Por Nayara Santos em 21.01.2022

Gosto musical e personalidade: como estão diretamente relacionados?

Por Nayara Santos em 21.01.2022

Provavelmente você já deve ter reparado que existe uma relação entre gosto musical e personalidade, não é mesmo? Se você respondeu essa pergunta com um sim, você está certo. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Cambridge e publicado no portal de divulgação científica Medical Xpress, demonstrou empiricamente que existem correspondências muito específicas entre esses dois elementos.

Além disso, você provavelmente já deve ter notado também que há uma correlação entre o comportamento das pessoas e o tipo de música que escutam, seja em casa com a família ou no dia a dia com amigos. Isso se deve, primeiramente, porque na infância e na adolescência costumamos definir a nossa identidade a partir das músicas que ouvimos.

Entretanto, essa relação entre gosto musical e personalidade pode ir muito mais longe do que isso e ainda pode nos ajudar a entender a maneira como as pessoas pensam e até como consomem. Isso mesmo, a música reflete até mesmo os seus interesses como consumidor, justamente por isso que muitas empresas estão de olho nisso e utilizando a música a seu favor.

Se você é dono do varejo e ainda não tem essa ferramenta na sua loja, não precisa se preocupar, nunca é tarde demais para começar. Continue a leitura para entender um pouco mais sobre você e seus consumidores, analisando seus gostos musicais e sua personalidade!

Qual a relação entre gosto musical e personalidade?

Considerando testes preliminares, os pesquisadores do estudo citado anteriormente traçaram três tipos de personalidade: a empática, a sistemática e a balanceada. Segundo a classificação deles, as características de cada um desses tipos de personalidade são:

  • Empáticos: aqueles que demonstram muito interesse e conexão com as emoções das pessoas;
  • Sistemáticos: são aqueles que se apegam a padrões, regras e definições;
  • Balanceada: não pendem para nenhum dos extremos encontrados nos empáticos ou nos sistemáticos, tendo um pouco de cada um deles.

Após uma série de testes e avaliações comportamentais realizadas em mais de quatro mil pessoas, eles descobriram uma relação muito bem definida entre o gosto musical e a personalidade dos participantes.

Como era de se esperar, os empáticos geralmente preferem batidas mais leves atreladas a letras profundas e emocionantes. Essas características geralmente estão presentes em gêneros como o soft rock, o folk e o R&B. Já os sistemáticos se interessam por músicas mais intensas, tais como o punk, hard rock e heavy metal.

Os resultados são simples, mas ajudam a entender o perfil de muitas pessoas e até antecipar suas ações usando nada mais do que a sua playlist favorita. Certamente esse padrão não é uma regra e nem sempre representará a realidade de um grupo, mas os dados nos ajudam a formular insights interessantes para campanhas de marketing e branding sensorial.

As pessoas empáticas geralmente se envolvem mais com as marcas que consomem e tendem a adotar critérios mais pessoais na escolha dos seus produtos. Os sistemáticos, por outro lado, são mais analíticos e, por isso, costumam se interessar por mercadorias e serviços exclusivos e fazem muitas comparações e análises antes de consumir.

Qual a importância de uma playlist para os negócios?

As músicas despertam e reavivam emoções de uma maneira única. As canções não só fazem parte do nosso cotidiano, como também contribuem para que a conexão entre consumidores e marcas seja mais marcante e intensa. Por isso, é tão importante entender a relação entre gosto musical e personalidade.


O Music Branding é a estratégia de marketing que se propõe a criar uma identidade musical para as empresas, fortalecer a identificação, o engajamento e o apreço das pessoas pelas empresas e seus produtos e serviços, utilizando músicas estrategicamente selecionadas. Saiba mais sobre audio branding clicando aqui.

Essa espécie de “curadoria musical” também é utilizada para influenciar o comportamento das pessoas em diferentes tipos de estabelecimentos e criar experiências de endomarketing capazes de conectar os colaboradores de uma organização com os valores e as propostas do negócio, além de tornar a rotina administrativa muito mais acolhedora.

Até mesmo a seleção de artistas em grandes campanhas publicitárias não se dá por acaso ou, simplesmente, devido à fama do cantor ou cantora. Na maioria das vezes há um objetivo muito bem definido nesse tipo de contratação: criar uma conexão emocional com o público, algo que só é possível com a elaboração de estudos detalhados e a criação de personas.

Para você ter uma ideia, uma pesquisa realizada pela HeartBeats mostrou que quando o cliente se identifica com a música reproduzida na loja, 96% deles se lembrarão da sua marca. Justamente por esse motivo que conhecer a sua marca a fundo e o gosto musical dos seus clientes em detalhes é que você terá uma grande vantagem com relação à concorrência, ficar na lembrança dos clientes.

Como uma marca pode se conectar com sua audiência?

Existem muitas maneiras de uma empresa se conectar com sua audiência e isso nunca foi tão importante. As pessoas estão assumindo um novo olhar sobre o consumo e suas marcas favoritas, no qual a velha publicidade repetitiva e invasiva não funciona como antes.

Com a ascensão e a popularização das mídias digitais, as organizações estão descobrindo novas oportunidades de se aproximar do público. O marketing digital trouxe novas possibilidades em termos de monitoramento, pesquisa e interação permitindo que as empresas promovam conteúdos e ações extremamente alinhados com os interesses das pessoas. Inclusive, esse retorno do público é praticamente imediato, afinal, as reações e comentários nas publicações falam mais do que qualquer outra coisa.

Ao mesmo tempo, nos estabelecimentos do varejo, novas maneiras de cativar os consumidores estão ganhando popularidade. Muito além das peças visuais, o Marketing Sensorial é a nova aposta das marcas que pretendem se conectar com seus clientes em todos os sentidos, literalmente.

Nesse cenário, temos o Sound Branding que, tal como o Music Branding, é usado para estabelecer uma relação sonora com uma marca, porém, está mais focado na criação de jingles e no sound design – a assinatura musical de uma organização ou produto.

Se ficou interessado em oferecer um ambiente de compras único que valorize o seu cliente, você precisa conferir o nosso guia Aprenda a montar uma estratégia de Marketing de Experiência para o seu negócio. O download é gratuito!

Por que é fundamental conhecer o público?

Uma boa gestão de marca depende da definição precisa do seu público, o que vai muito além das tradicionais pesquisas de público-alvo. Para impactar e se aproximar das pessoas, precisamos conhecê-las de verdade, compreender seus desconfortos, ideais e desejos, e reunir esses dados para traçar uma espécie de cliente ideal, algo que em marketing chamamos de buyer persona. 

Podemos traçar esses perfis por meio de pesquisas simples, tais como formulários, entrevistas com consultores e levantamentos de mercado, bem como a análise e monitoramento do perfil de clientes valiosos que já estão presentes no histórico da empresa.

Como você viu, conhecer esses dados nem é tão difícil assim e você provavelmente já tem muitas informações armazenadas, devido a cadastram anteriores para programa de fidelidade, por exemplo. Entretanto, como as mudanças no comportamento do consumidor são constantes, então você precisa refazer essa avaliação de tempos em tempos.

Você já deve ter percebido que gosto musical e personalidade são dois fatores diretamente relacionados que podem ser usados pelas empresas para aprimorar as suas ações de marketing e relacionamento. A música é uma ferramenta poderosa para conhecer as pessoas, engajá-las e conectá-las emocionalmente com produtos, serviços e marcas.

Quer traçar estratégias de marketing sob medida para o seu público? No nosso guia Customer Centricity: Guia completo para implementar na sua empresa você encontra todas as dicas para sair na frente da concorrência e encantar os seus clientes.

Como alinhar gosto musical, personalidade e aumento das vendas

A ListenX é uma empresa especializada em Music Branding e conta com uma equipe de especialistas capazes de mapear o DNA musical da sua marca. Com serviços pioneiros no Brasil como a rádio indoor ListenPlay e sua plataforma SaaS de música para estabelecimentos, ajudamos empresas a criarem experiências marcantes e se conectarem com seus consumidores de uma maneira única.

Com ela você consegue ter uma rádio personalizada com uma trilha sonora feita sob medida para a sua empresa. Essa lista de reprodução é criada com base no perfil do seu público, da sua marca e da mensagem que você quer transmitir aos consumidores. Além disso, você ainda terá acesso a diferentes playlists que podem ser utilizadas ao longo do dia, conforme a energia dos clientes da loja.

Outra vantagem é a possibilidade de veiculação de anúncios ao longo da programação musical. Eles te ajudam a divulgar promoções, ofertas, sorteios, inauguração de lojas e distribuição de brindes. Ainda, ela também pode ajudar na comunicação interna com a sua equipe de vendas. Saiba a seguir como conseguir ter a playlist ideal para a sua loja.

Tenha no seu negócio a playlist ideal para os seus clientes

A música certa tem o poder de melhorar a experiência de compra, aumentar o tempo de permanência no interior da loja, aumentar a fidelização e consequentemente aumentar suas vendas.

Com a Listenplay você tem acesso a mais de 60 playlists criadas por especialistas e ainda pode criar anúncios personalizados para divulgar todas as promoções e campanhas da sua loja. Legal né?

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