Por Nayara Santos em 15.10.2019

Descubra o que é marketplace e suas vantagens

Por Nayara Santos em 15.10.2019

Quem está em busca de oportunidades valiosas para vender na internet precisa conhecer o modelo de marketplace. Por meio dele, é possível aproveitar a estrutura de um e-commerce grande para levar seus produtos aos clientes e alavancar seus resultados.

Esse movimento é uma consequência da transformação da maioria das lojas virtuais em verdadeiras agregadoras de e-commerces menores. Houve uma época em que portais como eBay e Mercado Livre eram a principal referência em marketplace, mas hoje em dia as principais lojas do mercado já adotaram esse modelo.

Quer saber sobre o que é marketplace e se essa forma de trabalhar pode mesmo trazer vantagens para você? Então confira o artigo a seguir para tirar todas as suas dúvidas.

O que é um marketplace?

Marketplace é o termo usado para se referir à transformação de lojas virtuais em verdadeiros agregadores de lojas menores. Ou seja, permitir que outros lojistas usem o seu e-commerce para comercializar os produtos em uma relação de colaboração com a sua marca.

Boa parte dos principais e-commerces do Brasil e do mundo já aderiram ao modelo marketplace. Isso permite não só que lojas pequenas conquistem mais espaço ao se associarem a grandes marcas como também há a possibilidade de atuarem no marketplace de múltiplos e-commerces ao mesmo tempo.

Trabalhar com marketplace também exige alguns cuidados. Por ampliar a visibilidade de uma loja pequena, é preciso que ela esteja preparada para lidar com o aumento de demanda por seu estoque e logística. Senão, corre-se o risco de ter clientes insatisfeitos.

Quais as vantagens do marketplace?

Agora que você já entendeu o conceito de marketplace, o próximo passo é conhecer os benefícios que esse modelo pode trazer. Ele é vantajoso para todos os envolvidos na compra e venda de produtos na internet: o e-commerce que implanta o marketplace, o lojista que se associa a ele e o consumidor final.

Quer saber mais? Confira a seguir as principais vantagens de trabalhar com o modelo de marketplace:

Mais visibilidade

Um dos maiores desafios de vender pela internet é conquistar visibilidade suficiente para atrair clientes quando eles estão buscando por seus produtos. Com cada vez mais concorrência nesse espaço, essa missão pode se tornar mais difícil principalmente para quem está começando.


O modelo de marketplace se mostra uma alternativa bastante valiosa para esses vendedores. É um jeito de ampliar a sua visibilidade ao “emprestá-la” de um nome maior e já consolidado no mercado.

Maior confiabilidade

Quem decide começar a vender pela internet costuma ter que enfrentar diversas barreiras nesse processo. Uma delas é contar com uma estrutura confiável que hospede suas páginas e sistemas, além de proteger seus dados e os dos clientes.

Ao trabalhar com o modelo de marketplace, essas preocupações deixam de existir porque ficam sob responsabilidade do e-commerce parceiro. Assim, será possível vender os seus produtos com a mesma confiabilidade de uma empresa já consolidada no mercado.

Melhor otimização para buscas

Além de aproveitar o espaço de uma marca de e-commerce mais estabelecida, trabalhar com marketplace também possibilita que os seus produtos apareçam mais em pesquisas feitas pelo Google e em sites de varejo. Esse impulso de relevância poderá ser decisivo para você fechar muito mais vendas.

Isso acontece porque esses e-commerces já consolidados possuem domínios com maior credibilidade junto ao Google e estratégias de otimização focadas totalmente nesse tipo de resultado. Ou seja, você não precisará se preocupar em montar a sua própria estratégia e poderá utilizar a desse parceiro.

Mais credibilidade

Ainda há uma parcela do público que hesita em confiar na hora de fazer compras pela internet. Isso faz com que tendam a preferir negociar com grandes marcas e e-commerces já consolidados na web, o que costuma prejudicar o potencial de vendas de lojas menores.

A solução para isso está no modelo de marketplace. Assim, uma loja pequena pode trazer para si a credibilidade de uma grande e conquistar clientes que normalmente não confiariam nela para suas vendas online.

Impulso para nichos

Atender a um nicho costuma sempre ser um desafio, já que há uma parcela menor de audiência interessada em seus produtos e geralmente é difícil alcançar todo esse público. Felizmente, o marketplace é a solução para isso, permitindo que uma loja com foco em nicho possa atingir toda a audiência que procura.

Dessa forma, é possível aproveitar as vantagens de atuar em um segmento nichado ao mesmo tempo em que a visibilidade da loja é ampliada graças ao modelo de marketplace de um e-commerce maior.

Acesso a dados ricos

O entendimento sobre os hábitos e preferências dos seus clientes é algo bastante valioso. A partir deles, você pode elaborar estratégias cada vez melhores com foco em aprimorar seus resultados ao realizar ações pensadas especialmente para as características deles.

Ao trabalhar em um modelo de marketplace com um grande e-commerce, uma loja pequena pode ter acesso a esses dados estratégicos a partir de uma estrutura muito mais robusta que ela originalmente teria. Isso permitirá uma atuação muito mais eficaz dela no mercado.

Aumento da competitividade

Disputar de igual para igual em qualquer mercado pode ser algo bastante desafiador para lojas de todos os tamanhos. Todo segmento tem suas particularidades a serem superadas e isso costuma requerer tempo e investimento até deixar de ser um problema.

Ao optar por trabalhar em um modelo de marketplace, torna-se possível atuar com muito mais competitividade em seu mercado. A sua loja estará alcançando muito mais clientes, fidelizando essas pessoas e obtendo resultados compatíveis com uma loja de alta visibilidade.

O que acha de começar a trabalhar com um marketplace?

Alcançar mais oportunidades de vendas é possível ao entrar para um modelo de marketplace. É uma forma de aproveitar o nome e a estrutura de grandes e-commerces para movimentar os seus produtos e atingir muito mais clientes com a sua loja, independentemente do tamanho dela.

Como qualquer decisão administrativa e comercial, é preciso levar em conta as características do seu varejo e como ele iria se encaixar em um modelo de marketplace. Busque por aqueles e-commerces que ofereceriam melhores oportunidades para as suas necessidades e tome a decisão certa.

Fique por dentro de mais ideias estratégicas para trazer mais resultados aos seus negócios. Siga os nossos perfis nas redes sociais!

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Como fazer minha farmácia vender mais em 4 passos

Uma farmácia pode ter diferentes objetivos e metas a cumprir. Entretanto, sem uma boa estratégia de vendas você não vai conseguir fazer o seu negócio ser um sucesso. Sem falar que, quanto mais a sua empresa se destacar, mais relevante no mercado você será. Mas, você já parou para pensar quais ações podem ser utilizadas…

Por Nayara Santos em 26.06.2023

Decoração de loja para Festa Junina: 5 ideias para se inspirar

Chegou aquela época do ano em que o Brasil se veste de cores e alegria para celebrar uma das festas mais queridas: a Festa Junina! E claro, você, empreendedor do varejo, não pode ficar de fora dessa! Se você ainda não sabe como preparar sua loja para essa festa tão tradicional, não se preocupe, estamos…

Por Nayara Santos em 22.04.2024

Slogan para loja de variedades: 4 passos para criar o ideal

O slogan é a ferramenta perfeita para conseguir comunicar aos consumidores a principal mensagem da sua empresa. Por isso, se você tem uma loja de variedades, precisa criar um slogan para fazer com que os clientes consigam não apenas memorizar a sua marca, mas até mesmo se identificarem rapidamente com ela. Entretanto, criar um slogan…

Por Nayara Santos em 16.05.2023

Como divulgar um produto: aprenda em 5 passos

Parte do trabalho dos gestores do varejo é encontrar formas de como divulgar um produto para os seus clientes, seja ele lançamento ou algo que já é vendido na loja. Afinal, sem que os clientes conheçam quais produtos eles encontrarão na sua loja, é praticamente impossível atrair a atenção e aumentar as vendas. Como nem…

Por Nayara Santos em 16.02.2022

Conheça 6 tipos de merchandising existentes e saiba suas aplicabilidades

Você conhece diferentes tipos de merchandising? Sabe como eles podem ser aplicados na sua loja para trazer melhores resultados? Conhece as vantagens e desvantagens de cada um? Se a sua resposta foi não para qualquer uma dessas perguntas então fica tranquilo que a gente te ajuda. O varejo é um ambiente extremamente competitivo em qualquer…

Por Nayara Santos em 11.07.2022

Ideias de campanhas para fazer no Dia das Mães

O Dia das Mães está chegando, você sabe que precisa planejar as campanhas para a data, mas as ideias simplesmente não aparecem? Então você veio ao lugar certo. Neste texto vamos te dar algumas dicas de campanhas para você se inspirar e vender mais nesta importante data do varejo. Quanto maiores as chances de lucro,…

Por Nayara Santos em 13.03.2024

24 frases para divulgação de eventos, se inspire

A realização de eventos pode ser uma estratégia interessante para divulgar a sua loja. Mas, para que o evento te ajude a alcançar o sucesso desejado, você precisa ter boas frases para divulgá-lo.  Ter uma comunicação eficiente e assertiva com o seu cliente é um dos melhores caminhos para promover a sua empresa e atrair…

Por Nayara Santos em 16.05.2023

O que é mídia indoor? Descubra tudo aqui

Nos dias de hoje, quanto mais estímulos atrativos um consumidor tiver, maior será o seu interesse pelo que você tem a oferecer. Compreender o que é mídia indoor e implementá-la em sua loja de varejo é uma excelente ideia para impulsionar sua vendas, por exemplo. Além, é claro, de fidelizar os clientes que já tem.…

Por Nayara Santos em 29.07.2020

Como Rihanna fez a Fenty Beauty ser tendência na indústria da beleza?

Com certeza você já ouviu falar da cantora Rihanna, certo? Ela está sempre no topo das paradas, com sua voz única e músicas dançantes que sempre marcam época. Mas acredite: mais do que uma grande artista, ela também é uma mulher empoderada, com uma incrível visão empreendedora e muita desenvoltura para os negócios. Não é…

Por Nayara Santos em 25.09.2019

Receba nossos conteúdos exclusivos