Saber quais campanhas fazer para conseguir aumentar as vendas é essencial para qualquer ramo do varejo. Ao planejar a sua campanha é preciso ter um objetivo claro, um tema para a campanha, um prazo para ela acontecer, definir quais serão as regras e, por fim, divulgá-la para os seus clientes.
Como pode ser difícil ter ideias de quais campanhas você pode fazer na sua loja, preparamos esse artigo com cinco sugestões. Confira e coloque-as em prática agora mesmo! Boa leitura!
Quais campanhas fazer para aumentar as vendas
1. Faça promoções
Os clientes estão constantemente procurando formas de conseguir comprar os produtos que eles desejam por um preço menor. Por isso, a nossa primeira dica de campanha para aumentar as vendas da sua loja é justamente fazer promoções.
Elas podem ser promoções relâmpago, daquelas que são anunciadas na rádio da loja e duram poucos minutos, e neste caso despertam a urgência de compra no cliente. Ou então aquelas campanhas que tenham uma duração maior como as que geralmente ocorrem em datas importantes do calendário do varejo, como a Black Friday, em que muitas pessoas se planejam para conseguir aproveitar as promoções.
O mais importante dessa campanha é ter certeza de qual é o tamanho do desconto que você poderá dar em cada mercadoria. Lembre-se que o objetivo da venda de itens é, na grande maioria dos casos, o lucro. Por isso, conheça os custos de aquisição e de produção para não dar um desconto maior do que você pode e sair no prejuízo.
2. Faça liquidações
Você pode até achar que essa dica de campanha para aumentar as vendas é muito parecida com a anterior, e ela pode até ser, se não fosse pela proporção. No caso das liquidações, o número de produtos com desconto e a porcentagem desse desconto são muito maiores.
Esse é o tipo de campanha que você pode fazer para queimar o estoque. Um exemplo bastante simples para entender são as liquidações feitas pelas lojas de roupas quando elas precisam de espaço no estoque para a nova coleção. Por isso vemos as grandes liquidações de inverno, já que essas peças precisam ser vendidas para dar espaço para aos novos itens da coleção primavera-verão que estão chegando.
Portanto, sempre que quiser se livrar de algum item ou abrir espaço no estoque, o ideal é fazer uma campanha de vendas do tipo liquidação.
3. Promova sorteios
Outra forma de conseguir aumentar as vendas é fazendo campanhas que envolvam sorteios. Isso porque o cliente está sempre em busca de formas de se sentir beneficiado quando se relaciona com uma marca, e o sorteio poderá, ser dúvida alguma, fazer isso.
Sem falar que os sorteios são muito versáteis e podem ser realizados em diferentes datas comemorativas. Por exemplo, no Dia das Mães você pode sortear um dia de beleza com acompanhante; no Dia dos Namorados poderá sortear um jantar romântico em algum restaurante badalado; no Dia do Amigo pode sortear entradas para shows ou peças de teatro, e assim por dia.
O mais importante para ficar atento neste caso é que as regras para a promoção de sorteios são estipuladas pela Caixa Econômica Federal. Portanto, durante o planejamento desse tipo de campanha é fundamental verificar quais são as exigências legais para conseguir fazê-lo.
4. Premie os vendedores
Mas, e se ao invés de fazer uma campanha focada nos clientes, você fizer uma campanha que incentive os vendedores a vender mais? Afinal, sem uma equipe de vendas engajada você provavelmente não vai conseguir aumentar as vendas como deseja.
Assim como as demais campanhas, é importante ter regras claras e um período de duração. Desta forma, você consegue avaliar quem teve o melhor desempenho e premiar esse vendedor. Inclusive, você pode promover diversas campanhas paralelas.
Por exemplo, pode haver uma premiação para quem vender mais ao longo do ano, outra para quem tiver melhor desempenho ao longo do mês ou dentro de uma determinada campanha voltada para os clientes. Assim, diferentes vendedores podem ser premiados e a sua equipe se sentirá mais animada e motivada para mostrar bons resultados.
Aqui vale uma recomendação importante, que é a qualidade do atendimento. Com o intuito de conseguir ser premiado é natural que o vendedor fique um pouco mais insistente com o cliente e é aqui que mora o perigo. Isso porque o vendedor corre o risco de parecer chato e fazer com que o cliente simplesmente desista da compra.
Por isso, é essencial ter uma equipe de vendas bem treinada que consiga obter bons resultados e deixar o cliente à vontade durante as compras. Confira o nosso guia Técnicas de vendas: O guia definitivo do treinamento ao pós vendas para saber como ter uma equipe empenhada, produtiva e pronta para entregar bons resultados!
5. Premie os consumidores
Mas, se você não precisasse fazer sorteios para premiar os seus clientes, seria uma boa ideia, não é mesmo? E realmente é, o mais importante neste caso é deixar claro quais são as condições em que o cliente receberá o prêmio, e já adiantamos, existem diferentes formas de se fazer isso.
Por exemplo, nas compras a partir de um determinado valor o cliente ganha um brinde exclusivo da loja. Ainda, você pode dar um brinde para os clientes que adquirem um produto específico, como um item que esteja em lançamento ou um produto mais caro da loja. O fundamental é que o brinde seja algo realmente útil e que o cliente vá usar, assim ele se lembrará da sua loja e da sua marca várias vezes ao dia.
O prêmio também pode ser um cupom de desconto para a próxima compra. Inclusive, essa é uma excelente maneira de incentivar compras em diferentes canais. Por exemplo, se o cliente comprar no site, ele recebe um cupom de desconto para usar na loja e vice-versa. Sem falar que, como o cupom é para a próxima compra, as chances do cliente voltar para a loja são muito grandes.
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