Em um tempo que se fala muito em customer centricity e sucesso do cliente, acabamos esquecendo de olhar para dentro da empresa. Para que as suas estratégias sejam efetivas, é preciso ter colaboradores capacitados e motivados a fazerem isso acontecer.
Há diversas formas de gerar esse engajamento. A maior parte das ações realizadas pela liderança fazem parte do uso do endomarketing como estratégia de gestão. Se você quer saber mais sobre esse conceito a fim de melhor engajar a sua equipe e, consequentemente, aumentar os lucros da empresa em que trabalha, está no lugar certo. Continue lendo e descubra os benefícios dessa estratégia!
O que é endomarketing
Entre as tantas diferentes estratégias de marketing existentes, que visam o crescimento e a popularização de uma marca, temos o endomarketing. No final do dia, ela também faz com que a empresa aumente sua receita e o conhecimento por parte do público. Contudo, o endomarketing não tem como foco principal o cliente.
O endomarketing também é conhecido como marketing interno. Em outras palavras, é o marketing feito para os colaboradores da empresa. O objetivo é simples: garantir e melhorar a motivação de todas as pessoas que ali trabalham. Na prática, essa estratégia reúne uma série de ações pensadas na qualidade de vida dos funcionários.
As organizações que aplicam o endomarketing se preocupam ainda mais em fornecer um ambiente confortável, com excelentes condições de trabalho e remuneração justa para cada uma das funções existentes. Ainda vão além, pensando no desenvolvimento pessoal e profissional dos funcionários.
Responsáveis pelo endomarketing
Muitas vezes, os líderes da empresa até possuem boas ideias para ações de endomarketing. Porém, pela falta de clareza de quem é responsável por colocar todas as ideias em prática, elas acabam não saindo do papel em sua maioria.
Contudo, o endomarketing é algo que deve fazer parte da cultura da empresa. Logo, uma responsabilidade de todos e principalmente das lideranças. Os setores de gestão de pessoas e marketing são os mais indicados para a execução. Ou seja, eles devem trabalhar juntos.
Isso porque o Recursos Humanos tem mais conhecimento sobre as pessoas da empresa, bem como as suas necessidades. Por outro lado, o marketing tem a expertise para melhor comunicar-se com todos que ali trabalham, escolhendo canais e formatos certos para cada comunicação realizada.
Os benefícios do endomarketing
Quando falamos de gerenciamento de pessoas, o endomarketing apresenta uma série de benefícios. Por isso, reunimos aqui os principais resultados que uma empresa pode ter com a execução do endomarketing como estratégia de gestão. Com certeza depois de conhecê-los, você vai passar a olhar tudo isso com outros olhos. Confira!
Retenção de talentos
Um problema muito comum nas empresas é a evasão de talentos para outros negócios. As organizações que investem em endomarketing como estratégia de gestão tendem a não sofrer com isso. Uma vez que proporcionam um ambiente de trabalho com um bom clima organizacional e demonstram sempre preocupação com a saúde mental e o bem estar dos seus colaboradores.
Fortalecimento das relações interpessoais
A satisfação e a felicidade dos trabalhadores por fazerem parte de um negócio melhora a maneira como eles se relacionam com os outros integrantes da equipe. Dessa forma, os colaboradores também passam a se preocupar com o bem estar dos colegas e exercitam mais a empatia. Consequentemente, o bom relacionamento interpessoal faz com que os projetos desenvolvidos tenham mais chances de alcançar as metas definidas, pois todos entendem que precisam trabalhar em conjunto e harmonia.
Redução de ruídos de comunicação
Quando utilizado como estratégia de gestão, o endomarketing aproxima os funcionários da liderança da empresa de forma com que eles entendam melhor o que está sendo comunicado. Além disso, a comunicação interna é um dos pilares do endomarketing como ferramenta de gestão.
Assim, os colaboradores sabem onde encontrar todas as informações, gerando também transparência e confiança nas decisões tomadas pelos seus líderes. Portanto, os ruídos de comunicação, boatos e conflitos se tornam menos frequentes.
Produtividade
Funcionários engajados e comprometidos com a missão da empresa tendem a ser mais proativos. Logo, mais produtivos. O endomarketing como forma de gestão inclui ações para que os colaboradores tenham o que chamamos de sentimento de dono. Ou seja, estão tão engajados, que se sentem donos dos projetos que fazem parte.
Quando a equipe é mais produtiva, entrega-se mais, pensa-se e executa-se mais projetos, estratégias, ações e inovações. Como consequência disso tudo, há o aumento dos lucros.
Valorização da marca
Em muitos casos, os colaboradores da empresa também são seus clientes. Logo, ao acreditar, entender e fazer parte da sua cultura organizacional, eles passarão a consumir mais dos seus produtos e serviços.
Ademais, o endomarketing faz com que os funcionários se tornem os principais agentes de propagação da missão e valores da sua empresa. O que pode se tornar um grande diferencial para o público, gerando maior identificação deles com a sua marca.
Como aplicar o endomarketing como estratégia de gestão
Agora que você já conhece o endomarketing e seus principais benefícios, vamos a melhor parte. Mostraremos a seguir ações que você não pode deixar de fazer caso queira começar a aplicar o endomarketing como estratégia de gestão na sua empresa. Vamos lá?
Pesquisa interna de satisfação
Como toda estratégia, o primeiro passo é entender o cenário e o momento atual. Por isso, pergunte o quão satisfeitos os funcionários estão em trabalhar na sua empresa. Essa pesquisa interna de satisfação é conhecida também como e-NPS, que funciona da mesma forma que o Net Promoter Score (NPS) que muitas organizações utilizam com seus clientes.
Para isso, há diversas ferramentas pagas e gratuitas que podem ajudar na coleta das respostas, bem como a sua análise. É muito importante que você seja direto e objetivo para extrair da equipe exatamente aquilo que você deseja. A partir daí, surgirão os principais fatores que prejudicam a satisfação dos funcionários e que devem receber mais atenção nas ações de endomarketing.
Plano de carreira
Lembra que falamos sobre a retenção de talentos como benefício do endomarketing como estratégia de gestão? Pois uma forma de manter talentos é construir um plano de carreira individual para cada um dos colaboradores. Dessa maneira, eles terão mais palpável todas as possibilidades de crescimento dentro da empresa, o que os deixarão mais motivados.
Além disso, você mostra a equipe como eles são reconhecidos e valorizados por estarem ali e fazerem parte da sua organização. Contudo, é importante que os líderes direto dos funcionários acompanhem e auxiliem na conquista dos objetivos traçados no seu plano de carreira.
Capacitação da equipe
Com a análise das respostas da pesquisa de satisfação e entendendo o plano de carreira dos funcionários, você identificará quais habilidades e conhecimentos que a equipe precisa desenvolver ou evoluir. Logo, é possível criar uma série de treinamentos para progredir.
Uma dica é utilizar o próprio conhecimento disponível da sua equipe. Afinal, com certeza, há pessoas com uma série de habilidades que podem ser compartilhadas com os demais e auxiliar a sua empresa a crescer.
Integração
Com foco na boa relação interpessoal de todos os colaboradores, é importante promover momentos em que fortaleçam a conexão entre eles. Uma excelente forma de fazer isso é proporcionar momentos de integração e descontração para todos que trabalham na empresa. Pode ser um almoço, happy hour ou até mesmo festas de comemoração pela conquista de objetivos.
De maneira resumida, o endomarketing quando usado da maneira correta é uma excelente estratégia de gestão para a sua empresa. Aproximar-se da equipe pode ainda auxiliar você a entender melhor o que se passa em todas as etapas do processo de relacionamento com o seu cliente.
Se você gostou desse conteúdo, que tal continuar a navegar pelo nosso blog? Então, leia o post Conheça os benefícios da gestão de imagem corporativa!
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