Por Nayara Santos em 29.02.2024

Aprenda a escolher uma vitrine de outono e destacar sua loja

Por Nayara Santos em 29.02.2024

Montar a vitrine de acordo com a estação do ano é uma excelente forma de destacar a sua loja e de expor os produtos que serão tendência na nova estação. Mas como fazer isso da maneira correta é uma das maiores dúvidas dos departamentos de marketing das empresas.

Claro que em alguns ramos do varejo isso pode ser relativamente mais fácil, como é o caso das lojas de roupas. Mas, se você trabalha com produtos geek, ou possui uma papelaria, o desafio pode ser grande. Como já chegou o momento de se preocupar com essa questão, afinal o dia 20 de março (data em que o outono começa) está se aproximando e ter uma boa vitrine pode influenciar diretamente na compra do cliente.

A seguir você vai conhecer todas as nossas dicas e sugestões para fazer a sua loja se destacar nesse outono e aumentar as suas vendas. Confira!

O que não pode faltar em uma vitrine de outono?

O principal objetivo da vitrine de outono é expor os lançamentos e as coleções da estação. Pense nela como um cartão de visita, que deve ser capaz de apresentar a marca ao consumidor de maneira objetiva e rápida, instigando-o a fazer uma visita ao interior da loja.

Mas, para que seja possível obter o resultado esperado é preciso que a vitrine conte com alguns itens essenciais que chamam a atenção dos clientes. De preferência, eles devem ser relacionados ao outono, de modo que ajudem a lembrar os clientes que é preciso se preparar para a estação que está chegando. Veja, a seguir, quais são eles!

Criatividade

É fundamental usar a criatividade para que seja possível criar uma vitrine original e com elementos novos que se destacam entre os demais e atraem os olhares daqueles que passam pelo local. Busque inspiração na internet, confira quais são os elementos da estação na sua região e comece a planejar a decoração da vitrine.

Vale a pena ressaltar, que a atratividade da vitrine precisa ser proporcional à concorrência. Assim, quanto mais disputado for o mercado, mais é necessário investir em boas ideias para o espaço. O que não significa gastar rios de dinheiro com uma decoração cara, muito pelo contrário, é possível fazer uma decoração atrativa, sem gastar muito.

Neste sentido, a nossa dica é envolver a sua equipe de vendas na elaboração da vitrine. Lembre-se, cada um possui um ponto de vista, eles estão em constante contato com os clientes e podem contribuir muito para o sucesso desta importante área da sua loja.

Encontrar formas de atrair o cliente é sempre bom, não é mesmo? Então confira o nosso material exclusivo Experiência do cliente no varejo: como padronizar e encantar seus clientes.

Pertinência

Uma vitrine deve ser pertinente com o tema que ela deseja abordar para que os consumidores identifiquem, com facilidade, sobre o que trata a coleção exposta. Em uma vitrine de outono, por exemplo, é possível investir em elementos naturais, como galhos, folhas secas e madeiras para fazer referências à estação.

Outra ideia pertinente ao tema é usar cores que remetem ao outono, como laranja e amarelo, para fazer a composição da vitrine a fim de dar pontos de contraste e chamar a atenção. O ideal é explorar a criatividade sem fugir do tema da coleção.

Mas, quando falamos de pertinência estamos falando também do interior da loja. Portanto, não basta caprichar na decoração da vitrine e na forma como os produtos serão expostos se ele diferir completamente da maneira que os itens estão organizados ou da decoração da loja.

Isso pode causar um certo desconforto e uma sensação de estranheza entre os clientes e deve ser evitada ao máximo. Utilizar as mesmas cores, o mesmo tipo de iluminação e os mesmos elementos ajudam a criar essa conexão.

Ser memorável

Uma vitrine, além de ser criativa e pertinente, deve ser memorável. Em outras palavras, os consumidores devem se lembrar dela após passarem em frente ao estabelecimento. Isso pode acontecer em razão dos elementos que foram escolhidos para compô-la ou pela utilização de uma frase marcante, por exemplo.


Na prática, o que é realmente relevante é que a marca e a sua identidade visual estejam realmente estampadas no espaço da vitrine. Desta forma, facilita a memorização do cliente e ainda ajuda a transmitir a mensagem da marca.

Quais modelos de vitrines são boas opções?

Agora que você já sabe o que não pode faltar em uma vitrine de outono, vamos apresentar, a seguir, os modelos de vitrines que são boas opções para a sua loja, seja por questões estruturais, por localização ou até mesmo por estratégia. Confira!

Vitrine fechada

As vitrines fechadas são espaços separados da loja que os clientes podem fazer somente contato visual com os itens que estão expostos. Trata-se de um modelo tradicional que, em geral, fica instalado na parte da frente do estabelecimento e apenas as pessoas autorizadas, como os funcionários da loja, podem acessar o local.

Vitrine de quina

Já as vitrines de quina ou de esquina oferecem ao cliente a possibilidade de observar os produtos por diferentes ângulos e, ainda, direcionar o consumidor a entrada do estabelecimento, uma vez que, em geral, elas ficam dispostas nas laterais. Nesse caso, os itens são expostos em linha reta a fim de facilitar a sua observação.

Vitrine com o fundo aberto

As vitrines com o fundo aberto, por sua vez, permitem que os clientes visualizem os itens expostos tanto do lado de fora quanto do lado de dentro do estabelecimento, uma vez que não há separação física com relação aos manequins.

Trata-se de uma estratégia interessante e que costuma ser eficaz. Contudo, as vitrines com o fundo aberto também demandam mais cuidados e ajustes com os itens expostos, uma vez que o público tem um contato maior com os itens.

Vitrine iluminada

Nesse tipo de vitrine, como o próprio nome sugere, a iluminação é o item principal — tanto com relação a quantidade (é preciso evidenciar até mesmo os lugares mais escuros) como na qualidade (uma boa iluminação é essencial e capaz de despertar emoções e sensações).

As vitrines iluminadas são capazes de direcionar o foco do consumidor para aquilo que deve ser evidenciado. Além disso, uma vitrine de luz branca, por exemplo, a depender da intensidade, é capaz de transmitir relaxamento e vibração, enquanto as luzes amarelas conseguem passar um ar de acolhimento.

Vitrine em movimento

As vitrines em movimento são aquelas que têm uma proposta de conceder movimento ao espaço e, para tanto, é possível utilizar luzes piscantes ou elementos giratórios, por exemplo. Decorações animadas ou motorizadas também são boas apostas para dar vida ao local, especialmente em lojas infantis.

Vitrine temática

As vitrines temáticas são aquelas usadas em eventos especiais ou datas comemorativas e podem até mesmo contar uma história ao cliente a fim de despertar a sua identificação e fazer com que ele se sinta convidado a entrar no estabelecimento em razão das sensações que a vitrine produziu.

É o caso, por exemplo, justamente da vitrine de outono e trata-se de uma estratégia que pode ser usada até mesmo em outras ocasiões, como para dar destaque a um evento ou coleção. É importante, nesse caso, se atentar para dar destaque aos elementos decorativos sem apagar os produtos que estão à venda.

Vitrine segmentada

Por fim, há a vitrine segmentada, uma excelente opção para os estabelecimentos que contam com bastante espaço. Nesse caso, a vitrine é dividida por tipos de produtos. No caso de lojas de roupa, por exemplo, é possível separar os modelos femininos e masculinos a fim de conceder destaque individual a cada um dos segmentos.

As vitrines segmentadas costumam ser eficazes, mas é preciso atentar-se a necessidade de harmonia no espaço em todos os sentidos, como com relação a cores, formatos e tamanhos dos modelos expostos.

Dicas práticas para montar a sua vitrine de outono

Tudo bem, você já conhece alguns pontos que não podem ficar de fora na hora de montar a sua vitrine de outono. Além disso, você também já sabe quais os diferentes tipos de vitrine, sabe qual deles que tem na sua loja e como deixá-las um pouco mais interessantes

Mas, provavelmente está se perguntando como montar a vitrine, não é mesmo? E as dúvidas não são poucas, afinal é preciso escolher os elementos da decoração, os produtos que serão exibidos, como destacar cada item, onde e como colocar os preços, dentre muitas outras.

Por isso, nessa parte do artigo vamos te dar algumas dicas práticas para que você prepare a vitrine de outono da sua loja e consiga aumentar o fluxo de clientes na loja e as vendas. 

1. Entenda quem é a sua marca

A vitrine é uma forma de se comunicar visualmente com o seu cliente. Ou seja, você precisa montá-la de maneira que ela consiga transmitir ao cliente quem é a sua marca. Por exemplo, se a sua marca possuir uma identidade mais ousada e criativa, então é isso que os consumidores esperam da sua vitrine.

Porém, se a sua marca tem como foco a elegância, então a sua vitrine também deve ter essa qualidade. Ou ainda, se toda a decoração da loja e comunicação seguem o estilo minimalista, neste caso nada de encher a vitrine com muitos elementos.

Assim, os consumidores que já conhecem a sua marca, não irão estranhar a sua abordagem na vitrine. Por outro lado, aqueles consumidores que ainda não conhecem a sua marca ou nunca compraram com você, podem ser atraídos pela vitrine justamente porque ela tem um estilo que os agrada.

Desta forma, antes de começar a planejar a sua vitrine de outono, olhe para a sua marca e saiba que tipo de mensagem você quer passar. 

2. Conheça o seu cliente

O próximo passo para ter uma vitrine de outono bem sucedida é conhecer o que atrai a atenção do seu cliente. E aqui estamos falando de um universo bastante grande, que pode ser desde elementos específicos da decoração, até a forma como as ofertas são exibidas na vitrine.

Neste passo você precisará fazer uma análise do comportamento do consumidor e como ele interage com a sua marca. Um bom exemplo disso são as séries de televisão que fizeram sucesso e que as pessoas de uma determinada geração assistiram e gostaram.

Provavelmente uma das mais emblemáticas é a série Friends, que fez um grande sucesso nos anos 90 e início dos anos 2000. E alguns elementos da série são facilmente reconhecidos por quem era fã, tais como o sofá amarelo, ou a porta lilás do apartamento de uma das personagens. Incluir esses elementos na decoração da sua vitrine de outono pode chamar a atenção dos clientes rapidamente. 

Outra forma de conhecer bem o seu cliente e saber o que é capaz de atraí-lo para o interior da loja é olhar para as campanhas anteriores. Por isso, é fundamental manter bons registros de tudo o que é feito na sua loja.

Por exemplo, pode ser que uma abordagem mais agressiva, destacando as ofertas da loja, seja uma forma eficaz de fazer com que o cliente entre na loja. Já em outros casos uma abordagem mais sutil pode trazer melhores resultados. Portanto, analise com calma os seus resultados antes de montar a vitrine de outono.

3. Escolha os produtos certos

O terceiro passo para montar a sua vitrine de outono e fazer a sua loja se destacar é a escolha dos produtos que serão expostos. Afinal, você quer começar o convencimento do cliente quando ele olhar a vitrine, portanto, a escolha dos produtos pode influenciar muito nesse processo.

O ideal é expor na vitrine aqueles itens que são sucessos de vendas, os queridinhos dos seus clientes, ou as peças-chave para a estação. Desta forma, ficará mais fácil convencer o cliente a entrar na loja. Ainda, quando falamos em lojas de roupas ou calçados, a vitrine deve ter as novidades da coleção ou as peças que serão tendência na estação.

Vale a pena dizer que quando você monta um look na vitrine, as chances dos consumidores gostarem e comprarem todas as peças para compô-lo é bastante grande. Portanto, preste bastante atenção na forma como as peças serão combinadas, já que essa pode ser uma oportunidade de aumentar as vendas de outros itens que não sejam tão populares assim.

Por último, mas não menos importante, ao perceber que o estoque de um determinado produto que está na vitrine diminuiu e você não terá mais capacidade de atender a grande procura, o melhor é retirar esse produto da vitrine. Assim, você evita que o cliente entre na loja procurando por ele e fique desapontado quando descobrir que o produto não está mais disponível.

4. Não se esqueça dos preços

Sim, os preços são essenciais para ter uma vitrine de outono de sucesso. Acredite, nenhum cliente quer olhar a vitrine e ficar se perguntando quanto esse ou aquele item custam. E obrigar o cliente a entrar na loja para descobrir o preço é uma estratégia que pode dar muito errado e fazer com que ele passe a evitar a sua loja.

Entretanto, isso também não significa que você precise colocar os preços em letras vermelhas enormes na vitrine. Use o bom senso e deixe os preços em pequenas placas ao lado do produto. Ou então em etiquetas coladas aos itens expostos. 

Assim, o cliente consegue analisar e decidir se ele pode ou não pagar pelo preço anunciado. E, mesmo que o produto custe mais do que o cliente pode pagar, se ele quiser muito o produto, ele entrará na loja para conferir. E, mesmo que ele não compre esse item especificamente, pode acabar levando outro semelhante.

Agora que você já sabe como montar uma vitrine de outono a fim de destacar a sua loja, então coloque as nossas dicas em prática o quanto antes para que seja possível atrair mais clientes e aumentar os lucros do seu estabelecimento.

Rádio indoor, solução em comunicação e música para a sua loja

Você deve ter percebido ao longo deste artigo que a vitrine nada mais é do que uma forma de comunicação com o cliente. Com as nossas dicas você será capaz de usá-la para se comunicar de forma clara e objetiva, atraindo a atenção dos consumidores e aumentando as suas vendas.

Entretanto, ela não é a única forma de se comunicar, existem outras ferramentas que devem ser utilizadas na sua loja, como é o caso da rádio indoor. Com ela, é você quem estará no controle da programação musical, podendo controlar o ritmo de compras, nível de energia no estabelecimento e até mesmo influenciar as decisões de compras dos consumidores.

Afinal, a música é capaz de despertar emoções, memórias e ajudar o cliente a se conectar com a sua marca. Confira o nosso artigo Músicas que influenciam a compra – Entenda um pouco mais!.

Entretanto, a rádio indoor ainda possibilita a preparação de uma programação musical com anúncios. Ou seja, você poderá criar os anúncios, gravá-los com nossos locutores virtuais ou profissionais e reproduzi-los para os consumidores que estão na loja.

Essa é uma excelente maneira de manter o cliente informado sobre tudo o que acontece no estabelecimento, e ainda influenciá-lo a conferir todas as promoções e produtos anunciados, aumentando assim as suas chances de fechar a venda. 

Ficou curioso como a rádio indoor pode te ajudar e quais resultados você poderá alcançar com ela? Não perca mais tempo, solicite o seu teste gratuito a seguir e se surpreenda.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Presentes mais vendidos no Natal que você precisa ter na loja

Saber quais são os presentes mais vendidos no Natal pode ser uma verdadeira vantagem e um grande diferencial para a sua loja. Já que, como esses são itens populares, se você for capaz de oferecer esses produtos para os consumidores, sem dúvida alguma, o movimento e o faturamento da sua loja irão aumentar. Outra vantagem…

Por Nayara Santos em 11.08.2023

Frases para loja infantil: 16 exemplos para se inspirar

Comunicar-se de forma efetiva com os clientes é um desafio enfrentado por muitos gestores do varejo. Isso é especialmente verdade quando se trata de criar frases para divulgar a sua marca, atrair clientes, anunciar promoções e eventos. Afinal, as frases certas te ajudam com tudo isso e ainda fazem com que os consumidores conheçam melhor…

Por Nayara Santos em 12.06.2023

5 campanhas para aumentar vendas: se inspire em nossas ideias

Saber quais campanhas fazer para conseguir aumentar as vendas é essencial para qualquer ramo do varejo. Ao planejar a sua campanha é preciso ter um objetivo claro, um tema para a campanha, um prazo para ela acontecer, definir quais serão as regras e, por fim, divulgá-la para os seus clientes. Como pode ser difícil ter…

Por Nayara Santos em 18.03.2022

Meios de divulgação de produtos: conheça as opções

O mundo atual oferece uma grande variedade de meios de divulgação de produtos que eram impensáveis há alguns anos. Sem falar que, com a tecnologia foi possível não apenas divulgar produtos de forma mais rápida e para um grande número de pessoas, mas também ter um retorno quase que imediato das ações realizadas. Escolher um…

Por Nayara Santos em 04.03.2022

Clima organizacional: entenda sua importância e como afeta as empresas

O clima organizacional pode ser definido como a atmosfera psicológica que envolve gestores e colaboradores em uma organização. A partir de pesquisas, discussões e a incorporação do endomarketing como estratégia de gestão, as empresas procuram melhorar suas relações internas a fim de evitar conflitos e alta rotatividade, bem como estimular a harmonia e a produtividade.…

Por Nayara Santos em 12.11.2019

Você sabe como construir um funil de vendas no varejo?

O funil de vendas no varejo não é tão discutido como deveria, principalmente no comércio físico. Essa estrutura, que engloba diferentes etapas de comunicação, relacionamento, atendimento e vendas, ganhou popularidade nos últimos anos com as estratégias de Marketing Digital. Apesar disso, os seus princípios podem ser adaptados para qualquer tipo de empreendimento. O funil de…

Por Nayara Santos em 21.06.2022

Como estimular a criatividade para vender mais? Saiba aqui!

Reposicionamento de marca. Engajamento do público-alvo. Ações de marketing e publicidade. Reformulação de design. O que todas essas situações têm em comum? Além de serem atividades corriqueiras de empresas que pretendem se fixar permanentemente no mercado, todas elas exigem o máximo da capacidade criativa dos envolvidos. Novos tempos exigem novas medidas e, por isso, é…

Por Nayara Santos em 30.06.2016

Mídia Digital Indoor é a Mesma Coisa que Mídia Indoor?

Os dois temos são parecidos, mas será que significam a mesma coisa? Descubra neste artigo tudo sobre Mídia Digital Indoor.

Por Nayara Santos em 06.03.2019

Afinal, trade marketing o que faz? Descubra a importância desse profissional!

Trade marketing é o profissional responsável pelo aumento das vendas no varejo. Em outras palavras, é ele o responsável por deixar os produtos visíveis nos pontos de venda e obter vantagens sobre os produtos da concorrência. Ele pode ser gerente ou analista de trade marketing. O gerente é responsável pela supervisão das estratégias. Por isso…

Por Nayara Santos em 06.02.2020

Receba nossos conteúdos exclusivos