Por Nayara Santos em 05.09.2023

Como atrair clientes para manicure e pedicure?

Por Nayara Santos em 05.09.2023

Saber como atrair clientes para manicure e pedicure é essencial para o crescimento do seu salão. Primeiramente, porque neste tipo de estabelecimento, os clientes são fiéis, frequentando o estabelecimento quase que semanalmente. Além disso, quando um cliente está satisfeito com um serviço, a tendência é que ele faça outros procedimentos. E isso sem falar nas indicações que ele pode trazer.

 Como o ramo de salões de beleza é bastante competitivo, você precisa se destacar para conseguir atrair a atenção dos consumidores e fazer com que eles prefiram o seu salão e não a concorrência. Claro que isso é um grande desafio para os empreendedores deste ramo, mas, uma coisa é certa, isso é algo praticamente impossível se o cliente nem sequer souber da existência do salão ou do que você tem para oferecer.

 Por isso, é preciso saber exatamente quais são diferenciais do seu salão e formas de se destacar dos concorrentes. Já adiantamento, não existe uma fórmula mágica de como fazer isso. Entretanto, quando é possível combinar experiência do cliente, atendimento qualificado e um bom custo-benefício, você conseguirá atrair muitas pessoas para o seu salão.

 Mas, você não precisa pensar em tudo sozinho. Para te ajudar a atrair clientes para a manicure e pedicure preparamos esse artigo com todas as dicas para garantir sucesso ao seu negócio. Confira!

Dicas de como atrair clientes para manicure e pedicure

Atrair clientes para a manicure e pedicure parece um desafio impossível para você? Saiba que isso pode ser mais fácil do que parece. Lembre-se que, para colher os resultados, é importante trabalhar em diferentes aspectos da jornada do cliente.

 Isso significa entender como é o processo de decisão que o cliente toma, o que pode influenciar esse processo e, uma vez no salão, como oferecer a melhor experiência possível, para que ele saia do estabelecimento já querendo voltar. Isso te ajudará a fidelizar os clientes que já conhecem o seu serviço e a atrair aqueles que ainda não utilizam.

 Vale a pena dizer que essa estratégia é mais barata, já que fidelizar clientes pode ficar até 5 vezes mais barato do que atrair novos consumidores. Portanto, não apenas você saberá que tem clientes com quem pode contar, mas ainda consegue economizar com essa estratégia.

 Quando as ações para retenção de clientes são feitas de forma eficiente, seu empreendimento ganha visibilidade e conquista os consumidores. Com isso, você consegue fidelizá-los e isso é garantia certa de visitas recorrentes ao salão e indicações a amigos, familiares e colegas.

 Por isso, se você tem tido problema em atrair clientes para manicure e pedicure, é preciso planejar ações que ataquem esse problema em diferentes frentes e aumentem as chances de sucesso da estratégia. Veja a seguir as nossas dicas de não perca mais tempo, coloque-as em prática agora mesmo.

Conheça o seu negócio e o seu ramo de atuação

Antes de começarmos a dar qualquer dica, precisamos falar sobre algo óbvio, mas que nem sempre recebe a atenção devida: conhecer o negócio. O que estamos querendo dizer é que você precisa saber: 

  • Quem são os seus clientes;
  • Quais os serviços que eles mais gostam;
  • Quais os meses de maior e menor movimento no salão;
  • Se conseguiu alcançar os objetivos em campanhas anteriores, e caso não tenha conseguido, o porquê isso aconteceu;
  • Quais são as principais reclamações que os clientes têm a respeito do seu salão;
  • Quem são os seus concorrentes diretos e o que eles estão oferecendo;
  • Quais as tendências do momento.

Responder a essas perguntas, te ajudará a entender melhor como funciona o salão e a tomar decisões gerenciais mais acertadas. Ou seja, você conseguirá gerenciar o seu empreendimento melhor e alcançará melhores resultados.

Fachada: o cartão de visitas do salão

É normal julgarmos o livro pela capa, certo? Uma fachada bonita despertará o interesse das pessoas que passarem por ela, podendo, até mesmo, deixá-las curiosas para entrar no salão. Da mesma forma, se a fachada do salão estiver mal cuidada, isso poderá afastar os clientes, que podem achar que a atenção dada aos clientes é a mesma dada à fachada do salão. 


Para deixar a faixa mais atrativa, você pode utilizar cores chamativas, criar um logo que se destaque e deixar claro que aquele lugar oferece serviços de manicure e pedicure. Você ainda pode preparar placas para serem colocadas na frente do salão para indicar alguma promoção. Tome cuidado apenas para que a placa não atrapalhe a circulação de pessoas na rua, ou obstrua a entrada no estabelecimento. 

Além disso, é importante que você faça manutenções periodicamente, tais como pintura, checagem ou troca de lâmpadas queimadas, reposição ou remoção de placas, e assim por diante. Tudo isso contribui para deixar o local com um ar mais profissional e atrair clientes. 

E, claro, como estamos falando em atrair clientes, precisamos falar sobre as datas comemorativas. O salão pode atrair muitos clientes nesse período, oferecendo pacotes especiais focados em cada uma delas. Por exemplo, fazendo desenhos natalinos ou combinações de cores nas unhas na época do Natal.

 Apenas não se esqueça de retirar as placas e anúncios quando a data acabar. Caso contrário, isso pode passar a sensação de desleixo e pouco profissionalismo.

Faça promoções relevantes

Boas promoções, independente do segmento, é um grande atrativo para os clientes. Afinal, as pessoas estão sempre buscando adquirir produtos e contratar serviços pelo melhor custo-benefício. Sem falar que, todo o varejo ainda utiliza essa estratégia para aumentar as vendas e conquistar clientes.

 Por isso, elabore promoções que sejam interessantes e faça com que os clientes queiram aproveitá-las. É possível oferecer o serviço de manicure e pedicure por um preço menor em um dia de menor movimento da semana. Ou ainda dar desconto para clientes que trouxerem ou indicarem algum cliente. 

Vale a pena dizer que oferecer serviços a baixos preços, nem sempre é o melhor negócio. Lembre-se, o cliente quer se sentir beneficiado quando ele se relaciona com a sua marca. Portanto, uma opção pode ser oferecer ao cliente uma massagem no pé para cada 10 visitas ao salão, por exemplo. 

Todas essas ações poderão atrair novos clientes para a manicure e pedicure. Entretanto, é preciso que você também desenvolva estratégias para os clientes que já estão fidelizados. Isso pode envolver ter acesso a ofertas exclusivas, possibilidade de agendamento em datas mais distantes, ser o primeiro a testar os nossos procedimentos do salão. O mais importante aqui é que outros clientes não terão acesso. Isso aumenta as chances dos consumidores voltarem e se fidelizarem. 

Como você deve ter percebido, existem inúmeras possibilidades de promoções, basta soltar a imaginação e oferecer o que consegue atrair o seu cliente que o sucesso será certo. Ficou na dúvida? Então pergunte para os clientes que tipo de promoção eles gostariam de ver no salão. 

Essa é uma forma bastante interessante de mostrar para os clientes que você está ouvindo o que eles têm a dizer e está preocupado em oferecer aquilo que eles querem. Ou seja, as promoções também podem ser uma estratégia de fidelização do cliente, se bem aplicada.

Tenha um programa de fidelidade

Por falar em manter os clientes fiéis assíduos, preparamos um tópico para trazer informações sobre o programas de fidelidade e como ele pode beneficiar o salão. Essa é uma estratégia que te ajuda a identificar quem são esses clientes e fazer com que eles se sintam especiais.  

Com tais programas você terá um cadastro de clientes, o que te ajudará a saber qual é o perfil de cada pessoa cadastrada, com que frequência ela frequenta o salão, quais os serviços que ela mais utiliza. Assim, será possível criar as promoções exclusivas que mencionamos anteriormente. Isso dará um aspecto de personalização ao atendimento recebido e, tudo o que o cliente quer é se sentir especial! 

Neste caso, o mais importante é que você oferece realmente um tratamento diferenciado para esses clientes. Sejam descontos, brindes, preferência na marcação de horários, condições especiais de pagamento, dentre outros. 

Uma última dica com relação a esse tema é que você seja bem claro qual é a forma de recompensa. Que pode ser, inclusive, acumular pontos que podem ser trocados pode descontos e produtos, de modo bastante semelhante aos programas de fidelidade dos supermercados.

Ofereça uma nova experiência para os seus clientes

Você sabia que o brasileiro é o consumidor que mais considera a experiência de compras na hora de avaliar um estabelecimento ou decidir se vai comprar ou utilizar os serviços oferecidos novamente? Portanto, a experiência vivida no estabelecimento faz toda a diferença e você deve analisar cuidadosamente qual experiência está oferecendo no salão. 

Para entender o quanto isso é importante, basta lembrar dos estabelecimentos comerciais que visitou recentemente, como se sentiu em cada um deles. Caso tenha algum que a experiência não tenha sido muito boa, provavelmente você não quer voltar. 

Quando a experiência é positiva, os clientes vão querer passar mais tempo por lá, se lembrarão do salão como um local em que ele passa momentos agradáveis, e ainda vai indicar o local para amigos e parentes. Entretanto, quando a experiência é ruim, as chances dele nunca mais voltar e ainda fazer propaganda negativa do local é enorme. Sem falar que, em tempo de redes sociais, ele ainda pode falar mal do seu estabelecimento nas redes, atraindo muito publicidade negativa para o seu negócio. 

Como você não quer que isso aconteça, é fundamental implementar diferentes estratégias para tornar o salão um ambiente agradável para os clientes. Dentre elas, as ações de marketing sensorial merecem destaque. Isso porque elas são capazes de despertar os sentidos e fazer com que os clientes se sintam em um ambiente confortável e até mesmo familiar. A seguir, falaremos sobre como estimular cada um dos sentidos e usar isso a seu favor.

Música ambiente

Uma das principais estratégias de marketing sensorial é ter música ambiente no estabelecimento. Mas, isso não significa ter qualquer música tocando no salão, muito pelo contrário, o ideal é que a playlist seja personalizada, feita exclusivamente para o seu negócio e para agradar aos seus clientes. 

Para você ter uma ideia da importância da música, um estudo realizado pela HeartBeats International apontou que, com a música certa, aproximadamente 31% dos clientes voltam a visitar o local. Sem falar que 35% dos clientes permanecerão no local por mais tempo. 

Ainda, quando a marca toca uma música que combine com a sua identidade, os consumidores são 96% mais propensos a lembrar da marca. Mas, para isso, é preciso escolher a música certa. Isso porque, se você errar a mão, 44% dos clientes deixarão o ambiente mais rapidamente. Quer saber como ter a música ideal? Confira o nosso e-book Guia completo para montar a playlist certa para o meu negócio.

 Uma recomendação importante é resistir à tentação de deixar a escolha da trilha sonora sob responsabilidade de algum funcionário, ou mesmo sua. É natural que nestes casos a trilha sonora seja escolhida com base no gosto pessoal, e não na identidade da marca, ou no gosto musical dos clientes. 

Além disso, você é importante ter um sistema de som de qualidade para que as músicas sejam reproduzidas no volume certo e igualmente pelo ambiente. Quer saber como acertar na escolha da sua playlist? Então vá ao final deste artigo e confira tudo o que a Listenx pode fazer por você e pela sua empresa.

Estimulando o paladar

Outro sentido que pode ser facilmente estimulado no salão é o paladar. Inclusive, talvez você até já faça isso sem saber o impacto que pode ter na experiência do cliente. Você pode apostar em café, chás, bolachinhas, bolos, ou qualquer outro quitute. Lembre-se que muitas pessoas passam bastante tempo no salão e esses pequenos mimos podem deixá-los ainda mais à vontade. 

Ainda, aproveite para fazer parcerias com padaria e confeitarias locais. Indicando clientes para esses estabelecimentos, enquanto eles ajudam a divulgar o seu salão. Portanto, é a chance ideal para atrair mais clientes e ainda fidelizar quem já frequenta o salão. 

Aqui vale apenas uma dica importante, é fundamental que os produtos sejam frescos. Bolachinhas duras ou secas podem manchar a imagem do seu estabelecimento. Por isso, fique atento a isso.

Aromatização

É preciso dizer que muitos salões possuem um cheiro característico, geralmente dos produtos que estão sendo utilizados, como shampoos, condicionador, tinturas, esmaltes, cera, dentre outros. Mas, não é porque os clientes estão indo no salão que eles achem esse cheiro agradável. 

Por isso, se você quiser mudar a impressão do cliente, é possível apostar na aromatização do ambiente. Assim, você escolhe uma fragrância que mais combina com a sua marca e passa a colocá-la no salão. 

Lembrando que isso precisa ser feito de modo sutil e que não vá resultar em uma mistura de cheiros e uma aromatização ruim. Ainda, você também pode apostar em neutralizadores de odor, já que assim você eliminaria, ou pelo menos reduziria, o cheiro que já tem no salão.

Planeje o layout

Outro item que pode fazer a diferença na experiência do cliente é como o ambiente é organizado. Não apenas visualmente, já que ninguém gosta de lugar bagunçado ou atulhado, mas também para a circulação de pessoas. 

Outro ponto sensível no planejamento do layout do salão é o local de espera. Já que ele precisa ser confortável, mesmo que o cliente fique esperando por pouco tempo. Lembre-se também que muitos clientes levam acompanhantes, e eles utilizam esse espaço. O ideal é que os quitutes e bebidas fiquem neste local também. 

Mantenha os móveis a uma distância que permita a livre circulação dos clientes, sem ficar esbarrando em outras pessoas. Não tem nada mais desagradável do que ficar em um ambiente apertado e cheio de gente. Pelo menos a maioria das pessoas não gosta. 

Outra dica importante no layout é a pintura, já que ela pode fazer toda a diferença para deixar o ambiente mais confortável, atrativo e ainda aguçar o sentido da visão. Alguns exemplos são: 

  •     Laranja: chama a atenção e passa a sensação de algo amigável e convidativo;
  •     Azul: oferece um senso de segurança e confiança;
  •     Roxo: promove a sensação de beleza, espiritualidade, riqueza e sucesso.

Apenas tome cuidado para não carregar muito nessas cores. Prefira pintar uma parede, ou então utilizar essas cores nos elementos de decoração. E, claro, não se esqueça de que essas cores da decoração devem combinar com a identidade visual da sua marca.

Melhore o atendimento ao cliente

A busca em como atrair clientes para manicure e pedicure passa por oferecer um atendimento qualificado. Se isso faz toda a diferença em outros segmentos do varejo, imagine em um salão de beleza, onde o seu principal produto é a prestação de serviços. Ou seja, o atendimento deve ser bom para garantir que o cliente volte. 

Quando você tem funcionários bem treinados, que sabem ouvir o cliente, tratá-lo com atenção e preocupação em resolver os problemas, você conseguirá fidelizar os clientes que entram no seu estabelecimento. Isso é ainda mais importante em um salão de beleza, já que é comum criar grandes laços de amizade e cumplicidade entre os clientes e os colaboradores. 

Por isso, fique atento a qualquer tipo de problema que aconteça entre um cliente e um funcionário. Tente descobrir o que aconteceu e, se necessário, inclua algumas observações na ficha do cliente, para não correr a chance dele ter um horário marcado com a manicure ou pedicure errada.

Invista em divulgação

Não tem como atrair clientes para manicure e pedicure sem que os clientes saibam o que está acontecendo no seu salão e o que você tem para oferecer. Por isso, é fundamental investir na divulgação da sua empresa. Isso pode ser feito das mais diferentes formas, tais como: 

  •     Redes sociais: podem ser uma grande vitrine para o seu salão e atrair muitos clientes para a manicure e pedicure. Com um perfil nas redes sociais você consegue mostrar a qualidade do serviço realizado, como o ambiente é agradável, divulgar promoções, preparar conteúdo que seja interessante e relevante para os clientes;
  •     Marketing digital: você pode criar anúncios para serem exibidos nos mecanismos de buscas, sites e vídeos. Esses anúncios são pagos e serão exibidos conforme o perfil de público que você escolher e localização geográfica. Assim, você consegue impactar os clientes com maiores chances de serem convertidos em bons leads. As redes sociais também fazem parte das estratégias de marketing digital;
  •     Anúncios nas mídias tradicionais: você também pode apostar em anúncios nas mídias tradicionais, tais como jornais, revistas e rádios. Se a intenção for atrair clientes de uma determinada região para a manicure e pedicure, você poderá anunciar em jornais locais, por exemplo;
  •     Parceria com varejistas locais: como já mencionamos anteriormente, essa é uma estratégia interessante de divulgação, já que você consegue divulgar o seu salão para um público que talvez não fosse ter acesso a isso de outra forma. Além disso, é possível fazer parcerias para oferecer brindes ou mesmo como premiação em sorteios;
  •     Na sua rádio personalizada: além de permitir a reprodução de uma playlist personalizada, você também pode utilizar a rádio indoor para fazer anúncios. Seja para informar os clientes sobre o horário de funcionamento do salão durante feriados, ou para comunicar promoções que você está fazendo.

Ouça o que o seu cliente tem a dizer

A nossa última dica de como atrair clientes para manicure e pedicure é fundamental que você ouça a opinião do seu cliente a respeito do seu estabelecimento. Assim, você terá informações valiosíssimas de como atrair os clientes e fidelizá-lo. 

Os pontos fortes e elogiados pelos seus clientes, podem ser utilizados como diferenciais do seu salão. Eles podem ser reforçados durante campanhas publicitárias. Por exemplo, se a pontualidade no atendimento for algo entendido como positivo pelos clientes, você pode dizer que quando o cliente vai à manicure e pedicure do seu salão que ele não vai se atrasar para o próximo compromisso. 

Da mesma forma, você também deve ficar atento aos pontos fracos apontados pelos clientes. Isso porque você deve buscar a melhoria contínua e encontrar formas de solucionar esses problemas. Por exemplo, se os clientes apontarem que o espaço para aguardar atendimento não é suficiente, então mudanças no layout devem ser feitas. 

Planeje as pesquisas de satisfação dos clientes de modo que você consiga obter todas as informações necessárias para manter sempre um bom atendimento, um ambiente agradável e os clientes felizes.

Não tenha medo de inovar

Já parou para pensar que a sua zona de conforto pode ser um grande problema para o seu negócio? Isso não significa que você precise arriscar tudo o que tem na próxima oportunidade que aparecer na sua frente, entretanto, é preciso ficar de olho nas tendências do mercado para conseguir aproveitá-las. 

Por isso que, logo no início deste artigo, a primeira coisa que falamos foi sobre a necessidade de conhecer como a sua empresa funciona. Afinal, isso te dará mais confiança para tomar as decisões que precisa. 

Além disso, é preciso ficar atento a tendências, sejam elas locais ou da última moda. Inclusive, é fundamental que você incentive os profissionais que trabalham no salão a se atualizarem. Desta forma, eles poderão oferecer os melhores serviços e te ajudarão a conquistar os clientes. 

Como falamos anteriormente, escute o que seu cliente tem a dizer. Isso não significa dar razão para ele em tudo, mas sim saber como é a visão de quem procura o serviço de manicure e pedicure. Aliás, essa é a melhor forma para saber se você está transmitindo a mensagem que deseja corretamente ou se precisa fazer ajustes na comunicação. 

Vale a pena dizer que você também pode ir olhar na concorrência para saber o que eles estão planejando. Isso permitirá que você encontre formas de melhorar algo, ou modificar alguma campanha, oferecendo outros serviços ou facilidades que eles não oferecem. Sem dúvida alguma, isso te ajudará a atrair clientes para manicure e pedicure do seu salão.

Tenha no seu negócio a playlist ideal para os seus clientes

A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas. 

Com a Listenplay você tem acesso a mais de 60 playlists criadas por especialistas e ainda pode criar anúncios personalizados para divulgar todas as promoções e campanhas da sua loja. Legal né? 

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