Por Nayara Santos em 26.01.2022

Comunicação visual para lojas: aprenda como fazer

Por Nayara Santos em 26.01.2022

Ter uma boa comunicação na loja é algo que pode fazer com que você se destaque da concorrência. Isso porque, ela ajuda a tornar o ambiente de compras único e facilita a compra do cliente, permitindo que ele encontre o que procura mais facilmente. Com isso, você poderá não apenas ter clientes mais satisfeitos, aumentando as chances de fidelização, mas também aumentar as suas vendas.

Apesar da importância que a comunicação visual para lojas têm, nem todos os gestores conseguem fazê-la bem. Afinal, como qualquer outro tipo de comunicação ela tem os seus desafios a serem vencidos. Por isso, neste artigo nós vamos trazer todas as dicas para você fazer a comunicação visual na loja sua bem e atrair ainda mais clientes. Vem com a gente e confira!

Preparando uma comunicação visual de sucesso para lojas

O visual da loja é uma das primeiras coisas que o cliente repara, na maioria das vezes, antes mesmo de entrar na loja. Inclusive, esse pode ser um fator determinante para que o cliente decida se vale a pena ou não entrar para conferir os produtos em detalhes. Por isso, ter uma boa comunicação visual na loja será um fator determinante na hora de atrair clientes.

Conhecimento é fundamental

A primeira coisa que você precisa ter para ter uma comunicação eficiente, seja ela visual ou não, é conhecimento sobre o seu público-alvo e sobre a sua marca. Se quiser saber tudo sobre branding, confira o nosso Guia para montar uma estratégia de branding impecável. 

Com relação ao público-alvo você precisa saber exatamente quem é o seu cliente, quais as preferências dele, com qual linguagem ele se comunica, do que ele gosta e quais as dores que você pode ajudar a resolver. Desta forma será possível conversar com ele utilizando formas que consigam impactá-lo. Se preferir, você pode utilizar a estratégia de branding persona, criando personagens fictícios que te ajudam a entender melhor quem é o seu cliente.

Agora falando da sua marca, você consegue descrever qual é a visão e a missão que ela possui? Isso permitirá que você crie um ambiente que consiga transmitir esses valores para os seus clientes e, consequentemente, aumentar as chances de que ele se identifique com a sua marca.

Capriche na decoração da loja

O próximo tópico que vamos abordar para que você acerte na comunicação visual é a decoração e o layout da loja. Neste caso, não estamos falando das decorações utilizadas em datas comemorativas, mas sim de como a loja física é organizada. 

A escolha das cores que irão compor o ambiente é importantíssima. Ela precisa combinar e seguir as cores da identidade visual da marca. O logo pode estar presente em alguns pontos estratégicos. Por exemplo, pessoas mais jovens tendem a se sentir atraídas por cores mais vibrantes, como o laranja e o vermelho; enquanto o público mais velho prefere cores mais sóbrias que transmitam calma e tranquilidade, tais como verde, azul e preto.

Além disso, a forma como as ilhas de produtos e gôndolas estão dispostas na loja também podem influenciar como o cliente vê a sua marca. Escolher esses itens e de qual material eles serão feitos pode fazer uma grande diferença. Geralmente, peças em madeira conferem uma atmosfera mais rústica e aconchegante, enquanto peças de metal deixam o ambiente mais frio. 

Não se esqueça da vitrine

Como falamos anteriormente, a comunicação visual na loja é importante porque ela pode ser decisiva para o cliente entrar ou não na loja. Por isso, cuidar para que a vitrine seja realmente atrativa é muito importante. 


Para chamar a atenção do cliente você pode compor a vitrine com os produtos que são mais procurados ou com aqueles itens que são o ponto forte da sua marca. Assim, você já vai conseguir fazer com que o cliente pare para olhar a sua vitrine. 

Algumas lojas optam por não colocar o preço do produto na vitrine, com a intenção de deixá-lo curioso e fazer com que ele entre na loja. Entretanto, é preciso tomar cuidado com essa estratégia, afinal, algumas pessoas tendem a achar que os itens são mais caros do que elas podem pagar e simplesmente desistem da compra.

Aqui vale uma dica importante: tome cuidado com os adesivos, muito utilizados em períodos promocionais. Eles podem impedir que o cliente veja os produtos adequadamente e, se o cliente não consegue se interessar pelo item exposto, ele pode não entrar na loja.

O uniforme dos vendedores também é importante

É muito comum que os vendedores não utilizem nenhum tipo de uniforme, tendo apenas uma tag com seu nome para identificação. Isso pode deixar o cliente confuso e perdido caso ele precise de ajuda. Por isso, a recomendação é que você tenha um uniforme para a sua equipe de vendas.

Além disso, o uniforme deve refletir a identidade visual da sua marca, com as cores da paleta e o logo, de preferência. Claro que as tags com os nomes podem ser mantidas, inclusive, ele facilita a comunicação entre cliente e vendedor.

Preste atenção apenas à qualidade do material que os uniformes serão feitos, de modo que eles sejam confortáveis e que não desbotem ou deformem conforme o uso e as lavagens. Uniforme com um mau estado de conservação passa a imagem de falta de profissionalismo da sua empresa.

Encante o cliente com outras formas de comunicação

Conhecer técnicas para ter uma comunicação visual para lojas que sejam eficientes é importantíssimo no varejo. Entretanto, essa não é a única forma de encantar os seus clientes e se comunicar com ele. 

O marketing sensorial oferece outras ferramentas que te ajudam a deixar o local de compras mais agradável e convidativo para o cliente, como é o caso da música ambiente. Com a trilha sonora certa você consegue deixar o cliente mais tranquilo, fazendo com que ele passe mais tempo na loja e até mesmo permitindo que ele se identifique com a sua marca.

Você também pode lançar mão de estratégias para aromatizar a loja, deixando-a com um cheirinho característico e que estimule a curiosidade dos consumidores. Assim, sempre que o cliente sentir aquele cheiro, ele vai lembrar da sua marca.

Quer conhecer outras formas de encantar o cliente? Acesse o nosso blog e confira outros artigos.

Compartilhe

Você também pode gostar

Como organizar uma loja de variedades: confira o passo a passo

Para que a sua loja de variedades prospere é essencial que você saiba como organizá-la. Essa pode até parecer uma tarefa fácil, entretanto, com tantos produtos diferentes as chances de você se perder e errar a mão na organização são grandes. Uma loja organizada ajuda não apenas o cliente a encontrar o que procura, a…

Por Nayara Santos em 16.05.2023

5 passos para implementar uma cultura customer centric na empresa

A transformação digital modificou a forma como as empresas se relacionam com os seus públicos, tornando o mercado ainda mais competitivo. É por conta disso que muitas empresas estão aderindo à estratégia conhecida como cultura customer centric. O assunto está bastante em alta e vem sendo bastante discutido por lojistas, gerentes de estabelecimentos comerciais e…

Por Nayara Santos em 20.09.2019

15 textos para propaganda de loja de carros, confira os melhores

Preparando uma nova propaganda para a loja de carros e não sabe quais textos utilizar? Está sem ideias para preparar campanhas atrativas e que realmente atraiam a atenção do seu público? Ou ainda, não sabe como escolher os textos mais atrativos e aumentar as suas vendas?  Essas são dúvidas bastante frequentes na vida de muitos…

Por Nayara Santos em 08.02.2023

Como divulgar loja de carros: 4 dicas que funcionam

Divulgar a sua loja de carros pode ser uma tarefa desafiadora, mas ela é especialmente para aumentar a visibilidade da sua marca e se destacar diante da concorrência no mercado. Existem várias maneiras de fazer isso e conseguir atrair clientes em potencial.  Por exemplo, estamos vivendo a era da internet, ou seja, se você ficar…

Por Nayara Santos em 04.04.2023

5 ações para inauguração de loja: se inspire com nossas ideias

Conseguir preparar ações para fazer com que a inauguração da loja seja um sucesso é um dos primeiros desafios que o varejista enfrenta. Mas, com planejamento é possível causar uma boa primeira impressão e ficar na memória dos consumidores. O ideal é que você pense em ações que atraiam a atenção do consumidor e despertem…

Por Nayara Santos em 02.05.2023

Guia completo da automação de serviços — otimize sua empresa

O conceito de varejo 4.0 já é uma realidade, tanto que é comum encontrarmos multilojas e comércios que atuam com atacado e varejo em vez de unidades específicas para um segmento. Nesse momento de ascensão e preparação para o futuro, surge um termo que não pode ser ignorado: a automação de serviços. Esse é um…

Por Nayara Santos em 22.01.2020

Inauguração de loja: 15 ideias criativas para o grande dia

 A inauguração de loja é uma questão fundamental no sucesso de seu negócio em longo prazo. Saiba que qualquer erro de planejamento em um momento como esse pode atrapalhar as estratégias de fidelização do consumidor e impedir o crescimento no mercado de atuação.  Como a primeira impressão que o cliente terá da sua loja…

Por Nayara Santos em 05.09.2023

Presentes mais vendidos no Natal que você precisa ter na loja

Saber quais são os presentes mais vendidos no Natal pode ser uma verdadeira vantagem e um grande diferencial para a sua loja. Já que, como esses são itens populares, se você for capaz de oferecer esses produtos para os consumidores, sem dúvida alguma, o movimento e o faturamento da sua loja irão aumentar. Outra vantagem…

Por Nayara Santos em 11.08.2023

9 dicas para vender mais no Dia dos Pais!

Procurar por dicas para vender mais no Dia dos Pais é realmente algo que todo gestor do varejo deve fazer. Afinal de contas, com datas como essa não dá para simplesmente esperar o cliente decidir entrar na sua loja, é preciso tomar um papel ativo e ir em busca de novos clientes. As campanhas de…

Por Nayara Santos em 13.07.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos