A importância da comunicação com cliente
Se você acompanha nosso blog, já deve ter nos visto falar bastante sobre a importância da comunicação com cliente. Quando se trata da comunicação no varejo, essa importância não é diferente.
Nós sabemos que cerca de 70% das decisões de compra acontecem no ponto de venda (dados da pesquisa “A hora certa de ativar o shopper”, realizada anualmente pela Nielsen), então, potencializar a sua comunicação com cliente nessa hora pode ajudar a aumentar suas vendas.
Afinal, 10 campanhas, o melhor preço, ou até as melhores condições de pagamento, não valem de nada se seu cliente não souber que elas existem.
Muitas vezes seu concorrente não tem metade dos seus diferenciais e atrativos, mas ganham os clientes apenas por se comunicar melhor.
Vamos então falar das dicas para melhorar a comunicação com cliente no PDV.
1- Visual Merchandising
Não, ao contrário do que muitos pensam, o visual merchandising não é só um jeito de deixar a loja mais bonita. A sua função vai muito além, baseia-se em fazer aparecer o que a loja tem de melhor ou os produtos que precisam de destaque naquele momento.
Além disso, dispor os produtos de maneira a chamar atenção, despertar interesse e desejo, e comunicar o posicionamento de uma marca através do seu layout e vitrines também estão entre as funções de um profissional de visual merchandising
Ué, mas visual merchandising pode ser considerado comunicação com cliente? Pode sim. Comunicação visual! Afinal, ela direciona os olhos dos clientes para onde você quer e te ajuda a vender mais.
2- Faça bom uso dos materiais de PDV
Faixas de gôndola etiquetas vermelhas ou amarelas, ilhas de produtos promocionais, wobblers, stoppers e etc, são materiais que, se bem utilizados, podem te ajudar a se comunicar com cliente.
O importante nesses casos é saber dosar!
Se você encher a loja desses materiais provavelmente vai virar um carnaval e o seu cliente não saberá para onde olhar. Portanto, selecione o produto e a promoção, trabalhe bem a arte desses materiais tornando a comunicação clara e objetiva.
Certifique-se de causar urgência e acrescentar o famoso Call To Action (Chamada para Ação), como por exemplo “não perca!”, “É só essa semana”, “Compre agora mesmo!”, “Aproveite!”, entre outros.
Essa estratégia ajudará a chamar a atenção do cliente e ainda fará com que ele sinta que não pode perder essa oportunidade.
3- Tenha uma Rádio Indoor
Uma rádio indoor pode, além de reforçar o posicionamento da sua marca e gerar uma experiência incrível, te ajudar com a comunicação com cliente.
Através de anúncios personalizados para sua loja, você pode atrair os clientes que estão em outra área da loja para o ponto onde estão as promoções ou lançamentos, por exemplo.
Esse tipo de estratégia ajuda a aumentar o ticket médio uma vez que instiga o cliente a olhar e considerar levar coisas que ele não pretendia comprar quando entrou na loja.
Para que essa estratégia dê certo, garanta um parceiro de qualidade que te ajuda a formular o roteiro desses anúncios, além de realizar a produção e locução dos mesmos de maneira profissional e respeitando o posicionamento da sua marca.
Falar na mesma linguagem que o cliente nesse caso é muito importante para criar conexão emocional com eles.
Se seu negócio é popular, sofisticado, jovem ou adulto isso precisa estar claro também em seus anúncios.
Fazendo a junção dessas estratégias, você garantirá que os clientes que visitarem a sua loja estarão sendo comunicados de alguma maneira e começará a ter mais resultados em suas ações, promoções e campanhas.
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