Por Nayara Santos em 11.03.2024

Campanhas publicitárias de páscoa: 10 ideias de marketing para esse período

Por Nayara Santos em 11.03.2024

Será que você dá a devida importância às campanhas publicitárias de Páscoa ou tem deixado a desejar? Confira o que vamos falar nesse artigo e veja se você tem feito o suficiente para conseguir aumentar as vendas da sua loja nesta importante data do varejo.

As datas comemorativas costumam ser grandes oportunidades para as empresas. Entretanto, é natural que os varejistas dediquem mais tempo na elaboração de campanhas para o Dia das Mães, Dia das Crianças, Black Friday ou ao Natal, que são períodos que atraem muitos clientes e permitem que você aumente as vendas consideravelmente. 

No entanto, feriados como a Páscoa costumam ser tratados com uma menor importância. Isso porque, muitos varejistas acreditam que apenas o setor alimentício pode se beneficiar. E, se você é um desses, não poderia estar mais enganado. 

Como a Páscoa é uma data mais reflexiva, pode se encaixar em praticamente qualquer ramo de atividade, basta ter criatividade e conhecer os seus clientes. Dessa forma, a mensagem de aprendizado e renovação não se perde, podendo ser aproveitada por colaboradores, clientes e até mesmo empreendedores.

Pensando nisso, preparamos um texto com algumas ideias de campanhas publicitárias de Páscoa, assim, você saberá como você pode aproveitar ao máximo esse período da Eucaristia para fazer a sua empresa ganhar mais dinheiro e fidelizar seus clientes. Confira!

Ideias de campanhas publicitárias de Páscoa para a sua loja

Conseguir aproveitar as datas importantes do varejo é essencial para todo gestor, não importando qual o ramo de atividade da empresa. Afinal, durante esses períodos as pessoas geralmente estão mais dispostas a gastar um pouco mais para celebrar ou presentear as pessoas que são importantes nas suas vidas.

Mesmo assim, os varejistas ainda dão mais importância para certas datas, deixando outras completamente de lado, e isso é um erro. Afinal, sempre que você desperdiça uma chance de tornar a sua marca conhecida, atrair consumidores, vender mais e fidelizar clientes, você pode estar colocando o seu negócio em risco.

Veja a seguir algumas dicas de campanhas publicitárias que você pode fazer para aumentar as vendas na Páscoa.

1. Use e abuse do chocolate

No Brasil, a Páscoa e o chocolate são praticamente sinônimos. Principalmente porque nem todas as pessoas são cristãs e entendem o propósito deste feriado. Justamente por isso, quando falamos em Páscoa as pessoas lembram de quitutes e guloseimas feitas com chocolate, certo? 

Dito isso, então por que não transformar a logo do seu negócio ou o seu produto e serviço em algo comestível? Não só os seus clientes ficarão encantados com essa delicada lembrança, como perceberão o seu marketing com outros olhos! 

Algumas marcas costumam ir além do coelhinho e ovinhos de chocolate, apostando em galinhas de chocolate, como é o caso da Cacau Noir. Aproveite o período e converse com chocolateiras artesanais, não só para desenvolverem as vendas juntos nesse período, mas também para contar com produtos personalizados e de qualidade.

Além do logo, como sugerimos anteriormente, você pode presentear com uma miniatura de chocolate do produto que você mais vende. Solte a criatividade para conquistar os seus clientes, por exemplo, uma empresa de calçados pode fazer pequenos sapatos, ou então uma empresa de utensílios domésticos, pode preparar pequenas geladeiras, e assim por diante.


A vantagem é que praticamente qualquer empresa pode fazer isso. Portanto, é válido tanto para empresas que vendem produtos como para aquelas que vendem serviços. Até mesmo empresas no ramo de alimentação saudável e bem-estar podem apostar nessa ideia, com produtos feitos com chocolate 70% cacau, ou algo mais “fit”. Tudo que fizer para agradar aos clientes e possibilitar que eles lembrem da sua marca é válido.

