Por Nayara Santos em 12.01.2022

Saiba como aumentar o movimento da loja com essas 7 dicas

Por Nayara Santos em 12.01.2022

Entender como aumentar o movimento da loja é um dos grandes desafios dos empreendedores. Manter um bom fluxo de clientes é fundamental para dar estabilidade ao negócio e conseguir ter alguma previsibilidade financeira. Para conseguir ter uma clientela ativa e frequente você precisa agir e se adaptar sempre.

Cada empresa tem uma realidade própria, e não existe uma receita única que atenda a todos os modelos de negócio para se atingir esse objetivo. Mas há algumas ações que são muito eficientes e se aplicam a uma grande variedade de segmentos e formas de atuação das lojas.

Nós listamos algumas dicas importantes que farão com que você consiga manter o interesse e receber visitas frequentes dos clientes. Explore cada uma delas e adapte-as para que elas se adequem às necessidades da sua loja. Continue a leitura!

1. Realizar promoções

Alguns consideram as promoções um clichê, mas não há quem não se interesse por elas. A oferta de um produto que você quer e precisa por um excelente preço, condições especiais e tempo limitado, é uma combinação praticamente irresistível. Não é à toa que fazer promoções ainda é uma prática muito comum no varejo para atrair clientes e aumentar vendas. Portanto, ela não pode ser desprezada.

O mais importante para não desgastar a imagem da sua loja é fazer apenas promoções realmente interessantes e inovadoras, e oferecer uma vantagem real valorizada pelo seu cliente. Não exagere na frequência com que realiza promoções, caso contrário elas poderão ficar desacreditadas.

Para torná-las ainda mais interessantes você pode soltar a sua imaginação e fazer promoções criativas. Por exemplo, concursos de fantasias, competição de fotos, postagens nas redes sociais. 

2. Trabalhar a comunicação visual

A comunicação visual é uma parte muito importante do seu negócio. Conseguir ter uma identidade visual adequada e congruente com os valores do seu negócio é fundamental para conquistar a atenção e o interesse da clientela.

Engana-se quem pensa que comunicação visual vai muito além das ações de marketing e publicidade, ela precisa ser mantida e ser consistente dentro da loja. Inclusive, essa é uma das formas de oferecer uma boa experiência de compras aos consumidores. Falaremos mais sobre isso adiante.

Certifique-se de que as vitrines estejam bem organizadas, sejam interessantes e consigam demonstrar os melhores produtos, valorizando-os e fazendo com que eles reflitam o que o cliente encontrará na sua loja.


Na comunicação através das mídias tradicionais e da internet, é importante que você utilize sempre o logo da marca e as cores que a representam. Em alguns casos, o slogan também pode vir escrito, seja na imagem ou na legenda da publicação.

3. Manter contato após a venda

Desenvolver ações de pós-venda é fundamental quando pensamos em como aumentar o movimento da loja. Afinal, quando você ouve o que o cliente tem a dizer a respeito da experiência dele de compra, você consegue obter informações relevantes que podem mudar a sua empresa.

Sem falar que, em muitos casos, o cliente deixa de voltar à loja por um mal-entendido, uma impressão ruim ou um engano que poderiam ser resolvidos facilmente com uma conversa. Tenha profissionais especializados para esse fim e sempre realize algum contato após a venda de um produto. Registre e analise todas as informações obtidas.

Vale a pena mencionar que quando você dá a oportunidade para o cliente contar como foi a experiência dele, você está mostrando que a opinião dele importa. Quando o cliente se sente valorizado, sem dúvida alguma ele verá a sua empresa de uma forma mais profissional do que o concorrente que não se importa com isso.

4. Oferecer um bom atendimento

Um bom atendimento nem sempre é aquele em que há a oferta ostensiva de ajuda. Muito pelo contrário, isso pode ser, inclusive, ser considerado como um atendimento ruim. O que os consumidores mais valorizam é a assertividade das ações de quem as atende assim que algo é solicitado. 

Para garantir que a sua equipe seja capaz de resolver rapidamente e com eficiência qualquer demanda dos clientes você deve investir em treinamento. Tanto quando um vendedor é contratado, como periodicamente, no formato de cursos de reciclagem. Assim, todos os conceitos do bom atendimento ficarão frescos na mente da sua equipe.

