Por Nayara Santos em 05.09.2023

Promoções criativas para lojas de roupas, conheça exemplos

Por Nayara Santos em 05.09.2023

Fazer promoções criativas na sua loja de roupas é algo mais do que importante, é extremamente necessário para aumentar o movimento da loja, atrair novos clientes e se destacar da concorrência. Além disso, essa também é uma boa estratégia para liberar espaço em um estoque que está abarrotado de peças, ou então quando suas vendas estiverem baixas.

Nós sabemos que uma das táticas mais utilizadas nas promoções é reduzir os preços dos produtos. Entretanto, essa não é a única maneira de fazer promoções e, sem dúvida alguma, passa longe de ser a mais criativa. O fato é que, quando você consegue adicionar um toque criativo, o preço pode deixar de ser um fator decisivo para conseguir vender mais e chamar a atenção do consumidor.

Entretanto, é muito comum que os gestores fiquem paralisados quando o assunto é criatividade. Já que eles associam isso a fazer algo totalmente novo e inusitado. Claro que um toque de inovação ajuda, mas não é obrigatório em uma promoção criativa, portanto, se esse é o seu caso, não precisa se preocupar.

Pensando em te ajudar nessa tarefa, nós criamos esse artigo com alguns exemplos de promoções criativas para lojas de roupas para você se inspirar. Continue lendo e saiba as promoções que você pode fazer na sua loja!

Defina o objetivo da promoção: o primeiro passo para uma campanha bem sucedida

Ao preparar uma promoção, o gestor do varejo pode ter diferentes objetivos. Afinal, por mais que o aumento nas vendas seja algo importantíssimo para qualquer loja, este nem sempre é o principal objetivo de uma marca.

Muitas vezes as promoções podem ser focadas em atrair novos clientes para a loja, ou então em melhorar a visibilidade das marcas, para conseguir se conectar com os clientes ou até mesmo para aumentar a autoridade que a marca tem no mercado. Por isso, antes de criar qualquer promoção, seja ela criativa ou não, é preciso ter um objetivo claro.

Afinal, somente quando você sabe onde você quer chegar, é possível traçar o melhor caminho para isso e analisar os resultados do final. Sem falar que, dependendo do objetivo, diferentes estratégias podem ser necessárias, tanto para a divulgação da campanha, como para a campanha em si.

Precisamos mencionar também que é possível preparar promoções e campanhas que tenham diferentes objetos. Neste caso, como você faz a divulgação pode influenciar em quais clientes você conseguirá alcançar. Por exemplo, preparar anúncios patrocinados no Instagram te ajuda a alcançar novos clientes; já o envio de mensagens no WhatsApp será feito para aqueles consumidores que estão cadastrados na sua lista e que, portanto, conhecem a sua loja.

Dicas de promoção criativas para se inspirar

Provavelmente você já ouviu a frase “Nada se cria, tudo se copia”. Essa é uma máxima que pode ser facilmente aplicada ao varejo. No final das contas, as promoções criativas são adaptações de estratégias adotadas por outras lojas, mesmo que de ramos diferentes do varejo. Por isso, conhecer exemplos e conferir dicas para fazer esse tipo de promoção é fundamental.


Lembre-se, quanto maior o seu repertório, ou seja, o conhecimento do que outras marcas fazem em termos de ações promocionais, maiores as chances de conseguir preparar algo diferente.

1. Ofereça brindes atrativos

O brinde é uma ferramenta de marketing que muitas empresas já utilizam para conquistar a simpatia dos consumidores. Isso porque o brinde tem o grande poder de encantar seus clientes e conquistar o carinho deles. Sem falar que, quando o brinde é algo útil, o cliente estará exposto à sua marca em diferentes momentos ao longo do dia, sempre que usá-lo. Portanto, aumenta as chances de criar uma lembrança positiva da sua marca.

Os exemplos de brindes são variados e podem ser canetas, lápis, blocos de anotações, squeeze, canecas, calendários, dentre muitos outros. Também é possível oferecer itens que o cliente encontra na sua loja e que complementam o look que eles estão comprando, como meias, luvas, camisetas e assim por diante. Chaveiros com miniaturas das peças que você vende, também podem ser bastante atrativos.

Para este tipo de ação é importante ficar atento a alguns detalhes. O primeiro deles é que o cliente precisa entender quando é que ele conseguirá o brinde. Ou seja, tenha regras claras e explique-as para os clientes. Por exemplo, se o brinde for disponibilizado apenas para quem compra um determinado produto, ou se é preciso atingir um determinado valor de compras. 

Esse será o trabalho da sua equipe de vendas. Assim, todas as vezes que ele começa a atender o cliente ele explica que a loja está com uma promoção de distribuição de brindes e qual é a regra. Os operadores de caixa também podem reforçar essas condições no momento do pagamento. Por exemplo, informando ao cliente que se ele adquirir mais X reais em mercadorias, ele ganha o brinde.

Para deixar a distribuição de brindes ainda mais interessante, você pode distribuir itens colecionáveis e temáticos. Por exemplo, quando fizer o lançamento de uma nova coleção de roupas, você pode ter os squeeze com as mesmas estampas das roupas. Isso estimulará o cliente a voltar para comprar mais.

2. Ofereça frete grátis

Você já parou para pensar no impacto que o frete gratuito pode ter nas suas vendas? Provavelmente se você possui um e-commerce já deve ter percebido que sempre que você oferece frete grátis, as suas vendas aumentam. Inclusive, é comum que clientes paguem alguns reais a mais em um produto, apenas para ter o frete gratuito. 

No geral, essa é uma excelente estratégia para provocar um aumento significativo nas vendas, atrair novos consumidores, fidelizar os clientes e oferecer um diferencial perante a concorrência. Sendo comumente oferecido em compras pelo site da loja e que atinjam um determinado valor. Mas você pode utilizar essa estratégia com inteligência.

Porém, existem alguns pontos que você deve observar antes de colocar essa ação em prática para não impactar na margem de lucro do seu negócio.

  • Frete grátis a partir de um determinado valor de compra: ao usar essa opção, você mesmo determina o valor mínimo de compra para que o cliente seja beneficiado com o frete grátis. Dessa forma, os consumidores serão motivados a comprar mais itens para atingir a quantia mínima;
  • Frete grátis em toda a loja: nessa opção não se coloca o valor mínimo necessário para conseguir o frete grátis e toda a loja está participando desse benefício. Essa estratégia pode até ter mais adesão pelos consumidores, porém o risco para o proprietário é bem maior, já que produtos com menor valor também estarão fazendo parte dessa promoção;
  • Restrição de itens com direito ao benefício: outra opção de frete grátis é selecionar os produtos que terão essa opção. Essa estratégia é muito interessante, pois permite que você destaque os produtos de maior margem, assim o risco será menor para a sua loja;
  • Benefício em datas sazonais: aproveitar as datas sazonais é uma estratégia incrível. Use essas datas ao seu favor para oferecer frete grátis e sair na frente da concorrência.

Vale a pena dizer que a estratégia de frete grátis é mais utilizada para as compras feitas online. Entretanto, você pode atrair clientes para a sua loja oferecendo a retirada gratuita do produto na sua loja física. Assim, você permite que o cliente conheça a loja e sinta qual o tipo de ambiente que você oferece para as compras. 

3. Descontos progressivos

A nossa próxima ideia de promoção criativa é oferecer descontos progressivos para os clientes que comprarem mais produtos na sua loja de roupas. Ou seja, quanto mais peças o cliente comprar, mais desconto ele ganha. Por exemplo, se ele adquirir três itens, o desconto será de 6%, já se a compra for de cinco itens, então o desconto passa a ser de 10%, e assim sucessivamente.

De modo semelhante ao que ocorre com o frete, você poderá escolher como esses descontos progressivos serão aplicados. A loja toda poderá fazer parte da promoção, ou apenas alguns itens. O mais importante é entender qual dessas duas estratégias pode ser a mais interessante para atrair o cliente para a loja e realmente aumentar as suas vendas. 

Quando você oferece descontos progressivos, além de incentivar os clientes a comprarem mais, também é possível diminuir o valor dos produtos unitários à proporção que o cliente compra mais de uma unidade. E isso sem falar na possibilidade de fazer esse tipo de promoção para peças encalhadas no estoque.

Assim, você abre espaço para os itens da nova coleção ou para produtos que são mais importantes para a sua loja.

4. Cupom de desconto

Outra opção de promoção criativa para loja de roupas é oferecer cupons de descontos para os clientes. Essa ação pode ser feita com os mais diferentes objetivos. Por exemplo, trazer de volta para a loja aqueles clientes que já não compram há algum tempo, fidelizar clientes, aumentar as vendas em período promocional, trazer clientes novos para a loja, dentre outros.

Ainda, o cupom de desconto pode ser para toda a loja, para produtos selecionados e até mesmo para dias específicos da semana. Nessa estratégia você pode criar e planejar o cupom que mais atende a necessidade da sua loja e te ajuda a alcançar o objetivo desejado.

O cupom de desconto também pode ser oferecido para trazer os clientes que compram online para a sua loja e vice-versa. Assim, a cada X reais em compras online o cliente ganha um cupom que poderá ser utilizado apenas nas lojas físicas. O oposto também pode ser feito.

Lembre-se que os clientes que fazem parte do programa de fidelidade também devem se beneficiar com os cupons. Entretanto, eles esperam um tratamento diferenciado, por isso, além do cupom o cliente pode ganhar um brinde, ou mesmo ter descontos maiores. Os cupons também são bem interessantes para lojas recentemente inauguradas. Assim, você consegue atrair o público para conferir a novidade.

Claro que não poderíamos esquecer dos cupons distribuídos em parceria com outras lojas do varejo. Por exemplo, uma loja de roupas pode fazer parcerias com lojas de acessórios. Assim, os clientes que comprarem na sua loja ganham cupons de desconto para os acessórios, e quem compra os acessórios ganha um cupom para as compras na sua loja.

Desta forma é possível alcançar novos clientes, tornar a sua marca mais conhecida, aumentar o movimento da loja e as suas vendas. Apenas se certifique de fazer parceria com uma loja séria e com boa reputação. Caso contrário, você poderá se prejudicar.

5. Prepare promoções temáticas

Para atrair clientes para a sua loja de roupas você pode fazer promoções temáticas. Elas são excelentes para as datas comemorativas do varejo e para chamar a atenção dos consumidores. Essas promoções podem ser elaboradas de modo que o cliente precise interagir para ganhar os descontos.

Um exemplo de promoção temática para você utilizar no Dia das Crianças é pedir aos clientes para enviar fotos de quando eram crianças e fazer uma votação pública de qual é a melhor foto. Ou então promover a recriação de fotos da infância e escolher a que foi melhor recriada. Pode ainda oferecer descontos para os clientes que levarem brinquedos de uma determinada época (o ideal é escolher brinquedos de quando o seu público-alvo era criança).

Você também poderá promover um concurso de fantasias no Halloween, onde os clientes que forem fantasiados à sua loja ganham descontos ou basta apenas mandar fotos para votação. Algo semelhante pode ser feito no carnaval. Essas ações podem ser associadas e divulgadas pelas redes sociais da sua loja.

Inclusive, esse tipo de promoção temática pode ser utilizado também como uma estratégia de UGC (User Generated Content), que consiste em incentivar os seguidores e usuários das redes sociais a produzir conteúdo relacionado com a sua marca. No primeiro exemplo que demos, falamos em compartilhar as fotos de infância. Neste caso, crie uma hashtag exclusiva para a promoção e incentive os seguidores a usarem. Em seguida, reposte a publicação dele. Mas, não se esqueça de oferecer premiações ou fazer sorteios para quem fizer isso.

Vale a pena mencionar que a divulgação desse tipo de promoção é fundamental. Quanto mais clientes souberem o que você está fazendo, maiores as chances delas fazerem sucesso. A seguir falaremos mais a respeito de como acertar na divulgação das suas promoções.

6. Descontos associado à doação de produtos

Outra forma criativa de fazer promoções na sua loja e atrair mais clientes é associar o desconto para os clientes com causas sociais. Neste caso, você pode incentivar os consumidores a doarem produtos em troca de descontos.

Por exemplo, os clientes podem doar as roupas que eles não usam mais na sua loja e, dependendo da quantidade de itens que ele trouxer, um desconto é concedido. Assim, quanto mais peças o cliente trouxer, maiores os descontos que ele terá. O cálculo pode ser feito com o número de peças, peso, sacola ou qualquer outra medida que permita uma comparação justa entre os diferentes clientes.

Você poderá se associar às mais diferentes causas sociais e ambientais para esta ação. Podendo ser a campanha para arrecadação de roupas de inverno, alimentos para abrigos de animais, itens de higiene para serem distribuídos aos moradores de rua e assim por diante. 

Também é possível envolver os clientes nessas ações, dizendo quando os produtos serão entregues e convidando-os a participar da entrega dos itens. Sem dúvida alguma, você conseguirá atrair não apenas pessoas que estão interessadas em comprar com desconto na sua loja, mas também que possuem valores semelhantes aos da sua marca.

7. Invista no marketing de experiência

Você provavelmente já sabe como a experiência do cliente é importante para a sua marca. Quando a experiência é boa, ela ajuda a aumentar as vendas, melhorar a fidelização do cliente e até mesmo a reter clientes. Por isso, ter um foco nesse ramo de marketing ao pensar nas suas promoções criativas, pode ser um grande diferencial.

Muitas marcas do varejo já investiram em campanhas de marketing de experiência, e você também pode entrar para essa turma. O mais importante neste caso é que as ações sejam bem planejadas e executadas, já que isso é fundamental para que elas se tornem verdadeiro sucesso para a sua marca, aumentando a visibilidade dela no mercado.

O marketing de experiência tem como foco estimular as emoções dos clientes para que eles fiquem quase que imersos na ação realizada. Assim, não apenas o consumidor experimenta algo novo, mas esses momentos ficam marcados na memória dele e na relação que ele terá com a marca. E, claro, quando a experiência é boa, ele enxerga a sua marca de uma forma diferente, se lembrando dela com bons pensamentos e indicando para parentes e amigos.

Um bom exemplo de como o marketing de experiência pode funcionar é a ação que a marca de refrigerantes Sprite fez nas praias da cidade do Rio de Janeiro. Ela disponibiliza chuveiros em formato de uma grande máquina de refrigerantes para os banhistas se refrescarem. 

Assim, o consumidor tomava a sua ducha como se estivesse sendo banhado pelo refrigerante. Sem dúvida alguma uma experiência diferente e que ficou marcada na memória de muitos consumidores. Viu? Essa é uma ação promocional criativa e que não envolveu nenhum tipo de desconto.

Ficou interessado no assunto? Então não deixe de conferir o nosso guia Aprenda a montar uma estratégia de Marketing de Experiência para o seu negócio para criar uma estratégia certeira e promoções criativas.

8. Promoções interativas para engajar os consumidores

De modo muito parecido com o marketing de experiência, você pode criar promoções interativas, que exijam a participação ativa do cliente. Assim, ele se envolve com a promoção, com a marca e ainda vai ficar lembrando da experiência que ele teve.

Por exemplo, você pode criar um tipo de caça ao tesouro. Nesse tipo de promoção você pode dar dicas para o cliente a cada dois dias. E, os clientes que acertarem todas as dicas ganham um desconto, um brinde ou um presente especial da loja.

Ainda, para fazer com que o cliente conheça mais sobre a sua loja e a sua marca, você pode dar dicas que sejam relacionadas a elas. Por exemplo, data em que a marca foi criada, qual foi a primeira peça produzida, onde a primeira loja foi aberta, e assim por diante.

Neste caso, o mais importante é certificar-se de que o seu site possui todas as informações necessárias para que o consumidor encontre as respostas certas. Mas, você também pode deixar essas informações ao longo de posts nas suas redes sociais e assim por diante.

Vale a pena reforçar que as regras para a promoção e quem receberá os prêmios devem ser claras. Assim, você evita qualquer tipo de insatisfação ou aborrecimento por parte do cliente, que vai ficar feliz em participar desse tipo de experiência.

E, como você deve ter percebido, essa estratégia pode até mesmo ser considerada como marketing de experiência. Afinal, ela incentiva a participação dos consumidores e aumenta as chances deles se lembrarem da sua marca porque a associam a ações e emoções positivas.

9. Leve 3, pague 2

Outra dica e promoção criativa para a sua loja de roupas pode ser as do tipo “Leve 3, pague 2”. Afinal, essa é uma forma do consumidor se sentir beneficiado quando compra algo na sua loja, e você ainda consegue aumentar as vendas.

 

Esta promoção permite que os clientes escolham três peças de roupas e paguem apenas pelas duas peças mais caras, tornando-a uma oferta irresistível. Ela pode ser ideal para lojas que querem vender o look completo e que possuem uma ampla variedade de opções.

Ou ainda, quando você tem itens parados no estoque, como camisetas, por exemplo. Desta forma, você conseguirá abrir espaço no estoque para os produtos que realmente importam para a sua marca.

A principal vantagem dessa promoção é a economia real que oferece. Imagine comprar duas peças de alta qualidade e, em seguida, receber a terceira gratuitamente. Essa economia não apenas ajuda a divulgar a sua loja, mas também incentiva os clientes a conhecerem outros produtos.

Assim como ocorre com outras ações que sugerimos, as regras devem ser claras, principalmente se apenas algumas peças fizerem parte da promoção. Elas podem ser identificadas com uma etiqueta de cor diferente, ou separadas em alguma seção da loja.

10. Planeje ações específicas para o clube de fidelidade

Preparar ações promocionais que sejam exclusivas para os clientes que fazem parte do clube de fidelidade pode ser um verdadeiro sucesso. Afinal, esses clientes já compram frequentemente com você, então por que não retribuir a confiança?

Essas promoções podem dar a esses clientes acesso a descontos exclusivos, possibilidade de comprar os lançamentos antecipadamente, participar de eventos da loja, dentre outros. Lembre-se, o consumidor precisa se sentir especial, e ao mostrar que ele tem acesso a benefícios que outros consumidores não têm, é uma boa estratégia. 

Sem falar que, desta forma, você também incentiva outros clientes a fazerem parte do clube. Ou seja, é uma excelente oportunidade de conseguir mais informações sobre as pessoas que compram com você e melhorar as ações futuras.

Promoções criativas para lojas: capriche na divulgação

Apesar das promoções criativas serem um grande atrativo, ela não é o bastante para fazer com que sua promoção seja conhecida pelos consumidores. Para isso, o ideal é que você planeje formas de aumentar o seu alcance, investindo em estratégias de anúncios online, campanhas em redes sociais, banners e e-mail marketing, por exemplo. 

Rádio indoor personalizada

Uma opção bastante interessante de divulgação da sua loja é por uma rádio personalizada. Com ela, você informa a todos os clientes que estão fazendo compras na loja sobre as promoções, lançamentos e novidades da loja. Além disso, a rádio também pode ser utilizada para influenciar o comportamento dos clientes que estão na loja.

Isso ocorre porque você consegue escolher uma playlist exclusiva que será capaz de deixar o ambiente mais agradável e melhor para os clientes fazerem as compras. Sem falar que você também consegue reforçar a identidade da sua marca com as músicas certas.

Sem falar na possibilidade de criar playlists específicas para cada ação ou período promocional. Por exemplo, ao fazer ações do Dia dos Namorados, você pode ter uma playlist mais romântica, sem perder a identidade da sua marca e ainda conseguindo se comunicar com o cliente, para deixá-lo em clima de celebração.

Se quiser saber mais sobre o assunto, confira o nosso e-book Guia completo para montar a playlist certa para o meu negócio.

Redes sociais, a sua principal aliada virtual

Claro que não poderíamos deixar de falar sobre as redes sociais. Ferramenta fundamental para se conectar e manter contato com os clientes. Quando a empresa tem um perfil nas redes, fica mais fácil de comunicar com os consumidores, saber o que eles estão pensando das ações, e como eles reagem a elas.

Mas, para conseguir ter sucesso com as redes, você precisa fazer publicações frequentemente, com conteúdo interessante e útil para os consumidores. Por exemplo, a loja de roupas pode dar dicas de moda, mostrar as últimas tendências, como combinar cores, quais acessórios são recomendados para cada tipo de roupa, dentre outros.

E, claro, deve sempre trazer informações sobre a sua marca e loja, e como ela pode te ajudar a resolver esses problemas. Além disso, as ofertas e promoções também devem estar presentes nas publicações, afinal, você precisa chamar o consumidor para conhecer a sua loja e os seus produtos.

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A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

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