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Montar a vitrine de acordo com a estação do ano é uma excelente forma de destacar a sua loja e de expor os produtos da nova coleção, mas como fazer isso da maneira correta é uma das maiores dúvidas dos departamentos de marketing das empresas.
E você, sabe como montar uma vitrine de outono? Já chegou o momento de se preocupar com essa questão, afinal, a estação já se inicia no dia 20 de março e se trata de um fator que tem influência direta na compra do cliente.
Se você deseja conhecer mais detalhes sobre o tema, acompanhe o post que vamos apresentar como montar uma vitrine de outono que destaque a sua loja. Continue a leitura para conferir!
O principal objetivo da vitrine de outono é expor os lançamentos e as coleções da estação e, especialmente, para apresentar a marca ao consumidor e instigar o seu desejo de fazer uma visita ao interior da loja.
Para que seja possível obter o resultado esperado é preciso que a vitrine conte com alguns itens essenciais que chamam a atenção dos clientes. Veja, a seguir, quais são eles!
É fundamental usar a criatividade para que seja possível criar uma vitrine original e com elementos novos que se destacam entre os demais e atraem os olhares daqueles que passam pelo local.
Trata-se de um item fundamental, pois uma vitrine que não é criativa não é capaz de atingir o seu objetivo — apresentar a marca de uma maneira positiva e atrair consumidores. Além disso, é válido ressaltar, ainda, que a atratividade da vitrine precisa ser proporcional à concorrência. Assim, quanto mais disputado for o mercado, mais é necessário investir em boas ideias para o espaço.
Uma vitrine deve ser pertinente com o tema que ela deseja abordar para que os consumidores identifiquem, com facilidade, sobre o que trata a coleção exposta. Em uma vitrine de outono, por exemplo, é possível investir em elementos naturais, como galhos, folhas secas e madeiras para fazer referências à estação.
Outra ideia pertinente ao tema é usar cores que remetem ao outono, como laranja e amarelo, para fazer a composição da vitrine a fim de dar pontos de contraste e chamar a atenção. O ideal é explorar a criatividade sem fugir do tema da coleção.
Uma vitrine, além de ser criativa e pertinente, deve ser memorável, seja em razão dos elementos que foram escolhidos para compô-la ou pela utilização de uma frase marcante, por exemplo.
Na prática, o que é realmente relevante é que a marca e a sua identidade visual estejam realmente estampadas no espaço da vitrine, pois quando esses elementos estão reunidos ela se torna memorável aos clientes.
Agora que você já sabe o que não pode faltar em uma vitrine de outono, vamos apresentar, a seguir, os modelos de vitrines que são boas opções para a sua loja, seja por questões estruturais, por localização ou até mesmo por estratégia. Confira!
As vitrines fechadas são espaços separados da loja que os clientes podem fazer somente contato visual com os itens que estão expostos. Trata-se de um modelo tradicional que, em geral, fica instalado na parte da frente do estabelecimento e apenas as pessoas autorizadas, como os funcionários da loja, podem acessar o local.
Já as vitrines de quina buscam proporcionar que a vitrine seja observada por diferentes ângulos e, ainda, direcionar o consumidor a entrada do estabelecimento, uma vez que, em geral, elas ficam dispostas nas laterais. Nesse caso, os itens são expostos em linha reta a fim de facilitar a sua observação.
As vitrines com o fundo aberto, por sua vez, permitem que os clientes visualizem os itens expostos tanto do lado de fora quanto do lado de dentro do estabelecimento, uma vez que não há separação física com relação aos manequins.
Trata-se de uma estratégia interessantes e que costuma ser eficaz. Contudo, as vitrines com o fundo aberto também demandam mais cuidados e ajustes com os itens expostos, uma vez que o público tem um contato maior com os produtos.
Nesse tipo de vitrine, como o próprio nome sugere, a iluminação é o item principal — tanto com relação a quantidade (é preciso evidenciar até mesmo os lugares mais escuros) como na qualidade (uma boa iluminação é essencial e capaz de despertar emoções e sensações).
As vitrines iluminadas são capazes de direcionar o foco do consumidor para aquilo que deve ser evidenciado. Além disso, uma vitrine de luz branca, por exemplo, a depender a intensidade é capaz de transmitir relaxamento e vibração, enquanto as luzes amarelas conseguem passar um ar de acolhimento.
As vitrines em movimento são aquelas que têm uma proposta de conceder movimento ao espaço e, para tanto, é possível utilizar luzes piscantes ou elementos giratórios, por exemplo. Decorações animadas ou motorizadas também são boas apostas para dar vida ao local, especialmente em lojas infantis.
As vitrines temáticas são aquelas usadas em eventos especiais ou datas comemorativas e podem até mesmo contar uma história ao cliente a fim de despertar a sua identificação e fazer com que ele se sinta convidado a entrar no estabelecimento em razão das sensações que a vitrine produziu.
É o caso, por exemplo, justamente da vitrine de outono e trata-se de uma estratégia que pode ser usada até mesmo em outras ocasiões, como para dar destaque a um evento ou coleção. É importante, nesse caso, se atentar para dar destaque aos elementos decorativos sem apagar os produtos que estão à venda.
Por fim, há a vitrine segmentada, uma excelente opção para os estabelecimentos que contam com bastante espaço. Nesse caso, a vitrine é dividida por tipos de produtos. No caso de lojas de roupa, por exemplo, é possível separar os modelos femininos e dos masculinos a fim de conceder destaque individual a cada um dos segmentos.
As vitrines segmentadas costumam ser eficazes, mas é preciso atentar-se a necessidade de harmonia no espaço em todos os sentidos, como com relação a cores, formatos e tamanhos dos modelos expostos.
Agora que você já sabe como montar uma vitrine de outono a fim de destacar a sua loja, então coloque as nossas dicas em prática o quanto antes para que seja possível atrair mais clientes e aumentar os lucros do seu estabelecimento!