Por Nayara Santos em 13.06.2022

Qual a importância de ter empatia no trabalho?

Por Nayara Santos em 13.06.2022

Você já parou para pensar na importância da empatia no ambiente de trabalho? O ato de se colocar no lugar do outro é uma característica louvável dentro do ambiente de trabalho. Principalmente em uma era em que o individualismo impera.

Por isso, quando um colaborador consegue reconhecer as necessidades do colega que trabalha com ele, ou mesmo do cliente, ele deve ser valorizado. Afinal, essa é uma questão humana e que permite que o ambiente profissional melhore, e também permite que as pessoas passem a ter visões diferenciadas sobre um mesmo aspecto.

Além dessa visão, existem outros aspectos importantes atrelados à empatia no trabalho que você deve conhecer. A ideia deste artigo é justamente discutir como a questão vem sendo tratada e também como isso pode ter um impacto positivo no cotidiano organizacional. Continue a leitura!

O que é empatia?

Antes de começarmos a falar sobre a empatia no ambiente de trabalho, é essencial que você entenda o que ela é. De acordo com o dicionário Michaelis, empatia pode ser definida como:

  • “Habilidade de imaginar-se no lugar de outra pessoa;
  • Compreensão dos sentimentos, desejos, ideias e ações de outrem;
  • Qualquer ato de envolvimento emocional em relação a uma pessoa, a um grupo e a uma cultura;
  • Capacidade de interpretar padrões não verbais de comunicação;
  • Sentimento que objetos externos provocam em uma pessoa.”

Portanto, empatia é muito mais do que se colocar no lugar do outro, é a capacidade que uma pessoa possui que a permite entender de fato saiba como o outro está se sentindo, sendo capaz de compreender as emoções expressas pelo indivíduo que está na sua frente, se colocando no lugar dele.

É justamente devido à empatia que muitas pessoas se ajudam, por isso, ela está intimamente ligada ao altruísmo, despertando no outro a vontade de agir em prol da solução daquela questão. Isso também ajuda as pessoas a se identificarem e a criarem um vínculo mais forte e duradouro.


Por se tratar de uma característica humana, a empatia pode estar presente tanto no ambiente familiar, entre amigos e/ou mesmo entre estranhos. Entretanto, ela não se limita às relações pessoais, afinal, no ambiente de trabalho lidamos constantemente com pessoas e ter empatia pode ser ajudar a melhorar o ambiente de trabalho. 

A seguir falaremos mais sobre a empatia no trabalho e como você pode desenvolvê-la.

Como funciona e de que forma pode ser desenvolvida?

Uma pesquisa intitulada State of Workplace Empathy mostrou que 92% dos colaboradores entrevistados acreditavam que a empatia permanecia como uma habilidade subvalorizada. E, quando isso acontece na cultura organizacional de uma empresa, não são apenas as interações profissionais que sofrem.

A falta de empatia acaba criando um ambiente de trabalho de insatisfação e reduz os resultados apresentados pelo grupo, o que prejudica todo o processo organizacional. Claro, que a empresa tem que trabalhar para que tal característica floresça no ambiente de trabalho, reconhecendo e ajudando os profissionais em suas necessidades, objetivos e prioridades. 

Vale a pena dizer que o próprio profissional pode se preparar e desenvolver tal característica. Entretanto, para isso ele precisa ter as ferramentas necessárias para isso, e você pode ajudá-los nesse processo.

Pratique o autoconhecimento

Autoconhecimento e empatia andam lado a lado no ambiente profissional. Inclusive, se autoconhecer é a base para qualquer coisa, ainda mais se tratando de olhar para o outro e compreender sobre as suas necessidades. Afinal, como você vai conseguir se colocar no lugar do outro, sem você não se conhecer?

Como identificar que o outro está passando por maus momentos, se você não sabe identificar quando surgem situações complexas no seu caminho. Ser empático é entender o ser humano e suas nuances, o que faz do autoconhecimento um caminho para isso.

Esse autoconhecimento não é tão simples assim de ser adquirido, mas também não é impossível. Geralmente pessoas mais velhas conseguem ter maior empatia, justamente pelo fato de terem tido mais experiências e entenderem melhor como as pessoas se comportam.

Entretanto, através de workshops, terapia e cursos específicos você pode se conhecer melhor.

Saiba ouvir

No mundo moderno, as pessoas passam tanto tempo distraídas olhando para o que se esquecem de ouvir o outro. Além disso, enquanto elas estão entretidas com a telinha, elas estão apenas observando vários caracteres e podem acabar perdendo a capacidade de observar as pessoas e de entender a comunicação não verbal.

Por isso, é essencial aprender a escutar e assimilar o que o seu colega de trabalho diz facilita a assimilação, ajudando no exercício da empatia. A boa notícia é que apenas com algumas mudanças pequenas você já consegue melhorar esse ponto e aumentar a sua empatia.

Dito isso, quando estiver conversando com outra pessoa, seja ela quem for, mantenha a mente e o coração abertos para compreender o que ele está comunicando. Observe o tom de voz e a linguagem corporal que são indicadores fundamentais para o desenvolvimento da sua empatia no trabalho. Você pode adotar a seguinte postura:

  • Preste atenção ao que o outro diz;
  • Faça perguntas para entender melhor a situação;
  • Não interrompa o outro quando ele estiver falando;
  • Não fique olhando no celular ou no relógio a cada minuto;
  • Olhe nos olhos da pessoa.

Se coloque no lugar do outro

Quando falamos sobre empatia, a primeira coisa que vem à nossa mente é justamente o fato de se colocar no lugar do outro. Geralmente quando falamos de amigos e familiares isso é mais fácil, entretanto, é importante ressaltar que isso também deve ser feito no ambiente de trabalho.

Por exemplo, imagine que você esteja contratando uma pessoa para seu primeiro emprego, relembre como foi a sua experiência. Provavelmente você estivesse sentindo uma mistura de ansiedade e nervosismo, e essa pessoa que está na sua frente pode estar sentindo o mesmo.

Esse é, portanto, um momento ideal para demonstrar empatia e tentar deixar a outra pessoa mais à vontade durante a entrevista. Assim, se ela se sentir confortável será mais fácil dela conseguir se expressar e também reconhecer no que você pode ajudar.

Uma estratégia de fazer isso é conversando com a pessoa e contando um pouco como você estava se sentindo na sua primeira entrevista. Falando que ela pode ficar tranquila e que essa é apenas uma conversa para conhecê-la melhor.

Quais as vantagens da empatia no trabalho?

Depois de saber como desenvolver melhor a habilidade de empatia no trabalho, você deve estar pensando em quais os principais ganhos obtidos. De fato, há uma série de vantagens para aquelas pessoas que conquistam dessa habilidade e, consequentemente, para as empresas nas quais ela trabalha. Confira as principais a seguir quais são essas vantagens!

Melhora as relações interpessoais

Quanto maior a empatia no trabalho melhor serão as relações entre os profissionais da sua empresa, e isso não se aplica a apenas uma equipe, mas da empresa como um todo. Portanto, quando os colaboradores têm essa habilidade, eles passam a se entender melhor, mas também a ter uma comunicação mais dinâmica.

Além disso, quando o ambiente de trabalho fica melhor, os colaboradores sabem que possuem colegas com capacidade para ajudar o outro, eles se sentem mais acolhidos. Lembrando também que, as pessoas sentem e veem as situações de maneira diferente. Portanto, ter empatia ajuda a evitar discórdias e cria um ambiente mais saudável, em que todos têm vontade de ficar.

Aumento na produtividade

Equipes que têm entre os seus membros a empatia conseguem ser mais integradas, afinal, as pessoas se dão bem e gostam de trabalhar juntas. Portanto, elas atuam de maneira mais harmoniosa. Mesmo porque, cada profissional é capaz de entender a importância do outro na empresa, impactando diretamente a escalabilidade do trabalho.

Quando o ambiente é mais agradável é possível observar um aumento na produtividade.  Com isso, não só a empresa ganha, mas os próprios colaboradores, já que eles passam a ver que os seus esforços estão gerando resultados. Sem falar que, quando a empresa cresce, todos que trabalham nela crescem juntos.

Promove a imagem da empresa

A empatia move a equipe para que ela foque a sua atenção não só no ambiente interno, mas também no externo, a fim de melhorar a experiência do consumidor. A partir do momento que a gestão se preocupa com a percepção do cliente e também dos colaboradores, é possível obter informações valiosas que ajudarão na estratégia.

Apenas o fato de demonstrar tal interesse, promove uma imagem positiva da empresa. Consequentemente, o mercado passa a ser mais receptivo em relação à sua marca, criando assim uma relação de confiança e respeito com o seu público-alvo.

Ajuda no desenvolvimento de profissionais

A empatia no trabalho além de positiva, auxilia no desenvolvimento de habilidades entre os profissionais. Um líder que sabe ouvir e compreender o outro é capaz de ajudar no aprimoramento da atuação dos colaboradores, engajando e desenvolvendo toda a equipe de maneira que ela cresça junto.

O reconhecimento do ponto de vista do colaborador também é fundamental na busca por soluções de determinadas questões, mas também na identificação de gaps. Com isso, o líder consegue identificar as falhas do grupo e prepará-lo para tal fato.

A empatia no trabalho é tal como uma meta financeira, deve ser dada a ela toda a atenção, pois ela é o caminho para uma série de conquistas. O processo é ativo e contínuo, portanto, é importante que seja incentivada a aquisição de tal habilidade entre os colaboradores. Isso tornará a empresa um lugar melhor para todos os funcionários, refletindo diretamente nos clientes.

Empatia e o atendimento ao cliente no varejo

Ao longo desse artigo nós falamos bastante da importância da empatia no ambiente de trabalho e como ela pode influenciar os resultados da sua empresa. Entretanto, se você for dono de uma empresa do varejo, a empatia é algo ainda mais importante para o seu negócio.

Isso porque quando o cliente entra na sua loja em busca de algum produto, ele está, na verdade, tentando resolver algum problema. Neste caso, cabe ao vendedor conversar com o cliente e entender quais são as necessidades dele e encontrar a solução certa para cada consumidor. Fazer isso sem ter empatia pode ser um verdadeiro desastre. Afinal, se você não consegue entender qual a dor do cliente, ficará bastante difícil ajudá-lo. 

Dito isso, é essencial que você prepare a sua equipe para realizar um bom atendimento e que esse treinamento aborde a empatia e mostre o quanto ela é essencial. Assim, a sua equipe de vendas saberá que precisa desenvolver essa habilidade.

Vale a pena dizer também que quando a empatia no trabalho acontece e o clima organização é bom, que essa satisfação refletirá diretamente no atendimento ao cliente, mesmo porque, se os seus funcionários estão satisfeitos com o local de trabalho, eles irão desempenhar as suas funções melhor.

Melhore a experiência do cliente apostando em outras estratégias

Oferecer uma boa experiência de compras aos clientes aumenta as chances de satisfação e de fidelização. Claro que a empatia é uma parte essencial desse processo, entretanto ela não é a única ferramenta que você tem à disposição para isso. 

Você pode apostar em estratégias de marketing sensorial, como implementar uma rádio indoor personalizada, na aromatização da loja, ou em uma iluminação especial. Cada detalhe conta para oferecer ao cliente um bom ambiente de compras no qual ele se sinta confortável e queira passar mais tempo. E, você já sabe, cliente que passa mais tempo na loja acaba comprando mais!

Quer conferir como fazer isso na sua loja? Então nós temos uma boa notícia, um e-book completo sobre Experiência do cliente no varejo: como padronizar e encantar seus clientes. Faça o download agora mesmo e sai na frente da concorrência.

Neste artigo você aprendeu a importância de desenvolver a empatia no trabalho e como ela pode interferir na sua empresa. Portanto, chega de ficar esperando e comece a planejar agora mesmo como desenvolver essa habilidade nos seus funcionários. Para mais dicas de gestão e marketing no varejo, basta acompanhar o nosso blog ou seguir o nosso perfil no Instagram.

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Tudo sobre satisfação do cliente: veja como posicionar sua marca

Os consumidores, hoje em dia, são extremamente exigentes e realmente cobram as marcas quando não estão satisfeitos com seus resultados. Diante disso, garantir a satisfação do cliente deve ser uma das prioridades de qualquer empresa para se manter competitiva no mercado e alcançar a tão esperada fidelização. O melhor caminho, nesse caso, está em criar…

Por Nayara Santos em 11.02.2020

Confira 9 ferramentas de relacionamento com o cliente

Quantas ferramentas de relacionamento com o cliente você conhece e consegue aplicar com sucesso na sua empresa? Provavelmente se você está lendo este artigo é porque está em busca de algo novo ou não tem conseguido obter os resultados desejados, não é mesmo? Então calma que a gente te ajuda! Nos últimos anos nós temos…

Por Nayara Santos em 06.10.2023

Padronize a experiência dos seus clientes

Uma das grandes preocupações dos varejistas que possuem diversas lojas da mesma marca, é conseguir padronizar a experiência do cliente. Ou seja, é preciso que o cliente se sinta da mesma forma em qualquer uma das lojas que ele entre. Assim, ele saberá que encontrará a mesma qualidade e o mesmo atendimento. Diferentes ferramentas podem…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Guia com técnicas de rapport para um bom relacionamento com o cliente

Você sabia que existe uma técnica para conseguir ter um bom relacionamento com o cliente? Ela é chamada de rapport e pode ser implementada na sua empresa para aumentar a sintonia e a empatia que os consumidores têm com a sua marca. Mas, se você ainda não conhece o rapport ou não sabe o que…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Como reconquistar um cliente antigo?

Já reparou que, muitas vezes, as pessoas compram na sua loja, mas acabam não retornando? Por isso é importante desenvolver estratégias para reconquistar um cliente antigo. Assim, você mantém o vínculo e aumenta a possibilidade de fidelização desses consumidores. Se você ainda não possui essas estratégias ou elas não estão funcionando como gostaria, não precisa…

Por Nayara Santos em 18.11.2021

Tipos de Melhorias no Atendimento ao Cliente da sua Loja

Melhorias no atendimento ao cliente são sempre essenciais em qualquer ramo do varejo. Isso porque são eles, os consumidores, que determinarão o sucesso ou o fracasso de qualquer estabelecimento. De tempos para cá, a exigência por parte de quem busca comprar em lojas aumentou muito, e eles esperam nada menos do que o melhor em…

Por Nayara Santos em 25.04.2018

O que é experiência do cliente, descubra agora

Você sabe o que é a experiência do cliente e como implementá-la na sua loja? Sabe o quanto ela pode interferir no volume de vendas e até mesmo influenciar na produtividade dos funcionários? Se você respondeu não para uma dessas perguntas, chegou o momento de mudar isso e começar a se destacar da concorrência.  Para…

Por Nayara Santos em 04.05.2022

5 dicas de gestão de atendimento ao cliente que mudaram a nossa empresa e podem mudar a sua!

A gestão de atendimento ao cliente com foco em qualidade é uma das prioridades aqui na ListenX. Nossas estratégias funcionam tão bem que nossos clientes frequentemente nos pedem dicas de como ter uma equipe de relacionamento eficiente e encantadora como a nossa. Por isso que eu resolvi escrever esse artigo para compartilhar com você todas…

Por Nayara Santos em 16.04.2018

O que é rapport? Conheça seus benefícios!

A melhor maneira de se destacar no mercado hoje é oferecer as pessoas o que elas querem. Muito mais do que apenas atender as suas necessidades, é demonstrar que você as entende e que vocês tem um laço em comum. Se você souber conduzir uma conversa com um lead da maneira correta, fará com ele…

Por Nayara Santos em 15.10.2019

Receba nossos conteúdos exclusivos