2. Envie e-mail marketing e mensagens na Páscoa

Mas, se você não possui o dinheiro necessário para investir nas lembrancinhas de chocolate, não tem problema, você ainda pode desenvolver outras estratégias para não deixar a data passar em branco e manter o contato com os seus clientes na Páscoa.

A estratégia ideal é investir em e-mail marketing e mensagens de texto para os seus clientes. Aposte em mensagens bem humoradas e com o contexto da data, o sucesso é garantido! Ainda, dependendo do seu negócio, por que não aproveitar a data e renovar os laços com seus clientes?

Muitas pessoas não acreditam no poder do e-mail marketing, mas ele é um dos principais meios de conversar com o seu cliente sem interrompê-lo em atividades diárias. Ao contrário dos spams e das mensagens estilo pop-up, esses textos só são abertos caso o seu consumidor clique neles, de forma que não os incomoda. 

No entanto, para não ter seus e-mails simplesmente ignorados e enviados para a lixeira, é preciso apostar em títulos chamativos. E, claro, o conteúdo também deve ser relevante e capaz de prender a atenção do leitor já no início. Caso contrário, ele pode até abrir o e-mail e começar a ler, mas desistirá rapidamente se o conteúdo for chato. Por isso, a dica aqui é apostar na criatividade e no conhecimento que você tem sobre o seu cliente.

Além do e-mail, você também pode apostar em mensagens pelo WhatsApp. Lembre-se que essa é uma das principais formas de comunicação entre pessoas no Brasil, o que torna a estratégia, por si só, mais receptiva por parte dos consumidores. 

Para isso, dê ao cliente a opção de se cadastrar no WhatsApp para receber as mensagens. Aproveite e faça desse canal de comunicação uma forma de divulgar promoções exclusivas e novidades em primeira mão. Desta forma, o cliente ficará atento ao que você enviar. Apenas tome cuidado para não exagerar na frequência de mensagens.

Quer mais dicas de como melhorar a comunicação com os seus clientes? Então baixe agora mesmo o nosso guia completo Comunicação para negócios: 6 dicas de como fazer da maneira correta.

3. Ofereça brindes para os clientes

Outra vantagem da Páscoa é ter muitos elementos que podem ser utilizados como brindes. Desde o chocolate, como já mencionado anteriormente, até lembrancinhas como coelhos de pelúcia, cenouras, ovos, velas e muito mais! Existem atualmente diversas dobraduras e bichinhos fofos, como os amigurumis, que podem ser ótimas prendas para seus consumidores!

Além disso, peças em biscuits e produtos diferenciados sempre são uma boa aposta! Lembra-se da Páscoa em que a Skol distribuiu ovos de cerveja somente para seus seguidores do Facebook? A campanha publicitária foi um verdadeiro sucesso, e você também pode tornar a sua. 

Um cuidado extra é preciso, lembre-se sempre de manter a identidade da sua marca e oferecer o melhor para os clientes. Por isso, aposte em ideias semelhantes e surpreenda seus consumidores!

Outro cuidado ao adotar essa estratégia é se certificar de que a sua empresa conseguirá oferecer os brindes sem prejudicar a sua saúde financeira. Afinal, essas estratégias podem exigir um certo investimento. Portanto, faça as contas e garanta que será possível arcar com essa despesa.

4. Promova sorteios ou eventos

Muitas pessoas aproveitam o feriado de Páscoa para viajar, rever a família e descansar. Portanto, que tal sortear viagens e pacotes para seus consumidores? Você também pode sortear carros ou dinheiro, pois muitas pessoas se sentem motivadas a participar de algo assim. Aproveite a época e sorteie também cestas de chocolates, além de vale-compras para seus produtos!

Por falar em participar, você também pode promover eventos de rua, com gincanas, diversão e sorteios de brindes para seus clientes! Está sem ideias? Inspire-se na Páscoa alemã! Nela, cascas de ovos comuns são pintadas e recheadas com amendoins doces. Depois, são pendurados em galhos secos de árvores, para simbolizar a renovação.

Que tal inovar e trazer um pouco de outras culturas para a celebração da Páscoa na sua loja? Na verdade, os ovos de Páscoa de chocolate são algo bastante brasileiro e pouco utilizado em outros países. 

O mais comum é cozinhar ovos de galinha e pintar as suas cascas. Esses ovos são consumidos durante o almoço de Páscoa, mas também são utilizados para muitas brincadeiras. Por exemplo, na Lituânia, há a corrida de ovos, em que cada membro da família escolhe um ovo e coloca ele para rolar por uma pequena rampa. Essa brincadeira pode fazer parte do seu evento.

Outra ideia ótima para adultos e crianças, é promover uma caça aos ovos em um espaço aberto, como parques. Neste caso, você utiliza o Marketing de Experiência, provocando deliciosas memórias e sensações a todos os participantes. Sem falar que você ainda pode esconder um ovo premiado, e quem achá-lo ganha um prêmio de maior valor.

Quer saber como desenvolver uma estratégia de marketing de experiência para a sua empresa? Então confira o nosso guia completo Aprenda a montar uma estratégia de Marketing de Experiência para o seu negócio.

5. Aposte no marketing de guerrilha para a campanha publicitária de Páscoa

O Marketing de Guerrilha é uma estratégia criativa e de baixo custo que muitos empreendedores não consideram, mas que pode ser ideal para quem tem urgência em promover sua marca com recursos limitados. Por ser altamente eficaz, ela pode atrair muitos consumidores que gostam de participar ativamente de ações promovidas por empresas.

A campanha de Páscoa da Milka, na Argentina, é um excelente exemplo de marketing de guerrilha. Nesta campanha, quanto mais pessoas se davam as mãos, mais chocolates elas ganhavam. Ou seja, para a campanha funcionar é preciso apenas que você a divulgue para o maior número de pessoas possível.

O segredo para o sucesso desse tipo de campanha está na sua capacidade de engajar o público-alvo de forma inesperada e memorável. Ao criar uma experiência única e compartilhável, a campanha se espalha organicamente, atingindo um grande número de pessoas sem a necessidade de grandes investimentos em mídia tradicional.

Seja na Páscoa ou em outra data comemorativa, ao promover a interação, a empatia e a participação ativa dos consumidores, você não só fortalecerá o vínculo com seu público-alvo, mas também atrairá a atenção de novos clientes. Lembre-se: o sucesso está em pensar fora da caixa e surpreender seu público de maneiras inovadoras.

6. Reforce os laços entre a sua marca, colaboradores e clientes

Você também pode apostar nas campanhas publicitárias internas de Páscoa. Ou seja, fazer uma campanha para seus colaboradores, promovendo eventos, workshops ou apenas distribuindo brindes para eles. 

Além disso, os familiares desses colaboradores também devem ser lembrados. Mesmo que você não tenha orçamento para fazer uma grande festa, que tal promover passeios, ou distribuir cestas de produtos de Páscoa? Desta forma, você estará estreitando os laços entre eles e com a sua empresa. 

Outra ideia dessa época é renovar as amizades e começar novas. Nesse caso, conte com a tradição do Amigolate, ou a versão mais doce do Amigo Oculto. Nela, as pessoas podem se conhecer mais e se relacionar melhor na empresa. 

Muitos aplicativos e programas podem ajudar você a organizar isso. E, se a sua empresa for do ramo de chocolates, você ainda pode criar um aplicativo para isso, ou mesmo fazer promoções exclusivas para as empresas que fizerem tal evento, incentivando-os a utilizar os seus produtos.

7. Aproveite a mensagem de renovação da data

Uma mensagem bastante interessante da Páscoa é a renovação. Por meio dela, pensamos sobre melhorarmos e mudarmos as nossas vibrações e posturas perante aos outros, à nossa vida e a nós mesmos. Se inspire nesse momento de reflexão e utilize também essa mensagem para a sua marca!

Isso não significa que seja necessário renovar o espaço da sua loja ou mesmo a logo da sua empresa, nem as embalagens. Você pode fazer isso de outra forma, como fazendo alterações no atendimento, em algum item ou produto vendido. 

Faça seus clientes notarem a renovação e comentarem entre si e seus colaboradores. Reviva. Renasça. Ressuscite. Faça da mensagem da data um novo recomeço para o seu negócio. Mesmo as pessoas menos religiosas aproveitam a data para reflexão. 

Aproveite esse tema e faça campanhas sociais na sua marca. Muitas empresas aproveitam a Páscoa para promover coleta de alimentos e materiais básicos, como leite em pó e fraldas para creches e asilos. Lembre-se que a mensagem da data é a união entre as pessoas e a renovação do estilo de vida. 

Nessa parte, o voluntariado pode ser uma boa campanha de marketing para a sua marca. Ainda, você pode incentivar os seus clientes a participarem da entrega dos produtos, aumentando ainda mais esse laço entre vocês.

E aqui vale uma última recomendação se você optar por esse tipo de campanha. Atualmente as pessoas estão cada vez mais antenadas e fazer isso apenas para vender mais será uma péssima ideia. Por isso, opte por essa campanha apenas se esse propósito estiver no DNA da sua empresa

Fazer uma única campanha apenas para chamar a atenção e vender mais, pode até funcionar em um primeiro momento, mas pode fazer com que a sua empresa seja vista como aproveitadora. Portanto, cuidado.

8. Capriche na trilha sonora da sua loja

Não há comemoração de verdade sem uma boa trilha sonora, não é mesmo? Portanto, não deixe a Páscoa passar batido e aposte também em uma música temática para tocar na sua loja enquanto as pessoas fazem compras. Assim, você ajuda o cliente a entrar no clima da data e torna o ambiente ainda mais especial.

Vale a pena mencionar que a música é uma poderosa ferramenta de marketing que você pode implementar na sua loja. Com a trilha sonora certa você consegue deixar o ambiente de compras melhor e mais agradável para os seus clientes. 

E, quando o cliente fica em um ambiente mais agradável, a tendência é que ele passe mais tempo na loja (35% dos clientes fazem isso) e acabe comprando mais (o que corresponde a 14% dos clientes). Portanto, não apostar nessa técnica não apenas durante a Páscoa, mas também em outras datas pode ser um grande erro. Para saber mais como a música pode influenciar a sua loja clique aqui.

Além da trilha sonora feita especialmente para você, a rádio personalizada também pode ajudar a turbinar as vendas de Páscoa, já que é possível veicular anúncios e informar os clientes sobre os itens em promoção. Ou seja, você estará influenciando os seus clientes em um dos momentos mais decisivos da jornada de compras.

9. Aproveite para fazer promoções

Por mais elaborada que seja a campanha publicitária de Páscoa, isso não significa que você conseguirá atrair clientes para a sua loja e aumentar as vendas. Por esse motivo é preciso lembrar uma das principais estratégias para qualquer data comemorativa: fazer promoções.

Essa é, sem dúvida alguma, uma excelente estratégia para atrair a atenção tanto dos clientes que já conhecem a sua loja como daqueles que ainda não a conhecem. Afinal, preços baixos são sempre um grande chamariz. 

Claro que isso não significa que esses clientes serão fidelizados, pelo contrário, você precisará trabalhar outras estratégias de customer centricity para conseguir conquistá-los. Ficou interessado em implementá-las na sua loja? Então confira o nosso guia completo sobre o assunto. Mas, de modo geral, elas incluem oferecer um bom atendimento, ouvir o que o cliente tem a dizer e fazer as mudanças necessárias na sua loja, oferecer um bom ambiente de compras, dentre outros.

E, claro, não se esqueça de planejar como essas campanhas serão divulgadas. Afinal, se o cliente não souber o que você está fazendo na sua loja, ele não terá como aproveitar, não é mesmo? Por isso, invista em mídias que o cliente está, como nas redes sociais, através do e-mail marketing ou então através do WhatsApp.

10. Se comunique com o cliente

Falamos brevemente sobre a possibilidade de fazer anúncios ao longo da programação musical da sua loja. Afinal, nem sempre o consumidor que vai ao estabelecimento está ciente de todas as ofertas, descontos, eventos e outras ações que você preparou.

Entretanto, quando ele está diante dos produtos, tomando as decisões de compras, ele está mais aberto a conhecer produtos, analisar itens e até mesmo comprar o que foi anunciado. Portanto, os anúncios ajudam a despertar a curiosidade do cliente e a aumentar as suas vendas.

O ideal é que você possa criar esses anúncios conforme a sua necessidade e o perfil dos consumidores. Ter a liberdade de preparar os textos, escolher o locutor e rapidamente ter o anúncio disponível na programação garante maior agilidade e autonomia, te ajudando a não perder momentos preciosos em que é possível vender mais.

Ficou interessado em ter anúncios personalizados na sua loja? Então vá ao final deste artigo e confira como fazer isso.

Campanhas de Páscoa: como se preparar para essa importante data do varejo

Agora você já conhece algumas dicas de campanhas publicitárias de Páscoa para a sua loja, mas você está preparado para planejá-las e para atender a demanda gerada? Então confira brevemente como fazer isso.

Tenha um cronograma para a campanha

Não importa a campanha publicitária planejada, é preciso ter sempre um cronograma de lançamento. Isso significa determinar com que antecedência o consumidor será informado das promoções, ofertas e eventos.

Dependendo da campanha, será preciso informar o consumidor com maior antecedência, como no caso de eventos ou doações. Já as ofertas podem ser anunciadas algumas semanas antes de começarem.

Para montar o calendário editorial do ano, é bom pensar que a Páscoa começa na Sexta-Feira Santa. É nela que o seu público começará a planejar o que comprar. Desse modo, você se antecipa a ele e mostra ideias viáveis em tempo hábil. Pense na renovação, na aproximação das pessoas e como você pode falar disso. 

Garanta o estoque da loja

O próximo passo é saber qual o estoque necessário para atender a demanda da Páscoa. Esse número dependerá de quais itens serão anunciados, quais as novidades e tendências para a data e qual campanha você fará.

Além disso, também é preciso saber qual é o volume de cada um dos produtos que você tem em estoque. Afinal, você não vai querer comprar mais do que o necessário e depois ter que ficar se preocupando em vender os itens para liberar espaço no estoque. Esse ponto é ainda mais crítico quando falamos em produtos que possuem data de validade.

Capriche na decoração

Bom, você já sabe que ter música ambiente na sua loja te ajuda a turbinar as vendas da Páscoa, certo? Mas e a decoração, será que ela também influencia? A resposta é um sonoro sim!

Como qualquer outra celebração, a decoração pode mudar a forma como o cliente percebe o ambiente e deixá-lo mais disposto a gastar mais. Por isso, não se esqueça de que você precisa estar com a sua loja preparada. 

Quando falamos em decoração de Páscoa é natural as pessoas pensarem nos corredores de chocolate do supermercado, certo? Mas você pode utilizar a sua criatividade e deixar a decoração da sua loja bastante interessante. 

Aposte em coelhos, pegadas pela loja levando o cliente até as promoções, pequenas cestas de ovos em diferentes pontos, todos esses detalhes podem fazer toda a diferença na jornada de compras. Deixando o ambiente mais interessante para o cliente. E então, você está pronto para receber os consumidores na sua loja?

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

 

Compartilhe

Você também pode gostar

Entenda como a pirâmide de Maslow pode ser aplicada no ambiente empresarial

A famosa Pirâmide de Maslow mostra como as principais necessidades humanas são organizadas hierarquicamente. Ela é uma representação didática da Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas proposta por Abraham Maslow em sua obra Theory of Human Motivation (Teoria da Motivação Humana) de 1954. Desde a sua publicação, a ideia foi amplamente reproduzida em mídias de…

Por Nayara Santos em 31.05.2022

Como aumentar a produtividade da equipe de vendas, aprenda agora

Investir em diferentes estratégias de marketing e layout da loja para aumentar as suas vendas, mas você já pensou em melhorar a produtividade da sua equipe de vendas para vender mais? Ter uma equipe de vendas bem treinada pode representar não apenas melhores resultados para a sua empresa, mas também um melhor atendimento e clientes…

Por Nayara Santos em 18.03.2022

ListenX: o que faz para aumentar as vendas da sua empresa?

Segundo o famoso filósofo grego Aristóteles, “a música é celeste, de natureza divina e de tal beleza que encanta a alma e a eleva acima da sua condição”. Se te contarmos que ela também ajuda o seu negócio a vender mais, você acredita? De acordo com uma pesquisa publicada em 2010, a música tem o…

Por Nayara Santos em 23.12.2019

Inauguração de loja: 15 ideias criativas para o grande dia

 A inauguração de loja é uma questão fundamental no sucesso de seu negócio em longo prazo. Saiba que qualquer erro de planejamento em um momento como esse pode atrapalhar as estratégias de fidelização do consumidor e impedir o crescimento no mercado de atuação.  Como a primeira impressão que o cliente terá da sua loja…

Por Nayara Santos em 05.09.2023

O que é live commerce: saiba tudo sobre o assunto

Provavelmente você já deve ter visto um live commerce e nem sequer sabia o que era. Mas isso é coisa do passado, agora vamos te contar tudo sobre essa estratégia e como ela pode melhorar as suas vendas. Essa estratégia de vendas estava dando os primeiros passos há alguns anos. Entretanto, a pandemia fez com…

Por Nayara Santos em 26.06.2023

18 textos prontos para vender um produto, se inspire

Todo varejista busca ideias de textos prontos para vender um produto. Afinal, são esses textos que ajudam a atrair a atenção do cliente, fazer com que ele vá até a sua loja, ou então até o setor em que o item está exposto. Assim, você consegue aumentar as suas vendas e obter bons resultados. Entretanto,…

Por Nayara Santos em 22.02.2023

Inteligência empresarial: aprenda como aplicar no mercado de varejo

O mercado de varejo é bastante dinâmico e, com a popularização da internet e das ferramentas digitais, o desenvolvimento de operações multicanais fez com que a competitividade se tornasse ainda mais alta nessa área. Assim sendo, os varejistas precisam utilizar de estratégias de inteligência empresarial para conquistar resultados positivos em meio a esse cenário. As…

Por Nayara Santos em 26.06.2020

Como vender mais no Natal: 12 ações para aumentar as vendas

Encontrar formas de como vender mais no Natal não é nenhum bicho-de-sete-cabeças, muito pelo contrário, com planejamento essa tarefa pode ser muito mais fácil do que você imagina. Mas, para isso, é preciso aplicar as estratégias certas, com medidas simples você poderá ter um final de ano muito mais lucrativo do que você espera. Vale…

Por Nayara Santos em 11.08.2023

Vitrine de salão de beleza: 4 dicas de como montar

Você já reparou na importância de uma vitrine bem elaborada? No mundo dos salões de beleza, a vitrine desempenha um papel crucial para atrair clientes e transmitir a essência do negócio. Sem falar que ela é como um cartão de visitas, capaz de despertar a curiosidade e o desejo de quem passa na frente do…

Por Nayara Santos em 29.05.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos