Por Nayara Santos em 26.05.2020

Varejo de cosméticos: como aumentar as vendas em loja física?

Por Nayara Santos em 26.05.2020

Vivemos um período difícil para o mercado, mas a pandemia de Coronavírus logo passará. Quando esse dia chegar e as lojas começarem a reabrir, o varejo de cosméticos pode conquistar bons resultados e se recuperar dessa fase ruim.

E como isso pode se tornar uma realidade? Para aumentar as vendas de sua loja física no período de pós-pandemia, é preciso agir com estratégia e investir em ideias e processos que atraiam o cliente e proporcionem uma boa experiência de compra.

Pensando nisso, selecionamos dicas infalíveis para que você não fique parado e comece a se preparar. Confira!

Por que se preparar para o pós-pandemia?

Não há dúvidas de que a Covid-19 mudou radicalmente nossas vidas. Além da alteração da rotina, com a necessidade de isolamento social e fechamento das empresas, é preciso entender que mudanças mais profundas devem moldar o comportamento das pessoas no pós-pandemia.

Ainda não podemos afirmar como será o consumo, mas é certo que o varejo precisa estar pronto para essa nova realidade.

A verdade é que o Coronavírus pode funcionar como um impulsionador de tendências. Ele antecipou mudanças que já estavam em curso e exigirá a adoção de novas posturas, ferramentas e tecnologias no futuro.

Os negócios não podem mais buscar o lucro a qualquer custo. Mais do que nunca, a busca pela plena satisfação do seu público e pelas experiências de compra positivas farão a diferença, principalmente para o varejo físico.

Sendo assim, empresários e gestores devem aproveitar esse tempo de lojas fechadas para estudarem ideias e planejarem a implementação de novas ações. Esse será o seu diferencial competitivo no período pós-pandemia.

Como aumentar as vendas no varejo de cosméticos depois da crise?

Por mais difícil que as coisas estejam para o seu negócio, é sempre bom lembrar que as crises não duram para sempre. O mundo inteiro a está enfrentando e, em breve, o mercado voltará a funcionar.


Diante disso, é hora de aprender a aumentar as vendas do varejo de cosméticos no período pós-pandemia. Continue a leitura e confira dicas infalíveis!

Invista em marketing sensorial

No período pós-pandemia, todos os negócios lutarão para atrair clientes. Sua missão é se destacar e garantir que seus cosméticos sejam um objetivo de desejo do consumidor. Como fazer isso? O marketing sensorial pode ajudá-lo!

A experiência ofertada dentro da loja pode atrair clientes e aumentar as vendas. A ideia é estimular os diferentes sentidos do consumidor e despertar sua atenção e interesse. Com isso, cria-se uma atmosfera perfeita para a conclusão da venda.

Dentro do varejo de cosméticos, você pode investir no olfato, garantindo que a loja esteja perfumada. Além disso, pode colocar uma música que transmita bem-estar e contribua para o processo de vendas, deixando o cliente tranquilo, feliz e motivado a comprar.

Aposte em estratégias online para atrair clientes

Sua empresa ainda não tem uma loja virtual? Mesmo que essa estratégia não faça parte de seus planos, é válido dizer que os seus clientes estão na internet e fazem pesquisas online a todo momento.

O isolamento social impulsionou ainda mais esse hábito e, por isso, é importante que você tenha um bom site e alimente suas redes sociais para interagir com o público e atrai-lo para a loja física.

Além de aumentar o alcance de sua marca, essa é uma ótima forma de melhorar o relacionamento com os clientes e divulgar com eficiência as promoções e ações do ponto de venda.

Distribua os vendedores corretamente pela loja

Quando as lojas reabrirem, é fundamental estar pronto para atender o cliente adequadamente. Sendo assim, que tal avaliar a distribuição dos vendedores pelo ponto de venda?

Principalmente se você precisou reduzir o número de funcionários, é muito importante que a equipe consiga prestar um atendimento de qualidade, auxiliando o cliente com suas demandas sem ser inconveniente.

Por isso, mapeie o local, observe os setores e balcões que mais precisam de atenção e oriente os vendedores a se posicionarem de forma estratégica.

Capacite a sua equipe

O varejo de cosméticos não consegue melhorar suas as vendas sem contar com vendedores eficientes. A boa notícia é que, mesmo com uma equipe reduzida, é possível alcançar bons resultados e superar os desafios do período pós-pandemia.

Em síntese, isso exige treinamento constante e motivação. Por isso, sua missão é reunir o grupo, falar sobre os obstáculos que serão enfrentados, mostrar dados e orientar os vendedores sobre as melhores técnicas de abordagem.

Outra ação que pode fazer a diferença é a aproximação e o fomento à uma comunicação interna mais saudável. Muitos funcionários podem precisar de ajuda durante uma venda e receber o apoio de um colega pode ser fundamental para a satisfação do cliente.

Aproveite bem as datas sazonais

Algumas datas valiosas para o mercado já passaram, mas o ano ainda reserva muitas oportunidades, principalmente para o ramo de cosméticos. Afinal, o Dia dos Namorados, o Dia nos Pais e o Natal são feriados que fomentam bastante as vendas desses produtos.

Portanto, foque em aproveitar bem esses períodos para impulsionar seu faturamento. Comece a planejar ações e promoções e pense em como atrair mais clientes para a loja, como uma bonita decoração e um som ambiente convidativo.

Melhore o seu pós-venda

Como você bem sabe, a venda não acaba com a entrega do produto ao cliente. Na verdade, essa é apenas uma transição para uma nova fase, que é essencial para a fidelização do consumidor e aumento dos lucros.

A forma com que seu negócio conduzirá o pós-venda depois da pandemia pode ser decisivo para a superação dessa crise. Afinal, conquistar um novo cliente pode ser muito mais mais caro do que assegurar um bom relacionamento com os antigos.

Sendo assim, que tal mandar uma mensagem para saber como foi o atendimento e se o produto agradou? Além disso, é interessante enviar promoções e se colocar à disposição para tirar dúvidas, fazer trocas e resolver problemas.

O que achou das dicas apresentadas? Para crescer, o varejo de cosméticos precisará se reinventar nesse período de pós-pandemia de Coronavírus. Proporcionar experiências positivas deve ser o seu foco, e as estratégias apresentadas são o primeiro passo para conquistar esse objetivo. Por isso, seja estratégico e não deixe de colocar em prática o que aprendeu neste post.

Agora que você já sabe como aumentar suas vendas, que tal entender um pouco mais sobre as particularidades do mercado de cosméticos? Confira aqui mais um conteúdo do nosso blog!

Tenha no seu negócio a playlist ideal para os seus clientes

A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas.

Com a Listenplay você tem acesso a mais de 60 playlists criadas por especialistas e ainda pode criar anúncios personalizados para divulgar todas as promoções e campanhas da sua loja. Legal né?

Teste agora mesmo a Listenplay por 10 dias grátis, revolucione a experiência dos seus clientes e aumente suas vendas!

Compartilhe

Você também pode gostar

20 textos para propaganda de loja de material de construção

Os textos certos para fazer a propaganda da sua loja de material de construção é capaz de atrair clientes, aumentar o movimento da loja e até mesmo as suas vendas. Mas, essa não é sempre uma tarefa fácil, afinal, nem sempre dá para ser criativo e acertar na escolha dos textos. Por isso, é fundamental…

Por Nayara Santos em 22.02.2023

Conheça os 6 maiores eventos de trade marketing do Brasil e do mundo

Um dos maiores eventos de trade marketing da América Latina acontece no Brasil: é o Involves Experience, promovido pela Involves, empresa que comercializa softwares de gestão de trade marketing. Em setembro de 2018, a ocasião reuniu cerca 1,8 mil pessoas em Florianópolis (SC) e abordou discussões sobre uso de dados, experiências de consumo e a…

Por Nayara Santos em 23.09.2019

9 passos para um treinamento de equipe ideal na sua franquia

Desenvolver um treinamento de equipe é algo essencial para as franquias. Isso se justifica porque somente assim é possível ter um time que atue de forma correta e padronizada. Uma equipe capacitada, proativa e inovadora são essenciais para a manutenção do sucesso e da qualidade daquilo que é entregue para um negócio. De tal maneira,…

Por Nayara Santos em 13.11.2019

17 textos prontos para o Dia das Mães: se inspire

A escolha dos textos certos para as campanhas de Dia das Mães pode ser um verdadeiro trunfo para atrair clientes e aumentar as suas vendas. Isso porque, os textos certos ajudam os clientes a se manterem atualizados de tudo o que acontece na sua loja e a se conectarem com a marca.  Se conectar com…

Por Nayara Santos em 27.02.2024

Vitrine infantil: 6 passos para montar a ideal

Conseguir montar uma vitrine infantil de sucesso significa que você irá conseguir atrair a atenção das crianças. Como elas são poderosas influenciadoras para que a compra aconteça, então você também precisa pensar em como agradar aos adultos na hora de elaborar a vitrine. Alguns passos simples podem tornar o planejamento da vitrine infantil mais fácil…

Por Nayara Santos em 18.03.2022

Por que acompanhar o tempo de permanência na loja?

Alguns fatores e estratégias aplicadas ao varejo influenciam diretamente no sucesso de um empreendimento, especialmente quando tratam sobre aumentar o volume das vendas. O tempo de permanência na loja é um desses indicadores que devem ser acompanhados de perto, afinal, quanto maior for o período que o consumidor passar dentro do estabelecimento, maiores são as…

Por Nayara Santos em 17.06.2020

Como lidar com colaboradores detratores? Confira agora mesmo

Hoje em dia, os profissionais tendem a ser o recurso mais valioso de todo o negócio. É por meio de seus conhecimentos e capacidades que a empresa consegue crescer. Porém, sempre existem aqueles que, em maior ou menor grau, atrapalham a harmonia da equipe, trazendo mais prejuízo do que contribuições. Porém, ele ainda pode ter…

Por Nayara Santos em 12.11.2019

Divulgação da marca: como divulgá-la em um novo ambiente?

A fase mais difícil da divulgação da marca é o início, período em que você ainda não tem tanto conhecimento e experiência nesse assunto. No entanto, isso não é motivo para deixar esse cuidado de lado, já que ele é crucial para a saúde do seu negócio.  Muito pelo contrário, esse é justamente o momento…

Por Nayara Santos em 11.07.2022

8 dicas para vender mais na Semana do Brasil!

A Semana do Brasil é uma data relativamente nova no calendário do varejo. Sua criação se deu em 2019, com o intuito de aquecer o varejo em um período sem grandes datas comemorativas e de baixas vendas. Portanto, é uma data que nem todos os varejistas ainda focam para conseguir aumentar as vendas. Mas, isso…

Por Nayara Santos em 24.08.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos