Tudo sobre experiência do cliente
Dicas e táticas para conquistar, engajar e fidelizar clientes, aumentando resultados
Entender como aumentar o movimento da loja é um dos grandes desafios dos empreendedores. Manter um bom fluxo de clientes é fundamental para dar estabilidade ao negócio e conseguir ter alguma previsibilidade financeira. Para conseguir ter uma clientela ativa e frequente você precisa agir e se adaptar sempre.
Cada empresa tem uma realidade própria, e não existe uma receita única que atenda a todos os modelos de negócio para se atingir esse objetivo. Mas há algumas ações que são muito eficientes e que se aplicam a uma grande variedade de segmentos e formas de atuação das lojas.
Nós listamos algumas dicas importantes que farão com que você consiga manter o interesse e receber visitas frequentes dos clientes. Explore cada uma delas e adapte-as para que elas de adequem às necessidades da sua loja. Continue a leitura!
Alguns consideram as promoções um clichê, mas não há quem não se interesse por elas. A oferta de um produto que você quer e precisa por um excelente preço, condições especiais e tempo limitado, é quase irresistível. Essa é uma ferramenta de atração que não pode ser desprezada.
O mais importante para não desgastar a imagem da sua loja é fazer apenas promoções que sejam realmente interessantes e inovadoras, e que ofereçam uma vantagem real que seja valorizada pelo seu cliente. Não exagere na frequência com que realiza promoções, caso contrário elas poderão ficar desacreditadas.
O comunicação visual é uma parte muito importante do seu negócio. Conseguir ter uma identidade visual adequada e congruente com os valores do seu negócio é fundamental para conquistar a atenção e o interesse da clientela. Na experiência dentro da loja ela é ainda mais importante que nas ações de marketing e publicidade.
Certifique-se de as vitrines estejam bem organizadas, sejam interessantes e consigam demonstrar os melhores produtos, valorizando-os e fazendo com que eles se identifiquem com a sua loja. Tenha variedade, mas tente manter uma certa unidade, colocando peças que tenham muitas diferenças e algumas semelhanças importantes.
O pós venda é um dos pontos mais importantes quando pensamos em como aumentar o movimento da loja. Em muitos casos o cliente deixa de voltar por um mal-entendido, uma impressão ruim ou um engano que poderiam ser resolvidos facilmente com uma conversa.
Além disso, em um contato direto você pode identificar necessidades e apresentar oportunidades para o seu cliente que até então eram desconhecidas. Tenha profissionais especializados para esse fim e sempre realize algum contato após a venda de um produto. Registre e analise todas as informações obtidas.
Um bom atendimento nem sempre é aquele em que há a oferta ostensiva de ajuda. O que as pessoas mais valorizam é a assertividade das ações de quem as atende assim que algo é solicitado. Para garantir que a sua equipe seja capaz de resolver rapidamente e com eficiência qualquer demanda dos clientes você deve investir em treinamento.
Garanta que os clientes tenham liberdade para circular sem serem abordados com frequência, mas que os atendentes estejam sempre atentos a eles, antevendo suas necessidades e agindo rapidamente quando necessário. Estabeleça processos e oriente a sua equipe de forma continua, sempre levando em consideração as informações fornecidas por seus clientes.
O marketing de experiência é uma poderosa ferramenta para a fidelização e engajamento da sua clientela. Por meio dele você consegue fazer com que seu cliente reconheça qualidades únicas na sua loja, com as quais ele se identifica, criando um vínculo muito forte.
Oferecer uma experiência agradável e que transmita os valores e a personalidade da sua loja fará com que as pessoas voltem a visitá-la, mesmo que não tenham uma necessidade eminente. Se o cliente se sente bem dentro da sua loja ele certamente voltará, e ainda será um divulgador espontâneo da sua empresa e dos seus produtos.
Um programa de fidelidade não é apenas útil para oferecer condições especiais e atrair pessoas que frequentam a sua loja. Ele também serve para que você consiga receber informações delas com maior precisão e disponibilidade, oferecendo em troca exclusividades.
A sua clientela fiel merece ser agradada e recompensada pela preferência, então crie um programa que se encaixe nas especifidades do seu negócio. Crie canais para que essas pessoas mais frequentes expressem as suas impressões e sejam respondidas com presteza e eficiência. Invista em formas visuais de identificar seus clientes como sacolas exclusivas, cartões e outros tipos de distintivos.
Por fim, essa é uma dica muito importante de como aumentar o movimento da loja. Tenha um cronograma de atividades, promoções, eventos e dias com condições especiais e o divulgue com uma boa antecedência. Utilize suas redes sociais e todos os canais de que você dispõe para manter a clientela informada da programação.
Assim você consegue fazer com que as pessoas se programem para visitar a sua loja e as mantem interessadas. Elas estarão sempre atentas e acompanharão com ansiedade a divulgação de datas novas para aproveitar, dando tempo para que haja efeito do marketing espontâneo.
A forma com que as empresas se relacionam com os clientes mudou muito nos últimos anos em razão das mudanças sociais causadas pela revolução digital. É preciso estar constantemente atento e seguir se adaptando para conseguir conquistar a preferência e o interesse de clientes novos.
Aplique imediatamente nossas dicas de como aumentar o movimento da loja e incremente o movimento de clientes. Assim você conseguirá estreitar a relação com eles e manter o fluxo do caixa estável, facilitando a sua gestão e dando maior estabilidade ao seu negócio.
Criar um ambiente agradável e utilizar estratégias de marketing inovadoras e eficientes é a única forma de garantir que sua loja conseguirá se manter crescendo. Para ajudar no desenvolvimento da sua empresa a Listenx oferece um serviço que dá voz aos valores e à identidade dela. Faça contato agora mesmo e melhore a atmosfera da sua loja, oferecendo uma experiência única e melhorando os seus resultados.