Você já parou para pensar na importância da empatia no ambiente de trabalho? O ato de se colocar no lugar do outro é uma característica louvável dentro do ambiente de trabalho. Principalmente em uma era em que o individualismo impera.
Por isso, quando um colaborador consegue reconhecer as necessidades do colega que trabalha com ele, ou mesmo do cliente, ele deve ser valorizado. Afinal, essa é uma questão humana e que permite que o ambiente profissional melhore, e também permite que as pessoas passem a ter visões diferenciadas sobre um mesmo aspecto.
Além dessa visão, existem outros aspectos importantes atrelados à empatia no trabalho que você deve conhecer. A ideia deste artigo é justamente discutir como a questão vem sendo tratada e também como isso pode ter um impacto positivo no cotidiano organizacional. Continue a leitura!
O que é empatia?
Antes de começarmos a falar sobre a empatia no ambiente de trabalho, é essencial que você entenda o que ela é. De acordo com o dicionário Michaelis, empatia pode ser definida como:
- “Habilidade de imaginar-se no lugar de outra pessoa;
- Compreensão dos sentimentos, desejos, ideias e ações de outrem;
- Qualquer ato de envolvimento emocional em relação a uma pessoa, a um grupo e a uma cultura;
- Capacidade de interpretar padrões não verbais de comunicação;
- Sentimento que objetos externos provocam em uma pessoa.”
Portanto, empatia é muito mais do que se colocar no lugar do outro, é a capacidade que uma pessoa possui que a permite entender de fato saiba como o outro está se sentindo, sendo capaz de compreender as emoções expressas pelo indivíduo que está na sua frente, se colocando no lugar dele.
É justamente devido à empatia que muitas pessoas se ajudam, por isso, ela está intimamente ligada ao altruísmo, despertando no outro a vontade de agir em prol da solução daquela questão. Isso também ajuda as pessoas a se identificarem e a criarem um vínculo mais forte e duradouro.
Por se tratar de uma característica humana, a empatia pode estar presente tanto no ambiente familiar, entre amigos e/ou mesmo entre estranhos. Entretanto, ela não se limita às relações pessoais, afinal, no ambiente de trabalho lidamos constantemente com pessoas e ter empatia pode ser ajudar a melhorar o ambiente de trabalho.
A seguir falaremos mais sobre a empatia no trabalho e como você pode desenvolvê-la.
Como funciona e de que forma pode ser desenvolvida?
Uma pesquisa intitulada State of Workplace Empathy mostrou que 92% dos colaboradores entrevistados acreditavam que a empatia permanecia como uma habilidade subvalorizada. E, quando isso acontece na cultura organizacional de uma empresa, não são apenas as interações profissionais que sofrem.
A falta de empatia acaba criando um ambiente de trabalho de insatisfação e reduz os resultados apresentados pelo grupo, o que prejudica todo o processo organizacional. Claro, que a empresa tem que trabalhar para que tal característica floresça no ambiente de trabalho, reconhecendo e ajudando os profissionais em suas necessidades, objetivos e prioridades.
Vale a pena dizer que o próprio profissional pode se preparar e desenvolver tal característica. Entretanto, para isso ele precisa ter as ferramentas necessárias para isso, e você pode ajudá-los nesse processo.
Pratique o autoconhecimento
Autoconhecimento e empatia andam lado a lado no ambiente profissional. Inclusive, se autoconhecer é a base para qualquer coisa, ainda mais se tratando de olhar para o outro e compreender sobre as suas necessidades. Afinal, como você vai conseguir se colocar no lugar do outro, sem você não se conhecer?
Como identificar que o outro está passando por maus momentos, se você não sabe identificar quando surgem situações complexas no seu caminho. Ser empático é entender o ser humano e suas nuances, o que faz do autoconhecimento um caminho para isso.
Esse autoconhecimento não é tão simples assim de ser adquirido, mas também não é impossível. Geralmente pessoas mais velhas conseguem ter maior empatia, justamente pelo fato de terem tido mais experiências e entenderem melhor como as pessoas se comportam.
Entretanto, através de workshops, terapia e cursos específicos você pode se conhecer melhor.
Saiba ouvir
No mundo moderno, as pessoas passam tanto tempo distraídas olhando para o que se esquecem de ouvir o outro. Além disso, enquanto elas estão entretidas com a telinha, elas estão apenas observando vários caracteres e podem acabar perdendo a capacidade de observar as pessoas e de entender a comunicação não verbal.
Por isso, é essencial aprender a escutar e assimilar o que o seu colega de trabalho diz facilita a assimilação, ajudando no exercício da empatia. A boa notícia é que apenas com algumas mudanças pequenas você já consegue melhorar esse ponto e aumentar a sua empatia.
Dito isso, quando estiver conversando com outra pessoa, seja ela quem for, mantenha a mente e o coração abertos para compreender o que ele está comunicando. Observe o tom de voz e a linguagem corporal que são indicadores fundamentais para o desenvolvimento da sua empatia no trabalho. Você pode adotar a seguinte postura:
- Preste atenção ao que o outro diz;
- Faça perguntas para entender melhor a situação;
- Não interrompa o outro quando ele estiver falando;
- Não fique olhando no celular ou no relógio a cada minuto;
- Olhe nos olhos da pessoa.
Se coloque no lugar do outro
Quando falamos sobre empatia, a primeira coisa que vem à nossa mente é justamente o fato de se colocar no lugar do outro. Geralmente quando falamos de amigos e familiares isso é mais fácil, entretanto, é importante ressaltar que isso também deve ser feito no ambiente de trabalho.
Por exemplo, imagine que você esteja contratando uma pessoa para seu primeiro emprego, relembre como foi a sua experiência. Provavelmente você estivesse sentindo uma mistura de ansiedade e nervosismo, e essa pessoa que está na sua frente pode estar sentindo o mesmo.
Esse é, portanto, um momento ideal para demonstrar empatia e tentar deixar a outra pessoa mais à vontade durante a entrevista. Assim, se ela se sentir confortável será mais fácil dela conseguir se expressar e também reconhecer no que você pode ajudar.
Uma estratégia de fazer isso é conversando com a pessoa e contando um pouco como você estava se sentindo na sua primeira entrevista. Falando que ela pode ficar tranquila e que essa é apenas uma conversa para conhecê-la melhor.
Quais as vantagens da empatia no trabalho?
Depois de saber como desenvolver melhor a habilidade de empatia no trabalho, você deve estar pensando em quais os principais ganhos obtidos. De fato, há uma série de vantagens para aquelas pessoas que conquistam dessa habilidade e, consequentemente, para as empresas nas quais ela trabalha. Confira as principais a seguir quais são essas vantagens!
Melhora as relações interpessoais
Quanto maior a empatia no trabalho melhor serão as relações entre os profissionais da sua empresa, e isso não se aplica a apenas uma equipe, mas da empresa como um todo. Portanto, quando os colaboradores têm essa habilidade, eles passam a se entender melhor, mas também a ter uma comunicação mais dinâmica.
Além disso, quando o ambiente de trabalho fica melhor, os colaboradores sabem que possuem colegas com capacidade para ajudar o outro, eles se sentem mais acolhidos. Lembrando também que, as pessoas sentem e veem as situações de maneira diferente. Portanto, ter empatia ajuda a evitar discórdias e cria um ambiente mais saudável, em que todos têm vontade de ficar.
Aumento na produtividade
Equipes que têm entre os seus membros a empatia conseguem ser mais integradas, afinal, as pessoas se dão bem e gostam de trabalhar juntas. Portanto, elas atuam de maneira mais harmoniosa. Mesmo porque, cada profissional é capaz de entender a importância do outro na empresa, impactando diretamente a escalabilidade do trabalho.
Quando o ambiente é mais agradável é possível observar um aumento na produtividade. Com isso, não só a empresa ganha, mas os próprios colaboradores, já que eles passam a ver que os seus esforços estão gerando resultados. Sem falar que, quando a empresa cresce, todos que trabalham nela crescem juntos.
Promove a imagem da empresa
A empatia move a equipe para que ela foque a sua atenção não só no ambiente interno, mas também no externo, a fim de melhorar a experiência do consumidor. A partir do momento que a gestão se preocupa com a percepção do cliente e também dos colaboradores, é possível obter informações valiosas que ajudarão na estratégia.
Apenas o fato de demonstrar tal interesse, promove uma imagem positiva da empresa. Consequentemente, o mercado passa a ser mais receptivo em relação à sua marca, criando assim uma relação de confiança e respeito com o seu público-alvo.
Ajuda no desenvolvimento de profissionais
A empatia no trabalho além de positiva, auxilia no desenvolvimento de habilidades entre os profissionais. Um líder que sabe ouvir e compreender o outro é capaz de ajudar no aprimoramento da atuação dos colaboradores, engajando e desenvolvendo toda a equipe de maneira que ela cresça junto.
O reconhecimento do ponto de vista do colaborador também é fundamental na busca por soluções de determinadas questões, mas também na identificação de gaps. Com isso, o líder consegue identificar as falhas do grupo e prepará-lo para tal fato.
A empatia no trabalho é tal como uma meta financeira, deve ser dada a ela toda a atenção, pois ela é o caminho para uma série de conquistas. O processo é ativo e contínuo, portanto, é importante que seja incentivada a aquisição de tal habilidade entre os colaboradores. Isso tornará a empresa um lugar melhor para todos os funcionários, refletindo diretamente nos clientes.
Empatia e o atendimento ao cliente no varejo
Ao longo desse artigo nós falamos bastante da importância da empatia no ambiente de trabalho e como ela pode influenciar os resultados da sua empresa. Entretanto, se você for dono de uma empresa do varejo, a empatia é algo ainda mais importante para o seu negócio.
Isso porque quando o cliente entra na sua loja em busca de algum produto, ele está, na verdade, tentando resolver algum problema. Neste caso, cabe ao vendedor conversar com o cliente e entender quais são as necessidades dele e encontrar a solução certa para cada consumidor. Fazer isso sem ter empatia pode ser um verdadeiro desastre. Afinal, se você não consegue entender qual a dor do cliente, ficará bastante difícil ajudá-lo.
Dito isso, é essencial que você prepare a sua equipe para realizar um bom atendimento e que esse treinamento aborde a empatia e mostre o quanto ela é essencial. Assim, a sua equipe de vendas saberá que precisa desenvolver essa habilidade.
Vale a pena dizer também que quando a empatia no trabalho acontece e o clima organização é bom, que essa satisfação refletirá diretamente no atendimento ao cliente, mesmo porque, se os seus funcionários estão satisfeitos com o local de trabalho, eles irão desempenhar as suas funções melhor.
Melhore a experiência do cliente apostando em outras estratégias
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Você pode apostar em estratégias de marketing sensorial, como implementar uma rádio indoor personalizada, na aromatização da loja, ou em uma iluminação especial. Cada detalhe conta para oferecer ao cliente um bom ambiente de compras no qual ele se sinta confortável e queira passar mais tempo. E, você já sabe, cliente que passa mais tempo na loja acaba comprando mais!
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Neste artigo você aprendeu a importância de desenvolver a empatia no trabalho e como ela pode interferir na sua empresa. Portanto, chega de ficar esperando e comece a planejar agora mesmo como desenvolver essa habilidade nos seus funcionários. Para mais dicas de gestão e marketing no varejo, basta acompanhar o nosso blog ou seguir o nosso perfil no Instagram.
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