Garanta que os clientes tenham liberdade para circular sem serem abordados com frequência, mas que os atendentes estejam sempre atentos a eles, antevendo suas necessidades e agindo rapidamente quando necessário. Estabeleça processos e oriente a sua equipe de forma contínua, sempre levando em consideração as informações fornecidas por seus clientes.

5. Investir no marketing de experiência

O marketing de experiência é uma poderosa ferramenta para a fidelização e engajamento da sua clientela e aumentar o movimento da sua loja. Por meio dele você consegue fazer com que seu cliente reconheça qualidades únicas na sua loja, com as quais ele se identifica, criando um vínculo muito forte.

Oferecer uma experiência agradável e que transmita os valores e a personalidade da sua marca fará com que as pessoas voltem a visitá-la, mesmo que não tenham uma necessidade iminente. Se o cliente se sentir bem dentro da sua loja ele certamente voltará, e ainda será um divulgador espontâneo da sua empresa e dos seus produtos.

Dentre as ações que você pode implementar para melhorar a experiência de compras dos clientes estão:

  • Rádio interna personalizada: para reforçar a mensagem a ser transmitida, a sua marca, influenciar o consumidor e ainda melhorar a produtividade dos funcionários;
  • Iluminação da loja: criando um ambiente mais aconchegante e diferenciado, permitindo ainda destacar produtos e promoções;
  • Aromatização da loja: deixando o cliente mais aberto para novidades e mais relaxado durante as compras;
  • Organização da loja: preparar o layout de forma que o cliente consiga circular livremente pelo ambiente, prateleiras e ilhas de produtos organizados e identificados com preços e com etiquetas de promoção.

Como falamos anteriormente, o marketing de experiência permite a fidelização do cliente de tal forma que as outras ações de marketing não são capazes. Se quiser conhecer em detalhes esse braço do marketing, faça o download gratuito do nosso guia Aprenda a montar uma estratégia de Marketing de Experiência para o seu negócio.

6. Criar programas de fidelidade

Um programa de fidelidade não é apenas útil para oferecer condições especiais e atrair pessoas que frequentam a sua loja. Ele também serve para conseguir receber informações delas com maior precisão e disponibilidade, oferecendo em troca exclusividades.

A sua clientela fiel merece ser agradada e recompensada pela preferência, então crie um programa que se encaixe nas especificidades do seu negócio. Crie canais para que esses consumidores mais frequentes expressem as suas impressões e sejam respondidas com presteza e eficiência. Invista em formas visuais de identificar seus clientes como sacolas exclusivas, cartões e outros tipos de distintivos.

Além de permitir o acesso a promoções exclusivas para os clientes que fazem parte do programa, você também pode oferecer descontos progressivos, ou seja, quanto mais o cliente compra, mais descontos ou vantagens ele ganha. Assim, você estimula o consumo e o aumento do ticket médio do cliente.

Outra vantagem desse tipo de programa é que você terá acesso ao histórico de compras dos clientes. Com essa informação você ainda consegue criar ofertas personalizadas, ou seja, que combinem com o perfil de compras do seu cliente.

7. Invista em divulgação

Por fim, essa é uma dica muito importante de como aumentar o movimento da loja. Tenha um cronograma de atividades, promoções, eventos e dias com condições especiais e o divulgue com uma boa antecedência. Utilize suas redes sociais e todos os canais de que você dispõe para manter os consumidores informados das ofertas e de tudo o que acontece na sua loja.

Assim você consegue fazer com que as pessoas se programem para visitar a sua loja e as manterem interessadas. Elas estarão sempre atentas e acompanharão com ansiedade a divulgação de datas novas para aproveitar. Além disso, quando você divulga com uma certa antecedência, você tende a criar a ansiedade no cliente, que vai ficar ligado em tudo o que você divulgar, e também contribui para o marketing espontâneo.

A forma com que as empresas se relacionam com os clientes mudou muito nos últimos anos em razão das mudanças sociais causadas pela revolução digital. Para completar esse cenário, a pandemia também incentivou a comunicação através das ferramentas digitais. Assim, é preciso estar constantemente atento e seguir se adaptando para conseguir conquistar a preferência e o interesse de clientes novos.

Aplique imediatamente nossas dicas de como aumentar o movimento da loja e você perceberá a diferença. Sem falar que essas ações também permitem estreitar a relação com os consumidores e manter um fluxo de caixa estável, facilitando a sua gestão e dando maior estabilidade ao seu negócio.

Criar um ambiente agradável e utilizar estratégias de marketing inovadoras e eficientes é a única forma de garantir que sua loja conseguirá se manter crescendo. Para ajudar no desenvolvimento da sua empresa, a Listenx oferece um serviço que dá voz aos valores e à identidade dela. Faça contato agora mesmo e melhore a atmosfera da sua loja, oferecendo uma experiência única e melhorando os seus resultados.

Compartilhe

Você também pode gostar

Marketing para loja de móveis planejados: 3 ações essenciais

Ter boas estratégias de marketing para a sua loja de móveis planejados te ajudará a atrair clientes, aumentar as vendas e fidelizá-los. Entretanto, muitos varejistas têm problemas em preparar uma estratégia boa, ou mesmo quais ações devem ser realizadas. Neste caso, o segredo é conhecer diferentes estratégicas e quando elas podem ser utilizadas. Desta forma…

Por Nayara Santos em 12.06.2023

Saiba tudo sobre os 4 pilares da rotina administrativa

Todo gestor do varejo deve conhecer em detalhes os pilares de uma rotina administrativa. Afinal, quanto melhor ele conhece todos os processos dentro da empresa, mais acertadas serão as decisões e melhor planejadas podem ser as estratégias adotadas. Entretanto, essa não é a realidade de uma grande parte das empresas do varejo. Ter uma rotina…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

6 ideias criativas para inauguração de loja

Preparar algo criativo para a inauguração da sua loja nem sempre é tarefa fácil. Afinal, a cada ideia que surge você sente que não é boa o bastante ou que alguém já fez isso, certo? Mas, a verdade é que você pode, sim, preparar algo criativo para esse importante momento da sua loja. Inclusive, o…

Por Nayara Santos em 18.04.2023

5 passos para implementar uma cultura customer centric na empresa

A transformação digital modificou a forma como as empresas se relacionam com os seus públicos, tornando o mercado ainda mais competitivo. É por conta disso que muitas empresas estão aderindo à estratégia conhecida como cultura customer centric. O assunto está bastante em alta e vem sendo bastante discutido por lojistas, gerentes de estabelecimentos comerciais e…

Por Nayara Santos em 20.09.2019

Plano de marketing para salão de beleza: como criar o ideal?

Se você chegou até aqui então está em busca de informações sobre como preparar um bom plano de marketing para salão de beleza, não é mesmo? Esse é um passo essencial para se sobressair no setor de estética e bem-estar, já que ele está entre os que mais crescem no Brasil.  Com tanta concorrência, conhecer…

Por Nayara Santos em 31.05.2022

6 estratégias de marketing digital que melhoram vendas e branding

O varejo é um dos setores que vem se reinventando ano após ano, pois lida diretamente com o consumidor que, por sua vez, tem seu comportamento de compra influenciado pelos avanços tecnológicos da sociedade. Dado o contexto, trabalhar estratégias de marketing digital para melhorar as vendas não é um diferencial competitivo, mas sim uma necessidade.…

Por Nayara Santos em 16.01.2020

Por que ter um calendário editorial para a equipe de marketing?

Você sabe por que ter um calendário editorial é importante para uma equipe ou profissional de marketing de uma empresa? Caso tenha alguma dúvida e ainda não adote essa estratégia no seu dia a dia, não se preocupe! O alcance de sucesso em marketing é algo que depende muito do planejamento eficiente. Ao praticar estratégias…

Por Nayara Santos em 20.12.2019

Ideias de campanhas para fazer no Dia das Mães

O Dia das Mães está chegando, você sabe que precisa planejar as campanhas para a data, mas as ideias simplesmente não aparecem? Então você veio ao lugar certo. Neste texto vamos te dar algumas dicas de campanhas para você se inspirar e vender mais nesta importante data do varejo. Quanto maiores as chances de lucro,…

Por Nayara Santos em 13.03.2024

Lista de produtos para lojas de variedades: veja o que não pode faltar

Conhecer a lista de produtos que não podem faltar em uma loja de variedades é um dos pontos cruciais para o sucesso do seu estabelecimento. Afinal, esse tipo de loja atrai a atenção de muitos empreendedores que querem abrir uma empresa do varejo. Os motivos para isso são bastante óbvios, já que uma loja de…

Por Nayara Santos em 16.05.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos