clientela tão diversa, esse pode ser um desafio real, mas que deve ser encarado de frente se você quiser obter melhores resultados. Identificar o perfil dos seus clientes é…

Por Nayara Santos em 04.08.2022

6 dicas para operador de caixa de supermercado: veja como torná-lo mais eficiente

 Procurar dicas para melhorar o desempenho dos operadores de caixa do supermercado é algo que todo gestor deve fazer. Afinal, esses profissionais têm papel essencial para a qualidade do atendimento ao cliente e para a sua fidelização. Sem falar que essa também é uma função muito importante já que lida com o dinheiro que…

Por Nayara Santos em 16.11.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos