Por Nayara Santos em 16.11.2023

Música afeta a produtividade no trabalho?

Por Nayara Santos em 16.11.2023

Quem tem o costume de trabalhar ouvindo alguma música pode dizer que ela é capaz de afetar a produtividade no trabalho. Afinal, com ela conseguimos nos concentrar mais em alguma tarefa, estimular a nossa criatividade, reduzir ou aumentar o ritmo no qual fazemos algo.

Isso ocorre porque a música tem o poder de ativar uma área do cérebro chamada de núcleo accumbens, conhecida como centro do prazer. Essa área é a responsável pela liberação da dopamina, um neurotransmissor popularmente conhecido como o “químico da busca do prazer”. 

De modo bastante simplificado, sabe quando você come a sua comida preferida e sente prazer com isso e fica querendo repetir, mesmo que sem fome? Essa é a dopamina agindo em busca de recompensas prazerosas. O mesmo acontece com a música.

Quando uma música é escolhida, ela poderá influenciar o desempenho do time de vendas de uma loja. Entretanto, se errar a mão na trilha sonora, você poderá comprometer não apenas a experiência dos seus clientes, mas também afetar negativamente a produtividade. 

Por isso, saber como usar a música a seu favor, não apenas para melhorar a experiência do cliente, mas também para ter funcionários mais focados, pode ser um grande trunfo. Neste artigo você conhecerá qual o poder da música na sua loja. Vem com a gente e boa leitura!

Como melhorar a produtividade no trabalho com música

A revista Neuroscience of Behavior and Physiology publicou um estudo que apontou a relação entre a habilidade das pessoas em reconhecer números, letras e imagens com o fato de ela ouvir ritmos como o rock ou a música clássica. Durante o teste, realizado em uma linha de montagem, os funcionários que escutavam música durante o expediente cometiam menos erros, trabalhavam com mais rapidez e ainda sentiam que o tempo passava mais velozmente do que aqueles que não escutavam nenhuma música.

A partir desse estudo é possível afirmar que esses dois estilos musicais foram capazes de aumentar a concentração dos funcionários. Sem falar que ela também deixou o ambiente mais agradável, já que eles tiveram a impressão que o expediente acabou mais rápido.

Libere a dopamina usando um elemento surpresa

Outra coisa que pode minar o poder da música na produtividade no trabalho é o funcionário ficar escutando as mesmas canções repetidas vezes. Provavelmente você até já esteve em uma situação em que a mesma música era reproduzida o tempo todo. 

A nossa primeira reação provavelmente é de tédio, entretanto, com o passar do tempo ela pode passar para irritação. Se esse não é o sentimento que você quer despertar nos seus clientes, então, porque correr o risco de despertar esses sentimentos nos seus funcionários?

Quando isso acontece, a dopamina não é liberada e a busca pelo prazer simplesmente cessa. Por isso, é fundamental que você mantenha uma playlist da sua loja sempre atualizada com músicas novas e lançamentos. Assim, ninguém saberá o que vem depois e a quantidade de dopamina que é liberada acaba sendo bem maior.


Além de uma playlist atualizada, você também pode optar por ter diferentes playlists. Essa é, sem dúvida alguma, uma das melhores formas de se manter o elemento surpresa na sua lista de reprodução.

Diminua a tensão no ambiente e, assim, aumente a concentração

Cada pessoa tem o seu gosto musical, o que significa que o ritmo que ajuda na concentração de cada um pode variar muito. Além disso, ainda há pessoas que escutam diferentes ritmos, ou músicas com níveis energéticos diferentes, dependendo da tarefa que precisam desempenhar. 

Por exemplo, durante processos criativos, algumas pessoas preferem ouvir músicas com um nível de energia mais alto. Enquanto que a realização de tarefas que exigem maior concentração é feito com músicas mais calmas e tranquilas.

Não importa o ritmo, o fato é que quando ouvimos o nosso gênero musical preferido, a tensão acaba diminuindo. Na mesma proporção, a concentração aumenta com o estímulo musical e a produção de dopamina também. Dito isso, é evidente que ter uma música ambiente irá afetar a produtividade no trabalho. Só é preciso ter cuidado para que ela seja realmente agradável aos seus funcionários.

Quer mais dicas de como manter a produtividade no trabalho? Faça o download do nosso e-book 5 hacks de produtividade no ambiente de trabalho.

Outro elementos que ajudam a melhorar a produtividade no trabalho

Já deu para entender que a música pode ser um importante elemento para melhorar a produtividade dos seus funcionários, mas será que ele é o único? Claro que não. Existem outras formas de mantê-los motivados e é sobre elas que falaremos agora.

Lembre-se, a produtividade pode ser uma sinfonia complexa, onde elementos aparentemente distintos se harmonizam para criar um ambiente de trabalho melhor para a sua equipe.

Estabeleça metas e objetivos

Assim como um navio sem destino certo, é uma empresa sem metas e objetivos. Provavelmente, você já deve ter escutado que “Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve” (frase retirada de “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carroll). No mundo corporativo acontece a mesma coisa.

Tanto para você ter sucesso, quanto para a sua equipe se manter motivada, é preciso saber quais são os planos para os próximos dias, semanas, meses e anos. Isso dá uma sensação de propósito e segurança que muitas pessoas procuram.

Aqui você pode estabelecer metas individuais e coletivas, incentivando todos a desempenharem melhor e a trabalharem em grupo. Mas, não basta ter metas, é fundamental saber se elas foram alcançadas ou se há a necessidade de revisá-las. 

Por isso, organize reuniões periódicas com a sua equipe de modo que eles saibam como as coisas estão indo. Isso será essencial para que eles entendam que o sucesso da empresa vai muito além de um único indivíduo.

E, claro, não se esqueça de parabenizá-los e premiá-los sempre que as metas forem alcançadas. O que não precisa necessariamente ser feito com retribuição financeira.

Envolve a sua equipe na tomada de decisões da empresa

Claro que algumas decisões gerenciais devem ser tomadas pelos donos, sócios e CEOs das empresas. Entretanto, em alguns casos, você pode envolver a sua equipe nessa tomada de decisões. 

Desta forma, você estará fortalecendo o senso de pertencimento e responsabilidade de cada membro da equipe. Não estamos dizendo que eles precisam ter a palavra final na decisão, entretanto, os colaboradores podem trazer perspectivas únicas e valiosas para a mesa. 

Sem falar que, no caso de lojas, é a sua equipe de vendas que está em constante contato com os clientes. Ou seja, eles escutam o que as pessoas falam da sua loja, sobre determinadas ações de marketing, preços e qualidade dos produtos. Portanto, eles podem trazer bons feedbacks sem grande esforço.

Não seja um chefe, seja um líder

A diferença entre um chefe e um líder vai muito além da semântica. Ela é uma distinção que pode afetar diretamente na produtividade e no engajamento da sua equipe. Não entendeu nada? Calma que a gente te explica.

Enquanto um chefe busca autoridade e controle, um líder procura inspirar e guiar sua equipe para o sucesso. Na busca pela eficiência, o gestor assume um papel crucial, sendo mais do que um mero administrador, mas sim um catalisador de motivação e crescimento.

Além disso, um chefe muitas vezes tem a necessidade de ordens e supervisionar de perto todo o trabalho da sua equipe. Enquanto um líder consegue inspirar através do exemplo e do estímulo ao desenvolvimento individual e coletivo. Ele compreende que a verdadeira produtividade surge quando os funcionários se sentem valorizados, desafiados e apoiados em seu crescimento profissional.

Um líder eficaz entende que por trás de cada tarefa e meta, há pessoas com necessidades, aspirações e potenciais. Ele não apenas define objetivos claros, mas também demonstra um interesse genuíno no bem-estar e progresso de cada membro da equipe, criando assim um ambiente onde o comprometimento surge naturalmente.

Outro ponto importante é que, diferentemente de um chefe controlador, um líder encoraja a autonomia e a tomada de decisões individuais. Isso não apenas nutre a confiança dos funcionários, mas também libera criatividade e inovação, elementos essenciais para uma equipe produtiva.

A música pode ser uma poderosa aliada para influenciar o comportamento do cliente

Precisamos falar que a influência da música não se limita apenas aos bastidores da sua equipe. Muito pelo contrário, ela é uma ferramenta importantíssima para criar a atmosfera ideal para melhorar a experiência do cliente. 

A escolha cuidadosa da trilha sonora é essencial para que você consiga se conectar com o cliente e influenciar comportamentos de compra. Como a música desempenha um papel crucial na criação de uma atmosfera agradável, acolhedora e convidativa na loja, cada playlist deve ser cuidadosamente escolhida.

Vale a pena mencionar que estudos mostram que a música pode ter um impacto direto nas decisões de compra dos clientes. Um ritmo mais rápido pode aumentar a energia e o movimento na loja, incentivando compras impulsivas.

Por outro lado, ao reproduzir músicas que tenham um ritmo mais lento pode criar um ambiente mais tranquilo, levando a decisões de compra mais ponderadas. A música, assim, age como um facilitador sutil, guiando o cliente por sua experiência de compras.

Podemos resumir em alguns pontos como a música pode influenciar o cliente:

  • Aumento nas vendas;
  • Maior permanência do cliente na loja;
  • Clientes passar a recomendar o estabelecimento para amigos e parentes;
  • Cria uma identidade sonora para a marca, aumentando as chances do consumidor se lembrar de você;
  • Uma parcela considerável dos consumidores retornam para novas compras.

Para saber mais, confira o nosso infográfico com todos os números de como a música pode influenciar a sua loja. O download é gratuito!

Escolhendo a playlist para a sua loja

Mas, não basta reproduzir qualquer música, é preciso que a trilha sonora seja cuidadosamente selecionada. Afinal, os erros podem comprometer, e muito, os seus resultados.

Basta lembrar de como você se sente em ambientes com música muito alta, som distorcido, ou que não combina com a marca. Não dá vontade de ficar muito tempo nesses estabelecimentos, certo?

Por isso, é essencial que você conheça o perfil dos clientes e os horários que eles costumam frequentar a loja. Pensar em músicas destinadas ao público funciona tanto para os consumidores quanto para os vendedores, que vão se deparar com clientes mais à vontade.

Apesar de haver algumas indicações, não há uma regra de qual é a melhor música para cada horário do dia. Tudo vai depender do seu público, por isso é tão importante conhecê-lo bem.

Pode ser que na sua loja, durante o período da manhã, os clientes prefiram uma playlist com músicas com um menor nível de energia. Por outro lado, empresas de outros ramos, podem ter clientes que preferem começar o dia de modo mais animado. Portanto, ao pensar na trilha sonora para a sua loja, pense nisso.

Cuidado com as rádios convencionais e os streamings

Falamos muito em como você pode fazer para ter a música ideal tocando na sua empresa, entretanto, essa não é uma tarefa muito simples, principalmente se você utiliza rádios convencionais ou mesmo tem alguém responsável pela criação da playlist. 

Primeiramente, as rádios convencionais reproduzem músicas que não necessariamente refletem a personalidade da sua marca, ou o que os seus clientes gostam de ouvir, e nem sequer o que melhora a produtividade no trabalho. Sem falar que elas ainda podem reproduzir anúncios dos concorrentes. 

Ter alguém na loja responsável pela trilha sonora também pode ser outro problema, afinal, a tendência é que ela escolha músicas que sejam compatíveis com o seu estilo. E, assim como acontece com a rádio convencional, as músicas não vão nem passar perto de sanar as suas necessidades.

Por isso,  a melhor forma de ter uma música que realmente afete a produtividade e os seus clientes de maneira positiva, é através de uma rádio indoor personalizada. Com ela você conseguirá obter todos os benefícios que a música pode trazer para a sua empresa. 

Listenx, a solução de música para negócios que você precisava

Já deu para perceber que a música é uma ferramenta importantíssima, que não pode faltar na sua loja. Mas, há grandes chances de você estar se perguntando como escolher as músicas certas, não é mesmo?

Não precisa se preocupar, por mais complexo que esse assunto possa parecer, você não precisa abrir mão do seu precioso tempo, basta contar com a ajuda de quem entende de música para negócios: a Listenx.

Atuando no mercado brasileiro há mais de 20 anos, ela já ajudou mais de 11 mil clientes a terem uma rádio indoor que aumente a produtividade dos funcionários e melhore a experiência do cliente. Dentre eles podemos mencionar a Levi ‘s, Adidas, Terraço Itália, Cia Athletica, Bio Ritmo, dentre muitas outras.

Ao utilizar a rádio indoor da Listenx você terá à sua disposição mais de 100 playlists com diferentes estilos musicais e ritmos para escolher. Isso sem falar na possibilidade de melhorar a comunicação com os consumidores que estão na sua loja.

Para isso, você precisa apenas escolher algum dos anúncios pré-gravados e reproduzi-los entre as músicas? Não encontrou o anúncio que precisava? Não tem problema, crie o seu anúncio, grave com o locutor virtual e imediatamente ele estará disponível para ser utilizado.

Achou interessante? Então confira todos os benefícios de perto: solicite um teste gratuito agora mesmo! Listenx, música e comunicação estratégica para vender mais e impulsionar os resultados!

Tenha a playlist ideal para melhorar o ambiente de compra e aumentar seus resultados

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Com a Listenplay você terá acesso a diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios, atualizadas mensalmente e livre de repetições, criando o ambiente perfeito de compra. 

Além disso, te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo e em tempo real. Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais e assistente de Inteligência Artificial para criar suas campanhas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para melhorar a experiência dos seus clientes e divulgar todas as suas promoções no som ambiente do seu negócio, enquanto os clientes estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e ofereça o ambiente de compra perfeito para os seus clientes!

Compartilhe

Você também pode gostar

Por que contratar um software para rádio indoor?

Quer encontrar a trilha sonora perfeita para embalar seus clientes em seu estabelecimento comercial? Confira essa opção de software para rádio indoor!

Por Nayara Santos em 16.11.2023

Direito autoral na música: entenda agora mesmo como funciona o pagamento

Você provavelmente já ouviu falar sobre direito autoral na música. Mais provável ainda que tenha sido durante alguma disputa ou quando processos não acabam muito bem. Principalmente quando se trata de bandas ou cantores famosos. Mas, o que isso tem a ver com a sua loja do varejo, certo? A resposta é tudo, ainda mais…

Por Nayara Santos em 05.09.2023

Music Branding: entenda o que ele pode fazer pela sua loja!

De forma simples, podemos dizer que o branding sensorial são as ações que fazem seu público-alvo notar o valor da sua marca e diferenciá-la das outras, podendo assim gerar uma maior percepção de valor da empresa. Dentro dessa estratégia existe o music branding, que busca alcançar esse objetivo usando o poder da música. Para isso,…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

O que é curadoria musical e como isso afeta o posicionamento da marca?

 Você sabe o que é a curadoria musical? Sabe o que isso representa quando estamos falando de sonorização ambiente de uma loja? Entende como ela pode afetar a conexão e o relacionamento com os seus clientes? Se você respondeu não para algumas dessas perguntas, então esse artigo vai te ajudar. A curadoria musical influencia…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

Conheça o poder da música no varejo

A música no varejo é uma importante ferramenta do marketing sensorial. Trata-se de uma estratégia que, assim como o cheiro, a identidade visual e outros elementos presentes em um ponto de venda, visa conferir uma assinatura para cada marca. Ainda que não seja perceptível em um primeiro momento ou, até mesmo, que o cliente nem…

Por Nayara Santos em 10.08.2023

Música e visibilidade da marca: como ter uma boa playlist?

Para ter um negócio bem sucedido é preciso  pensar estrategicamente e traçar os objetivos a serem alcançados em curto, médio e longo prazo. Mas, independentemente do seu ramo de atuação, é muito importante ter destaque no mercado, caso contrário a concorrência vai se destacar e você será passado para trás. Uma boa forma de conseguir…

Por Nayara Santos em 30.11.2023

Quer ter a melhor trilha sonora na sua loja? Aprenda como escolher a música certa!

Que a música é capaz de mudar um ambiente você provavelmente já sabe e já deve ter passado por alguma experiência do tipo. Mas você sabia que ela pode influenciar nas vendas da sua loja e até mesmo na produtividade dos seus funcionários? Marcas que conseguem acertar na sua playlist aumentam significativamente as chances dos…

Por Nayara Santos em 29.03.2022

Confira a melhor maneira de montar playlist para lojas

Uma boa playlist para lojas é algo que não deve ser negligenciado, não apenas durante as campanhas de varejo, mas ao longo do ano todo. Muitos comerciantes pecam ao deixar as caixas de som ligadas em uma emissora de rádio local, da qual não se tem controle sobre a programação que é veiculada. Ou então…

Por Nayara Santos em 18.11.2021

Você sabe o poder da música para loja no comportamento do seu cliente?

Já ouviu falar que a música pode influenciar a forma como o consumidor se comporta em um estabelecimento? Assim como acontece no nosso dia a dia, a música também pode mudar a atmosfera de uma loja, induzindo que o cliente compre mais. Mas, para que isso aconteça é preciso saber que nem toda música funciona…

Por Nayara Santos em 16.11.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos