Como fazer promoções imperdíveis em minha loja?

Ao perceber seu estoque abarrotado, um lojista pode ficar tentado a fazer uma promoção no mesmo momento. Essa é realmente uma boa maneira de abrir espaço, mas é preciso tomar cuidado e fazer um bom planejamento.

É ele que vai garantir que sua promoção seja bem-sucedida e traga uma boa margem de lucro, permitindo comprar novas mercadorias ou investir em propaganda. Além disso, uma promoção benfeita pode fidelizar o seu cliente.

Continue lendo e saiba como fazer promoções para aumentar suas vendas!

Objetivo e público-alvo

A primeira coisa que deve constar no seu planejamento são os objetivos, que vão depender da sua necessidade. Pode ser a renovação de estoque, o aumento de clientes ou a busca de novos produtos, por exemplo. Quando você tiver objetivo bem definido, será possível definir a porcentagem de desconto a ser oferecida.

Depois disso, é preciso definir público-alvo, o que requer descobrir o poder aquisitivo dos clientes, os seus hábitos, o modo como eles preferem pagar, suas expectativas, etc. Outros fatores, como idade, sexo e perfil de consumo, influenciam que tipo de produto será oferecido e a divulgação.

Tipo de promoção

Abaixar os preços dos produtos é uma das primeiras coisas que vêm à mente quando pensamos em como fazer promoções, mas essa não é a única maneira. Outras possibilidades são oferecer brindes, frete grátis, ou ainda oferecer produtos gratuitos em compras a partir de um determinado valor, por exemplo.

O tipo de promoção a ser realizado vai depender dos objetivos e do público alvo definids no seu planejamento. Também é preciso considerar a realidade da empresa e o que é possível oferecer de maneira que a promoção tenha resultados positivos, seja aumentando a lucratividade ou permitindo a rotação de estoque.

Estoque

Cuidar do seu estoque também é fundamental para o sucesso da sua promoção, independentemente de o seu objetivo ser relacionado a ele ou não. É muito importante  organizar o local: melhorar a exposição, confeccionar embalagens pré-prontas, afixar etiquetas de preços, cuidar da disposição das prateleiras. Uma boa sinalização e talvez um espaço para o repouso dos acompanhantes também vêm a calhar.

Duração

A promoção pode ter diferentes durações de tempo, que deve ser adequada aos objetivos e muito bem informada ao cliente. Se a promoção for muito longa, ele pode pensar que se trata de um preço fixo, o que pode desvalorizar o produto ou dar a impressão de que houve uma inflação do preço quando acabar a ação. Isso também pode eliminar o senso de urgência dos clientes em aproveitar a redução de preços.

Por outro lado, se a duração for muito curta, é possível que muitas pessoas não consigam participar, o que pode causar uma sensação de frustração.

Divulgação

Apesar de a redução do preço ser um grande atrativo, ela não é o bastante para fazer com que sua promoção seja conhecida pelos potenciais clientes. É preciso aumentar seu alcance, investindo em estratégias de anúncios online, campanhas em redes sociais, banners e e-mail marketing, por exemplo. Se você tiver em sua loja uma rádio personalizada, também pode utiliza-la para impactar os clientes que estão na loja e ainda não se deram conta da promoção.

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