Divulgar eventos pode ser uma tarefa desafiadora, mas, se você quiser garantir o sucesso da sua marca e aumentar a participação do público, vai ter que encontrar uma estratégia para isso. Ao planejar a estratégia de divulgação você precisa lembrar de incluir ações para atrair diferentes tipos de clientes.
Isso significa falar com aqueles clientes que nunca ouviram falar da sua loja; com os que já ouviram falar, mas que nunca compraram com você; trazer de volta aqueles clientes que já relacionaram com a sua marca, mas faz tempo que não compram nada; e, por fim, aqueles os consumidores já fidelizados. Por isso, é fundamental combinar estratégias e garantir o melhor alcance possível.
Para te ajudar, preparamos esse artigo com algumas estratégias de divulgação de eventos que você pode utilizar. Confira e coloque as nossas dicas em prática!
Estratégias para divulgação de eventos
Fazer a divulgação de um evento nada mais é do que ter uma comunicação eficiente com o seu cliente. Se você não sabe como fazer isso, ou vem entregando a mensagem errada para os consumidores, confira o nosso guia Comunicação para Negócios: 6 dicas de como fazer da maneira certa.
1. Aumente o alcance com as redes sociais
Se você quiser que o seu evento seja conhecido por um grande número de pessoas, a melhor ferramenta são as redes sociais. Isso porque, você consegue preparar publicações patrocinadas, ou seja, pagas.
Com essa ferramenta é possível selecionar o perfil dos usuários que verão o anúncio no feed, que podem ser pessoas de uma determinada idade, sexo ou que moram em uma região próxima à loja.
Mas, precisa falar também que as redes são uma ferramenta bastante útil para manter contato com os clientes que já conhecem a sua marca, tendo comprado algo com você ou não. Portanto, invista na divulgação do evento no seu perfil, convidando os seguidores a comparecer ao evento e, quem sabe, comprar algum produto e você terá a chance de fidelizá-lo.
Outra forma de conseguir aumentar o alcance da divulgação é com a contratação de microinfluenciadores. Escolha aqueles que possuem seguidores com o mesmo perfil do seu público-alvo e que tenham valores semelhantes aos da sua marca.
Esses microinfluenciadores podem criar conteúdo exclusivo para divulgar o evento e compartilhá-lo em suas redes sociais e canais. Desta forma, será possível atrair a atenção de muitas pessoas e aumentar a participação do público no evento.
2. Atrai o cliente de volta com o e-mail marketing
Quando falamos naqueles clientes que compraram na sua loja no passado, mas que não retornaram, a realização de um evento pode ser a oportunidade perfeita para retomar esse contato. E, uma excelente forma de divulgação de evento é o e-mail marketing.
Neste caso, a recomendação é enviar e-mails personalizados para a sua lista de contatos. Aposte em um conteúdo objetivo e atrativo, incluindo detalhes sobre o evento e um link para que os destinatários possam se inscrever ou obter mais informações.
Vale a pena ressaltar que o e-mail marketing pode ser enviado para todos os clientes da sua lista. Assim, você consegue levar informação para todos os clientes que já se relacionaram com a sua marca. Esse trabalho pode ser facilmente realizado com automação de marketing, ou seja, você não precisa mandar cada um dos e-mails pessoalmente.
3. Fale com o cliente da sua loja com a rádio indoor
A nossa terceira dica de estratégia para divulgação de eventos é utilizar a rádio indoor da loja. Como é você que tem o controle do que é reproduzido na rádio, basta preparar anúncios com textos atrativos, que despertem a curiosidade do cliente que está na sua loja.
Além disso, dependendo do tipo de evento que você for fazer, você pode anunciar a distribuição de convites, cupons de descontos, dentre outros. Basta utilizar a sua imaginação para deixar o evento mais interessante e deixar os clientes com vontade de participar.
É preciso dizer ainda que a rádio indoor é uma ferramenta bastante útil não apenas para se comunicar com os clientes, mas também para oferecer um ambiente de compras agradável. E, claro, você também poderá ter uma programação especial na rádio para o seu evento. Para isso, é preciso ter a playlist certa, feita exclusivamente para a sua loja e a sua marca.
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4. Ganhe autoridade com bons parceiros
A nossa próxima dica para divulgação de eventos é estabelecer parcerias com lojas e empresas que tenham público-alvo semelhante ao do seu evento e da sua marca. Essa pode ser uma excelente forma de ampliar a divulgação e alcançar mais pessoas. Além disso, para deixar a divulgação e o evento mais atrativo, vocês podem criar promoções em conjunto ou mesmo oferecer alguma atração diferente no evento.
Precisamos ressaltar que a escolha da empresa parceira deve ser feita com muita cautela. Isso porque, a autoridade da marca parceira será transferida para a sua marca. E isso vale tanto se a marca tem uma boa reputação no mercado, como se ela tiver uma reputação ruim.
Lembre-se, você quer fazer a sua marca crescer e ter um grande sucesso no evento. Portanto, escolha bem os seus parceiros.
5. Prepare um cronograma de divulgação
Planejar um evento é algo que exige bastante tempo e dedicação, afinal, são tantos detalhes que precisam ser decididos e, consequentemente, muita coisa pode dar errado. Por isso, precisamos ressaltar que independente da estratégia de divulgação escolhida, você precisa ter um cronograma.
Por exemplo, é preciso saber com qual antecedência o evento será divulgado, datas muito distantes podem fazer com que o evento caia no esquecimento, e muito próximas podem ser inviáveis para muitas pessoas. Além disso, se você quiser atrair um bom público, é preciso deixá-lo curioso quanto ao que acontecerá no evento.
Neste caso, com um bom cronograma você consegue ir liberando as informações para o público aos poucos. Desta forma, os consumidores ficarão curiosos e continuarão acompanhando a divulgação para saber o que vai acontecer.
Essas foram as nossas dicas para que você acerte na divulgação do seu evento. Se quiser mais dicas de como ter uma loja de varejo de sucesso, confira outros artigos no nosso blog.
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